sábado, 6 de novembro de 2010

Guilherme Negueba: talento com latinha foi primeiro passo até o Fla

Aos 18 anos, meia será titular do Rubro-Negro pela primeira vez neste domingo, contra o Atlético-PR, pela 34ª rodada do Brasileirão

A camisa de treino ganhou o número 36 e foi personalizada há poucos dias. A inscrição Negueba revela o apelido que carrega desde pequeno, quando chegou à categoria infantil do Flamengo. Pegou tanto que resolveu assumir. O primeiro nome é Guilherme, mas pouca gente usa. Nos treinos, Vanderlei Luxemburgo o chama de “neguinho”. O novo titular do meio-campo do Flamengo estreia neste domingo, na partida contra o Atlético-PR, em Volta Redonda, pela 34ª rodada do Brasileirão.

Neste sábado, o técnico decidiu desfazer o ataque 3D, sacou Diego Maurício e Diogo, lançou Val Baiano ao lado de Deivid na linha de frente, com Renato e Guilherme Negueba na armação. Aos 18 anos, o garoto, que ficou na reserva contra o Ceará, foi relacionado pela terceira vez e vai começar a partida.

- Estou pronto. Ele está me dando uma chance, sou dos juniores e estou aqui para somar com o elenco. Não esperava porque estava há pouco tempo nos juniores, jogando a OPG (Taça Otávio Pinto Guimarães, uma espécie de Carioca do segundo semestre). Fiz um bom treino contra o profissional, e o Luxemburgo me deu a oportunidade – disse.

O caminho de Negueba até a Gávea começou com uma latinha. Foi assim que ele acabou descoberto em Piedade, Zona Norte do Rio. Na festa de um primo, brincava na rua com os amigos e chamou a atenção.

- Foi tudo muito rápido. Foi brincando com uma latinha que me chamaram para jogar futebol de salão no Jacarepaguá Tênis Clube. O cara chegou para mim e disse que se eu fizesse com a bola o que fazia com a latinha chegaria muito longe. Depois do Jacarepaguá, fui para o Jequiá da Ilha (do Governador). Foi lá que um amigo do Marcio Braga (ex-presidente rubro-negro) me viu jogando e fez o convite para um teste no Flamengo – contou.

Negueba passou por toda a base rubro-negra e tem contrato até 2012. Tem sido tratado com carinho e atenção pelos companheiros e recebido conselhos de Luxemburgo. O técnico aprecia o desempenho do garoto nos treinos e o define como "jogador de futebol de qualidade".

- Meu ponto forte é partir para cima, com muita velocidade, chegar à linha de fundo e cruzar. Ele está me dando muita força, está falando para eu ir com calma, que minha hora vai chegar. Sou muito novo ainda. Os companheiros me ajudam bastante. É uma experiência muito boa. Há pouco tempo, via esses jogadores pela televisão. Agora estou com eles. É um sonho se realizando – comentou.

O time que vai enfrentar o Atlético-PR: Marcelo Lomba, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Renato e Guilherme Negueba; Deivid e Val Baiano.

Por: Richard Souza

Novamente titular, Val Baiano diz que volta mais leve e confiante

Atacante vai formar a dupla de ataque com Deivid neste domingo, contra o Atlético-PR, em Volta Redonda, pela 34ª rodada do Brasileirão

“Deus é mais! Desta cadeira eu quero é distância!”. São frases de um bem-humorado Val Baiano, ao se aproximar dos jornalistas para a entrevista coletiva no início da tarde deste sábado, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Depois de ficar fora das partidas contra Inter e Vasco por conta de uma lesão na panturrilha direita, e de ter sido reserva contra Corinthians e Ceará, o camisa 9 recupera a condição de titular. Neste domingo, contra o Atlético-PR, pela 34ª rodada do Brasileirão, ele formará o ataque com Deivid.

Na véspera da partida, Vanderlei Luxemburgo realizou um coletivo de 40 minutos. O técnico decidiu abandonar o ataque 3D, sacou Diogo e Diego Maurício, e escalou Val e Deivid na frente, com Renato e Guilherme Negueba, de 18 anos, na armação.

- O professor optou por mim novamente, espero entrar e corresponder. Foi aqui que fiz meu primeiro gol com a camisa do Flamengo. Vou entrar mais tranquilo, mais confiante, já sem aquele peso de não ter feito gols. O time tem crescido, feito bons jogos. Tive o problema na panturrilha, não foi uma lesão muito grave e só fiquei fora de dois jogos. Vou procurar fazer uma boa partida para que possamos terminar bem o campeonato e com a vaga na Sul-Americana - disse.

O Raulino de Oliveira virou uma espécie de estádio da sorte de Val Baiano. Foi na Cidade do Aço que ele desencantou, no jogo contra o Atlético-GO, há um mês. Vivia fase difícil, um jejum de dez partidas e era motivo de chacota entre os torcedores. Com três gols no Nacional, curte o momento “xodó” e tem recebido carinho.

- Sempre fica aquela confiança. Voltar ao lugar onde você fez o primeiro gol dá boas recordações. Lembro que o Diego Maurício começou a jogada pela direita com o Marquinhos, que, consciente, viu a minha entrada no segundo poste. Subi por trás dos zagueiros e acertei uma bonita cabeçada. Um gol que vai ser inesquecível (assista ao vídeo ao lado). Espero que possa fazer nas duas traves desta vez (risos) – brincou.

No último treino, Luxemburgo deixou Val mais fixo na área, e Deivid mais livre. Nenhum deles marcou, mas procuraram fazer tabelas e dar opções aos meias. A falta de entrosamento não será problema.

- Comentei com o Deivid para não sair muito nas laterais, porque temos a qualidade de Léo Moura e Juan pelas alas. Pedi para ele se aproximar, para tentarmos tabelas e envolver a defesa do Atlético. Mas não vejo dificuldades, joguei umas duas vezes com ele, é inteligente. A defesa vai se preocupar com os dois – comentou.

O time que vai enfrentar o Atlético-PR: Marcelo Lomba, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Renato e Guilherme Negueba; Deivid e Val Baiano.

Flamengo e Atlético-PR se enfrentam às 19h30m (de Brasília). Os cariocas têm 40 pontos, em 13º lugar. O Furacão tem 50, em oitavo.

Por: Richard Souza

Luxa barra Diogo e Diego Maurício e vai de Negueba e Val Baiano

Em coletivo, técnico abandona o ataque 3D e dará chance a garoto de 18 anos na partida contra o Atlético-PR, neste domingo, pelo Brasileirão

Com os jogadores reunidos no centro do campo do estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, Vanderlei Luxemburgo começou a distribuir coletes, no fim da manhã deste sábado. Léo Moura e Juan foram os primeiros, depois Angelim e Welinton, Renato, os volantes Maldonado e Willians, Deivid, Val Baiano e Guilherme Negueba. O camisa 9 e o garoto de 18 anos, promovido recentemente ao grupo profissional, que ficou no banco pela primeira vez no jogo contra o Ceará, serão titulares neste domingo, na partida diante do Atlético-PR, pela 34ª rodada do Brasileirão.

Depois de duas tentativas, o técnico barra Diego Maurício e Diogo e, por enquanto, abandona o ataque 3D. Após o empate por 2 a 2 com o Vozão, na última quarta, Luxa criticara a falta de movimentação da dupla e decidiu mudar.

Em quase 40 minutos de treino coletivo, o treinador rubro-negro interrompeu a atividade várias vezes, especialmente para orientar o posicionamento defensivo em cobranças de escanteio, de faltas laterais e da intermediária. O volante Correa e o meia Marquinhos alçavam as bolas.

Os jogadores também trabalharam jogadas de ultrapassagem pelas laterais. Renato e Juan pela esquerda; Negueba e Léo Moura pela direita. O garoto foi orientado por Renato e Léo Moura em alguns momentos. Demonstrou personalidade, partiu para cima e tentou alguns dribles mais ousados, como uma caneta no volante Fernando.

- Passa, neguinho! Chega cruzando, neguinho! – orientava Luxemburgo.

Os titulares venceram por 2 a 0, e Negueba participou dos dois gols. No primeiro, encarou a marcação e bateu cruzado. O goleiro Paulo Victor deu rebote, e Renato pegou a sobra. No segundo, dominou a bola pela direita, ergueu a cabeça e cruzou para a área. Willians apareceu para cabecear, de peixinho.

