quinta-feira, 5 de maio de 2011

Meu Jogo Inesquecível: ritmo veloz do Fla na era Zico toca Arlindo Cruz

Sambista toca versão do 'Samba rubro-negro' para Carlos Alberto, autor de gol na virada por 4 a 3 sobre Coritiba em 1980 na semi do Brasileiro


A infância na Piedade foi daquelas de causar inveja aos garotos de hoje. Descalço, seja correndo atrás de pipa ou jogando peão e bola de gude, o menino Arlindo se divertia. Nada, no entanto, o deixava mais maluco do que a irresistível tabelinha samba-futebol. Em 1965, quanto tinha sete anos, ganhou do pai, o Arlindão, o primeiro cavaquinho. Em casa, começava a ensaiar os primeiros acordes. Na rua, com a bola no pé ou o time de botão do Flamengo armado na mesa, sonhava ver o Maracanã lotado e a comemoração da torcida. No mesmo ano, realizou o desejo ao presenciar a vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense que garantiu o charmoso título carioca no IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro.



Já fiz um samba, 'Fla-Flu', não muito conhecido. Estou querendo fazer outro, mais popular"

Arlindo Cruz

O herói da partida era justamente o craque do time de botão de um dos maiores sambistas do país, o compositor e intérprete Arlindo Cruz. O camisa 10 dos seus dois Flamengos era Silva Batuta. No Maracanã, naquele 12 de dezembro, o ídolo matou no peito, livrou-se do marcador e fuzilou, sem chance para o goleiro Borracha. O menino repetia ali a comemoração que fazia no estádio imaginário, no meio da calçada, quando o "xará" em miniatura de formato redondo sempre batia de curva para estufar o filó da rede de plástico.


A primeira história de Arlindo Cruz com o Flamengo, apesar de curiosa e romântica, não é a mais marcante. Tal como os primeiros acordes de um samba, impulsionou a paixão. Dali em diante, ele jamais abandonou o clube de coração. A carreira de compositor crescia à medida que o menino virava adolescente, rapaz... E a era Zico foi acompanhada com a mesma frequência com que participava das rodas de samba com o rubro-negro Candeia, símbolo da Portela - falecido em 1978 -, ou com os galácticos do Cacique de Ramos. Na semifinal do Brasileiro de 1980, a vitória por 4 a 3 sobre o Coritiba em ritmo veloz de virada - o time fez três gols em cinco minutos - o levou à euforia.


Arlindo Cruz (Foto: ANDRÉ DURÃO / Globoesporte.com)


Em 1980, Arlindo Cruz já era do samba quando foi ao Maracanã ver o Flamengo passar pelo Coritiba e chegar às finais do Campeonato Brasileiro (Foto: ANDRÉ DURÃO / Globoesporte.com)

- Naquele ano eu era estudante. Já tinha saído da Aeronáutica e ia ao Cacique. Estava começando a virar compositor. Lembro que fui assistir a esse jogo com o Coritiba e os caras meteram 2 a 0 no começo. Aí se machucou o Zico, depois o Júlio César, Uri Geller... Se eles fizessem mais um gol, adeus. Só que o maluco do Nunes meteu logo dois gols. Pouco depois, veio aquele golaço do Carlos Alberto. E eu estava de frente. Não tinha torcida do Coritiba no Maracanã, a do Flamengo estava cheia. Por isso fui lá para o outro lado, detrás do gol, vendo o time atacar no primeiro tempo. Vi o cara saindo lá de baixo, em velocidade, driblando todo mundo. É um gol inesquecível. A arrancada dele foi sensacional.





Naquele momento, Arlindo já estava sem fôlego. O jogo, realmente, foi dos mais emocionantes da era Zico, com uma avalanche de gols na primeira etapa. O Flamengo tentava naquele ano o seu primeiro título brasileiro, e o time vinha embalado pelo tricampeonato carioca. Dirigido por Cláudio Coutinho, chegou às semifinais com o Coritiba e levou a melhor no duelo no Couto Pereira: 2 a 0, gols de Zico.


Na segunda partida, no Maracanã, diante de quase 90 mil pagantes, o time foi surpreendido por um Coxa disposto a dar o troco. Vilson Tadei abriu o placar aos 21 e Aladim ampliou, dez minutos depois. As contusões de Zico e Júlio César deixaram Arlindo Cruz e os rubro-negros ainda mais tensos. Mas Nunes já antecipava ali que seria o jogador decisivo: diminuiu aos 34 e empatou aos 37. Dois minutos depois, a arrancada do reserva Carlos Alberto, lateral-direito que substituía Toninho, contundido, terminava em gol e enlouquecia o estádio.





Veio o segundo tempo. Anselmo, que substituíra Júlio César, fez o quarto aos 29 com outro golaço. Claudinho diminuiu para o Coxa aos 37, mas já era tarde. Arlindo já se preparava para curtir a noite após a vaga assegurada para as finais, com o Atlético-MG. Perguntado sobre o samba que cantaria para Carlos Alberto, herói daquela partida, não titubeou ao mandar a versão do "Samba rubro-negro", de Wilson Batista e Jorge de Castro, atualizada na época por outro rubro-negro doente do samba, João Nogueira (assista ao vídeo ao lado).


- Essa é pra você, Carlos Alberto! Obrigado pelo gol! Eu estava sozinho naquele jogo. Meu irmão já tinha casado, eu não estava namorando ninguém... Na era Zico, praticamente não perdi nenhum jogo. Eu ficava bolado quando não podia ir, ou numa quarta, ou num sábado. Quase ficava doente. Lembro uma vez que minha mãe, com dificuldade, comprou um radinho de pilha pra mim, para eu ouvir os jogos. E o Flamengo, no dia do seu aniversário, perdeu para o São Cristóvão por 1 a 0 na Gávea. Aí, eu, bolado, pá! Joguei o rádio na parede, quebrei. E entrei na porrada. O coroa ficou na bronca: "Pô, tua mãe comprou o rádio no maior sacrifício..."


É bom lembrar que o pai de Arlindo, o Arlindão, era vascaíno, mas jamais se opôs à preferência do filho. Muito pelo contrário. O levava ao Maracanã para ver Silva Batuta, Almir Pernambuquinho, Carlinhos, o Violino... Depois vieram Reyes, Fio, Doval, Paulo César e os craques da era Zico. Arlindo já ia ao estádio com o irmão mais velho. Uma derrota, no entanto, deixou o sambista-torcedor bem abalado.


- Eu era apaixonado, chorava quando o time perdia. Aquele jogo dos 6 a 0 do Botafogo, em 1972, não foi fácil. Tinha um cara que namorava a minha irmã. Era botafoguense, o Sidnei. Foi ele que me levou. E me encarnou pra caramba. Teve gol de letra do Jairzinho, o Fischer, um argentino atacante, também marcou... Eles tiraram a maior marra com a gente. Em compensação, depois assisti aos dois seis que demos neles, por 6 a 0 e 6 a 1.


Arlindo Cruz (Foto: ANDRÉ DURÃO / Globoesporte.com)


Arlindo Cruz lembra do ídolo de infância, Silva
Batuta (Foto: ANDRÉ DURÃO / Globoesporte.com)

Mesmo quando tocava nas rodas de samba, Arlindo sempre dava um jeito de ver os jogos. Seja na primeira fase, de aprendiz. Ou no Cacique de Ramos. Ou quando já estava no Fundo de Quintal, quando substituiu Jorge Aragão.


- Eu comecei a tocar com o Candeia, então ia a muita roda de samba na sexta ou no sábado. O Candeia era flamenguista, mas os filhos dele não. O Jairo era botafoguense e o Edinho, que morreu, também. Não sei por quê... No Cacique sempre tinha muitos jogadores. O Denilson, o Galdino, o Alcir Capita (como Alcir Portela era conhecido), Luxemburgo, Jairzinho, Paulo Cezar Caju, eles curtiam o pagode. Era sempre depois da pelada, primeiro rolava um salão.


