sábado, 26 de fevereiro de 2011

Fla pode conquistar a Taça GB de forma invicta pela sétima vez na história

A história mostra que Flamengo e Taça Guanabara costumam se dar bem. Maior vencedor da competição, com 18 conquistas, o Rubro-Negro também é o time que venceu mais vezes de forma invicta. Até hoje, foram seis títulos sem nenhuma derrota sequer na competição.

Os feitos ocorreram em 1972, 1973, 1980, 1989, 1996 e 1999. Nestes anos, o Flamengo acabou conquistando o Campeonato Carioca em 72, 96 e 99. Na edição de 2011, o Rubro-Negro está próximo de alcançar a sua sétima Taça Guanabara de forma invicta. Neste domingo, às 16h, no Engenhão, o Boavista tentará evitar o êxito do clube da Gávea.

Mesmo algumas semanas antes da decisão, o lateral-direito Léo Moura já prospectava a possibilidade de uma conquista invicta e mostrava animação com o fato.

“Se formos campeões invictos, vai acontecer de uma forma tranquila. Queremos sempre ganhar. É como o Vanderlei [Luxemburgo] disse uma vez: a derrota também existe no futebol, faz parte. Para nos bater vai ser mais difícil, estamos motivados. Chegar a um título invicto vai ser muito especial”, afirmou o camisa 2.

Para Renato Abreu, que venceu a competição em 2007 pelo Flamengo, a conquista do título mostra que o trabalho está sendo bem feito no Rubro-Negro.

“Estamos concentrados e sabemos da nossa responsabilidade. Futebol se joga e se ganha em campo, mas seria importante ser campeão invicto. Isso mostra que estamos no caminho certo”, disse o meia.

Mesmo sem apresentar o futebol brilhante que a torcida espera, a campanha do Flamengo na Taça Guanabara é irreparável. A equipe venceu os sete jogos na fase de classificação contra Volta Redonda, América, Americano, Vasco, Nova Iguaçu, Boavista e Resende. A vaga para a decisão da competição foi conquistada após um empate no tempo normal contra o Botafogo (1 a 1) e vitória nos pênaltis. O Rubro-Negro marcou 15 gols e sofreu apenas cinco, tendo também a defesa menos vazada da Taça Guanabara.

Se tudo der certo no domingo, uma premonição do técnico Vanderlei Luxemburgo ainda durante a pré-temporada em Londrina, norte do Paraná, irá se consumar. Na ocasião, durante um evento na prefeitura da cidade, Luxa agradeceu a homenagem do prefeito Barbosa Neto e declarou.

“Tenho a certeza de que sairemos daqui para conquistar muitos títulos invictos”, comentou.

A conferir...

Por: Vinicius Castro

Desejo de Ronaldinho: título pelo Fla para começar a conquistar o Rio

Na final da Taça Guanabara, craque pode chegar ao terceiro troféu no futebol brasileiro. Rubro-Negro encara o Boavista neste domingo

Às vésperas da final da Taça Guanabara, Ronaldinho Gaúcho confidenciou a amigos a vontade de começar a conquistar o Rio, cidade que escolheu para passar os próximos quatro anos com a camisa do Flamengo. Neste domingo, o craque vai disputar a primeira decisão pelo clube e a encara como passo importante para cravar o nome na história rubro-negra. Assim como na estreia, dia 2 de fevereiro, faz questão que parentes e amigos estejam no Engenhão para apoiá-lo. A mãe, dona Miguelina, tem presença certa. Muitos virão de Porto Alegre.

Quem conversa com ele diz que o capitão está tranquilo. A experiência acumulada com dez anos no futebol europeu, de grandes desafios, ajuda a afastar a ansiedade. Nos momentos de folga, Ronaldinho fala pouco sobre o jogo contra o Boavista.

O camisa 10 terá a oportunidade de conquistar apenas o terceiro título no futebol brasileiro. No Grêmio, clube que o revelou, foi campeão gaúcho e da Copa Sul. A Taça Guanabara virou objeto de desejo.

- Ele está alegre, está normal. Jogador cascudo quando chega na final está sempre motivado – disse o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Ao longo da semana, Ronaldinho distribuiu sorrisos nos treinos. Como não falou mais com os jornalistas depois da semifinal contra o Botafogo, as impressões dele são passadas pelos companheiros.

- Ele está muito feliz por isso (jogar a final), o grupo está feliz por ele também. Espero que possamos conseguir levantar a Taça Guanabara – afirmou o zagueiro David.

Thiago Neves conta que o bom astral do Gaúcho é contagiante e ressalta que a convivência com o craque é sempre um aprendizado.

- Os jogadores que estavam aqui tiveram um ano complicado. Aí chega o Gaúcho cheio de moral e humildade, animou todo mundo, levantou todo mundo com a simplicidade dele. Nós estamos muito felizes. É um jogador diferenciado, espero que nos ajude mais. Ele é importante para todo mundo. Não só pelo nome, mas pelo que é fora de campo. O que vemos nele, a humildade, é incrível. Estou aprendendo muito. Aprendi a ser mais humilde depois que conheci o Ronaldo.

A expectativa é que Ronaldinho conceda entrevista na tarde deste sábado, após o último treino antes da decisão. Flamengo e Boavista vão jogar às 16h (de Brasília), no Engenhão.

Por: Richard Souza

Love sonha com centenário do futebol do Fla ao lado de Adriano e R10

Atacante planeja retorno para atuar com amigos em 2012, ano do 100º aniversário do futebol do clube da Gávea

Enquanto se prepara para o centenário do CSKA neste ano, o atacante Vagner Love já tem na cabeça outra comemoração: seu sonho é defender o Flamengo ao lado dos amigos Ronaldinho Gaúcho e Adriano em 2012, ano do 100º aniversário do futebol do clube carioca.

Rubro-negro declarado, Love foi emprestado pelo time de Moscou ao Flamengo no primeiro semestre de 2010. Não conquistou títulos, mas deixou saudade na torcida e sempre que pode afirma que pretende voltar. De preferência, para formar um poderoso trio de ataque.

No ano passado, Love e Adriano fizeram o "Império do Amor". O atacante não jogou com Ronaldinho no Flamengo, mas estava no palco no estádio da Gávea ao lado do amigo na apresentação do camisa 10. Com o Imperador de olho também em um retorno ao clube, Love se empolga ao pensar num possível "time dos sonhos" em 2012.