A nova dupla de ataque, com Val Baiano e Deivid, procurou se movimentar e dar opções aos armadores. Nesta formação, Deivid joga um pouco mais afastado da área, enquanto Val fica centralizado à espera de cruzamentos.

O time que vai enfrentar o Atlético-PR: Marcelo Lomba, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Renato e Guilherme Negueba; Deivid e Val Baiano.

A formação reserva teve Paulo Victor, Galhardo, Jean, David e Rodrigo Alvim; Fernando, Fierro, Correa e Marquinhos, Diego Maurício e Diogo.

Flamengo e Atlético-PR se enfrentam às 19h30m (de Brasília). Os cariocas têm 40 pontos, em 13º lugar. O Furacão tem 50, em oitavo.

Por: Richard Souza

Rubro-negros não se iludem e ignoram tabu contra o Furacão no Rio

Flamengo nunca perdeu para o Atlético-PR como mandante. Neste domingo, equipes se enfrentam em Volta Redonda


O Flamengo está em alerta. Na 13ª posição no Campeonato Brasileiro, com 40 pontos, o Rubro-Negro ainda não conseguiu afastar o perigo do rebaixamento. Está cinco pontos à frente do Atlético-MG, que é o primeiro do Z-4. Neste domingo, o time de Vanderlei Luxemburgo tenta subir na tabela e respirar um ar mais puro na classificação. O adversário será o Atlético-PR, que briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem. O Furacão tem 50 pontos, em oitava.

O confronto será em Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira. As equipes já se enfrentaram na Cidade do Aço pelo Nacional. Foi em junho de 2004. Os cariocas venceram por 3 a 0, gols de Negreiros, Ibson e Roger. Aliás, o retrospecto do Flamengo contra o Atlético-PR no Rio é quase perfeito. Em 13 partidas, o time jamais perdeu. Foram 11 vitórias e dois empates.

O tabu não ilude os rubro-negros, principalmente porque o adversário ainda sonha alto na competição.

- Futebol é uma situação em que as coisas podem acontecer. Tenho que envolver o Flamengo com as nossas necessidades. Não posso deixar jogarem tranquilos porque o Flamengo nunca perdeu (para o Atlético-PR, no Rio). Vai que toma uma cacetada. É difícil jogar contra o Atlético-PR na casa dele e temos de fazer com que a torcida jogue junto aqui – comentou.

O lateral-direito Léo Moura concorda, pede atenção e agressividade. O discurso do capitão é de otimismo.

- Dentro de casa temos de pensar sempre em vitória. Contra o Atlético-PR, temos que entrar para matar o jogo. Eles têm uma equipe boa e vão fazer um jogo duro aqui. Do jeito que temos jogado, vamos conseguir uma vitória – afirmou.

Por: Richard Souza

Luxa enche a bola de Welinton e Angelim: ‘Eles se completam’

Técnico diz que soma da juventude com a experiência tem dado certo na zaga rubro-negra

Contra o Ceará, a defesa do Flamengo foi o melhor ataque. No empate por 2 a 2, os zagueiros Welinton e Ronaldo Angelim viraram armas ofensivas e ajudaram o Rubro-Negro a conquistar um ponto em Fortaleza (assista ao vídeo ao lado). Jogadas trabalhadas nos treinos, segundo Vanderlei Luxemburgo. O técnico, aliás, se mostra satisfeito com o desempenho da dupla de zaga.

- Desde que cheguei aqui, coloquei o Welinton para jogar e gostei. Já tinha visto jogar, é jovem (21 anos), criado no Flamengo, tem potencial, mas precisa melhorar bastante. O Angelim já fez gol de título. Gol de cabeça não é novidade para ele. Se posiciona bem, tempo de bola bom. Quando resolvi colocar o Angelim contra o Corinthians foi por causa do Ronaldo, por conta da experiência dele (tem 34 anos). Eles se completam. Welinton vai aprender muita coisa ao lado do Angelim – disse.

A dupla será mantida na partida deste domingo, contra o Atlético-PR, pela 34ª rodada do Brasileirão. Luxemburgo só pretende divulgar a escalação da equipe momentos antes do confronto. A principal dúvida está no ataque, chamado 3D. Diogo, Diego Maurício e Deivid não foram bem contra Corinthians e Ceará. Val Baiano corre por fora.

- Eu gostei muito do que a equipe fez contra o Ceará, teve domínio. Sentiu bem a proposta do adversário. Pela situação que estamos vivendo, o resultado não foi o que gostaríamos. Mas o trabalho é muito bom, a sequência é muito boa – destacou.

Sob o comando de Luxa, o Rubro-Negro disputou seis partidas. Foram duas vitórias e quatro empates. O time tem 40 pontos e é o 13º colocado. O Furacão está em oitavo, com 50, e briga por uma vaga no G-4. A partida será no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 19h30m (de Brasília).

Por: Richard Souza

Celso Martins assume comando de time da base do Flamengo

Profissional, de 26 anos, deixou os juniores do Sendas, que jogava o Torneio OPG, para substituir Marquinho no sub-15

Em período de mudanças na base, o Flamengo trocou também de treinador na categoria Sub-15. Celso Martins, de 26 anos, assumiu nesta sexta-feira, no lugar de Marquinho, que saiu na semana passada. Ele por pouco não integrou a comissão técnica de Rogério Lourenço, ex-comandante do profissional. Na ocasião, foi convidado para ser observador técnico, mas não houve acordo.

Celso comandava o time de juniores do Sendas, pelo qual foi campeão da Série B do Estadual, e já trabalhou com Marcelo Buarque, ex-auxiliar de Lourenço, na Portuguesa da Ilha, no Bangu e no América, entre outros. A intenção do jovem técnico é se firmar no cenário de base para tentar atingir uma das Seleções da categorias em breve.

Por: globoesporte.com

Fla pega congestionamento no Rio e faz treino noturno em Volta Redonda

Grupo rubro-negro realiza trabalho físico e técnico no Raulino de Oliveira


Quando decidiu antecipar a viagem do Flamengo a Volta Redonda da manhã de sábado para a tarde desta sexta-feira, o técnico Vanderlei Luxemburgo pretendia dar mais tempo de descanso aos jogadores. No entanto, por conta de um congestionamento na saída do Rio, a delegação levou quatro horas para chegar à Cidade do Aço, local da partida contra o Atlético-PR, neste domingo, às 19h30m (de Brasília), pela 34ª rodada do Brasileirão. Normalmente, o percurso é feito em duas horas.

- Foram quase quatro horas de viagem, pegamos quase duas horas de congestionamento quando saímos da Barra. Mas vamos jantar mais cedo, descansar. Atrapalhou um pouco, mas nada para se desesperar - disse Luxemburgo.

Com os refletores do estádio Raulino de Oliveira acesos, o treino do Rubro-Negro começou pouco depois das 20h. Os atletas que iniciaram a partida contra o Ceará, na última quarta, correram de tênis em volta do gramado. Os demais fizeram um trabalho físico um pouco mais puxado, além de uma atividade técnica. Apesar do atraso, alguns torcedores foram pacientes e esperaram para prestigiar a equipe.

Os meias Petkovic e Kleberson ainda se recuperam de lesões musculares e não viajaram com o grupo. O volante Maldonado, que cumpriu suspensão na rodada passada, está novamente à disposição e deve voltar ao time titular no lugar de Correa.

Luxemburgo preferiu não adiantar a escalação e já avisou que só vai divulgá-la momentos antes do confronto. A expectativa gira em torno do ataque 3D. Em dois jogos, a formação ofensiva com Diogo, Diego Maurício e Deivid não funcionou.

- Vou ver o time que vou colocar depois de receber a análise do último jogo do Atlético-PR. Vamos montar a equipe com calma – afirmou o técnico.

O Flamengo volta a treinar no fim da manhã deste sábado, às 11h, também no Raulino. O time está em 13º na tabela do Nacional, com 40 pontos, cinco à frente do Atlético-MG, que abre o Z-4.