Agora, Arlindo celebra a presença de Ronaldinho no Rio e no Flamengo. O craque, segundo o compositor e intérprete, ajuda e muito a resgatar o samba no futebol, hoje com jogadores mais voltados para a música sertaneja ou baiana. Em qualquer época, história de sambista com futebol fica sempre saborosa.


- Tinha uma patota que ia muito ao Maracanã. O Batata, o Acir Marques, meu irmão, o Mineiro, que era flamenguista, foi para Minas e virou atleticano. O Dudu, lá de Campo Grande. Uns primos e tal... No Cacique, o Ubirani é um rubro-negro roxo. E um detalhe: ele sempre atrasava um pouquinho para ir aos jogos. A gente chegava com 15 minutos. Lembro uma vez que teve um Flamengo x Corinthians. Um gol do Júnior Baiano de falta. Estava um a zero e assim terminou. A gente não viu mais nada, o gol já tinha acontecido. O jogo foi até morno...


Certa vez, Beth Carvalho comentou que Arlindo Cruz poderia também ganhar a vida como comentarista de futebol. E o sambista mostra que, apesar de rubro-negro roxo, sabe olhar os craques, nem que sejam dos maiores rivais.



- O Zico, sem dúvida, foi o meu maior ídolo. Mas o Rivelino foi um cracaço que eu vi jogar. Não atuou no Flamengo, mas era fantástico. O Jairzinho também. Carlos Alberto Torres, idem... No Flamengo, tinha o Geraldo, Assobiador, o Adílio.. Leandro era fantástico, Junior fantástico... Outro cara do samba. Estive com ele recentemente, foi me dar um abraço na Nut. Em 1982, quando gravou o "Voa, canarinho", já estava se chegando para o samba. Foi lá para o Cacique, se entrosou com a rapaziada e gravou até um samba meu. Acho que "A luz do teu olhar", com a Lecy Brandão...


O papo não terminava. No palco do Teatro Rival, preparando-se para mais um dos shows que tem feito pelo Rio de Janeiro, Arlindo Cruz dá uma pausa no banjo para lembrar outro momento marcante como torcedor. Lembra um ídolo que depois se tornou algoz, atuando pelo Fluminense. E volta a dizer que a união do samba com futebol pode dar boa música.


- Teve um jogo que o Renato Gaúcho calou o Mineirão, naquele Flamengo 3 x 2 Atlético Mineiro . A gente estava lá no pagode, mas quando o Galo empatou, nós paramos de tocar. "Pô, ferrou!", pensamos. Mas aí, menos com um a menos, a gente conseguiu o gol da vitória. Era uma quarta-feira, meio da semana. O Mengão me dá boas recordações, muitas alegrias. Estou muito feliz com a nova fase. O Ronaldinho, um cara do samba, do bem, é bom para a gente, para divulgar. Eu já fiz um samba, "Fla-Flu", mas não é muito conhecido. Estou querendo fazer outro, mais popular, para a galera cantar. Vamos ver...




Por Márcio Mará Rio de Janeiro

Nunca se viu supremacia igual a do Fla na História do Estadual

Não só passou o Fluminense, como abriu larga vantagem em relação aos rivais Botafogo e Vasco







A construção do último pilar da hegemonia do Flamengo no futebol carioca foi finalizada no domingo. Time com mais títulos nacionais e internacionais do Rio de Janeiro, o Rubro-Negro, nos últimos 11 anos, criou supremacia nunca vista antes no Campeonato Carioca, desde a sua primeira edição, em 1906. Resultado: não apenas ultrapassou o Fluminense em número de conquistas (32 a 30) como abriu larga vantagememrelação a Vasco (22) e Botafogo (19).






(Flamengo tem sido o dono do Campeonato Carioca há anos - Foto Gilvan de Souza)



De 2001 até este ano, o Flamengo venceu seis das 11 edições do Campeonato. Botafogo e Fluminense, apenas duas. O time de São Januário, derrotado nos pênaltis na decisão da Taça Rio, uma vez. Antes disso, a maior hegemonia vista no futebol carioca havia sido do Botafogo na década de 60, quando foi quatro vezes campeão carioca, contra duas vezes de Flamengo e Fluminense, e uma vez de Bangu e Vasco.

Se o período de análise for expandido até 1999, os números do passeio rubro-negro sobre os rivais ficam ainda mais expressivos. Foram oito títulos em 13 disputados. Em jogos decisivos, semifinais e finais de Taça Guanabara e Taça Rio, o aproveitamento é de 72% – 26 vitórias, quatro empates e apenas oito derrotas.

– Sabemos que quando deixam o Flamengo chegar, fica realmente muito difícil não levarmos o título para casa. Éumtime que, pela força da torcida, tem grande poder de decisão – afirmou Thiago Neves.

A supremacia do time da Gávea não lembra nem de longe os anos em que o Campeonato Carioca vivia disputas mais equilibradas. Nas décadas de 50 e 60, cinco equipes diferentes chegaram a conquistar o título estadual. Entre os quatro grandes, o maior equilíbrio foi visto na década de 80, considerada a década de ouro do futebol carioca.



Naquela ocasião, Fluminense e Vasco venceram o Estadual três vezes enquanto Botafogo e Flamengo, duas vezes.

Invencibilidade nos pênaltis

A última vez em que o Flamengo perdeu um jogo nos pênaltis foi em setembro de 2004, quando foi superado pelo Santos na primeira fase da Copa Sul-Americana.

Desde então, o time da Gávea esteve seis vezes na marca do pênalti, sempre pelo Campeonato Carioca, e levou a melhor em todas.

A série invicta nos pênaltis começou na semifinal da Taça Guanabara de 2007, contra o Vasco (quando começou a brilhar a estrela do goleiro Bruno), passou pelas decisões do Estadual de 2007 e 2009, ambas contra o Botafogo, e chegou, enfim, a 2011, com as vitórias sobre Botafogo (final da Taça Guanabara), Fluminense (semifinal da Taça Rio) e Vasco (final da Taça Rio).



Clique aqui e veja um info sobre a supremacia do Fla


Por: Lancepress

Substituto de David, Angelim recebe elogios de Vanderlei Luxemburgo

Ronaldo Angelim será o substituto de David, ao fundo, na partida desta quinta-feira, no Engenhão







O técnico Vanderlei Luxemburgo não fez mistério e confirmou o Flamengo para o duelo com o Ceará, nesta quinta-feira, às 21h50, no Engenhão, pelas quartas de final da Copa do Brasil. A única alteração em relação ao time da final da Taça Rio, contra o Vasco, será a entrada do zagueiro Ronaldo Angelim na vaga de David, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.



O meia argentino Darío Bottinelli e o atacante Deivid seguem na equipe, que entrará em campo com: Felipe; Rafael Galhardo, Welinton, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim; Willians, Renato Abreu, Darío Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid.



De volta ao time titular, Ronaldo Angelim, ídolo da torcida por ter marcado o gol que garantiu ao Flamengo o hexacampeonato brasileiro, em 2009, recebeu elogios de Vanderlei Luxemburgo.



“O Angelim é um jogador muito experiente. Ele já jogou diversos jogos e tem a nossa confiança. Está sempre ali para corresponder quando precisamos. Mandei renovar o contrato dele até o final do ano. Um líder dentro do grupo e não achava justo acabar no meio do ano. Ele é respeitado, uma referência no elenco para que outros jovens possam seguir”, afirmou o treinador.





O FLAMENGO NO TWITTER









Aos 35 anos, o jogador possui um condicionamento físico invejável. Fato que ainda pode lhe proporcionar nova renovação de contrato ao término da temporada.



“Coloco o Angelim para jogar sem susto. Ele tem essa confiança. Não sei se ainda consegue jogar cinco, seis jogos seguidos em ritmo de competição. Mas é realmente muito importante. Se tiver com saúde não vejo motivo para não ampliar novamente o contrato dele no fim do ano”, disse.



Treinos no próximo fim de semana



Campeão estadual, o Flamengo terá dois fins de semana sem jogos. Baseado nisso, o treinador marcou treinos no fim de semana seguindo o projeto de vencer a Copa do Brasil.