- Seria um sonho para a torcida do Flamengo. Como eu sou torcedor, seria um sonho para mim também. Sonhar é bom... Às vezes, alguns sonhos são realizados. Estar do lado de pessoas que eu gosto, que tenho amizade fora do campo, e também trabalhar com essas pessoas seria maravilhoso. Pelo que eu sei, 2012 é o centenário do futebol do Flamengo... Quem sabe isso nao acontece?
Por: globoesporte.com

NYT: 'Patrícia Amorim, a mulher que doma torcedores de futebol no Brasil'

Presidente do Flamengo ganha um perfil no jornal americano 'The New York Times' por ter contratado Ronaldinho Gaúcho

Na presidência do Flamengo, Patrícia Amorim pode não conquistar um título sequer com o futebol - a primeira chance de levantar uma taça, a Guanabara, é no domingo, contra o Boavista - mas já tem o seu nome marcado na galeria dos grandes dirigentes do futebol brasileiro por um único e grande feito: ela contratou Ronaldinho Gaúcho. O fato ganhou tanta repercussão no mundo que ela teve nesta sexta-feira o seu perfil traçado pelo site do tradicional jornal americano "The New York Times".

Sob o título "Fora de campo, uma mulher doma torcedores de futebol do Brasil", o jornal americano destaca que em meio à multidão de torcedores que tomaram a Gávea no dia da apresentação de Ronaldinho Gaúcho, um grupo de marmanjos gritava cantando ou cantava gritando: "Patrícia! Patrícia! Nós amamos você!".

O "New York Times" ressalta que a ex-nadadora deu sua volta por cima após ter passado por um péssimo ano, em 2010, quando o goleiro Bruno foi preso, acusado de ter matado sua ex-amante Elisa Samudio (com quem teve um filho), e o atacante Adriano "lutou contra o alcoolismo e foi questionado sobre possíveis vínculos com traficantes de drogas".

O jornal ainda cita os péssimos resultados que o time rubro-negro obteve em campo, principalmente no Campeonato Brasileiro, no qual esteve ameaçado de ser rebaixado, mas ignora a passagem relâmpago de Zico, o maior ídolo da história do clube, pela diretoria de futebol.

- Ela teve todo o azar que podia imaginar - disse o escritor Ruy Castro, um torcedor apaixonado do Flamengo.

No entanto, de acordo com o site do jornal, a Sra. Amorim, de 42 anos, encarou os piores momentos com a altivez de grande competidora que foi.

- Às vezes pensamos que algo é tão horrível que não há luz no fim do túnel. Mas você pode ter a sorte de passar por tudo isso, porque pode virar o jogo ainda mais rápido - disse a presidente rubro-negra ao "The New York Times".

O texto traça uma rápida história do clube e da trajetória de Patrícia Amorim como atleta olímpica, política e mulher até conquistar a presidência do clube lutando contra adversários masculinos. Deborah Frochtengarten, amiga de Patrícia e ex-nadadora como ela, resumiu a força que move a presidente do Flamengo a superar seus obstáculos:

- Ela não era tão alta e não era tão forte, mas ela era a primeira a chegar à piscina e uma das últimas a sair.

Por: globoesporte.com

Flamengo ironiza e coloca Taça das Bolinhas em camisa comemorativa


Considerado campeão brasileiro de 1987 na última segunda-feira, o Flamengo reiniciou uma antiga batalha com o São Paulo para saber quem é o primeiro pentacampeão brasileiro e, consequentemente, detentor, por direito, da Taça das Bolinhas. Em meio a toda essa polêmica, o clube rubro-negro resolveu ironizar e lançou uma camisa comemorativa dos seis títulos nacionais conquistados. Detalhe: o disputado troféu está estampado no produto.

Com os dizeres "Hexa. Eu já sabia", a camisa será comercializada no Engenhão, neste domingo, na final contra o Boavista, no quiosque de produtos oficiais do clube, situado no Setor Leste Superior. O preço será de R$ 49,90.

"O Flamengo não poderia deixar uma data tão importante como esta passar em branco. Todo mundo ja sabia que éramos hexa, pois ganhamos em campo. Mas o reconhecimento oficial é importante. Fizemos esta camisa para a torcida comemorar. E um momento histórico", afirmou o vice-presidente de Marketing do Flamengo Henrique Brandão.

Nota: o São Paulo diz que não foi notificado sobre a posição que tem de tomar com a taça, entregue ao presidente Juvenal Juvêncio dia 14. Segundo o departamento jurídico tricolor, a posse do troféu é de direito clube, que vai brigar para sua permanência.

Por: Gazeta Esportiva

Zico aposta na torcida do Fla na final da Taça GB: 'É o que faz a diferença'


Maior ídolo da história do Flamengo, Zico sabe bem o que é conquistar uma Taça Guanabara. Enquanto envergava a camisa 10 da Gávea, o Galinho venceu nove edições da competição, metade do total rubro-negro até hoje. Destes títulos, emplacou o pentacampeonato da competição de 1978 a 1982. Também venceu em 1988, além das conquistas invictas de 1972, 1973 e 1989.

Referência na competição, o ex-diretor executivo de futebol do clube falou ao UOL Esporte sobre a expectativa para a decisão deste domingo entre Flamengo e Boavista, às 16h, no Engenhão. Sereno, Zico não acredita em um jogo fácil para o clube e vê apenas um diferencial.

“É um jogo igual. A única coisa que pode fazer a diferença é a torcida do Flamengo. Em termos de time, o Boavista provou contra o próprio Flamengo que pode complicar um jogo. Não tem absolutamente nada ganho. Eles também provaram contra o Fluminense a qualidade em um momento de decisão”, afirmou o Galinho, acrescentando.

“O Flamengo vai encarar uma final e um jogo dificílimo, não acredito que será nem um pouco fácil. O ponto positivo também é que os jogadores do Flamengo são acostumados a decidir. Colocando o lado emocional no lugar as coisas tendem a dar certo. Mas de maneira alguma o time pode entrar em campo achando que terá facilidade”, comentou.

Seguindo a vida fora de campo, Zico estreou na última terça-feira como comentarista do canal Esporte Interativo em jogos internacionais. Ele ainda aguarda um convite para voltar a ser técnico fora do país. Enquanto isso não acontece, o Galinho inaugura na próxima segunda-feira o seu Centro de Entretenimento Esportivo, no CFZ. Na ocasião, Zico irá promover um jogo festivo com ex-jogadores que conquistaram o título brasileiro de 1987 pelo Flamengo, reconhecido na última segunda-feira pela CBF.