Por: Richard Souza

D2 x Império do Amor: Deivid e Diogo custam mais e rendem menos

Por mês, Fla gasta quase R$ 930 mil com a dupla, que em dois meses só fez cinco gols. Adriano e Vagner Love custavam R$ 300 mil a menos



Eles chegaram sob as bênçãos de Zico, o maior ídolo rubro-negro. Na pomposa apresentação no salão nobre da Gávea, receberam o “passe” do Galinho, então diretor-executivo de futebol do clube. “A bola está com eles”, disse o então dirigente. Antes mesmo da estreia, viraram salvadores da pátria. O Rubro-Negro contratava, enfim, substitutos bem conceituados, capazes de substituir Adriano e Vagner Love. Estava formado o ataque D2, que ganhou letra e música.

Há pouco mais de dois meses no clube, Diogo e Deivid não vingaram. Motivos para o baixo rendimento são apontados pelos próprios. Fator 1: ambos passaram muito tempo no futebol europeu (Diogo, dois anos; Deivid, cinco). Fator 2: chegaram ao clube longe da forma física ideal e sentiram o ritmo intenso do futebol brasileiro. Fator 3: a readaptação ao estilo de jogo é lenta. Fator 4: de cara, viram a Gávea ferver numa crise política e o time passar por mudanças no comando técnico.

Fato é que os números são marcadores implacáveis. Diogo, 23 anos, disputou 14 partidas com a camisa rubro-negra até então. Fez apenas um gol. Foram 12 jogos de um longo e incômodo jejum.

- O maior da minha carreira - frisou, em recente entrevista.

Deivid, 31 anos, atacante de currículo abarrotado de títulos, avisou que só poderá render aquilo que se espera em 2011. Enquanto isso, ajuda como pode. Em 15 jogos, fez quatro gols. É o vice-artilheiro da equipe na competição. Esta atrás do meia Petkovic, que tem cinco, e ao lado de Vagner Love, que antes de voltar ao CSKA, da Rússia, disputou cinco partidas do Nacional.

O custo-benefício do ataque D2 decepciona. O rendimento é bem diferente dos 38 gols que os integrantes do Império do Amor marcaram no primeiro semestre. Claro que cabe a ressalva de que muitos tentos foram em equipes pequenas do Campeonato Carioca. Mas é como se Adriano e Vagner Love ainda rondassem a Gávea.

A linha de frente atual é mais cara do que a anterior. Em 2009, o Flamengo desembolsava R$ 165 mil mensais para pagar o Imperador. Ele ainda recebia R$ 250 mil da Olympikus, fornecedora de material esportivo - o atacante comandou o time na conquista do Brasileirão. Antes de voltar ao Roma, da Itália, Adriano disputou o Estadual e a Libertadores da América. Na virada do ano, ganhou um aumento de R$ 100 mil em luvas, totalizando R$ 265 mil da parte do clube. Com a contratação de Vagner Love, o Fla passou a desembolsar mais R$ 360 mil. Desta forma, saíam dos cofres R$ 625 mil mensais para custear o Império do Amor.

Deivid e Diogo, juntos, custam ao Rubro-Negro quase R$ 710 mil por mês em salários. Adiciona-se a essa conta as 11 parcelas de R$ 218 mil do empréstimo do camisa 43 pagas ao Olympiacos e surgirá a conta total: R$ 928 mil por mês.

A diferença de R$ 300 mil aos cofres não compensou em campo. O Flamengo vai mal na tabela, está na 13ª posição no Brasileiro e ainda luta para evitar o rebaixamento. Mas, pelo menos, o preço alto tem algum benefício. A diretoria não pode se queixar de ausências e farras noturnas (públicas) dos novos atacantes.

Por: Richard Souza

Fla procura patrocinador para 2011

Acordo com a Batavo termina no fim deste ano e não será renovado. Clube fecha parceria para entrar no varejo de eletroeletrônicos

O Flamengo procura um patrocinador para 2011. A parceria com a Brasil Foods, dona da Batavo, termina no fim deste ano e não será renovada. O clube tem conversado com pelo menos quatro empresas. Uma delas seria a Petrobras, que durante 24 anos estampou sua marca na camisa rubro-negra (o vínculo terminou em abril de 2009). Segundo o vice de marketing do clube, Henrique Brandão, a ideia é garantir uma verba de R$ 22 milhões na próxima temporada com os espaços da frente e das costas.

- Temos falado pessoalmente com algumas empresas e temos empresas de marketing esportivo autorizadas a tratar do assunto para o Flamengo. O valor do patrocínio é negociável, mas vamos querer manter o nível (com a Batavo, são R$ 1,8 milhões por mês, ou seja, R$ 21,6 milhões ao ano). A ideia é que no Campeonato Carioca o time já possa entrar com o novo patrocinador estampado na camisa – disse.

O clube também conduz a renovação do contrato com o BMG para as mangas da camisa, que termina no fim do ano. A intenção é prorrogar por mais dois. O banco, inclusive, já encaminhou uma proposta ao Flamengo superior aos R$ 8,5 milhões pagos em 2010 (R$ 8 milhões para o futebol e R$ 500 mil para o basquete). Os novos valores estão um pouco abaixo dos R$ 10 milhões anuais para seguir patrocinando os dois esportes. O Conselho Deliberativo votará a renovação.

Clube vai entrar no varejo de eletroeletrônicos

O Flamengo fechou uma parceria com a empresa Hermes e com o site Compra Fácil para entrar no varejo de eletroeletrônicos. Até o início do ano que vem, o clube pretende lançar a Loja do Flamengo, que venderá produtos de diversos fabricantes. A ideia é usar o programa de fidelidade com o torcedor para premiar e atrair clientes e disputar com gigantes do setor.

- É a reformulação do programa Cidadão Rubro-Negro. Vamos montar um cartão onde o torcedor poderá comprar ingressos e produtos. As compras vão render pontos que poderão ser trocados por novos ingressos, camisas e produtos ligados ao clube. Está sendo implementado por etapas – explicou Henrique Brandão.

Por: Richard Souza

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Fla se torna recordista de empates na era dos pontos corridos

Time rubro-negro já empatou 16 partidas no Brasileiro de 2010

O Flamengo se tornou em 2010 o recordista de empates em Campeonatos Brasileiros na era dos pontos corridos. Com 16, ainda faltam dois para o time rubro-negro alcançar os 18 de Ponte Preta e Botafogo, em 2003 e 2004, respectivamente. Mas nesses anos de estreia da fórmula, a competição contava com 24 clubes.

A equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo, portanto, supera ambos, já que, com 20 times na disputa atual, ficou na igualdade em 42,1% das 38 rodadas que terá o campeonato. Campineiros e alvinegros empataram 39,13% das partidas naquelas edições.

O excesso de empates costuma ser sinônimo de fracasso no Brasileiro. Em 2003, a Ponte Preta foi rebaixada na 22ª colocação, e, no ano seguinte, o Botafogo terminou a competição em 20º, uma posição acima da zona da degola.

Em 2005, com 22 clubes na disputa do campeonato, o Flamengo foi o time que em mais oportunidades saiu de campo com um ponto conquistado: 13. E por pouco não caiu para a Série B.

A partir de 2006, o Brasileiro passou a ter 20 clubes na Série A, modelo mantido até hoje. Naquela temporada, Vasco e Fortaleza terminaram a competição com 14 empates. O time carioca, comandado por Renato Gaúcho, fez boa campanha e terminou em sexto na tabela. Mas foi um 0 a 0 na última rodada que tirou dos cruz-maltinos a chance de disputar a Libertadores do ano seguinte.

O Corinthians viveu o maior drama de sua história centenária quando foi rebaixado em 2007. A 17ª colocação obtida no Brasileiro foi reflexo de uma campanha ruim que contou com 14 empates, maior número naquela edição.

O São Paulo, mesmo com 12 empates, foi campeão em 2008. No mesmo ano, o Atlético-MG saiu de campo com um ponto em 12 oportunidades e acabou em 12º. Já Fluminense e Santos, com o mesmo número de igualdades, terminaram a competição em 14º e 15º, respectivamente, lutando contra a queda até a reta final do Brasileiro.

Outra prova de que empatar muito é um mau negócio foi dada no ano passado pelo Botafogo. Foram 14, e o time alvinegro só se livrou do risco de degola na última rodada.

Por: Vitor Machado

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Contratado como grande reforço, Lamonte rescinde com o Flamengo

O americano Kyle Lamonte, contratado em junho pelo Flamengo, rescindiu contrato com a equipe carioca, nesta quarta-feira. Segundo a diretoria do clube, a decisão partiu do próprio jogador, que agora não poderá defender nenhum outro time do país e nem enfrentar a equipe rubro-negra até junho de 2011, período que duraria seu contrato.