“Gostaria de dar o fim de semana para os caras, mas o nosso domingo passou a ser na quarta-feira. Vamos trabalhar normalmente. Temos que treinar se não quebra a semana. Os jogadores ficam zangados, fazem cara feia, mas alguns já são tão feios por natureza. Então fica tudo bem... (risos)”, encerrou.





Por: Vinicius Castro

Flamengo x Ceará: tira-teima nas quartas de final da Copa do Brasil

Rubro-Negro e alvinegro cearense já se enfrentaram em outras duas edições da competição. Cada um levou a melhor uma vez





Flamengo e Ceará começam a fazer um tira-teima a partir desta quinta-feira, às 21h50m, no Engenhão, na partida de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil. Os times já se enfrentaram na competição nacional em outras duas edições, em 2003 e 2005, com cada equipe tendo levado a melhor uma vez.


Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)


Ronaldinho é uma das armas do Fla para o duelo com o Ceará (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)

No primeiro encontro com o Ceará pela Copa do Brasil, em 2003, em jogos válidos pela segunda fase, o Rubro-Negro passou sufoco. Depois de vencer a partida no Castelão por 1 a 0, o Ceará foi derrotado no Maracanã pelo mesmo placar. O Flamengo se classificou na disputa por pênaltis (4 a 3).

Em 2005, o Rubro-Negro não teve a mesma sorte. Na primeira partida pelas oitavas de final, o Flamengo mandou seu jogo em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, pois o Maracanã estava fechado para obras. O Ceará venceu por 2 a 0. No jogo de volta, no Castelão lotado, o empate em 1 a 1 classificou o alvinegro cearense.

David Braz cumprirá suspensão, e a zaga do Fla será formada por Welinton e Ronaldo Angelim. Léo Moura, ainda com dores no joelho direito, segue fora do time. Galhardo foi mantido na lateral direita.

A partida entre Flamengo e Ceará terá transmissão do Sportv. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em tempo real, com vídeos. Marcos André Gomes da Penha (ES) será o árbitro, auxiliado por Fabiano da Silva Ramires (ES) e Kléber Lúcio Gil (ES).


header o que esta em jogo


Flamengo: O time poderá se dedicar exclusivamente à Copa do Brasil até a estreia no Campeonato Brasileiro pelo fato de ter conquistado o Cameponato Carioca sem ter que disputar os dois jogos das finais. O Rubro-Negro quer usar a competição como atalho para chegar à Libertadores.

Ceará: O time tentará fazer um bom jogo nesta quinta-feira, com a preocupação de não perder, para levar a decisão para a partida de volta, na próxima quarta-feira, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. A equipe, que está classificada para a final do Campeonato Cearense, treinou nesta quarta-feira no Engenhão para fazer um reconhecimento do gramado.


header as escalações 2

Flamengo: Ainda sem poder contar com Léo Moura, que se recupera de uma pancada sofrida no joelho direito, e David Braz, suspenso, Vanderlei Luxemburgo confirmou o time que enfrentará o Ceará com Felipe, Galhardo, Welinton, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim; Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid.

Ceará: O técnico Vágner Mancini tem apenas uma dúvida. Com a ausência de Michel, suspenso, o treinador ainda não decidiu se escalará Juninho ou Eusébio. O atacante Iarley, recuperado de dores no ombro, deverá fazer a dupla de ataque com Marcelo Nicácio. O time terá Fernando Henrique; Boiadeiro, Fabrício, Erivélton e Vicente; Eusébio (Juninho), João Marcos, Thiago Humberto e Geraldo; Iarley (Ozwaldo) e Marcelo Nicácio.


header fique de olho 2


Flamengo: Vanderlei Luxemburgo novamente apostará em Deivid no ataque. Apesar de não ter feito gol contra o Vasco na decisão da Taça Rio no último domingo, o atacante teve boa participação. Ronaldinho Gaúcho e Bottinelli são outras apostas do treinador. Renato novamente atuará como segundo volante, poisção que tem agradado a Luxemburgo.

Ceará: A esperança de gols fica por conta do atacante Marcelo Nicácio, artilheiro do time na temporada, com 15 gols. Apesar do bom aproveitamento, o atacante marcou apenas um gol na Copa do Brasil - os outros 14 foram no Estadual.


header o que eles disseram


Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo: “O Ceará tem tradição, camisa. O time também tem o Iarley, que foi campeão do mundo pelo Internacional e atuou pelo Boca Juniors (também foi campeão mundial com o time argentino). É um time muito bom."

Boiadeiro, lateral-direito do Ceará: “Será um grande jogo. Sabemos da qualidade do time deles, que não conquistaram o Campeonato Carioca à toa. Temos que entrar focados e nos doarmos ao máximo para levar uma boa vantagem para o jogo da volta, em Fortaleza.”


header números e curiosidades


* Flamengo e Ceará se enfrentaram 17 vezes, com nove vitórias dos cariocas, contra três triunfos dos cearenses e mais cinco empates. Nos gols marcados, nova vantagem do rubro-negro: 27 a 17.

* A última derrota do Flamengo aconteceu na penúltima rodada do Brasileirão do ano passado, quando foi derrotado por 2x1 pelo Cruzeiro, em Volta Redonda. Em suas últimas 26 partidas, incluindo o empate com o Santos em 2010, e os dois amistosos em Londrina este ano, o Fla obteve 16 vitórias e 10 empates.

* Com 77 vitórias, o time rubro-negro é o que mais venceu na história da competição.


header último confronto v2




Flamengo e Ceará se enfrentaram pela última vez no Campeonato Brasileiro do ano passado, em partida que terminou empatada em 2 a 2 no estádio do Castelão, em Fortaleza. O zagueiro Welinton abriu o placar para o Rubro-Negro logo no início da partida, mas Magno Alves empatou. Ronaldo Angelim colocou o time da Gávea em vantagem no placar, mas Magno Alves novamente balançou a rede e deixou tudo igual. Assista aos gols no vídeo.




Por Janir Júnior Rio de Janeiro

Com humor, Luxa cobra premiação pelo título: ‘Falta só receber’

Jogadores e membros da comissão técnica ainda não receberam pela conquista do Campeonato Carioca


Vanderlei Luxemburgo e Felipe no treino do Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)


Felipe conversa com Luxemburgo no treino do Fla
(Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)

Vanderlei Luxemburgo deu folga aos campeões cariocas na segunda-feira e realizou treinos leves na volta ao trabalho. Nesta quarta, véspera da partida contra o Ceará, pelas quartas de final da Copa do Brasil, o grupo disputou um animado rachão no Ninho do Urubu.

A festa pelo título invicto, segundo o treinador, está encerrada. A partir de agora, é concentração máxima na disputa nacional. Em entrevista coletiva, ele avisou que os jogadores serão cobrados. De bom humor, aproveitou para cobrar da diretoria o pagamento da premiação pela conquista do estadual.

- Importante é o jogador saber que já acabou o Carioca, eles comemoraram, descansaram, o título entrou no currículo. Falta só receber (risos).

Luxa participa diretamente da definição dos prêmios. Antes da final da Taça Rio contra o Vasco, os valores já estavam estabelecidos. Pela vitória na decisão da Taça Guanabara, por exemplo, cada jogador recebeu R$ 8 mil. Na soma de todo o primeiro turno, foram R$ 25 mil para cada atleta.

Apesar da indireta do treinador, não foi determinado um prazo para o pagamento do prêmio.


O Flamengo enfrenta o Ceará nesta quinta, no Engenhão, às 21h50m (de Brasília).




Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro


Fla tem proposta para enfrentar o Blackburn na Índia

Amistoso contra os ingleses seria no próximo semestre. Decisão de participar ou não será do departamento de futebol


Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo (Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)


Ronaldinho interessou ao Blackburn antes de fechar
com Fla (Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)

Quando Ronaldinho Gaúcho decidiu deixar o Milan, no fim do ano passado, o Blackburn surgiu como um dos interessados em contratar o meia-atacante. Sem sucesso, de longe os ingleses viram o craque acertar com o Flamengo. O interesse em ter o camisa 10 por perto, no entanto, persiste, mas ganhou outra forma. O GLOBOESPORTE.COM apurou que o clube fez uma proposta ao Rubro-Negro para promover um amistoso na Índia, no próximo semestre.