“Estamos abrindo mais uma opção de entretenimento e esporte para o povo do Rio. O Soccer Grass Zico Pro tem toda a estrutura de um clube de futebol profissional, como vestiários modernos e placar eletrônico. Vou aproveitar a inauguração para reunir os jogadores do time campeão brasileiro de 1987 pela primeira vez depois da oficialização de nossa conquista pela CBF. Nós sempre nos sentimos campeões porque sabemos as dificuldades que enfrentamos e o quanto lutamos por isso”, finalizou.

Por: Vinicius Castro

Luxemburgo exercita a agilidade de Ronaldinho, Thiago Neves e Bottinelli

Técnico realiza treino curioso com trio de meias do Flamengo

Foi preciso esperar um dia para ouvir a explicação. Na última quinta-feira, Vanderlei Luxemburgo chamou a atenção dos jornalistas que assistiam ao treino do Flamengo. Após um trabalho tático com todo o grupo, o técnico reuniu Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Darío Bottinelli para uma atividade diferente. Luxa se posicionou um pouco à frente do círculo central com a bola na mão. De frente para ele, os jogadores deveriam se mover de costas. O treinador corria para cima dos atletas e indicava com as mãos a direção que eles teriam de seguir. Na entrada da área, o comandante soltava a bola para que os meias girassem o corpo e chutassem no gol de Marcelo Lomba (assista ao vídeo).

O exercício mais parecia uma dança e arrancou gargalhadas de Luxemburgo e do trio. Na entrevista coletiva desta sexta, ele explicou a finalidade do treino.

- É um trabalho de agilidade que faço sempre com os jogadores que precisam de movimentação. Como o Ronaldinho está voltando da Europa, precisa de um trabalho de mudança de direção para avançar um pouco mais nesse sentido.

Os jogadores do Flamengo voltam a treinar na tarde deste sábado, às 16h. No domingo, o time enfrenta o Boavista, na decisão da Taça Guanabara, no mesmo horário, no Engenhão.

Por: Richard Souza e Breno Dines

Luxemburgo não revela escalação para ‘clássico’ contra o Boavista

Técnico dá peso ao adversário e testa opções para a final da Taça Guanabara: 'Já tenho a ideia na minha cabeça'

Começa a entrevista coletiva de Vanderlei Luxemburgo e logo na segunda resposta surge a palavra “clássico”. E não é engano. Para o técnico do Flamengo, independentemente do adversário, qualquer decisão é assim. Portanto, neste domingo, no Engenhão, tem clássico entre Flamengo e Boavista pela final da Taça Guanabara, às 16h (de Brasília).

Nesta sexta-feira, o treinador fez novamente uma série de testes para a montagem da equipe que vai disputar o título do primeiro turno. Trabalhou com portões fechados durante uma hora. Ele, no entanto, rechaça o clima de mistério.

- Não tem nada disso. Li na imprensa que fechei o treino, mas fechei apenas a parte que me interessava. Preciso treinar opções para o jogo. O Boavista também não deixou. Decisão é decisão e tem de preparar a equipe, deixar bem treinada. Estamos preparados para jogar a final. Temos de respeitar o adversário. O Boavista tem todo mérito, fez uma boa campanha. Se classificou na casa do Nova Iguaçu, depois venceu o Fluminense Não pediu licença a ninguém.

Quando o treino foi aberto aos jornalistas, Deivid, Angelim e Negueba estavam entre os reservas. Egídio jogava na esquerda, e Bottinelli fazia o meio, ao lado de Thiago Neves e Renato. Ronaldinho Gaúcho estava no ataque. Depois, o treinador fez trocas. Deivid entrou no ataque, Renato passou para a lateral na vaga de Egídio, e Negueba foi para meia-direita, no lugar de Bottinelli. Se não há mistério, também não há antecipação da escalação.

- Você monta a equipe através do elenco. Dentro de um clássico, decisivo, não tem a obrigação de dizer o que vai fazer. Já tenho a ideia na minha cabeça, a possibilidade de uma equipe, de mudanças. Bottinelli e Negueba estão bem, são úteis e podem ser usados.

O time que treinou mais tempo nesta sexta teve Paulo Victor, Léo Moura, Welinton, David e Egídio; Maldonado, Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho. O camisa 10 tem sido testado como centroavante pelo treinador.

- O Ronaldinho que peguei há um tempo atrás tinha 20 anos, jogou Copa do Mundo. Hoje tem 30 anos, é muito forte. Pode jogar de referência, mudar um pouco a posição. Ficar na esquerda é muito pouco para ele. Podemos criar outras opções.

O grupo rubro-negro inicia a concentração para a final na noite desta sexta. Neste sábado, o treino será às 16h.

Por: Richard Souza e Breno Dines

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Negueba disputa vaga no ataque e diz que adversários tentam intimidá-lo

Nesta quinta-feira, Vanderlei Luxemburgo lançou o garoto no lugar de Deivid durante a atividade

Semifinal da Taça Guanabara. Vanderlei Luxemburgo lança Negueba no lugar de Deivid no ataque do Flamengo pouco antes da metade do segundo tempo contra o Botafogo. Abusado, o garoto esquenta o jogo e dá caneta no volante uruguaio Arévalo (assista ao vídeo abaixo). Drible que ele pretende repetir muitas vezes, ainda que os adversários tentem intimidá-lo.

- Eles tentam intimidar bastante, falam para ir devagar porque não estou mais nos juniores, tem muita provocação. Mas eu não ligo, meus companheiros me apóiam, discutem com eles e isso me ajuda bastante. Sou um jogador novo, procuro fazer o meu trabalho, estou motivado e isso é muito bom para mim.

Negueba é alternativa do treinador rubro-negro para a final contra o Boavista, domingo, no Engenhão. Na parte final do treino desta quinta-feira, ele foi testado novamente na vaga de Deivid, que começou a atividade entre os titulares. Os jornalistas assistiram apenas aos últimos minutos. Sem Deivid, Ronaldinho Gaúcho joga como centroavante.

- Gostei bastante, é uma posição em que eu fico bem aberto, recebo a bola de frente e me sinto bem à vontade. O professor Luxemburgo busca uma melhor forma de trabalhar, mexeu na equipe, procurou fazer coisas melhores. Se vou ser titular ou não é com ele.

Negueba chegou ao time de cima na reta final do Brasileirão passado. Num primeiro momento, foi escalado no meio-campo, mas o técnico decidiu adiantá-lo.

- Ele me dá liberdade, conversa muito comigo e diz que posso fazer o que vem na minha cabeça. Pediu para eu jogar mais perto do gol porque tenho bom passe.