Eleito o melhor jogador da Liga das Américas 2009/2010, a qual conquistou defendendo o Peñarol Mar del Plata, o armador de 26 anos havia sido contratado como um grande reforço, tendo sido apontado por alguns como o melhor americano em atividade na América do Sul.

No mesmo dia em que anunciou a saída de Lamonte, o clube reiterou o desejo de disputar o hexagonal final da Liga Sul-americana de Clubes no Rio de Janeiro, de 24 a 28 de novembro. A equipe conquistou a vaga com duas vitórias na primeira fase (sobre Malvin, do Uruguai, e Inacap, do Chile), disputada em Santiago Del Estero, na Argentina.

"Estamos analisando o que teremos de direitos e de deveres a serem cumpridos. Para nós, seria de extrema importância contar com o apoio da torcida rubro-negra na decisão do título", disse a vice-presidente de esportes olímpicos, Cristina Callou, que tenta viabilizar o desejo junto à Associação do Basquete Sul-Americano (ABASU).

Por: Gazeta Esportiva

Fla escolhe uniformes para 2011; coleção fará referência aos 30 anos do Mundial


O ano de 2010 ainda não terminou, mas a diretoria do Flamengo trabalha 2011 intensamente nos bastidores. A reformulação do elenco, a evolução nas obras do CT Ninho do Urubu, e a busca por um novo patrocinador master para a próxima temporada são os principais objetivos dos dirigentes.

Enquanto caminha nas prioridades, o clube lançará no início do próximo ano a sua nova coleção de uniformes. Os 30 anos do título Mundial de Clubes, conquistado em 13 de dezembro de 1981, nos 3 a 0 sobre o Liverpool, em Tóquio, serão celebrados nas camisas nº. 1 e 2 do futebol.

Em relação ao modelo atual, algumas mudanças serão significativas. Na camisa rubro-negra, a altura da gola será alterada, as listras serão um pouco mais largas, e as mangas voltarão a ter o tradicional vermelho e preto. Já o modelo branco será parecido com o usado na decisão de 1981. As duas camisas terão um selo comemorativo referente à conquista histórica.

O clube nomeou uma “comissão de uniformes” para realizar os ajustes necessários da nova coleção, que também contará com novos modelos para treinamento. A atual terceira camisa não deve emplacar o próximo ano. Um novo desenho será proposto pela comissão apenas para a utilização em jogos festivos.

As mudanças ainda terão de passar pelo crivo do conselho deliberativo. Porém, internamente não se acredita no veto dos novos uniformes por parte dos conselheiros. A diretoria segue negociando com algumas empresas o contrato de patrocínio para 2011. Os dirigentes continuam otimistas em fechar o contrato até o fim do mês de novembro. Desta forma, a confecção da nova coleção será facilitada para a Olympikus, fornecedora de material esportivo do clube.

Por: Vinicius Castro

Luxemburgo é paciente com o ataque 3D e elogia Marquinhos

Técnico diz que falta movimentação aos homens de frente. Atuações do meio-campista têm agradado

A segunda tentativa do técnico Vanderlei Luxemburgo de escalar o Flamengo com o ataque 3D, Diogo, Diego Maurício e Deivid, não empolgou. Assim o como na partida contra o Corinthians, a linha de frente encontrou dificuldades diante do Ceará, nesta quarta-feira, no empate por 2 a 2, no Castelão. Ao contrário do jogo contra os paulistas, semana passada, Luxa não mudou o setor no intervalo. Esperou 15 minutos do segundo tempo para sacar Diogo e Diego Maurício e lançar Marquinhos e Val Baiano.

As mudanças, segundo o treinador, surtiram o efeito esperado, apesar de o Rubro-Negro não ter conseguido a vitória.

- Encaixamos no time deles. Faltou movimentação no primeiro tempo. O Deivid se movimentou bem, mas o Diego e o Diogo não se movimentaram. Pareciam dois postes. Até comentei com eles que tinham que fugir da marcação, como o Magno Alves e o Geraldo, do Ceará. Cobrei isso no intervalo. No segundo tempo, quis mudar, coloquei o Val, o Marquinhos, e o time cresceu no jogo. Adiantei o Renato e coloquei o Fernando para fechar o corredor pelo lado direito. Estava tudo sossegado, mas tomamos o gol. São coisas do futebol – comentou.

Vanderlei Luxemburgo tem demonstrado confiança no meia Marquinhos. O técnico comandou o Flamengo em seis partidas no Brasileirão. Até aqui, foram duas vitórias e quatro empates. Marquinhos foi utilizado em quatro oportunidades e correspondeu. Luxa, no entanto, não se precipita ao falar em chances de promovê-lo ao time titular.

- O elenco é para isso e você tem que usar, é assim que funciona. Tenho gostado das atuações dele, mas se vai ser titular é uma outra situação. Eu entendo algumas cobranças, os questionamentos, mas tenho de ter o discernimento do que tem de ser feito. É importante que todos estejam à disposição – afirmou.

O Flamengo tem 40 pontos na tabela, em 13º lugar. O time volta a jogar neste domingo, contra o Atlético-PR, em Volta Redonda. A partida será às 19h30m (de Brasília).

Por: Richard Souza

Luxa convoca torcida para jogo em V. Redonda e chia sem o Maracanã

Técnico diz que Flamengo e Fluminense estão sendo muito prejudicados pelo fechamento do estádio para as obras da Copa do Mundo de 2014

Cada ponto será importante para o Flamengo, terá peso de ouro nas últimas cinco rodadas do Campeonato Brasileiro. Com 40 pontos, o Rubro-Negro está em 13º lugar, na zona de classificação para a Copa Sul-Americana, mas ainda convive com o risco de rebaixamento. Neste domingo, o time jogará contra o Atlético-PR, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, distante cerca de 120 km do Rio.

Diante da necessidade de vitória, o técnico Vanderlei Luxemburgo convoca a torcida para o duelo e diz que vai tentar fazer com que o clube ajude a lotar o estádio na Cidade do Aço, que tem capacidade para 20 mil pessoas.

- Vamos jogar em casa, vou convocar o torcedor para ir a Volta Redonda, vou falar com a Patrícia (Amorim, presidente do clube) para colocar ônibus do Rio para o torcedor que está acostumado a ir ao estádio. Isso faz diferença. Você vai à (Arena) Baixada, a Porto Alegre, e o torcedor sempre dá apoio às equipes – comentou.

Luxa também chiou pela falta do Maracanã, fechado para as obras da Copa do Mundo de 2014.

- Os governantes também têm que provocar uma situação para que os torcedores do Rio não sejam prejudicados. A política colocou o Rio na Copa do Mundo, como sede, mas esqueceu que Flamengo e Fluminense seriam prejudicados. Fluminense e Flamengo levariam 50, 60 mil pessoas ao Maracanã, mas estão levando dez mil ao Engenhão – frisou.

Após o empate por 2 a 2 com o Ceará, que não mudou em nada a situação do Flamengo na tabela, o técnico ratificou que o foco dele e do grupo está na reta final do Nacional.

- Cada jogo nosso é decisivo para manter o Flamengo na Primeira Divisão. Não existe projeto para o ano que vem. Tudo aquilo que falamos são possibilidades. O grande projeto do Flamengo é ficar na Primeira Divisão – ressaltou.

A delegação rubro-negra retorna ao Rio na tarde desta quinta-feira. Nesta sexta, o grupo vai treinar no Ninho do Urubu, à tarde.

Por: Richard Souza

Fla fica na frente duas vezes, mas permite o empate do Ceará: 2 a 2

Equipes não conseguem melhorar suas posições na tabela do Brasileirão

Vencer o Ceará no Castelão não é tarefa fácil. A torcida do Vozão não para, canta alto, pressiona. Mas o Flamengo, que também teve apoio importante na capital cearense, deixou escapar uma ótima oportunidade de melhorar sua posição na tabela. Nesta quarta-feira, em jogo válido pela 33ª rodada do Brasileirão, o Rubro-Negro foi superior ao adversário na maior parte do tempo, ficou duas vezes em vantagem no placar, mas fracassou. O 2 a 2 não deixa as equipes andarem. O Vozão tem 43, em 11º, enquanto o Fla chega a 40, em 13º. Ambas continuam na zona de classificação para a Copa Sul-Americana.