O convite foi feito a presidente Patricia Amorim no fim de março, durante visita de um dos donos do clube ao Rio. A empresa indiana Venky’s, do ramo agro-alimentar, comprou o Blackburn em novembro do ano passado por R$ 23 milhões de libras (cerca de R$ 59 milhões).


A presidente confirmou que a proposta foi feita, não informou o valor, mas disse que a decisão será do departamento de futebol.


- Nós recebemos realmente o convite para esse amistoso, mas está com o Futebol a decisão de participarmos ou não em função do calendário do Campeonato Brasileiro.


O Brasileirão começa no dia 21 de maio. Na primeira rodada, o Flamengo enfrenta o Avaí. O Blackburn é o 16º colocado na tabela do Campeonato Inglês, com 38 pontos, três a mais que o Wigan, o primeiro da zona de rebaixamento. Faltam três rodadas para o término da competição.



Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro

Troféu do Carioca já está na Ferj e será entregue ao Fla em 12 dias

Clube receberá a peça na festa de premiação dos melhores do campeonato


O Troféu do Campeonato Carioca 2011 já está na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). De criação do artista plástico Kiko Azevedo, a peça pesa 9kg e é feita de cobre, com hastes de sustentação e pedestal banhados em prata 1000, base de Muiracatiara e bola de ouro 24 quilates.


O troféu será entregue ao Flamengo, clube campeão da competição, na festa de premiação dos melhores do campeonato, que será em 16 de maio, no Rio de Janeiro.


troféu carioca (Foto: Úrsula Nery/ Agência FERJ)


Troféu do Campeonato Carioca será entregue ao Fla no dia 16 de maio (Foto: Úrsula Nery/ Agência FERJ)


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Thiago Neves elogia torcida do Flamengo: "Arrepia a gente"

"O cara do É Gol!!!" se destacou desde o início do Campeonato Carioca e marcou o gol que deu o título estadual ao Rubro-Negro


Desde que estreou com a camisa do Flamengo no início de 2011, Thiago Neves não desapontou a torcida. Artilheiro do time, com sete gols na temporada, e suas boas atuações, pincipalmente em clássicos fizeram do meia "O Cara do É Gol!!!" desta semana.






A carreira do jogador é extensa, tendo passagem por Paraná, Fluminense e Hambugo, na Alemanha, por exemplo. Pela Seleção Brasileira, além de ser convocado por Dunga para dois amistosos, também participou do elenco que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2008.


Depois de uma temporada na Arábia Saudita, o curitibano voltou para o Rio de Janeiro com fama de talentoso, porém instável. Além disso, foi recebido com uma certa desconfiança pelos torcedores, devido sua atuação no rival Tricolor. Hoje, depois das atuações do atleta, esse sentimento ficou para trás, e Thiago explicou que jogar no Flamengo é diferente dos outros clubes por onde passou.


- A torcida do Flamengo é difícil de explicar por que é uma torcida muito fanática, que arrepia a gente pela forma que grita e incentiva. O torcedor do Flamengo é diferenciado.


Em uma conversa descontraída com a apresentadora Fernanda Gentil, "O Cara" prometeu que dedicará seu próximo gol para o "É Gol", assim como Wallyson, do Cruzeiro. Estamos de olho.





Por SporTV.com Rio de Janeiro

Zaga do Flamengo tem melhor desempenho no Carioca desde 1979

Com 13 gols sofridos, David e Welinton repetem marca da edição de 1999, quando a defesa tinha Fabão e Luiz Alberto



Um bonde sem freio, mas de retaguarda reforçada. A jovem zaga do Flamengo termina o Campeonato Carioca com saldo positivo. David, de 23 anos, e Welinton, de 22, formaram a melhor defesa da competição. Em 19 jogos, sofreram apenas 13 gols: cinco na Taça Guanabara e oito na Taça Rio. O título estadual encorpa o currículo e ajuda a dupla a ganhar confiança. É a primeira temporada deles como titulares absolutos do Rubro-Negro.




Welinton David Braz Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)



Welinton e David dividem a Taça Rio, que deu o título antecipado ao Fla (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)


- Essa dupla deu liga. David e eu encaixamos bem. Jogamos quase todos os jogos. Mas Angelim e Jean também se encaixam, nos ajudam bastante – disse Welinton.



Angelim participou de sete jogos da campanha, enquanto Jean esteve em quatro.



O desempenho de David e Welinton entra para a história rubro-negra no Carioca e repete o da dupla de 1999. Naquele ano, Fabão e Luiz Alberto sofreram 13 gols na competição. A última vez que o Flamengo teve uma defesa melhor que as duas citadas num estadual foi em 1979, na edição especial do campeonato: 12 gols sofridos. O Rubro-Negro conquistou o título nas três campanhas.

- A equipe não leva muitos gols, tem uma segurança lá atrás, é equilibrada – frisou David.

Outro que teve participação importante na campanha vitoriosa foi Felipe. Além de ter sido destaque nas disputas de pênalti (defendeu dois contra o Botafogo e dois contra o Fluminense), mostrou-se seguro ao longo do Carioca.



- Mesmo crucificada, nossa defesa foi a menos vazada. Jogamos contra jogadores de qualidade, como Fred, Eder Luis, Rafael Moura, Herrera, Loco Abreu. Jogadores que não conseguiram nada contra o nosso time - ressaltou o camisa 1.

Vale ressaltar que em 1998, o Flamengo sofreu apenas dez gols no Estadual. Porém, como o clube abandonou a competição com algumas partidas por fazer, a estatística defensiva perde o seu valor. No ano anterior, o Rubro-Negro também deixou a competição antes do fim, mas já havia sofrido 20 gols.

O histórico da defesa rubro-negra no Carioca desde 79:



2011 - 13 gols sofridos
2010 - 23
2009 - 22
2008 - 22
2007 - 25
2006 - 21
2005 - 20
2004 - 19
2003 - 20
2002 - 35
2001 - 16
2000 - 25
1999 - 13 (zaga formada por Fabão e Luiz Alberto)
1998 - 10 (O Fla abandonou a competição antes do fim)
1997 - 20 (O Fla abandonou a competição antes do fim)
1996 - 15
1995 - 32
1994 - 20
1993 - 23
1992 - 18
1991 - 20
1990 - 20
1989 - 16
1988 - 14
1987 - 16
1986 - 17
1985 - 14
1984 - 16
1983 - 25
1982 - 23
1981 - 23
1980 - 19
1979 - 27
1979 (Especial) - 12







Por Cassius Leitão, Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro

terça-feira, 3 de maio de 2011

Patrícia Amorim exalta Ronaldinho e admite interesse em Juan

A presidente Patrícia Amorim comemorou nesta segunda-feira seu primerio título como mandatária do clube. Em entrevista para a Rádio Tupi, a dirigente exaltou as chegadas do atacante Ronaldinho Gaúcho e do meia Thiago Neves. Ela ressaltou que Ronaldinho foi fundamental na mudança de astral do elenco nesta temporada.

"O Ronaldinho chegou trazendo uma alegria contagiante no elenco. Ele viaja junto com os jogadores, treina no horário e isso agrega ao grupo. Uma das mudanças foi com o Willians, pois ele nem falava ano passado e hoje em dia fala muito nas rodas antes dos jogos. Sempre brinco com ele e foi o Ronaldinho que provocou isso. Já o Yhiago Neves é um jogador de qualidade que melhorou muito o desempenho da equipe no meio-campo", disse.

No entanto, Patrícia concordou que o Flamengo necessita de reforços para a sequência de 2011 e está a procura de bons nomes. A presidente citou que o clube procura atacantes e laterais.

"Eu sempre aguardo a comissão técnica e o Vanderlei Luxemburgo. Nós sabemos que temos algumas deficiências no elenco e procuramos não falar disso no Campeonato Carioca. Agora que o Carioca acabou podemos falar. Falou-se muito sobre atacante e laterais e estamos procurando no mercado jogadores. Tenho certeza que os reforços virão", declarou.