O time terminou o treino com Paulo Victor; Léo Moura, Welinton, David Braz e Renato; Willians, Maldonado, Bottinelli, Negueba e Thiago Neves; Ronaldinho.

O Rubro-Negro volta a treinar na tarde desta sexta-feira. A final da Taça Guanabara será às 16h (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM detalha os lances em tempo real.

Por: Eduardo Peixoto e Richard Souza

Em um dia, torcida do Fla compra mais de 33 mil entradas para decisão

Restam 2.700 bilhetes para a final da Taça Guanabara contra o Boavista, domingo, no Engenhão

A chance de assistir ao capitão Ronaldinho levantar a primeira taça pelo Flamengo desencadeou uma busca intensa às bilheterias nesta quinta-feira, primeiro dia de venda (para não-sócios) para a final da Taça Guanabara, domingo, contra o Boavista. À noite, o clube divulgou a parcial que refletiu as filas ao longo do dia: 33.366 ingressos vendidos para o duelo, que começa às 16h (de Brasília), no Engenhão.

As 2.700 entradas restantes - de todos os setores - serão vendidas na ala sul do estádio a partir das 9h desta sexta-feira. Cada pessoa pode adquirir até dois ingressos e haverá distribuição de senha para evitar tumultos.

Confira os preços:

Norte: R$ 30 (R$ 15 – meia-entrada) – Área mista
Sul: R$ 30 (R$ 15 – meia-entrada) - Flamengo
Oeste Inferior: R$ 60 (R$ 30 – meia-entrada) - Flamengo
Oeste Superior: R$ 40 (R$ 20 – meia-entrada) - Flamengo
Leste Inferior: R$ 60 (R$ 30 – meia-entrada) - Flamengo
Leste Superior: R$ 40 (R$ 20 – meia-entrada) - Flamengo

Por: Eduardo Peixoto e Richard Souza

CURTINHAS: lançamento do novo uniforme terá Felipe, Léo e Renato

Vinícius passa informações sobre o Boavista, e garotos João Vitor e Anderson voltam a trabalhar na base

O Flamengo lança na próxima terça-feira os uniformes da temporada 2011. O goleiro Felipe, o lateral-direito Léo Moura e o meia Renato foram convidados e serão modelos no evento. A empresa fornecedora de material esportivo também prepara uma homenagem aos campeões do Mundial de 1981, conquista que completa 30 anos no dia 13 de dezembro. O uniforme número 2, a camisa branca, é inspirado no que foi usado na final contra o Liverpool, em Tóquio. O lançamento vai ocorrer na loja do clube, na Gávea, às 11h.

O informante

Terceiro goleiro do Fla, Vinícius tem dado sua contribuição ao time às vésperas da final da Taça Guanabara. O Rubro-Negro enfrenta o Boavista, domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão. O jogador pertence ao clube de Saquarema e está emprestado até o fim da temporada. Durante o treino da tarde desta quinta-feira, ele deu dicas a Paulo Victor sobre a bola parada do adversário. Reserva imediato de Felipe, Paulo Victor substituiu o camisa 1 no treinamento. Felipe machucou o dedão da mão esquerda.

João Vitor e Anderson voltam a treinar na base

Depois do atacante Romário, o volante João Vitor e o lateral-esquerdo Anderson voltaram a trabalhar com a equipe de juniores. O primeiro participou de toda a pré-temporada em Londrina, na primeira quinzena de janeiro, e disputou os amistosos contra Londrina e América-MG. Anderson fez parte do grupo campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior e treinou pouco tempo com os profissionais.

Concurso 'Canta, Nação'

O Flamengo criou o concurso “Canta, Nação”, que vai testar a musicalidade dos rubro-negros. Para participar, o torcedor terá de produzir um hino para a torcida, gravar o vídeo, cadastrar no youtube e enviar ao clube. Os autores dos dez melhores hinos serão premiados com TVs, Home Theaters, aparelhos de som e DVDs portáteis, além de uma camisa oficial. O primeiro colocado terá o seu vídeo digulgado no site do Fla. Mais informações no hotsite da campanha em www.flamengo.com.br.

Por: Eduardo Peixoto e Richard Souza

Adriano volta à Itália com um objetivo fixo: Flamengo em junho

Imperador passa mais um período de ‘licença’ no Rio com direito a polêmicas e histórias confusas

A temporada europeia ferve com as oitavas de final da Liga dos Campeões e rodadas decisivas nos campeonatos nacionais. Enquanto isso, Adriano encerrou na noite de quarta-feira o segundo período de “licença” no Rio de Janeiro em menos de dois meses. Tipoia no braço, um abraço de até breve nos amigos e o embarque para Roma de cara fechada ao lado do primo Rafael foram as últimas cenas de um jogador que está estafado da Europa e não vê a hora de retornar ao Flamengo. Na despedida, ele levantou a voz para dizer que não daria entrevista porque inventavam muitas coisas sobre a vida dele.

Reação repetida. Na última visita ao Rio de Janeiro teve comportamento semelhante. Adriano embarcaria dia 28 de dezembro, mas adiou algumas vezes, se esmerou nas desculpas e conseguiu ficar no Rio até o dia 3 de janeiro. Saiu do aeroporto Tom Jobim avisando que voltaria ao Flamengo em junho. Quando desembarcou no saguão do Fiumicino, em Roma, voltou atrás e disse que a entrevista era inventada. Contudo, nas rodas de amigos ele admite o desejo.

Na festa de aniversário de 29 anos dele, quinta-feira passada, o próprio anfitrião avisou aos convidados que retornaria ao Rubro-Negro e traria na bagagem o zagueiro Juan. Para tal, será necessária uma estratégia de convencimento à diretoria e ao técnico Vanderlei Luxemburgo. A presidente Patrícia Amorim é maleável e, desde que haja compromisso com o profissionalismo pontuado por cláusulas contratuais, aceita conversar.

No entendimento do jogador não há nada que o seduza em Roma. Ele virou motivo de piada nos jornais, para os torcedores é apenas um fantasma no elenco e o novo treinador, Vicenzo Montella, não tem interesse na permanência dele. O contrato vai até 2013, mas há vontade das duas partes em abreviá-lo. Adriano está convencido de que não voltará a ser feliz na Europa. Nem o suporte familiar tem mais. A tentativa de reaproximação com Danielle, mãe de seus dois filhos (Adrianinho e Sophia) não deu certo e ele vive sozinho na capital italiana (amigos lhe fazem companhia em alguns períodos).