Luxemburgo apostou novamente no ataque 3D, mas foram os zagueiros que fizeram a diferença. Welinton e Ronaldo Angelim marcaram os gols do Fla, enquanto Magno Alves, rival antigo, dos tempos de Fluminense, fez os dois dos donos da casa, em duas falhas do goleiro Marcelo Lomba, que não teve uma noite feliz.

Sob o comando de Luxa, o Flamengo tem duas vitórias e quatro empates. Empates, aliás, não faltam ao Rubro-Negro. Em 33 jogos até então, foram 16 igualdades. É o recordista da competição até aqui. O Vovô mantém o bom desempenho em casa. Em 17 partidas como mandante, são nove vitórias, sete empates e apenas uma derrota (para o Vasco, por 2 a 0).

O Ceará volta a jogar neste sábado. O time visita o Grêmio, no estádio Olímpico, às 19h30m. No domingo, no mesmo horário, o Flamengo recebe o Atlético-PR, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Casa cheia e jogo quente: 1 a 1

Jogo bom é assim. Começa antes mesmo de a bola rolar, com arquibancada cheia, gente cantando sem parar, fazendo barulho. No Castelão, as torcidas de Ceará e Flamengo chegaram para jogar. Provocação de um lado e de outro, mas em clima de paz. A maioria vestindo branco e preto, é verdade, mas os rubro-negros não se intimidaram na hora de berrar.

Jogo bom tem de ter gol. E quando é logo de cara deixa tudo mais empolgante. Vanderlei Luxemburgo escalou o Rubro-Negro pela segunda vez com o ataque 3D. Uma nova versão: Deivid centralizado e um pouco mais recuado, Diogo aberto pela esquerda, e Diego Maurício na direita. Quem apareceu, no entanto, foi um zagueiro. Welinton é zagueiro-zagueiro. Dá chutão, sim. Dá de bico também. Bico para a rede adversária. Aos dois minutos, Renato cobrou escanteio, Michel Alves tentou segurar a bola, mas largou. Diego Maurício pegou a sobra e ajeitou para o defensor marcar.

Vencer o Ceará no Castelão não é tarefa fácil. A torcida do Vozão não para, canta alto, pressiona. Mas o Flamengo, que também teve apoio importante na capital cearense, deixou escapar uma ótima oportunidade de melhorar sua posição na tabela. Nesta quarta-feira, em jogo válido pela 33ª rodada do Brasileirão, o Rubro-Negro foi superior ao adversário na maior parte do tempo, ficou duas vezes em vantagem no placar, mas fracassou. O 2 a 2 não deixa as equipes andarem. O Vozão tem 43, em 11º, enquanto o Fla chega a 40, em 13º. Ambas continuam na zona de classificação para a Copa Sul-Americana.

Luxemburgo apostou novamente no ataque 3D, mas foram os zagueiros que fizeram a diferença. Welinton e Ronaldo Angelim marcaram os gols do Fla, enquanto Magno Alves, rival antigo, dos tempos de Fluminense, fez os dois dos donos da casa, em duas falhas do goleiro Marcelo Lomba, que não teve uma noite feliz.

Sob o comando de Luxa, o Flamengo tem duas vitórias e quatro empates. Empates, aliás, não faltam ao Rubro-Negro. Em 33 jogos até então, foram 16 igualdades. É o recordista da competição até aqui. O Vovô mantém o bom desempenho em casa. Em 17 partidas como mandante, são nove vitórias, sete empates e apenas uma derrota (para o Vasco, por 2 a 0).

O Ceará volta a jogar neste sábado. O time visita o Grêmio, no estádio Olímpico, às 19h30m. No domingo, no mesmo horário, o Flamengo recebe o Atlético-PR, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Casa cheia e jogo quente: 1 a 1

Jogo bom é assim. Começa antes mesmo de a bola rolar, com arquibancada cheia, gente cantando sem parar, fazendo barulho. No Castelão, as torcidas de Ceará e Flamengo chegaram para jogar. Provocação de um lado e de outro, mas em clima de paz. A maioria vestindo branco e preto, é verdade, mas os rubro-negros não se intimidaram na hora de berrar.

Jogo bom tem de ter gol. E quando é logo de cara deixa tudo mais empolgante. Vanderlei Luxemburgo escalou o Rubro-Negro pela segunda vez com o ataque 3D. Uma nova versão: Deivid centralizado e um pouco mais recuado, Diogo aberto pela esquerda, e Diego Maurício na direita. Quem apareceu, no entanto, foi um zagueiro. Welinton é zagueiro-zagueiro. Dá chutão, sim. Dá de bico também. Bico para a rede adversária. Aos dois minutos, Renato cobrou escanteio, Michel Alves tentou segurar a bola, mas largou. Diego Maurício pegou a sobra e ajeitou para o defensor marcar.

Por: Richard Souza

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Luxemburgo se encanta com jovem revelação do Flamengo

Luxemburo pode promover a estreia de Negueba diante do Ceará

O técnico Vanderlei Luxemburgo parece estar cada dia mais encantado com o futebol do meia Guilherme. Na segunda parte do coletivo de ontem, o treinador experimentou o jovem jogador pela primeira vez entre os titulares.

Na partida contra o Corinthians, na última rodada, Negueba, como o jogador é conhecido entre seus companheiros, chegou a ser relacionado para a partida, mas acabou não ficando nem no banco de reservas.

O jovem vinha se destacando no time de juniores, no Torneio Octávio Pinto Guimarães. Após um jogo treino contra os reservas, no Ninho, encantou Luxemburgo. "Estou muito feliz. É muita emoção treinar e viajar", disse Negueba.

O atacante, 18 anos, viajou com a delegação rubro-negro para Fortaleza e pode ser relacionado pela primeira vez como profissional. Nesta quarta-feira, o Flamengo enfrenta o Ceará, no Castelão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na 13ª posição, com 39 pontos, o clube rubro-negro está na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. no entanto, o Flamengo precisa tomar cuidado para não voltar a sofrer ameaça do rebaixamento, de onde está afastado por apenas cinco pontos.

Por: Lancepress

'Filho da terra', Angelim acredita na força nordestina para vencer o Ceará

Na tarde desta terça-feira, o Flamengo realizou um treinamento recreativo antes da partida contra o Ceará, quarta, às 21h50, no Castelão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A atividade foi realizada no centro de treinamento do Fortaleza e acompanhada por cerca de dois mil torcedores rubro-negros.

Nascido em Juazeiro do Norte, o “Filho da terra” Ronaldo Angelim também atuou durante muito tempo nos dois principais clubes de Fortaleza. Conhecedor do “terreno”, o zagueiro do Flamengo acredita na força da torcida e determinação da equipe para voltar ao Rio de Janeiro com uma importante vitória na bagagem.

“Sou feliz por ter jogado nos dois clubes grandes da capital e por atuar no Flamengo. Estou me sentindo em casa. Espero que possamos fazer um grande jogo e agradar aos torcedores de Flamengo e Fortaleza”, disse o zagueiro, acrescentando.

“Tenho a certeza de que as seis mil pessoas que vão torcer pelo Flamengo darão apoio para conseguirmos uma vitória”, comentou.

Por fim, o zagueiro analisou a equipe do Ceará com todos os pontos e propostas de jogo que considera interessante no adversário desta quarta-feira.

“É um jogo importante para as duas equipes. Se o Ceará vencer, vai dar uma tranquilidade para eles. Se o Flamengo vencer, também vai tranquilizar. Se perder, vai ficar numa situação complicada. O objetivo do Flamengo é conquistar os três pontos. Precisamos mais do que nunca nesta partida contra o Ceará”, analisou, acrescentando.

“Eles têm uma proposta interessante, especialmente em casa. Se defendem bem e exploram os contra-ataques. Se cedermos, eles vão querer atrapalhar o nosso objetivo. É colocar em prática essa questão. Será um grande clássico”, finalizou.