A mandatária falou sobre o andamento da negociação para a chegada do atacante Vágner Love. Patrícia Amorim confirmou que o Flamengo fez uma proposta pelo jogador ao CSKA (RUS), mas não obteve resposta.

"Não avançou. Nós enviamos uma proposta, mas não houve resposta do CSKA. O Vágner Love é muito querido e manda sempre mensagens para mim. Todos no Flamengo gostam dele e é muito grande o carinho para o Vágner voltar a jogar pelo Flamengo. No entanto, isto é uma negociação e temos que tratar disso", comentou.

A presidente adiantou que além de Vágner Love, o Flamengo também vai tentar a contratação do zagueiro Juan, que foi revelado pelas categorias de base do clube, e atualmente está na Roma (ITA).

"Posso adiantar que estamos tentando o nome do Juan, que é uma unanimidade entre os rubro-negros. No entanto, isso é só para o meio do ano. São negociações envolvendo grandes valores e precisamos ter calma", finalizou.


Por: Gazeta Esportiva

Thiago Neves provoca Flu: "Em time acostumado a vencer, sou campeão"









Maurício Val/VIPCOMM



Meia parte para comemorar com a torcida o pênalti convertido que valeu o título carioca


Thiago Neves chegou a chorar na comemoração de seu primeiro título estadual, vestindo a camisa do Flamengo. E não perdeu a oportunidade de provocar o time que o lançou nacionalmente. Autor do pênalti convertido que tornou o Rubro-negro campeão carioca, o meia enfatizou que, em sua nova equipe, vestir a faixa de campeão é mais comum do que no Fluminense.




"Eu não tinha sido campeão no Rio, só bati na trave jogando em outro time. Mas jogando em um time acostumado a decidir e vencer é outra coisa: você chega e ganha. E sou campeão", declarou o jogador, que totalizou dois anos nas Laranjeiras em duas passagens e venceu a Copa do Brasil de 2007 pelo rival do Flamengo.



No Tricolor, porém, o jogador ficou marcado pelo fracasso na final da Libertadores de 2008. Thiago Neves marcou os três gols da vitória por 3 a 1 sobre a LDU, do Equador, no tempo normal, que levou a definição do torneio para uma disputa de pênaltis no Maracanã. Mas o próprio meia-atacante errou sua cobrança e seu time ficou com o vice-campeonato.



A maldição das finalizações da marca da cal voltou a assombrar o camisa 7 na semifinal da Taça Rio, quando ele errou a cobrança exatamente contra o Fluminense. Mas o Flamengo se classificou e, na final do segundo turno, assegurou o título carioca por antecipação graças à batida certeira de Thiago Neves que definiu a disputa de pênaltis.



"Contra o Fluminense, acabei pecando, mas contra o Vasco saiu do meu pé o gol do título", celebrou o meia, agradecendo a Ronaldinho Gaúcho, que bateria a quinta cobrança rubro-negra se fosse necessária. "O Ronaldinho me falou para bater como treinei, para não mudar porque, se o goleiro pegar, é mérito dele. Não bati contra o Fluminense do meu jeito, mas contra o Vasco fiz o que o Ronaldinho pediu e o gol acabou saindo", comemorou.



Desta maneira, Thiago Neves pode afastar de vez o seu passado tricolor para vibrar com a torcida rubro-negra, deixando de lado qualquer desconfiança pelos 18 meses que passou escondido na Arábia Saudita até o Al-Hilal emprestá-lo ao Flamengo no início desta temporada.



"Quem vem de fora costuma demorar a se adaptar, mas para mim foi tudo muito rápido. Eu não estava mal lá e hoje cheguei ao meu nível. Estou em um momento muito especial da minha carreira", afirmou. "Fico feliz por entrar para a história de um clube como o Flamengo, que é o maior do Brasil e tem a maior torcida. Procurei me empenhar, tudo que fiz foi de coração, corpo e alma. Está aí o resultado: campeão invicto", completou.



Com declarações diretas contra um arquirrival que já defendeu, Neves é claro em sua tentativa: agradar de vez a torcida flamenguista. "Tudo tem sido espetacular e especial para mim. Cheguei a um clube como o Flamengo, podendo despertar a desconfiança do torcedor, estando há um ano e meio fora. Mas desde o começo me empenhei, me condicionei fisicamente e foi tudo acontecendo muito rápido. Os jogadores me receberam com carinho, assim como a presidente, e os torcedores me receberam muito bem desde o primeiro jogo. Eles deixaram a rivalidade um pouco de lado para me incentivar desde o início", agradeceu.

Flamengo Campeão Carioca de 2011



Torcedores usam morte de Osama para tirar sarro dos rivais

Entre exaltações e lamentações a respeito da morte do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, que aconteceu na noite deste domingo, no Paquistão, houve quem se aproveitou da situação para tirar sarro de amigos e de times rivais através do twitter.

Entre os times paulistas, o Palmeiras, que perdeu para o Corinthians, também na noite do domingo, virou motivo de gozação. Em um dos tweets, @vitorlyma fez uma suposição de quais teriam sido as últimas palavras do terrorista: “Última frase de Osama: Aposto minha vida que o Palmeiras ganha do Corinthians.” Outros twiteiros de plantão preferiram dizer que o Verdão, assim com bin Laden, morreu na noite de domingo.

Mas engana-se quem pensa que o Timão, que venceu seu maior rival nos pênaltis, ficou livre das piadinhas. Umas das comparações mais feitas no microblog, foi a comparação da idade de Osama, com a falta de um título sul-americano do Corinthians. O usuário @caio_cesar provocou: “O Osama bin Laden morreu e não viu o Corinthians ser campeão da Libertadores.

Em terras baianas, as provocações se focaram contra o time do Bahia, que vive um grande jejum de títulos nesta década. “CNN informa: Osama bin Laden estava em Salvador, escondido há 10 anos na sala de títulos do Bahia”, sacaneou @RudAndrade.

No Rio de Janeiro as provocações ficaram por conta dos flamenguistas, que não perdoaram a “síndrome do vice-campeonato” dos vascaínos. “Osama bin Laden é o campeão de piadinhas nessa semana. Vasco é vice de novo!” emendou @marcoosmotta. Até o lateral do Flamengo Léo Moura entrou na onda e comparou o ataque ao terrorista com o título do Mengão: “Se bater de frente com o Bonde do Mengão Sem Freio, vai ficar igual ao Osama… MORTO!!!”

Por: UOL Esportes

Afastado do grupo, Petkovic comemora título do Fla pelo Twitter

Na Sérvia para o lançamento de seu filme, gringo afirma que festejou a conquista rubro-negra sobre o Vasco até altas horas


Na Sérvia para o lançamento do filme que conta sua história, ‘O Gringo’, no próximo dia 4, Petkovic comemorou à distância o título carioca do Flamengo. O jogador, que está afastado do grupo principal desde janeiro, disse, pelo Twitter, que não conseguiu assistir à partida contra o Vasco e só acompanhou a disputa de pênaltis pela internet. No entanto, afirmou que se sente tão campeão como os rubro-negros que estavam no gramado do Engenhão.


- Consegui ver somente a cobrança dos pênaltis na internet. Na Sérvia não passou o jogo. Alegria de ser campeão e comemoração até a madrugada - postou o gringo em sua página no microblog.


Aos 38 anos, Petkovic deve anunciar o fim de sua carreira em breve. O Flamengo já até planeja um jogo oficial de despedida para o meia. A data mais provável é o dia 5 de junho, contra o Corinthians, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão.




Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Patricia confirma valor de proposta por Love e põe Grafite como opção

Presidente do Fla diz que russos não responderam o fax do Flamengo com oferta de € 5 milhões de euros por 70% dos direitos econômicos


Campeão carioca invicto, mas ainda com carências. O departamento de futebol do Flamengo reconhece que precisa de reforços para a temporada e tenta se mexer. A conquista estadual é apenas a primeira realização do projeto de montar um time galáctico, iniciado por Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, capaz de erguer todos os troféus que disputar em 2011.