Aos 29 anos, Adriano precisa voltar a campo. Ele não faz um gol em partida oficial desde a partida contra o Universidad de Chile, no dia 20 de maio de 2010. Sorte que a torcida do Flamengo não o esquece e canta “Thiago Neves tá aí, Adriano vai voltar...”. Mas no Rio a imagem dele também está desgastada. Até quem convive com o Imperador dá sinais de cansaço. A falta de compromisso e a vida desregrada afastaram muitas pessoas que o ajudaram na passagem pelo Flamengo.

As histórias inusitadas, curiosas, bizarras ficaram no folclore do Ninho do Urubu. Como, por exemplo, o dia em que Adriano levou uma dezena de jogadores rubro-negros para conhecer a Igreja da Penha pelo alto da Vila Cruzeiro. A estrada de acesso é a da Pedreira, a mesma que ficou famosa no mundo inteiro como rota de fuga de centenas de traficantes armados após a invasão das forças policiais.

Se os jogadores o adoram, as namoradas e esposas o consideram uma companhia nociva. Também pudera. As festas dele com mulheres-frutas e amigas até o sol raiar são conhecidas. Uma destas confraternizações aconteceu na favela da Chatuba e teve como protagonista a então noiva do astro.

Joanna Machado apareceu no local, danificou carros de outros jogadores, discutiu com Bruno e foi expulsa da comunidade por Adriano. Mas a ex-noiva ainda o incomoda. Os amigos contam que o Imperador ficou perturbado com a notícia de que ela posou nua. Interligam até o atraso dele na volta ao Roma à vontade de conferir o ensaio nas bancas.

Chopinho, Lei Seca e novo amigo.

Teoricamente, os 16 dias de recesso na Cidade Maravilhosa serviram para tratamento no ombro direito, mas todas as informações sobre o Imperador penderam para outro lado. Aquele da vida desregrada, recheada de noitadas e histórias confusas. A primeira aparição foi com uma caneca de chope na mão. Alegou que estava em momento de folga relaxando com amigos e parentes.

Dias depois, contudo, o chopinho relaxante o fez perder a carteira em uma blitz Lei Seca. O atacante preferiu não assoprar o bafômetro e teve o documento apreendido e recuperado semana passada graças a seu advogado, Diogo Souza.

Soube-se também que Falcão, vocalista do Rappa, estreitou laços com o Imperador. Curiosamente, a notícia precedeu um comunicado oficial da modelo Isabeli Fontana avisando que terminara com o cantor.

O último fato público de Adriano foi o atraso dele na volta à Itália. A passagem estava marcada para o dia 20, mas foi remarcada três vezes. Na terça-feira, ele chegou a ir ao aeroporto, fez check-in, mas disse que a conexão em Lisboa era muito demorada e voltou para casa. Embarcou no dia seguinte, mas com a passagem de volta comprada no seu planejamento: junho de 2011. E nem um mês a mais.

Por: Eduardo Peixoto

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Justiça determina que São Paulo tem 24h para devolver Taça das Bolinhas

Juiz Gustavo Quintanilha de Menezes determina que a Caixa Econômica deve guardar o troféu até que haja uma decisão final sobre o caso

O São Paulo tem 24 horas para devolver a Taça das Bolinhas à Caixa Econômica Federal. É o que determinou o juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro. A Justiça quer que o troféu fique com a Caixa Econômica Federal até que o caso tenha uma decisão final.

A medida cautelar é consequência de uma ação em que tem o Flamengo como autor e a CBF como ré. O clube carioca quer ficar com a posse definitiva da Taça das Bolinhas depois de ser declarado, assim como o Sport, campeão da Copa União de 1987.

A diretoria do São Paulo disse que não foi comunicada oficialmente sobre a decisão e avisou que vai continuar na luta para manter o troféu no Morumbi.

- Desconheço qualquer ação nesse sentido e sou eu que estou cuidando do caso. Se isso realmente aconteceu, haverá um conflito de interesses, ja que o São Paulo se julga com razão nessa questão - disse Kalil Rocha Abdalla, diretor juridico do Tricolor.

O dirigente são-paulino afirmou ainda que só depois que o clube paulista for notificado é que as 24 horas de prazo passam a contar. Até as 19h desta terça nada havia chegado ao Morumbi.

Rafael de Piro, diretor jurídico do Flamengo, alertou que o São Paulo pode ser punido caso não acate a determinação da Justiça.

- Se o São Paulo deliberadamente descumprir a decisão, a Justiça pode expedir um mandado de busca e apreensão da Taça das Bolinhas. Além de ser envolvido em um processo criminal, o São Paulo pode receber uma multa a ser definida pelo Juiz - disse Rafael de Piro.

Nesta segunda-feira, a Confederação Brasileira de Futebol aceitou o pedido do Fla de declarar os dois clubes campões depois de analisar um estudo do Rubro-Negro carioca mostrando que a decisão da Justiça sobre a competição de 1987 não impediria que mais de uma agremiação fosse declarada vencedora.

No dia 14 deste mês, a Caixa Econômica entregou a taça ao São Paulo dando como justificativa à decisão anterior da CBF de não considerar o Flamengo campeão em 1987. Com a mudança, o impasse se instalou.

Confira a decisão do juiz na íntegra (em negrito, trecho destacado pelo GLOBOESPORTE.COM) :