Por: UOL Esportes

Ceará x Flamengo: duelo aquece a disputa por vaga na Sul-Americana

Vozão está mais perto da competição continental. Rubro-Negro tenta se afastar de vez da zona de rebaixamento

A briga é na parte intermediária da tabela, mas o jogo ganhou clima de decisão. Ceará e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, com objetivos bem parecidos. O Vozão tem 43 pontos, em 11º lugar, enquanto o Fla tem 39, em 13º. Ambos querem a classificação para a Copa Sul-Americana. Os rubro-negros, no entanto, sentem a ameaça de rebaixamento mais próxima. Estão apenas cinco à frente do Atlético-MG, o primeiro do Z-4.

As semelhanças não param por aí. As equipes não perdem desde a 25ª rodada. De lá para cá, o Vozão somou 13 pontos, ganhou fôlego. Com Vanderlei Luxemburgo, o Fla tem duas vitórias e três empates. A maior série invicta do time no Nacional (sete jogos) começou em 25 de setembro, quando foi derrotado pelo Palmeiras, no Rio. Desde então, somou 11 pontos. Promessa de equilíbrio e casa cheia. O Castelão deve receber cerca de 55 mil pessoas.

Paulo César Oliveira (Fifa-SP) apita a partida. Ele será auxiliado por Márcio Eustáquio Sousa Santiago (MG) e Anderson José de Moraes Coelho (SP). A Rede Globo transmite a partida para os estados do RJ, ES, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, RR, AC, AP e as cidades de Belo Horizonte/MG, Uberlândia/MG, Ituiutaba/MG, Araxá/MG, Petrolina/PE e Juazeiro do Norte/CE. O Premiere Esportes transmite o duelo para todo o Brasil. Você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.

Ceará: Um time com apetite. Embalado, o Ceará quer matar dois coelhos com um único golpe. Primeiro: eliminar de uma vez por todas o risco de rebaixamento. Segundo: consolidar-se na zona de classificação para a Copa Sul-Americana do ano que vem.

Flamengo: Em cinco partidas com Luxemburgo, o time voltou a ficar forte. Assim como o adversário, a primeira preocupação é assegurar a permanência na Primeira Divisão. A equipe carioca também quer a vaga na disputa continental.

Ceará: O técnico Dimas Filgueiras perdeu o lateral-esquerdo Vicente, que fraturou o maxilar e está fora do campeonato. O jogador será substituído por Eusébio. Na zaga, Anderson perdeu a condição de titular para Diego Sacoman. No ataque, Magno Alves terá Washington como parceiro. A escalação: Michel Alves, Boiadeiro, Diego Sacoman, Fabrício e Eusébio; Michel, Heleno, João Marcos e Geraldo; Magno Alves e Washington.

Flamengo: O técnico Vanderlei Luxemburgo não desistiu do ataque 3D. A primeira experiência, contra o Corinthians, fracassou, mas Diogo, Deivid e Diego Maurício terão uma nova chance. No meio, Correa substitui Maldonado, que está suspenso. A escalação: Marcelo Lomba, Léo Moura, Ronaldo Angelim, Welinton e Juan; Willians, Correa, Renato Abreu e Diogo; Diego Maurício e Deivid.

Ceará: Magno Alves é adversário antigo do Flamengo. Durante cinco temporadas, defendeu o Fluimenense e não esqueceu a rivalidade Fla-Flu.

Flamengo: Deivid avisou que só vai conseguir alcançar a plenitude física e técnica em 2011, mas é uma das armas mais perigosas de Luxemburgo.

Dimas Filgueiras (técnico do Ceará): “Tenho certeza que a torcida lotará o Castelão, pois será um jogo aberto e com muitas possibilidades. Trabalhamos bastante nos últimos dias e os jogadores estão prontos para fazer uma bela partida. O Flamengo também precisa do resultado e acredito que não ficará na defesa, já que terá três atacantes desde o início. Estamos confiantes”.

Vanderlei Luxemburgo (técnico do Flamengo): "Os jogadores sabem que o foco é em 2010. O ano ainda não acabou. Só se fala em 2011 quando esse campeonato terminar, até porque 2011 depende muito dessa temporada também. O objetivo é a Sul-Americana. A última rodada foi ótima para nós, mas vamos continuar brigando para fazer nossa parte sem olhar para a parte de baixo da tabela".

* Com 15 empates em 32 jogos, o Flamengo é a equipe que mais empatou neste Campeonato Brasileiro, ao lado de Vasco e Botafogo.

* Com apenas 28 gols marcados, o Ceará tem o pior ataque deste Brasileiro. Ao lado de Guarani e Grêmio Prudente, a equipe é a única com média de gols inferior a um por partida. O time só conseguiu marcar mais de um gol por jogo em sete ocasiões e em nenhuma partida fez mais de dois gols.

* Se o Ceará tem o pior ataque do campeonato, consegue se manter no meio da tabela muito por conta da sua defesa, a melhor da competição, com 31 gols sofridos.

* Na história do Campeonato Brasileiro, o Ceará jamais derrotou o Flamengo. As duas equipes se enfrentaram seis vezes: três vitórias do Fla e três empates. Pelo Nacional, não se enfrentam em na capital cearense há 25 anos.

Em 14 de agosto, pela 14ª rodada, Flamengo e Ceará se enfrentaram no Maracanã. Num dia de estreias apagadas (de Leandro Amaral - que já deixou o clube - e Renato) e atuação fraca do time, a torcida do rubro-negra pôde comemorar pelo menos o fim do jejum de quatro jogos sem vitória e de três sem balançar as redes. Num gol de pênalti marcado por Petkovic no fim do primeiro tempo, o Rubro-Negro conseguiu três pontos.

Por: Richard Souza

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Flamengo acorda e decide acabar com a festa do caqui na Viúva

Os apaniguados rubro-negros que tratem de procurar outro mamão com açúcar ou peçam ajuda ao MST: o Morro da Viúva deixará de ser abrigo para a festa do caqui.

A diretoria do Flamengo finalmente despertou. Ela pretende usá-lo para reforçar o estoque de tijolinhos destinado à construção do novo CT - as obras devem consumir algo em torno de R$ 25 milhões.

O Morro da Viúva tem 148 apartamentos para locação, mas eles rendem muito pouco aos cofres do clube.

O ‘empréstimo’ da maioria dos imóveis serviu como pagamento por inestimáveis serviços prestados à política do vermelho e preto – é dando que se recebe.

De acordo com a presidenta Patrícia Amorim, o clube deve alugá-lo para exploração hoteleira.

Outra fonte de renda para o Ninho do Urubu será a ‘campanha do tijolinho’. Cada um custará R$ 250, e o torcedor receberá um mapa que indicará onde está instalada a peça com seu nome. O lote inicial será de 18 mil.

Por: José Roberto Malia

Com 2011 fervilhando nos bastidores, Luxa pede para o Fla se concentrar em 2010

Dentro de campo, o Flamengo ainda luta para se garantir na 1ª divisão do Campeonato Brasileiro e carimbar uma vaga na Copa Sul-Americana do próximo ano. Entretanto, enquanto trabalham dentro das quatro linhas, os jogadores ouvem comentários e sabem que nos bastidores o ano de 2011 já é uma realidade.

Se Leandro Amaral pediu para rescindir o contrato com o Flamengo e Toró não conseguiu renovar o vínculo após uma pedida salarial acima da qual os dirigentes estavam dispostos a pagar, no momento, uma lista de dispensas e contratações é estudada minuciosamente pela cúpula de futebol.

Sabe-se que jogadores como Michael, Rodrigo Alvim, Léo Medeiros e Fernando são alguns dos que deverão ser dispensados ao término do Campeonato Brasileiro. Em contrapartida, como prioridades Luxemburgo deseja um camisa 10, além de mais um zagueiro e um atacante.

Apesar de 2011 fervilhar no clube, o treinador pediu concentração nos seis últimos jogos da equipe no Campeonato Brasileiro. Segundo Luxemburgo, as partidas em questão irão definir boa parte do planejamento para a próxima temporada.

“Os jogadores sabem que o foco é em 2010. O ano ainda não acabou. Só se fala em 2011 quando este campeonato terminar. O próximo ano depende muito desta temporada também. O nosso objetivo é a Sul-Americana. A última rodada foi ótima para nós, mas vamos continuar brigando para fazer a nossa parte sem olhar para a parte de baixo da tabela”, comentou o treinador.

Nesta quarta-feira, o Flamengo enfrenta o Ceará, às 21h50, no Castelão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo é um confronto direto para as equipes que ainda não se garantiram matematicamente na 1ª divisão e ainda buscam uma vaga na Sul-Americana.