Reforçar o ataque é uma das prioridades, e o nome de Vagner Love a opção número 1. A oferta oficial para ter o jogador foi feita ao CSKA no dia 6 de abril. O GLOBOESPORTE.COM apurou que no fax enviado aos russos, o Rubro-Negro se propõe a pagar € 5 milhões de euros (R$ 11,6 milhões) parcelados por 70% dos direitos econômicos do Artilheiro do Amor, cujo contrato termina em 2014. Anteriormente, foi ventilada no clube uma proposta três vezes maior do que essa, o que não se concretizou.


Após a conquista do título carioca, Patrícia Amorim mostrou mensagens que trocou pelo telefone celular com o atacante do CSKA. Depois de desejar boa sorte ao time na decisão contra o Vasco, Love fez um pedido à dirigente: "Tô te esperando aqui. Me resgata logo".


dudu nobre patricia amorim festa flamengo plataforma (Foto: André Durão / Globoesporte.com)


Na festa do título, Patricia cantou o hino do Fla com Dudu Nobre (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

A presidente Patricia Amorim confirma o valor da oferta, mas diz que o sucesso do negócio é incerto. Segundo a mandatária, por enquanto não houve nenhum tipo de manifestação dos russos.

- Este é o valor que condiz com a nossa intenção. Os R$ 34 milhões veiculados inicialmente na imprensa não procedem. Nem temos essa quantia. É uma proposta para pagamento parcelado e queremos comprar os direitos econômicos. Mas não sei se os russos se interessaram, ainda não responderam nada.

Em recente entrevista,
o presidente do CSKA, Eugeny Giner, foi irônico ao comentar a possibilidade de negociar Vagner Love. O dirigente deu a entender que o atacante não ficaria por muito tempo na Rússia, mas já ciente da oferta inicial rubro-negra deixou um recado:


- Tem que botar dinheiro na mesa.

Love deixou claro que quer voltar ao Brasil para jogar novamente no Flamengo, mas ouviu dos dirigentes que a negociação será aberta somente em julho. Caso seja mesmo contratado, só terá condições de jogo na 15ª rodada do Brasileirão, quando estará aberta a janela de transferências internacionais.

Grafite é opção



O atacante do Wolfsburg é uma alternativa caso a proposta por Vagner Love seja recusada. Na segunda quinzena de abril, Grafite foi procurado pelo Rubro-Negro. O jogador, de 32 anos, está na Alemanha desde 2007.


grafite comemora gol do wolfsburg sobre o hamburgo (Foto: EFE)


Grafite, do Wolfsburg, é alternativa caso proposta por Love seja recusada (Foto: EFE)



- Houve uma sondagem, sim. Este nome tem sido citado nas nossas conversas como possibilidade para o ataque. Mas ainda não houve proposta – afirmou Patricia Amorim.

A liberação de Grafite, no entanto, não deve ser das mais fáceis. O atacante tem mais um ano de contrato e é jogador importante para o clube. O Wolfsburg vive dias difíceis e luta contra o rebaixamento na Bundesliga. A duas rodadas do fim do campeonato, a equipe está em 15º na tabela, com 35 pontos, um a mais que o primeiro da zona de risco.

Por outro lado, a queda poderia facilitar a saída de Grafite. Como a maioria dos jogadores do Campeonato Alemão, há uma cláusula no contrato dele que abre possibilidade de renegociação em caso de descenso.

No Brasil, Grafite se destacou por Santa Cruz, Grêmio, Goiás e São Paulo. O jogador está na Europa desde 2006. Antes de se transferir para a Alemanha, jogou pelo Le Mans, da França. O atacante fez parte da Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo da África do Sul.

Gustavo deve ser anunciado


Com o fim do Campeonato Estadual, o time deve oficializar a contratação do zagueiro Gustavo, de 25 anos, do Boavista. Ele tem 1,82m, pesa 90 kg, e teve passagens pelo Tigres, CRB, Duque de Caxias e Ipatinga.




Por Eduardo Peixoto, Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro

Após duas passagens frustrantes, Luxa enfim solta o grito pelo Fla

Conquista invicta compensa demissões em 1991 e 1995. Técnico pensa agora na Copa do Brasil: 'Estamos a seis jogos de bater campeão'






O título carioca invicto enriquece o currículo de todos os rubro-negros envolvidos na campanha deste ano. Mas nenhum jogador – do contestado Rodrigo Alvim ao decisivo Thiago Neves – precisava tanto desta conquista quanto Vanderlei Luxemburgo. Rubro-Negro de infância, ex-jogador do clube, amigo de Zico, o treinador já tinha erguido taças importantes em quase todos os clubes que comandou. Mas faltava o Flamengo. A conquista de 2011 ajuda a apagar a frustração das saídas pelos fundos em 1995 e 1991.


O técnico pensa agora na Copa do Brasil. Na quinta-feira, o time estreia nas quartas de final contra o Ceará. O primeiro jogo será no Engenhão, às 21h50m.


- Comemorar com o Flamengo é diferente. Além de técnico, sou torcedor. Estamos a seis jogos de bater campeão na Copa do Brasil. É o esforço de agora - disse Luxa logo após o jogo.


vanderlei luxemburgo flamengo vasco (Foto: Rui Porto Filho / Agência Estado)


Vanderlei sorri aliviado no Engenhão: fim das frustrações (Foto: Rui Porto Filho / Agência Estado)


Na primeira passagem, o treinador chegou à Gávea como a grande revelação do cenário nacional, pouco depois do título paulista conquistado pelo Bragantino em 1990. Mas não emplacou. Conquistou os inexpressivos títulos da Taça Cidade do Rio de Janeiro e da Taça Estado do Rio de Janeiro. Mas poucos se lembram das duas voltas olímpicas nos aperitivos do verdadeiro Campeonato Carioca. Estão mais vivos na memória dos rubro-negros o decepcionante nono lugar no Brasileiro e a derrota para o Boca Juniors nas quartas de final da Libertadores.


Depois dessas duas frustrações, Luxemburgo perdeu o cargo depois de um empate em 1 a 1 com o Itaperuna pelo primeiro turno do estadual, naquela época disputado no segundo semestre. Deu lugar a Carlinhos, que conquistaria o título regional sobre o Fluminense, além do Brasileiro no primeiro semestre do ano seguinte. Não havia motivo para saudade de Luxa, que virou desafeto do presidente Márcio Braga por criticar publicamente a falta de estrutura do Flamengo.






Luxemburgo saiu, se recompôs e deu a volta por cima em grande estilo, conquistando o Brasileiro em 1993 e 1994 pelo Palmeiras. Era a senha para que o treinador voltasse a ser objeto de desejo na Gávea. Foi contratado por Kleber Leite praticamente junto com Romário. Era a união do técnico bicampeão do Brasil com o maior atacante do mundo em um elenco que ainda tinha Sávio em grande fase.


Parecia que não tinha como dar errado. Mas deu. Depois de conquistar a Taça Guanabara e chegar ao octogonal decisivo com dois pontos de bonificação, o time perdeu fôlego no início da reta final. Da terceira à sexta rodada da última fase, empatou com o Bangu em 2 a 2 na Gávea, perdeu para o Botafogo por 1 a 0, empatou com o Volta Redonda em 3 a 3 e perdeu para o Fluminense por 4 a 3. Mesmo assim, o time ainda chegou à última rodada precisando de um empate com os tricolores para levar a taça. Perdeu por 3 a 2 com o famoso gol de barriga de Renato Gaúcho.


Luxemburgo caiu logo depois, após brigar com Romário nos bastidores (veja o vídeo). O atacante alegou dores no joelho e não viajou para participar da Copa dos Campeões Mundiais, disputada naquele ano em Brasília. A diretoria preferiu o Baixinho, e Luxemburgo - que também perdera a chance de erguer a Copa do Brasil ao ser eliminado pelo Grêmio na semifinal - saiu para só voltar em 2010, na luta contra o rebaixamento no Brasileiro. Salvou o time da queda e hoje ri à toa com o estadual invicto.


- Tive duas passagens pelo Flamengo e não completei. Acho que o Flamengo tem tudo para acontecer neste ano, porque existe um projeto. Pensei que não fosse voltar ao clube como técnico. Achei que me direcionaria na área política do clube, era uma coisa que eu pensava. Mas Patrícia (Amorim) e Isaías (Tinoco) me convenceram e vamos fazer um trabalho muito bom. Não abro mão da conclusão do CT, por exemplo. Acho que o Flamengo tem que caminhar nesse sentido, e estamos indo bem.




Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Jornais espanhóis destacam conquista do ‘Fla de Ronaldinho’

‘Mundo Deportivo’, da Catalunha, e ‘Marca’, de Madri, dão espaço para notícia sobre título estadual do ex-jogador do Barcelona





Jornais espanhóis destacam título do Flamengo de Ronaldinho (Foto: Thiago Dias/Globoesporte.com)


O 'Marca' também destaca a briga entre as torcidas
antes do jogo (Foto:Thiago Dias/Globoesporte.com)

Dois jornais esportivos da Espanha deram destaque nesta segunda-feira ao título carioca conquistado pelo Flamengo no domingo. Apesar de a partida com o Vasco ter terminado quase à 0h (horário local), o “Marca”, de Madri, e o “Mundo Deportivo”, da Catalunha, publicaram a notícia sobre a taça levantada por Ronaldinho Gaúcho no Brasil.


O título da matéria do “Marca” diz “Fla de Ronaldinho, novo campeão carioca”, mas o texto fala mais sobre a briga de torcedores que resultou em um morto e mais de 100 feridos.


No “Mundo Deportivo”, que seguiu de perto os passes do camisa 10 quando ele atuava pelo Barcelona, usa a manchete “Ronaldinho, campeão do estado do Rio”. A reportagem dá mais destaque ao craque, mas comete um erro ao dizer que o goleiro Felipe pegou um dos pênaltis do Vasco, quando na verdade o clube cruzmaltino chutou três vezes para fora.


Jornais espanhóis destacam título do Flamengo de Ronaldinho (Foto: Thiago Dias/Globoesporte.com)


O 'Mundo Deportivo' errou ao afirmar que Felipe defendeu um pênalti (Foto: Thiago Dias/Globoesporte.com)

Depois de empate de 0 a 0 nos 90 minutos, o Flamengo bateu o rival por 3 a 1 na decisão de pênaltis da final da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Como já havia vencido a Taça Guanabara, o time rubro-negro conquistou o título estadual pela 32a vez na história.



Por Thiago Dias Direto de Barcelona, Espanha

Festa oficial do Flamengo é deixada de lado por jogadores

Como na conquista do título brasileiro em 2009, elenco opta por comemorações em família e festas privadas





Assim como aconteceu na conquista do título brasileiro em 2009, a festa oficial promovida pelo Flamengo pela conquista da Taça Rio sobre o Vasco, neste domingo, numa churrascaria na Zona Sul do Rio, não foi prestigiada pelos jogadores, que preferiram comemorar cada um a seu modo. Além de parte da comissão técnica, da presidente Patricia Amorim e de alguns dirigentes, apenas Renato apareceu. O meia foi solícito aos pedidos de fotos e autógrafos.


renato abreu flamengo festa plataforma (Foto: André Durão / Globoesporte.com)


Renato Abreu foi o único jogador a comparecer à festa oficial (Foto: André Durão / Globoesporte.com)



Em 2009, o goleiro reserva Marcelo Lomba foi um dos poucos presentes à comemoração oficial do clube. À época, Adriano promoveu uma grande festa num clube da Barra da Tijuca, onde quase todo elenco comemorou o título brasileiro. Desta vez, não foi diferente, e os jogadores se espalharam em comemorações com familiares e eventos fechados.

Vanderlei Luxemburgo não compareceu à festa, pois teve que se deslocar para um hospital para acompanhar uma de suas filhas que passaria por uma cirurgia. Nem figurinhas carimbadas como Sandra Sá e Ivo Meirelles apareceram.




Por Janir Júnior Rio de Janeiro

FOTOS: Ronaldinho, Thiago Neves e Felipe fazem festa no vestiário do Fla

Jogadores comemoram com a taça o título invicto do Campeonato Carioca


A comemoração rubro-negra do título carioca saiu do gramado e continuou no vestiário do Engenhão. Com a taça nas mãos, Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho e o goleiro Felipe posaram para uma foto. O camisa 10 ainda mostrou o número 1 com uma das mãos. O mesmo vez o atacante Diego Maurício. O Flamengo conquistou o 32º estadual de forma antecipada, neste domingo, ao derrotar o Vasco na decisão da Taça Rio, nos pênaltis, por 3 a 1, após empate em 0 a 0 no tempo normal.


thiago neves ronaldinho gaucho felipe flamengo taça vestiário (Foto: Luma Dantas / Globoesporte.com)


Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho e Felipe com a taça de campeão no vestiário (Divulgação)

diego mauricio flamengo troféu  (Foto: Divulgação)


Diego Maurício também aproveita para tirar uma foto com a taça conquistada pelo Fla (Foto: Divulgação)


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Ronaldinho: emoção em dobro com a presença do filho no Engenhão

Camisa 10 se diz impressionado com a torcida e se orgulha ao mostrar o rebento João para Thiago Neves






Ao fim do jogo, Ronaldinho olhava para o alto e parecia não acreditar no que via. No gramado do Engenhão, ele aparentava estar impressionado com toda festa da torcida. E de um torcedor em especial. Ao abraçar Thiago Neves, o camisa 10 apontou para um dos camarotes e mostrou seu filho, João, 6 anos. Com os olhos marejados, ele confessou.


- Com meu filho na torcida foi um presente em dobro. Essa torcida é f... Não tem igual, não tem para ninguém – declarou Ronaldinho Gaúcho.


O jogador regia os torcedores, prestava reverência para os rubro-negros no estádio, subiu na mureta que divide o campo da arquibancada, dançou o Bonde sem Freio, beijou a bandeira com seu rosto desenhado e confessou:


- A vontade é me jogar lá no meio.


Cantarolando o hino, Ronaldinho caminhava pelo gramado. Junto com a torcida, puxava o coro de "Que torcida é essa?". O reencontro com a taça, que levantou como capitão, só aconteceu quase no fim da volta olímpica. Em companhia de Renato e, depois, de David Braz, o camisa 10 beijou o objeto de cobiça.


Ronaldinho não escondia sua emoção. Em quatro meses, conquistou três canecos: Taça Guanabara, Taça Rio, e o mais expressivo, o Carioca.


- É uma emoção sem igual – completou o jogador.



Por Janir Júnior Rio de Janeiro

domingo, 1 de maio de 2011

Sanchez elogia Ganso e ironiza o Flamengo por interesse em Seedorf

O presidente Andrés Sanchez ficou satisfeito com um comentário que o meia Paulo Henrique Ganso fez nesta semana. O jogador do Santos finalmente admitiu que poderia defender o Corinthians no futuro e reanimou a quase esquecida especulação sobre uma possível transferência para o rival.


"Todos os jogadores inteligentes querem jogar no Corinthians, e o Ganso é um jogador inteligente", elogiou Sanchez, sorrindo. Minutos depois, o mandatário se enfezou para negar a possibilidade de contar com o meia apenas por três meses, para que ele seja vendido para um clube europeu em seguida. "Vamos deixar bem claro: não há acordo nenhum com o Ganso e o Corinthians não é barriga de aluguel."


O holandês Clarence Seedorf é outro meia renomado que acabou cogitado como possível reforço do Corinthians. Ao saber que o Flamengo também tem interesse na contratação do jogador do Milan, Sanchez ironizou: "É um time grande, forte, que está com dinheiro agora. A concorrência só aumenta. Mas vou atrás de um poste para ver se os outros clubes também querem contratar. Quando falei do Gilberto [atacante do Santa Cruz], que ninguém sabia quem era, todo mundo foi atrás. Agora, o Flamengo quer o Seedorf."


O convite para Seedorf vir para o Corinthians partiu do ex-atacante Ronaldo. O holandês é casado com uma brasileira, fala português fluentemente e possui imóvel no Rio de Janeiro. Já chegou até a se declarar torcedor do Flamengo, porém admitiu que pretende renovar seu contrato com o Milan, com validade até a metade do ano.


Por enquanto, o meia mais próximo de reforçar o Corinthians é Alex, ex-Internacional e hoje no Spartak Moscou. Sanchez já encaminhou proposta ao clube russo, embora desconverse sobre a negociação. "Sei lá. O Alex é um jogador que interessa, mas parece muito difícil. É um sonho", definiu, sem contar com acordos verbais. "Jogador sempre dá palavra. Mas, depois, vem o Flamengo e dá um R$ 10 mil a mais, outro dá R$ 5.000, o São Paulo dá uns R$ 200.000... O atleta vai para onde dão dinheiro."


De acordo com Andrés Sanchez, o Corinthians contratará "de três a quatro reforços" para o início do Campeonato Brasileiro. A chegada de um meia, como são Paulo Henrique Ganso, Seedorf e Alex, é considerada prioritária pela diretoria e pelo técnico Tite - Bruno César, novamente titular da posição, já está vendido para o Benfica, de Portugal.


Por: Helder Junior


PS: presidente, num vá esquentar a cabeça com isso nao! rsrsrs.

Forlán ou Love


Fala ae galera! O ex-jogador do Corinthians Elias disse que o atacante Forlán gostaria de jogar no Fla (situação que já sabíamos) e no meio do ano o CSKA vai negociar o Love. O valor da negociação com o Love será altíssimo, talvez até mais do que o valor que o Fla gastaria para trazer o Forlán. Sei que o Forlán é mais velho que Love e não tem a mesma identificação com o Mengão, mas na minha opinião tem mais futebol e seria muito importante do ponto de vista do marketing. São dois grandes jogadores e acredito que qualquer um assumiria e honraria a camisa 9. Cabe à diretoria escolher, mas claro que a opinião da torcida tem peso na decisão. E você, qual jogador prefere?



Abraço a todos!



Por: SRN

Ronaldinho Gaúcho garante estar pronto para a final da Taça Rio

'Estou bem. Agora só depende do treinador', diz o craque do Flamengo, na véspera da decisão da Taça Rio contra o Vasco





Ronaldinho Gaúcho durante entrevista (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)


Ronaldinho Gaúcho durante entrevista
(Foto: Maurício Val / VIPCOMM)

Foram sete minutos de entrevista coletiva no Ninho do Urubu. O adjetivo "feliz" foi inserido em quase todas as respostas, mas os sorrisos pouco apareceram no rosto de Ronaldinho. Recuperado de uma lesão no joelho esquerdo, o camisa 10 afirmou neste sábado que está preparado para disputar a final da Taça Rio, às 16h (de Brasília) deste domingo, no Engenhão, contra o Vasco. E avisou que sua escalação depende apenas de Vanderlei Luxemburgo.


- Estou bem, pronto para o jogo. Agora só depende do treinador - afirmou o craque do Flamengo, em entrevista coletiva, após treino no Ninho do Urubu.


Ronaldinho esteve ausente das últimas duas partidas do time (vitória na disputa por pênaltis contra o Fluminense, após empate por 1 a 1; e vitória por 3 a 0 sobre o Horizonte) devido a um edema ósseo no joelho esquerdo. O lateral-direito Léo Moura ainda sente dores no joelho direito e foi vetado nesta sexta-feira pelo departamento médico rubro-negro.


Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)


Ronaldinho Gaúcho no treino deste sábado do Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)

Depois de uma semana de treinos fechados e misteriosos, Ronaldinho realizou uma atividade com bola na sexta-feira e completou neste sábado cobrando faltas.


- Fiquei muito pouco tempo fora e consegui manter a parte física. Vou chegar ao jogo muito bem - disse.


Além dos sete minutos de entrevista coletiva, quase nada foi visto do treino deste sábado. Vanderlei Luxemburgo manteve o portão fechado por uma hora e meia - normalmente, em véspera de jogo, o tempo não passa de 40 minutos. Quando liberou o acesso à imprensa, parte dos jogadores treinava pênalti e outra, incluindo Ronaldinho, aperfeiçoava as cobranças de falta. O aproveitamento do camisa 10 foi excelente.


- Melhor do que o esperado. Espero que amanhã (domingo) eu tenha boas chances durante o jogo - declarou o rubro-negro, que marcou o gol do título do primeiro turno, contra o Boavista, em lance de bola parada.


Autor do gol que garantiu ao Flamengo a conquista da Taça Guanabara, na final contra o Boavista, ele falou da expectativa pelo primeiro título com a camisa rubro-negra:


- Voltei ao Brasil para conquistar títulos, e o Carioca é um deles. Caso aconteça, a felicidade vai ser maior.



Por: Eduardo Peixoto e Janir Junior

Flamengo vence Bauru no sufoco e se classifica para a semifinal do NBB

Teague e Marcelinho marcam 50 pontos na vitória carioca por 82 a 79





Basquete Marcelinho e Teague do Flamengo (Foto: Divulgação / Sérgio Domingues/HRD Photo)


Destaques do Fla, Marcelinho e Teague marcam
Larry (Foto: Sérgio Domingues/HRD Photo)

Foi no sufoco. Mas, com 50 pontos da dupla Teague e Marcelinho, o Flamengo derrotou o Bauru na noite desta sexta-feira e garantiu sua classificação para semifinal do NBB. Fora de casa, no Ginásio do Luso, o time carioca venceu por 82 a 79 (36 a 41 no intervalo) e fechou a série em 3 a 1, com direito a "Bonde do Mengão sem freio" na comemoração.


- Acho que ninguém conseguia resumir com uma palavra menor o que foi essa série: ‘Ufa!’. O time do Bauru é muito forte. É um time que teve só uma derrota a mais que o líder. Eles mostraram a força sempre nessa série e estamos muito motivados agora – afirmou Marcelinho, que marcou 21 pontos.


Cestinha do jogo, Teague marcou 29 pontos, 17 deles no último quarto. Marcelinho fez mais 21 para o Flamengo. Pelo Bauru, Douglas Nunes marcou 22 pontos, Jeff fez 19, e Larry conseguiu um duplo-duplo 12 pontos e 10 assistências.


O Bauru começou o jogo melhor e, depois de dois arremessos de três seguidos convertidos por Alex, abriu 16 a 9. O time da casa seguiu apostando nas bolas da linhas de três pontos (acertou seis de oito), e a tática deu certo. Fischer, Douglas Nunes e Alex, no último segundo do primeiro quarto, deixaram os paulistas vencendo por 27 a 15.


O Flamengo começou o segundo quarto mais ligado. Depois de bolas de três de Marcelinho e Jefferson, e uma cesta de Teague, o time do Rio de Janeiro fez 8 a 0. O empate dos visitantes saiu depois que Duda, que havia acabado de entrar, acertou uma bola de três (36 a 36). Mas Larry e Douglas Nunes pontuaram para o Bauru ir para o intervalo na frente: 41 a 36.


O time da casa foi novamente superior na volta do vestiário. Bem na defesa e no ataque, o Bauru foi abrindo vantagem com um bom jogo coletivo e, depois de um tapinha de Jeff Agba, aproveitando o rebote, os paulistas ficaram com dez pontos de vantagem: 55 a 45.


Mas os visitantes reagiram mais uma vez. Faltando 5m04s para o fim do jogo, Marcelinho fez uma cesta para diminuir a distância para apenas um ponto (69 a 68). A virada veio depois de um arremesso de Teague. Os dois times passaram então a se alterna na liderança, até que o Flamengo conseguiu uma vantagem de cinco depois de mais pontos do ala americano.


Quando a partida parecia decidida, Gui acertou um arremesso de três pontos faltando 7s para deixar a distância em um ponto: 80 a 79. Teague acertou os dois lances livres para botar a vantagem em três. No último lance do jogo, Jeff arriscou de três, mas não conseguiu evitar a derrota do Bauru.



Por: globoesporte.com