"Trata-se de medida cautelar inominada, proposta por CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO em face de CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL - CBF, em que foi formulado pedido liminar para devolução do troféu alcunhado de ´Taça de Bolinhas´ ao requerente, abstendo-se de entregar o mesmo ao São Paulo Futebol Clube até a decisão final na ação principal. Argumenta o requerente que o Clube autor restou campeão em disputa desportiva ocorrida em 1987 - cercada de controvérsia no meio esportivo - pelo que faria jus ao recebimento do troféu cuja busca e apreensão ora pleiteia. Regularmente intimada, a ré CBF apresentou petição às fls. 22/23, argüindo sua ilegitimidade passiva, aduzindo que o troféu foi instituído pela Caixa Econômica Federal e que, por isso, deveria ser contra esta proposta a demanda, ou ainda contra o São Paulo Futebol Clube, outro pretendente ao título e ao mesmo troféu. Pede o Clube autor, às fls. 28/29, outras medidas executivas da liminar concedida às fls.16/17, no Plantão do Judiciário, que vedava a entrega do referido troféu ao São Paulo Futebol Clube. Há certidão a fl. 21 informando que a Confederação ré foi intimada da decisão liminar às 13h30 de 14 de fevereiro de 2011. É o relatório. Decido. A parte ré é legítima para figurar no pólo passivo, haja vista que, embora o troféu estivesse guardado na Caixa Econômica Federal, esta o entregou a quem foi indicado pela Confederação. O São Paulo Futebol Clube é terceiro, que poderá intervir nos autos como interessado, se desejar, não sendo, contudo, quem tomou a decisão de entrega. Destaco, inicialmente, há questão de alta relevância, não observada até o momento, qual seja, a vedação constante dos parágrafos do artigo 217 da Constituição da República: ´Art. 217. § 1º - O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei. § 2º - A justiça desportiva terá o prazo máximo de sessenta dias, contados da instauração do processo, para proferir decisão final.´ No caso em exame, observo que o próprio requerente afirma expressamente à fl. 03, que há ´pretensão revisional deduzida pelo Clube de Regatas do Flamengo perante a via administrativa na CBF, que se quedara inerte até o presente momento´, logo ainda não ocorreu o esgotamento das instâncias da justiça desportiva. Em que pese a alegação de que a ré CBF ´quedou-se inerte´, tal fato necessita ser suficientemente comprovado nos autos, oportunizando-se à ré que esclareça se efetivamente o processo administrativo está parado e porque, para que somente se for reconhecida efetiva e indevida inércia, examinar-se o cabimento de decisão judicial sobre o tema. Por outro lado, que a questão tratada nos autos versa exclusivamente sobre a posse de troféu símbolo de vitória em campeonato desportivo, não havendo alegação ou informação sobre o risco iminente de perecimento de bem ou direito. Observe-se que por mais que se deva respeito ao sentimento de afeição dos torcedores por um time, compreenda-se o interesse da administração do Clube na exposição de seus troféus ou se aceite a estima que a comunidade desportiva tem pelos campeonatos e seus campeões, não há como se confundir o mero desejo de uma rápida solução, com o instituto jurídico do risco de dano irreparável ou de difícil reparação - no latim ´periculum in mora´ - imprescindível para prolação de um provimento jurisdicional sem o prévio e pleno exercício dos direitos constitucionais ao contraditório e à ampla defesa. Sem risco grave de lesão irreversível a bem ou direito, não deve a Justiça se pronunciar sem ouvir a outra parte, menos ainda quando não há nos autos prova cabal do esgotamento da discussão na justiça desportiva ou de sua mora injustificável. Quando e se a Justiça Comum tiver que se manifestar sobre o caso, deve somente executar decisão de entrega do bem a um dos clubes, após a decisão final no processo judicial principal. Intervir em matéria desportiva, sem a observância do artigo 217 da Constituição da República é ato inconstitucional, que não pode ser praticado. Todavia, evidente que há que ser enfrentada, ainda, a questão relativa ao valor patrimonial e cultural da referida ´Taça de Bolinhas´, haja vista o lamentável histórico nacional de desídia na guarda de troféu esportivo de elevado valor. Com efeito, considerando que a Caixa Econômica Federal foi o órgão instituidor do mencionado prêmio, bem como é instituição da mais alta segurança e credibilidade, havendo, ainda, notícia de ambas as partes (fl. 05 e 23) que tinha a mesma a guarda do troféu, a hipótese é de intimá-la para receber de volta a ´Taça de Bolinhas´ e não entregá-la a nenhum dos dois times, até que haja manifestação judicial definitiva. Quanto ao São Paulo Futebol Clube, que recebeu precipitadamente o troféu, antes de decisão definitiva das justiças desportiva e comum, deve restituí-lo à Caixa Econômica Federal, sob pena do mesmo ser buscado e apreendido, no fiel cumprimento desta decisão. A multa deverá ser executada ao final do processo, quando se decidirá sobre a ocorrência ou não de crime de desobediência. Posto isso, MANTENHO A DECISÃO LIMINAR e, considerando a notícia de que, apesar de intimada para não entregar o troféu ao São Paulo Futebol Clube, a Confederação Brasileira de Futebol optou por descumprir a decisão judicial, DETERMINO a intimação por oficial de justiça do São Paulo Futebol Clube, para entregar o troféu denominado ´TAÇA DE BOLINHAS´, no prazo de vinte e quatro horas, sob pena de crime de desobediência de seu Presidente, à Caixa Econômica Federal, na sede ou agência em que a taça estava guardada antes da entrega da mesma ao clube pela CBF, devendo o troféu permanecer sob a guarda da Caixa Econômica Federal até o trânsito em julgado do processo principal. Intime-se por oficial de justiça, outrossim, a Caixa Econômica Federal, para receber e guardar o troféu, nas mesmas condições anteriores. Expeça-se precatória para cumprimento desta decisão, com a intimação pessoal por oficial de justiça do Presidente do São Paulo Futebol Clube, devendo a deprecada aguardar no juízo deprecado o decurso do prazo e, certificado pelo juízo deprecado o não cumprimento do prazo de vinte e quatro horas, expeça-se, sem necessidade de nova intimação, na mesma deprecada, mandado de busca e apreensão. Providencie o requerente os endereços do São Paulo Futebol Clube e da sede ou agência da Caixa Econômica Federal onde deverá ser recebido o troféu, recolhendo as custas para a carta precatória, bem como colaborando com a viabilização da entrega do bem em segurança, à Caixa Econômica Federal. Comprove o requerente a propositura da ação principal no prazo legal, bem como o andamento do processo na justiça desportiva".

Por: globoesporte.com

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ronaldinho: "Clássicos são parecidos. Diferente é a torcida do Fla"

Ronaldinho Gaúcho finalmente disputou seu primeiro clássico com a camisa do Flamengo. Neste domingo, ele ajudou o Rubro-negro a eliminar o Botafogo nos pênaltis e chegar à decisão da Taça Guanabara, contra o Boavista. Questionado sobre a emoção sentida, o craque, como vem fazendo desde que chegou ao Rio de Janeiro, preferiu enaltecer a torcida do Mengão.

"Clássicos são sempre mais ou menos parecidos. Diferente é essa torcida do Flamengo, é incrível, não tem igual", comemorou o jogador, que a exemplo dos companheiros festejou muito atuação do goleiro Felipe, que defendeu duas cobranças do Botafogo na decisão por penalidades. "O Felipe treinou muito e está de parabéns", disse.

Em pouco tempo de clube, Ronaldinho vem mostrando grande identificação com os torcedores. Mais uma vez, ele festejou muito interagindo com as arquibancadas após o jogo. "É maravilhoso já chegar à uma final pelo Flamengo, estou muito feliz. Temos que comemorar muito".

Por: Gazeta Esportiva

Hexa oficial, Fla celebra, mas expõe mágoa com Clube dos 13 e São Paulo

Presidente Patrícia Amorim diz que clube vai requerer Taça das Bolinhas e avisa que a partir de agora pensará apenas nos interesses do Rubro-Negro

Patrícia Amorim era nadadora quando o Flamengo conquistou o título brasileiro de 1987. Quase vinte e quatro anos depois, na cadeira de presidente, ela se emocionou ao conseguir o reconhecimento da conquista nesta segunda-feira.

- Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida, e o mais feliz desde que assumi o Flamengo. Encontrei o time com cinco títulos brasileiros e agora o Flamengo tem seis reconhecidos e homologados – resumiu, ao abrir a entrevista coletiva no auditório Rogério Steinberg, na Gávea.

O quebra-cabeça até chegar à vitória política na CBF tem nuances que envolvem a Federação de Futebol do Rio de Janeiro, interesses comerciais do Clube dos 13 e um pesado trabalho de convencimento jurídico.

Nesta última ponta estava um suposto impedimento judicial por causa de uma ação que garantia o Sport como vencedor daquele ano. O Rubro-Negro comprovou que não havia impedimento ao dividir a taça.

- O doutor Ricardo Teixeira, que baseava sua decisão em pareceres jurídicos, deu ao Flamengo o título e o direito de ter a Taça de Bolinhas. A CBF foi transigente ao ouvir os novos elementos – declarou o diretor da comissão jurídica do Fla, Mário Pucheau.

Mas a vitória rubro-negra terá consequências no futebol brasileiro. Quarta-feira haverá reunião no Clube dos 13. O Flamengo admite que se sentiu desamparado e a partir de agora vai pensar somente em seus interesses.

- Posso antecipar que o Flamengo ficou desconfortável sem o posicionamento do Clube dos 13. O clube foi desprestigiado e não teve o apoio que esperava. Isso, por enquanto, é uma rusga e não uma ruptura. Também ficamos muito desconfortáveis com o São Paulo, que foi parceiro na eleição do Clube dos 13. Hoje pensamos primeiro no Flamengo e ninguém pode condenar. Até porque sempre fomos de maior torcida, audiência e pensamos em um todo. A vida nos leva a repensar posicionamentos. É a lei da ação e reação – declarou Patrícia Amorim.

A briga com o São Paulo deve se estender. O time paulista recebeu na última semana a Taça de Bolinhas e se autoproclamou o primeiro pentacampeão brasileiro. Na ocasião, o presidente Juvenal Juvêncio afirmou que iria “se deliciar”.

Com a homologação da CBF, o Flamengo se torna o primeiro pentacampeão e vai requerer a posse do troféu e espera um ato de nobreza do Tricolor.

- Meu desejo é que eles tenham a nobreza de devolver a taça para a Caixa Econômica porque uma vez reconhecido o título o primeiro pentacampeão é o Flamengo. Espero que o Juvenal tenha a capacidade de reconhecer e devolver a taça. Gosto do Juvenal e espero isso dele. Estou me deliciando porque no meu caso é legítimo – declarou, arrancando aplausos da plateia.

Ainda nesta segunda, Kalil Rocha Abdalla, advogado do São Paulo, garantiu que o clube não vai devolver a Taça de Bolinhas. O troféu foi entregue ao clube paulista na semana passada pela Caixa Econômica Federal, que era a responsável por guardar o objeto. Em nota oficial, a Caixa disse que qualquer mudança de mãos a partir de agora depende do entendimento entre CBF e os clubes envolvidos.

Por: Eduardo Peixoto

Após reconhecimento, Fla desiste de expulsar Ricardo Teixeira

Comissão de inquérito do clube pede arquivamento do processo contra presidente da CBF

Poucas horas depois de o presidente Ricardo Teixeira confirmar o reconhecimento do título brasileiro de 1987, o Flamengo desistiu de expulsá-lo do quadro social do clube. A comissão de inquérito foi instaurada há cerca de um mês e tem como membros o desembargador Siro Darlan e o ex-vice de futebol Marcos Braz.

- No nosso entendimento não há mais motivo para continuarmos esse processo - declarou Marcos.

Ricardo Teixeira é grande benemérito do clube, mas sofreu represálias internas desde que afirmou que o Flamengo não era o legítimo campeão de 87.

Por: Eduardo Peixoto

Nova camisa do Fla terá slogan que lembra mosaico gigante de 2009

Frase 'a maior torcida do mundo faz a diferença' está estampada no uniforme que será lançado no dia 1º de março

A empresa fornecedora de material esportivo do Flamengo divulgou mais imagens do novo uniforme do clube, que será lançado no dia 1º de março. A camisa terá estampada a frase "a maior torcida do mundo faz a diferença".

O slogan foi usado pela torcida em um mosaico gigante no empate em 0 a 0 com o Goiás pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2009. Na época, o time arrancava para o título, com sucessivos recordes de público - naquela partida, 83.489 torcedores estiveram no Maracanã.

Os detalhes do novo uniforme foram divulgados no blog de Rica Perrone.





Por: globoesporte.com

CBF volta atrás e reconhece o Flamengo como campeão em 1987

Reunião entre Patrícia Amorim e Ricardo Teixeira nesta segunda encerra polêmica. Título é dividido com o Sport

O Flamengo brigou, lutou e nesta segunda-feira, enfim, teve o reconhecimento do título brasileiro de 1987. A presidente Patrícia Amorim se encontrou com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, na Barra, para formalizar o fim da polêmica questão.

Agora, para a CBF, houve dois campeonatos brasileiros naquele ano, um conquistado pelo Fla, outro pelo Sport. Inter e Guarani são os vices.

- Com o a unificação dos títulos no ano passado, há outros casos de dois campeões no mesmo ano. Foi passado a limpo o futebol brasileiro - disse Ricardo Teixeira, que no ano passado divulgou parecer contundente afirmando que o Flamengo não era o campeão de 1987.

O diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, garantiu que a entidade tomou a decisão respaldada legalmente.

- O Flamengo apresentou no início de fevereiro um estudo complexo pedindo que a CBF reconsiderasse a decisão de 1987 e reconhecesse o Flamengo como campeão junto com o Sport. O presidente Ricardo Teixeira repassou para mim o estudo e, diante dos novos argumentos, vimos que seria justo e isso não causaria problemas jurídicos a ninguém - disse.



Carlos Eugênio Lopes considerou os argumentos do Flamengo bastante convincentes e lembrou que após a unificação dos títulos desde 1959 seria injusto não resolver a pendência da Copa União. Na cerimônia de distribuição das faixas, em dezembro do ano passado, Ricardo Teixeira disse que, como havia uma decisão judicial transitada em julgado a favor do Sport, poderia ser preso se desse a taça aos rubro-negros. A diretoria do Flamengo respondeu com ironia. Em nota oficial, os dirigentes afirmaram que, se Teixeira viesse a ser preso, não seria pela polêmica de 87.

Nesta segunda, o diretor jurídico da CBF garantiu que, judicialmente, não há o que o Sport contestar.

- O estudo enviado pelo Flamengo tem vários anexos, inclusive um documento em que o Sport reconhece o Flamengo também como campeão em 87 - afirmou.

Patrícia Amorim comemorou muito a vitória nos bastidores.

- Esse é um dia histórico para o Flamengo. Quero homenagear todos os jogadores da campanha de 87 e o técnico Carlinhos. Vocês são agora os legítimos campeões de 87, e o Flamengo tem de direito seis títulos de campeão brasileiro - disse, em entrevista ao site oficial da CBF.

Já o presidente do Sport, Gustavo Dubeux, disse que a Justiça havia decidido que o Sport era o único campeão nacional de 87 e que o clube tomará as medidas cabíveis para garantir essa posição.

Longa batalha política


Em abril de 2010, a CBF havia batido o martelo de que a Taça das Bolinhas deveria ser entregue ao São Paulo, oficialmente considerado o primeiro time a ganhar cinco vezes o Brasileiro. Na ocasião, Ricardo Teixeira disse que a decisão era irrevogável. Dois dias antes, Fábio Koff havia sido reeleito presidente do Clube dos 13 com apoio de Patrícia Amorim. Ricardo Teixeira preferia que o eleito fosse Kléber Leite.

Na eleição de Koff, Patrícia estava ao lado de Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo. Na semana passada, o dirigente tricolor recebeu oficialmente a Taça das Bolinhas, apesar dos protestos da diretoria rubro-negra. A CBF argumenta que a taça foi entregue pela Caixa Econômica Federal.

No site oficial tricolor, Juvenal Juvêncio publicou uma carta para dar satisfação a Patrícia Amorim sobre o caso. O presidente foi respeitoso, elogiou Patrícia, mas argumentou que não poderia abrir mão de um troféu "que materializa o símbolo de algumas das mais importantes conquistas desportivas dessa entidade". No dia da entrega da taça, Juvenal comentou que "ia se deliciar" com o troféu.

O Flamengo respondeu com um pedido de busca e apreensão na 50ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.

Na tarde desta segunda, o diretor jurídico do Tricolor Paulista, Karim Rocha Abdalla criticou a decisão da entidade e disse que o troféu pertence ao São Paulo: "A taça é nossa e ponto final".

Por: globoesporte.com

Herói rubro-negro, Felipe troca ofensas com corintianos pelo twitter

Goleiro que pegou dois pênaltis na semifinal da Taça Guanabara contra o Botafogo ainda é motivo de discórdia entre torcedores de seu ex-clube

Se para a torcida do Flamengo Felipe se tornou um verdadeiro herói ao defender dois pênaltis contra o Botafogo e ajudar o time a garantir vaga da final da Taça Guanabara, entre os corintianos, o goleiro ainda causa revolta. Na madrugada desta segunda-feira, após a partida no Engenhão, o camisa 1 rubro-negro discutiu com torcedores do seu ex-clube, o Corinthians, no twitter.

Usando palavras de baixo calão, os corintianos questionaram a rápida identificação de Felipe com o Flamengo, a qualidade do Campeonato Carioca e chamaram o goleiro de mercenário. A um deles, O rubro-negro respondeu: @JeanMatheuz se me odeia, quer faça o quê? Falar que amo? Me esquece e morde a testa !!!!

A saída de Felipe do Corinthians não foi nada amigável. O goleiro ficou um tempo afastado do grupo principal, treinando separadamente. Além disso, foi acusado pelo presidente Andrés Sanchez de ter entregado o jogo contra o Flamengo, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2009, que teve o Rubro-Negro carioca como campeão.

Após deixar o Parque São Jorge, Felipe se transferiu para o Braga, de Portugal, antes de acertar com o Flamengo.

Por: globoesporte.com

Luxa celebra triunfo da tática: ‘Neutralizamos o que o rival tinha de melhor’

Técnico elogia Ronaldinho pela disposição e pede respeito ao Boavista: ‘Eles não pediram favor a ninguém’

O torcedor do Flamengo deixou o Engenhão debochando dos botafoguenses e com um indisfarçável sorriso de “campeão da Taça Guanabara”. Mas ainda falta a final. O técnico Vanderlei Luxemburgo foi direto ao lembrar que o duelo contra o Boavista não é um simples amistoso.

Os dois times se enfrentaram na primeira fase e o Rubro-Negro levou a melhor: 3 a 2. Porém, o gol da vitória, de Negueba, aconteceu nos minutos finais do duelo.

- O Boavista não pediu licença e nem favor a ninguém. Temos que respeitar muito e os torcedores têm que comparecer porque é uma decisão. Vão dizer que já ganhamos, mas na prática isso não funciona - declarou Luxemburgo.

O treinador considerou o empate por 1 a 1 no tempo normal (o Flamengo venceu por 3 a 1 no pênaltis), sobretudo, um duelo tático. Ele elogiou Welinton e David Braz pelo bom desempenho no jogo aéreo, principal arma do Botafogo.

- Quero dar parabéns aos nossos jogadores e ao Botafogo pelo jogo limpo, bem jogado. Marcamos as bolas aéreas e soubemos encaixar a marcação. Neutralizamos o que o adversário tinha de melhor. Eles valorizaram nossa conquista, tiveram próximos de fazer o gol depois que empataram. Conseguimos equilibrar o jogo, coloquei o Negueba nas costas do Somália e a coisa funcionou bem - declarou.

Grande esperança do Flamengo, Ronaldinho também foi citado pelo treinador. O jogador teve marcação especial de Rodrigo Mancha no primeiro tempo, mudou de posição na etapa final e terminou o jogo exausto.

- Jogador com a qualidade do Ronaldo joga no meio ou como atacante. No segundo tempo, o deixei enfiado entre os dois zagueiros para prendê-los, e o Negueba e o Thiago mais soltos. Ele quase fez um gol numa bola que girou no zagueiro. Foi o dia que o Ronaldo mais correu - afirmou Luxemburgo.

O grupo rubro-negro tem folga nesta segunda-feira e se reapresenta às 16h (de Brasília) de terça para iniciar a preparação visando à final contra o Boavista, domingo, no Engenhão.

Por: Eduardo Peixoto