Por: Vinicius Castro

Carinho e euforia na chegada do Flamengo a Fortaleza

Cerca de 200 pessoas receberam o time no aeroporto da capital cearense

“O Flamengo nunca joga fora de casa”. A frase dita por Val Baiano na semana passada se comprovou nesta segunda-feira. A delegação rubro-negra desembarcou às 19h30m (18h30m no horário local) em Fortaleza para a partida da próxima quarta, contra o Ceará, às 21h50m (de Brasília), pela 33ª rodada do Brasileirão e foi recebida com festa. Cerca de 200 pessoas foram ao aeroporto para ver o time. Com camisas, bandeiras e balões, coloriram o saguão do local.



A maioria dos atletas parou para tirar fotos e distribuir autógrafos. Não havia escolha. Os fãs capricharam na marcação. Os seguranças do clube tiveram de trabalhar para levar os jogadores ao ônibus que aguardava o grupo. Não houve nenhum tipo de confusão.

- Não é sempre que temos esta chance. Eu moro em Fortaleza há um ano, sou de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e temos de aproveitar para ver o time de perto – disse o zootecnista Rodrigo Coimbra.

Não foram apenas os cearenses que se mobilizaram para ver o Rubro-Negro. Torcedores de outras regiões do Nordeste prestigiaram a chegada e estarão no Castelão.


- Todas as vezes que o time vem para cá nós acompanhamos. Tem gente de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco. Muita gente do interior do Ceará também. Vamos levar cinco mil balões ao estádio, bandeiras e instrumentos musicais – avisou o consultor de vendas Saulo Lopes.

Maximiliano e Érica são casados e até o dia do confronto terão uma polêmica para resolver. Ambos torcem para o Ceará e para o Flamengo. Corações dividios. Ela quer ficar na torcida dos cariocas, enquanto ele está em cima do muro.

- Não vou com a camisa de nenhum deles. Vou com uma da Seleção Brasileira (risos). Se sair gol do Flamengo, vou ter de comemorar, mas vou ser discreto – disse o autônomo.

A esposa bate o pé e não parece estar disposta a ceder.

- Quero ficar na torcida do Flamengo – afirmou a professora de Educação Física.

Enquanto isso, os filhos do casal, Rodrigo e Rômulo, torcem apenas para o Fla.

Quem também irá ao estádio é o universitário Welton Oliveira Filho. Aos 21 anos, ele pretende concluir o curso de Ciência da Computação em 2014. O plano de carreira inclui a mudança de estado.

- Eu gosto de Fortaleza, mas falta algo. Falta o Mengão. Quero ir para o Rio para ficar perto do time – comentou.



Kleberson e Pet estão fora da partida

Kleberson e Petkovic não viajaram com a delegação. Ambos sentem dores na coxa direita e foram vetados pelo departamento médico.

Ceará e Flamengo estão próximos na tabela. O Vozão tem 43 pontos, em 11º. O Fla tem 39, em 13º. Ambos querem a classificação para a Copa Sul-Americana. A equipe carioca realiza o último treino antes do jogo nesta terça-feira, no campo do Fortaleza, às 16h30m (horário local).

Por: Richard Souza

Willians completa 100 jogos pelo Fla: 'Espero ficar muito mais'

Volante, que foi campeão carioca e brasileiro, se mostra feliz com a marca e espera conquistar outros títulos pelo Flamengo

Um dos jogadores mais queridos pela torcida do Flamengo, Willians completará 100 jogos pelo clube nesta quarta-feira, contra o Ceará, no Castelão. Conhecido pela força na marcação e pelo empenho nas partidas, o volante, que foi campeão carioca e brasileiro no ano passado, se diz muito contente com a marca e espera conquistar ainda muitos títulos no Rubro-Negro.

- É meu centésimo jogo e estou muito feliz. Espero ficar muito mais tempo no Flamengo e conseguir muitos títulos, assim como no ano passado – disse ele, que é responsável pelo maior número de desarmes no Campeonato Brasileiro, com 111 no total.

O volante foi contratado pelo Flamengo ao Santo André no final de 2008. Desconhecido por grande parte da torcida rubro-negra, logo conquistou o carinho dos torcedores. Após ser peça importante no time campeão nacional em 2009, agora vê a equipe em um momento bem diferente, ainda convivendo com o risco de rebaixamento para Série B. Mesmo assim, ele acredita que essa fase passará logo e já pensa no futuro.

- Temos que lutar para conseguir os novos resultados e seguimos tentando mais vitórias. O ano de 2011 será melhor, com certeza.

Em 99 partidas pelo Flamengo, o volante marcou três gols e foi expulso cinco vezes. Em 2010, ele esteve em campo em 44 oportunidades.

Por: Felippe Costa

Luxa mantém três atacantes no time e avisa: 'É uma tendência do futebol'

Técnico cita exemplo do Corinthians campeão paulista e da Copa do Brasil em 2009 com Ronaldo, Dentinho e Jorge Henrique

Antes adepto de um esquema com três volantes no meio-campo, o técnico Vanderlei Luxemburgo parece no Flamengo mais disposto a mandar o time para o ataque. Não só confirmou, após o coletivo nesta segunda-feira, no Ninho do Urubu, que manterá o trio ofensivo formado por Diogo-Diego Maurício-Deivid para a partida contra o Ceará, quarta-feira, no Castelão, como também pregou um discurso favorável a essa formação.

- A característica do clube é essa. Tenho que jogar para frente sempre, até para não ouvir vaias da torcida. São três jogadores técnicos que sabem voltar para buscar o jogo. Mas o Deivid ficará um pouco mais recuado. Ele já jogou assim na Europa. Essa é uma tendência do futebol. O Corinthians foi campeão assim, com Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho - afirmou o técnico rubro-negro, lembrando o ataque campeão paulista e da Copa do Brasil de 2009.

Para os que estão preocupados com o sistema defensivo rubro-negro, Luxemburgo avisa que o Flamengo não ficará vulnerável com o esquema ofensivo:

- O fato de jogarmos com três na frente não quer dizer que o meio-campo ficará vulnerável. Teremos o Corrêa e o Willians na marcação. Além disso, com esse esquema, os dois laterais não precisam subir ao mesmo tempo. Se um dos dois avançar, ou o Léo Moura ou o Juan, pedi para o outro ficar. Já teremos mais um homem lá na frente - afirmou o técnico.

Por: Felippe Costa

Suspensão de Maldonado abre brecha para Fernando voltar ao Fla

Volante disputa posição no meio-campo para a partida desta quarta-feira contra o Ceará

Maldonado recebeu o terceiro cartão amarelo e não enfrenta o Ceará nesta quarta-feira, em Fortaleza. O desfalque abre brecha para outros jogadores cobiçarem e vaga. Fernando é um deles.

Vanderlei Luxemburgo admira o estilo de jogo do jogador e nos treinamentos o colocou na função que mais gosta, atuando como primeiro volante.

- Quando Rogério Lourenço era o treinador, eu já havia dito que gostaria de jogar desta maneira, mas agora foi o próprio Luxemburgo que viu que eu poderia jogar melhor assim. Como o Maldonado está suspenso, confesso que estou na expectativa de voltar a ter uma chance na equipe. Mas tudo tem seu tempo, o professor sabe o que é melhor para a equipe e respeito qualquer decisão dele – declarou o jogador.

O Flamengo não perde há sete jogos, mas nesta quarta-feira terá a missão de derrubar o Ceará em um estádio cheio.

- Enfrentar o Ceará no Castelão é sempre muito complicado. Mesmo com eles praticamente livres do rebaixamento, não vão nos dar vida fácil. A torcida deles sempre comparece em bom número ao estádio e faz muita pressão – afirmou Fernando.

Por: globoesporte.com

Toró: lembranças, explicações e desabafo no adeus ao Flamengo

Volante lamenta que 'pessoas que nunca conquistaram nada' destruam geração vitoriosa do Fla. Ele aprova possível reencontro com Joel no Bota

Seis de dezembro de 2009. Ajoelhado ao lado de Juan no gramado do Maracanã, Toró chora e festeja o título de campeão brasileiro. Era a coroação de uma geração vencedora. O volante fez parte ao lado do próprio Juan, Léo Moura, Ronaldo Angelim e Bruno da base acostumada a conquistas. Foram três estaduais, uma Copa do Brasil (este título sem Bruno) e o Brasileirão de 2009. Mas a diretoria entendeu que é hora de reformular.

Nesta segunda-feira, Toró acordou com uma sensação diferente. Ele não é mais jogador do Rubro-Negro, depois de 171 jogos e sete gols em cinco anos de contrato. A despedida, no entanto, aconteceu na sexta. O diretor de futebol Luiz Augusto Veloso foi o responsável por informar que a proposta de renovação de contrato não fora aceita.

Na mala, além de títulos, há um canto para a tristeza. A fala baixa e pausada ao telefone é suficientemente pesada para atingir quem não o quis mais na Gávea. E a pancada é forte.

- Fico chateado por pessoas que nunca deram volta olímpica no Flamengo não respeitarem quem já conquistou tanto - declarou.

Na primeira entrevista desde a saída do Rubro-Negro, Toró também admite que jogar no Botafogo ao lado de Joel Santana é uma opção que o agrada e conta os momentos mais marcantes que viveu no Rubro-Negro.

Novela da renovação
"Quando o Marcos Braz estava na diretoria, a situação estava 90% encaminhada. Só faltava assinar o papel. O Zico deu continuidade, mas fez uma proposta que não achei interessante. Quando teríamos uma outra reunião, ele saiu. Na semana passada, o Veloso (diretor de futebol) me chamou para conversar e falou que nem a proposta do Zico dava para pagar direito.
Eu tinha algumas situações boas encaminhadas, mas por gostar do Flamengo agi na emoção e esperei. Mas não dá para entender o que ele (Veloso) fez comigo".

Mágoa
"Fico chateado por pessoas que nunca deram volta olímpica no Flamengo não respeitarem quem já conquistou tanto. Fico ainda mais triste porque essas pessoas que se dizem flamenguistas estão destruindo uma geração vitoriosa".

Identificação com o Flamengo
"Tenho expectativa boa no meu novo clube porque me entrego, me dedico, e as pessoas vão reconhecer isso. O carinho pelo Flamengo é muito grande, mas a vida segue. Claro que saio triste por deixar um clube de que gosto muito. Não deu nem para me despedir de todo mundo pela forma com que tive que sair".

Luxemburgo
"Também realizei o sonho de trabalhar com o Luxemburgo. Ele deu moral e quero deixar claro isso. No pouco tempo em que trabalhamos, vi que o Luxemburgo é um cara que pensa muito grande. Ele disse uma frase que vou guardar: "Vencer partida é fácil, difícil é vencer na vida". E comigo foi assim. Eu consegui. Tenho família, filha, saí do morro e conquistei algumas coisas como carro e casa".

A despedida
"Na balança, os momentos bons superam os problemas. Não tem quem fale que o Toró chegou atrasado, que o Toró faltou ao treino. Sempre me dediquei. O que me deixou muito triste foi o roupeiro vir me abraçar e chorar, o psicólogo ligar, o massagista me procurar para se despedir. Foi difícil. Cheguei em casa, e minha filha (Manuela, de 2 anos) estava com a camisa do Flamengo e me viu chorar ao receber uma mensagem de texto carinhosa de um amigo".

Futuro no Botafogo ao lado do Papai Joel?
"Está tudo com meu empresário. Todo mundo sabe que o Joel é um treinador de que gosto e que respeito muito. Ele faz parte da minha vida, e toda a minha família tem um carinho muito grande por ele. Seria uma alegria imensa voltar a trabalhar ao lado do Joel. O Botafogo é uma grande equipe, e eu não teria motivos para não jogar lá. Nunca vou esquecer o Flamengo, mas, se tiver que vestir a camisa do Botafogo, vou vestir. O que está em jogo primeiro é o ser humano. A carreira de jogador é muito curta".

Os momentos mais marcantes no Fla
"Foram vários títulos, mas vou destacar dois momentos. Eu e Juan não nos falávamos muito bem porque tivemos alguns probleminhas de vestiário. Mas, depois do jogo contra o Grêmio, eu o encontrei no gramado e nos abraçamos chorando. Depois veio o Kleber Leite e disse que nós estávamos na história do Flamengo. Nos ajoelhamos com a torcida ao fundo comemorando o título. Foi emocionante. Na final da Copa do Brasil também teve uma cena parecida. Estava observando a festa da torcida e, quando olhei para o lado, o Renato Augusto, que hoje em dia é um irmão para mim, soluçava de tanto chorar. Fiquei arrepiado. Não tenho nada a reclamar no Flamengo, da torcida. Espero continuar com as portas abertas. O mundo dá voltas".

Por: Eduardo Peixoto

Rafinha 'desobedece' Luxemburgo, mas se destaca nos juniores do Fla

Após experiência no time profissional, atacante da base, parecido com Neymar, conquista vaga na equipe titular sub-20 com belas atuações

Vanderlei Luxemburgo pediu para Rafinha ser "original" e não "imitar o estilo de Neymar". Duas semanas após a conversa com o treinador, o atacante de 17 anos do Flamengo ainda não abandonou o moicano com luzes, nem o meião na altura dos joelhos. Mas, dentro de campo, a jovem promessa do Flamengo tem levado a sério os conselhos do técnico. No terceiro jogo depois da promoção aos juniores, Rafinha já é titular. Não marcou gol como na estreia, mas deu passe para um, além de mostrar muita habilidade no empate por 2 a 2 com o Barra Mansa, quarta-feira, pela quinta rodada do Torneio OPG (confira no vídeo ao lado).

- Eu gosto do Neymar, o admiro muito, mas Rafinha é Rafinha, e Neymar é Neymar. Ele já está fazendo muito pelo futebol, e eu estou apenas começando. Tem gente que me chama pelo apelido, mas eu levo na brincadeira - disse o atacante, que joga com a camisa 11 no sub-20 do Flamengo. Mesmo número do santista.

O mês de outubro está chegando ao fim, mas vai ficar marcado na carreia de Rafinha. De envolvido na polêmica que culminou com a saída de Zico à promoção para os juniores, o atacante que veio do CFZ, foi destaque na fase decisiva do Estadual juvenil e teve a oportunidade de treinar e ser relacionado para um jogo do time profissional.

- Foi uma grande experiência só de trabalhar com um treinador de expressão como o Vanderlei Luxemburgo. Um excelente técnico, que me deu uma oportunidade. Ganhei muita experiência, concentrei com os jogadores. Todos foram nota mil comigo, me receberam muito bem. Foi importante para eu entrar com mais confiança nos juniores.

Por: Breno Dines

Patrícia Amorim diz que contratações serão decididas por Luxemburgo

Presidente promete trabalhar para poder cumprir pedidos do técnico

Conhecido por centralizar as montagens dos elencos nos clubes onde trabalha, Vanderlei Luxemburgo também terá papel decisivo sobre o grupo do Flamengo para o próximo ano. Foi o que garantiu neste sábado a presidente do clube, Patrícia Amorim.

- O Vanderlei é quem vai decidir tudo, mas posso garantir que vamos trabalhar ao máximo para dar as melhores condições para realizar o que ele pedir - disse a dirigente, em entrevista ao site oficial do clube.

Desde o início de outubro no clube, Vanderlei Luxemburgo assinou contrato até o fim de 2012 e tem presença garantida no próximo ano. Invicto desde o seu retorno ao Flamengo, vem agradando à diretoria.

- O Vanderlei é um líder nato. O Flamengo precisava de um comandante como ele. Me baseio até pelas declarações dos jogadores, que ficaram muito satisfeitos com a chegada dele. É experiente, tem respeito no futebol e vai nos ajudar muito não só a subir na tabela e brigar por títulos na próxima temporada, como também na questão do CT. Confiamos muito no trabalho dele - declarou Patrícia Amorim.

Antes de pensar na montagem do elenco, o Flamengo tem a missão de se livrar do rebaixamento. Saber que divisão irá disputar em 2011 faz toda a diferença na hora da montagem do elenco. Mas a chegada do treinador faz parte da reestruturação implantada pela diretoria.

- Estamos no caminho certo. Consolidamos os compromissos financeiros, os salários estão em dia e estamos iniciando projetos importantes como a revitalização da Gávea e a construção do Centro de Treinamentos para o futebol. Esse é o futuro do Flamengo. Tenho certeza de que vamos colher os frutos em breve.

Por: globoesporte.com