quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Marquinhos começa a enxergar chance no time titular do Flamengo

Meia tem sido aproveitado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo

Ele chegou, teve de sair, mas voltou. A caminhada de Marquinhos com a camisa de Flamengo parece, enfim, ter começado. Apresentado pelo clube em julho deste ano, o meia, de 21 anos, virou centro de um imbróglio na Justiça envolvendo o Vitória, seu ex-clube. Teve de retornar à Bahia, mas reapareceu na Gávea no início do mês de setembro, depois de um acordo entre os clubes.

Na época, a diretoria do Vitória argumentou que Marquinhos foi emprestado ao Palmeiras, em um acordo válido até 31 de julho deste ano. E que, diante do desinteresse dos paulistas em permanecer com o jogador, ele deveria retornar ao clube baiano, com o qual tem contrato até 2011. O clube obteve uma liminar na Justiça para impedir o acordo com o Flamengo, quando ele já estava registrado no BID como jogador da equipe carioca.

Passada a polêmica, ele busca espaço. Vanderlei Luxemburgo comandou o Flamengo em cinco partidas no Brasileirão. Até aqui, foram duas vitórias e três empates. Marquinhos foi utilizado pelo técnico em três oportunidades e correspondeu. Contra o Atlético-GO, na estreia de Luxa, entrou na vaga de Kleberson no intervalo e fez o cruzamento para o primeiro gol de Val Baiano (assista ao vídeo ao lado). A equipe venceu por 2 a 0, com dois do camisa 9. Contra Avaí e Inter, Marquinhos não foi escalado.

No clássico contra o Vasco, domingo passado, nova participação importante. Foi dele o cruzamento para que Renato empatasse o duelo no Engenhão: 1 a 1 (assista ao vídeo abaixo). Nesta quarta-feira, Marquinhos foi novamente chamado no intervalo. Em 45 minutos, o ataque 3D, com Diogo, Diego Maurício e Deivid, não funcionou. Este último acabou sacado. No gol rubro-negro, lá estava Marquinhos. Ele cobrou o escanteio, Renato desviou na primeira trave, e Diogo completou (assista ao último vídeo). No fim, 1 a 1.

- Estou trabalhando forte para conseguir meu espaço. Estou ali, todo dia, com os pés no chão, correndo atrás. Vivi um momento complicado no clube. Com o Silas (ex-técnico), estava indo para o banco, mas não entrava. Cheguei a treinar e jogar uma partida pela equipe sub-23 para ganhar ritmo de jogo – disse.

Luxa tem tentando encontrar um meia articulador para o time, como analisa o Blog Olho Tático. Kleberson e Petkovic já foram utilizados, mas não empolgaram. Renato carece de apoio, e Diogo não funcionou na ligação. Marquinhos começa a sentir a chance mais perto.

- Eu espero, trabalho para isso. Se o Vanderlei precisar, sabe que pode contar comigo. É bom trabalhar com treinadores experientes, e o Vanderlei é um deles. Fico feliz por reencontrá-lo. Ele me levou para o Palmeiras, mas lá não tive um momento bom por conta das lesões. Ele me conhece, sabe como é o meu futebol e vai procurar a melhor formação para ele. Sabe o que faz – afirmou.

Marquinhos chegou ao Palmeiras no início de 2009, ao lado de outras revelações do Campeonato Brasileiro anterior, como Keirrison e Cleiton Xavier. Uma hérnia inguinal o tirou dos campos por quase um mês. Depois, sem espaço e convivendo com outras lesões, foi pouco aproveitado.

O Flamengo volta a jogar na próxima quarta-feira, contra o Ceará, em Fortaleza. O time tem 39 pontos, na 13ª posição. A risco de rebaixamento ainda incomoda.

- Nós temos de sair dessa situação e nos preocupar com a Sul-Americana. É preciso tranqüilidade para ganhar os jogos que estão por vir. A situação é meio complicada, mas somos um time grande e sabemos da responsabilidade que temos – comentou.

Por: Richard Souza

Nenhum comentário: