sábado, 11 de junho de 2011

Luxemburgo motiva Thiago Neves para que o jogador volte à Seleção

Técnico do Flamengo diz que meia não pode desanimar por ter ficado
fora da Copa América. Volante Renato exalta as qualidades do colega


Por Janir Júnior Rio de Janeiro




O que poderia ser motivo de abatimento virou estímulo. Depois de ter sido convocado para a Seleção Brasileira para os amistosos contra Holanda e Romênia, Thiago Neves ficou fora da lista do técnico Mano Menezes para a Copa América. Foi a a vez de o treinador do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, conversar com o jogador para que ele continue a desfilar um bom futebol em campo e, assim, volte a vestir a Amarelinha.


Thiago Neves no treino do Flamengo (Foto: Fábio Borges / VIPCOMM)


Thiago Neves voltou ao Flamengo após passagem pela Seleção (Foto: Fábio Borges / VIPCOMM)

- O importante é não desanimar. Quando ele foi convocado, sabíamos que aconteceriam seis cortes e o Thiago poderia não ser incluído. No futebol, a bola é redonda, uma hora está em cima, na outra, embaixo. O pessoal que já estava na Seleção talvez tenha levado vantagem – analisou Luxa.


Thiago Neves, artilheiro do time na temporada, com dez gols, desfalcou a equipe no empate em 1 a 1 com o Corinthians, no último domingo. Petkovic foi o titular na posição, na partida que marcou seu adeus ao futebol. O sérvio atuou 45 minutos e depois foi substituído por Negueba. Neste domingo, contra o Atlético-PR, o camisa 7 retoma o posto de titular.


Pela Seleção, Thiago jogou poucos minutos na vitória do Brasil por 1 a 0 sobre a Romênia, na última terça-feira, em São Paulo. O jogador se reapresentou ao Flamengo na quinta.


- O Thiago Neves é um grande jogador, de qualidade, que tem mantido a regularidade. Ficamos tristes por ele não ter sido convocado para a Copa América, mas felizes pelo fato de estar ao nosso lado novamente – afirmou Renato.


O time está definido com Felipe, Léo Moura, David Braz, Welinton e Junior Cesar; Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Wanderley.


O Flamengo treina na manhã deste sábado no Ninho do Urubu, e no fim do dia viaja para Curitiba. O time enfrentará o Atlético-PR, domingo, às 18h30m (de Brasília), na Arena da Baixada. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará a partida em tempo real, com vídeos.

Fla anuncia a contratação de Airton: 'Espero repetir o bom trabalho', diz

Volante campeão brasileiro pelo clube chega por empréstimo de um ano



Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro




airton benfica treino (Foto: Divulgação Site Oficial do Benfica)


Volante Airton está de volta ao Flamengo
(Foto: Divulgação Site Oficial do Benfica)

O Flamengo confirmou nesta sexta-feira a contratação do volante Airton, que foi titular do time rubro-negro na campanha do título brasileiro em 2009 atuando como zagueiro. O jovem jogador chega por empréstimo de um ano, junto ao Benfica, e já integrará o elenco na próxima semana.


- Estou muito feliz com meu retorno ao Flamengo. Espero repetir o bom trabalho que tive na minha primeira passagem no clube e, como daquela vez, ganhar títulos. Foi muito bom para a minha carreira esse tempo que passei em Portugal. Amadureci e me ajudou. Sem dúvida isso vai ajudar no meu desempenho aqui no clube - afirmou Airton ao site oficial. do Flamengo, para em seguida falar sobre ótimas lembranças do título brasileiro de 2009.


- Aquele campeonato marcou muito. Ninguém acreditava que poderíamos ser campeões brasileiros. Mas, com seriedade, humildade e responsabilidade levamos o título. Farei tudo para que isso se repita.


saiba mais


A empogação por jogar ao lado de Ronaldinho Gaúcho é grande.


- Assim como foi com Adriano, realizarei o sonho de jogar ao lado do Ronaldinho Gaúcho. Ele é um astro, um dos grandes do futebol e espero ajudá-lo a conquistar muitas coisas no Flamengo - finalizou.


A contratação de Airton surge como um alento para a torcida do Flamengo nesta sexta-feira, já que horas antes o zagueiro Juan se manifestou através da assessoria de imprensa garantindo que ficará no Roma.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Despedida de Pet foi infinitamente mais legal que a do Ronaldo da CBF

por Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br


O ambiente parecia um tanto quanto fake, pouco (ou nada) espontâneo. A torcida era daquelas de vôlei, formada por convidados e pessoas que, em grande parte, nunca vão a jogos de futebol. E a rasgação de seda? Nossa, algo incomum. Esse cenário marcou o adeus de Ronaldo.

Que fique claro, o camisa 9 é o artilheiro maior das Copas do Mundo e tem uma das mais vitoriosas e espetaculares histórias já escritas com a camisa da seleção brasileira, de tempos pra cá seleção da CBF, mero instrumento nas mãos do maior dos cartolas. Ronaldo em campo não se discute.

Leia Mais




Mas quando o grande jogador dá oficialmente adeus aos campos de futebol, impossível não associar sua imagem do passado à do presente. Não há como esquecer a reaproximação com Ricardo Teixeira, que ele mesmo criticava dura e violentamente há apenas dois anos.

Não há como apagar da memória frases como o pedido de continuidade de Andres Sanches na presidência do Corinthians, quando o estatuto do clube não permite tal manobra e o próprio dirigente diz que vai sair, o que é o certo. Ronaldo jogador acabou, o que entrou em campo é o empresário.

O Ronaldo que participou da ida de Adriano para o Corinthians, negócio que deixou pelo caminho Gilmar Rinaldi, agente do "Imperador" desde sempre, situação para os envolvidos constrangedora. Ou que deveria ser. O Ronaldo que só fala com quem lhe faz perguntas carinhosas.

Um personagem fora das quatro linhas bem menor do que foi dentro de campo. Jogando, um dos maiores, genial, espetacular, um autêntico homem-gol. Longe da bola, capaz de fazer alianças com quem não precisa, o que é lamentável, uma pena. Aliás, nisso ele lembra Pelé, digo Edson.

Das despedidas da semana, mais legal foi a de Petkovic, espontânea, popular, com a presença de torcedores que o acompanharam nos bons e maus momentos. Sem ingressos a preço de teatro, bem caros. Se o adeus de Ronaldo fosse no Rio, raros moradores de Bento Ribeiro poderiam comprá-los.

Já o pessoal que em parte deixou o Pacaembu antes do final de Brasil 1 x 0 Romênia formava uma torcida tão artificial quanto as relações do ex-artilheiro e certos parceiros atuais. Tanto que se um dia eles se odeiam publicamente, em outro não poupam elogios recíprocos. Desnecessário. Pífio.

Flamengo abre portas para Leandrinho voltar ao Brasil

Rubro-Negro, que conta com Marcelinho Machado, traçaria plano de marketing para jogador atuar no Novo Basquete Brasil




Leandrinho - (Foto: Reuters) Leandrinho atua no Toronto Raptors (Foto: Reuters)


Luiz Paulo Montes
Publicada em 07/06/2011 às 19:55
São Paulo (SP)


A possível greve dos jogadores na NBA pode trazer de volta ao Brasil o armador Leandrinho, atualmente no Toronto Raptors. Neste caso, um grande clube já abriu as portas para a volta: o Flamengo.


O primeiro contato entre as partes foi feito no dia 6 de maio, durante o jogo do Flamengo contra Franca, pela semifinal do Novo Basquete Brasil, no Rio de Janeiro.



Em tom de brincadeira, a presidente do clube, Patrícia Amorim, convidou Leandrinho para vestir a camisa rubro-negra quando resolvesse voltar, lembrando que levou para a Gávea astros como nadador Cesar Cielo e Ronaldinho Gaúcho.


– Foi só naquele momento, em um tom descontraído. As realidades de salários são completamente diferentes. Mas se ele quisesse se adequar à nossa realidade, seria bem-vindo – afirmou Cristina Callou, vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo.


E MAIS: No Blog De Chuá, Thiago Rocha analisa a eventual volta de Leandrinho


Na tentativa de convencer Leandrinho a disputar a próxima edição do NBB, o Flamengo estaria disposto a oferecer um salário de padrão internacional ao jogador, segundo apurou o LANCENET!. Na NBA, ele recebe US$ 7,5 milhões (aproximadamente R$ 11,8 milhões) por ano. No Brasil, receberia pouco mais da metade desse valor na temporada.


Para conseguir bancar esse valor, o clube carioca colocaria em ação o departamento de marketing, que utilizaria a imagem do jogador na busca por novos patrocinadores para a equipe, que já conta com Marcelinho Machado no elenco.


Fora da Seleção, Thiago Neves tem volta comemorada por companheiros

Após receber poucas chances nos amistosos com o time de Mano Menezes, meia fica fora da Copa América na Argentina



Por Richard Souza Rio de Janeiro




thiago neves flamengo treino (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)


Fora da Copa América, Thiago Neves voltará foco
para Fla e Brasileiro (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)

Mano Menezes optou por deixar Thiago Neves fora da lista da Copa América. A Seleção Brasileira disputa a competição na Argentina em julho, mas o meia do Flamengo não foi relacionado. Thiago jogou poucos minutos na vitória por 1 a 0 sobre a Romênia, nesta terça-feira, em São Paulo. O jogador vai se reintegrar ao grupo rubro-negro e, segundo os companheiros, será muito bem-vindo.


- O Thiago Neves é de Seleção. Fundamental para a equipe para atacar e para defender. A volta dele vai nos ajudar muito - disse o atacante Wanderley.


Thiago é o artilheiro do time na temporada, com dez gols. Ele ficou fora do empate por 1 a 1 com o Corinthians, domingo passado, e foi substituído por Petkovic, que se despediu do futebol. Na quarta rodada, o camisa 7 volta à equipe contra o Atlético-PR, domingo, em Curitiba.


Outro que comemora o retorno de Thiago é Junior Cesar. O lateral-esquerdo será titular pela primeira vez e conta com o reforço do companheiro.


- Thiago vive um momento muito bom e é importante para o time. Ele faz falta porque chama a responsabilidade. Vamos esperar por ele para nos ajudar.

Fla chega a acordo com o Benfica e discute bonificações com Airton

Diretor de futebol espera anunciar o volante ‘a qualquer momento’. Ele volta ao clube por empréstimo de um ano



Por Richard Souza Rio de Janeiro




airton benfica (Foto: reprodução record.pt)


Airton está bem perto da volta ao Fla um ano e meio
depois do hexa (Foto: reprodução record.pt)

Falta pouco para o Flamengo anunciar a contratação de Airton. Segundo o diretor de futebol Luiz Augusto Veloso, o clube entrou em acordo com o Benfica nesta terça-feira e contratará o volante por empréstimo de um ano. No fim do contrato, o Rubro-Negro terá opção de compra com passe fixado. As bases salariais do jogador estão acertadas. No entanto, estão sendo discutidas algumas bonificações.


- O negócio com o Benfica está resolvido. Estamos negociando os termos do próprio Airton. A qualquer momento espero resolver isso. É uma questão relacionada a um flexível na remuneração dele no Benfica. Havia uma parte de bonificações e queremos ajustar isso. Sou cauteloso, mas estou confiante. Além da opção de compra, teremos algumas condições favoráveis ao Flamengo – disse, sem dar detalhes.


Airton deixou a Gávea em janeiro do ano passado, depois da conquista do hexacampeonato brasileiro. Ele tem contrato como o Benfica até 2015 e custou R$ 6,8 milhões aos portugueses. Deste montante, o Flamengo recebeu cerca de R$ 1 milhão (referente aos 15% dos direitos econômicos que detinha), mesmo valor que terá de desembolsar para tê-lo por empréstimo.


Na temporada passada, o volante disputou 15 partidas, mas apenas sete como titular. Ele está de férias no Rio e aguarda o desfecho do negócio.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Após estreia, Junior Cesar elogia torcida do Flamengo: é maravilhosa

por ESPN.com.br com agência Gazeta Press

Aumentar Texto A partida contra o Corinthians marcou a despedida do meia Petkovic dos gramados em partidas oficiais, mas também a estreia do lateral esquerdo Junior Cesar com a camisa do Flamengo.

Mesmo tendo entrado no decorrer do segundo tempo, o jogador será titular da equipe segundo o técnico Vanderlei Luxemburgo. O atleta ressaltou que sentiu a energia da torcida rubro-negra no Engenhão.

"Achei a estreia muito boa. Já sabia da importância de vestir a camisa do Flamengo. Senti a torcida pela primeira vez e percebi o quanto ela é maravilhosa. Sei que foram poucos minutos em campo, mas foi o suficiente para sentir este gosto especial de jogar pelo Flamengo. Vamos ter de trabalhar agora durante a semana para conseguir um grande resultado na próxima rodada", disse ao site do clube.

O Flamengo terá a semana livre para trabalhar visando o confronto do próximo domingo, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Para esta partida, Júnior César tem chance de começar entre os titulares.

Flamengo e empresário correm para concluir negociação de André junto ao Dínamo de Kiev


Vinicius Castro

No Rio de Janeiro

Na época de Santos, André é cercado pelos companheiros após marcar um gol pelo Alvinegro



Na época de Santos, André é cercado pelos companheiros após marcar um gol pelo Alvinegro



Após semanas de conversa, Flamengo e Dínamo de Kiev, da Ucrânia, estão próximos do acordo para a negociação do atacante André, ex-Santos. Clube e jogador já acertaram salário e tempo de contrato. Rigorosos no que envolve a liberação, os dirigentes ucranianos fizeram uma série de exigências, que a cúpula de futebol rubro-negro corre contra o tempo para cumprir e anunciar oficialmente o reforço.


André tem contrato com o Dínamo até agosto de 2015. O clube pagou 8 milhões de euros (R$ 18,2 milhões) para tê-lo e deseja recuperar o investimento na negociação. Inicialmente, a proposta rubro-negra girava em torno dos 6,5 milhões de euros pela aquisição de 100% dos direitos econômicos, pagos de forma parcelada. O clube ucraniano estuda os valores e o Flamengo conta com o auxílio do empresário Jean Neto para obter êxito o quanto antes na transferência.


“A situação do André é um pouco complexa. Agora dependemos apenas do Dínamo. Entre Flamengo e atleta já está tudo certo. Estamos na expectativa. É um negócio que pode se concretizar durante a semana, na semana que vem, ou pode até ser que não aconteça. Os ucranianos são jogo duro. Mas a vontade é a de que possamos concluir isso logo. O Flamengo é um clube que possui todas as condições para o André voltar à seleção brasileira. Ele está treinando fisicamente para se apresentar em condições se tudo correr bem”, afirmou Jean Neto, agente de André, ao UOL Esporte.


Enquanto espera pelo atacante, o Flamengo pode anunciar antes o volante Aírton, do Benfica. Os clubes chegaram a um acordo em relação ao empréstimo por uma temporada e o Rubro-Negro terá prioridade na compra futura. De férias no Rio de Janeiro, o jogador aguarda o desfecho e os dirigentes já o deixaram de sobreaviso para uma possível apresentação.


Na zaga, os nomes de Alex Silva e Juan são tratados pela diretoria. O primeiro é um pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo. Já o segundo, desejo absoluto e promessa de campanha da presidente Patricia Amorim.


Novo 'carioca', Dante ganha camisa do Flamengo personalizada

Marcelinho presenteia o ponteiro, que disputará a Superliga 2011/12 pelo RJX



Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro




Dante encontra Marcelinho e ganha camisa do Flamengo (Foto: Divulgação / MPC)


Dante encontra Marcelinho e ganha camisa
do Flamengo (Foto: Divulgação / MPC)

Pronto para se mudar para o Rio de Janeiro, Dante já recebeu a camisa de um clube carioca, neste fim de semana. O jogador de vôlei, que acompanhou fora das quadras as partidas do Brasil contra Polônia pela Liga Mundial, no Maracanãzinho, foi presenteado por Marcelinho, ala do Flamengo.


O cestinha deu ao ponteiro, que é rubro-negro, uma camisa com o número 4, mas com o nome Dante nas costas.


Dante, nascido na cidade de Itumbiara, em Goiás, anunciou recentemente sua transferência para a 'Cidade Maravilhosa', onde vai defender o RJX. Na noite desta segunda-feira, o ponteiro se apresenta em Belo Horizonte, onde o Brasil enfrenta os Estados Unidos no fim de semana em dois jogos pela Liga Mundial 2011.

Pet se emociona ao falar de Zagallo: 'Ele fez a minha carreira deslanchar'

Craque sérvio lembra com carinho o ex-treinador do Flamengo: 'Um pai que tínhamos na época'



Por SporTV.com Rio de Janeiro






Um sentimento de filho para pai. Petkovic abriu o coração e ficou emocionado ao lembrar de Zagallo nesta segunda-feira, no "Redação SporTV". O ex-jogador do Flamengo, que pendurou as chuteiras no domingo, no jogo contra o Corinthians, lembrou com carinho o nome do treinador, que o comandadou em 2000 e 2001.


- Me emociono. Ele é um personagem. Um pai que tínhamos na época. Ele fez a minha carreira deslanchar. Foi um trampolim - relembrou.


Assista a mais vídeos do programa

Pet admitiu que Zagallo fez um pedido na época em que foi o seu treinador no Flamengo. O craque revelou que o 'Velho Lobo' pediu para atuar na Seleção Brasileira.


- Ele falou que eu poderia jogar na Seleção. Isso foi consultado na Fifa, mas não podia mais, pois já tinha jogado pela Iugoslávia - disse.

Flamengo espera documento do Benfica para anunciar Airton

Acerto com os portugueses deve ser concluído nesta segunda. Dirigente diz que negociações por André e Alex Silva estão 'bem encaminhadas'



Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro





airton benfica treino (Foto: Divulgação Site Oficial do Benfica)


Airton jogou 15 partidas no Benfica na temporada
passada (Foto: Divulgação Site Oficial do Benfica)

O Flamengo espera concluir a contração de Airton nesta segunda-feira e aguarda a liberação do Benfica para assinar contrato de um ano com o volante e anunciá-lo. Os portugueses responderam positivamente e vão liberar o jogador por empréstimo.


- Estamos aguardando a documentação do Benfica. Não vou entrar em detalhes, mas esperamos concluir este negócio ainda hoje - disse o vice de finanças Michel Levy.


Levy e o procurador-geral Rafael de Piro começaram a negociação por Airton há duas semanas, durante viagem de trabalho a Portugal. Os lusos pedem R$ 1,1 milhão para liberar o jogador, cujo contrato termina em 2015. Após o período de um ano, o Flamengo teria prioridade na compra, com passe fixado. Airton deixou a Gávea em janeiro do ano passado e custou € 3 milhões (R$ 6,8 milhões) aos portugueses.


O jogador está de férias no Rio e aguarda o desfecho da negociação.


André e Alex Silva: próximos


andre bordeaux (Foto: AFP)


André passou a temporada passada no Bordeaux,
da França: só 174 minutos em campo (Foto: AFP)

Os reforços para ataque e defesa também estão bem encaminhados. Segundo Levy, o clube tenta finalizar as contratações do atacante André, do Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e do zagueiro Alex Silva, do Hamburgo-ALE, que deixou o São Paulo.

- O Flamengo trabalha prioritariamente com três nomes: André, Airton e Alex Silva. Estas negociações estão bem encaminhadas. Não significa que outros nomes que possam surgir sejam descartados. O Flamengo tem um grupo forte e quer fazer dele ainda mais forte.


Flamengo e Dínamo estão próximos de um acordo sobre André. A forma de pagamento é que ainda precisa ser definida. Os ucranianos têm contrato com o jogador até agosto de 2015 e aceitam vendê-lo. Há um ano, o clube pagou € 8 milhões (R$ 18,2 milhões) para tirá-lo do Santos e pretende recuperar boa parte do investimento. O valor é considerado elevado pelos dirigentes rubro-negros, que buscam alternativas. A aquisição de 100% dos direitos econômicos de André é a opção mais provável. Desta forma, um vínculo de pelo menos cinco anos seria firmado. A entrada de um parceiro na negociação para viabilizar o acerto não está descartada.


Também existe a possibilidade de o Flamengo envolver algum jogador do plantel no negócio. Neste caso, o acerto dependeria também do desejo deste atleta de se transferir, além de um acordo salarial e de tempo de contrato com o Dínamo. Entre André e Fla, tudo certo. As bases salariais foram definidas, e ele aguarda o desfecho das conversas.


O Hamburgo detém 50% dos direitos econômicos de Alex Silva. Em dificuldades financeiras, o clube alemão pretende negociar o jogador. O empresário Juan Figger, através do Iraty, é dono dos 50% restantes. O clube paranaense é administrado por Sérgio Malucelli, amigo do técnico Vanderlei Luxemburgo.


Juan é aguardado para conversa


Os dirigentes do Flamengo esperam conversar com o zagueiro até o fim da semana. Ele está de férias e é aguardado no Rio. O jogador tem contrato até 2013 com o Roma, da Itália. Os rubro-negros querem saber se a volta imediata ao Brasil está nos planos do defensor. Michel Levy afirma que um acerto com Alex Silva não inviabilizaria a contratação de Juan.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

No bom adeus de Pet, Flamengo e Corinthians ficam no empate

Timão assume liderança provisória ao lado do rival Palmeiras, com sete pontos ganhos, e rubro-negros não conseguem se aproximar dos líderes



Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Foram 197 partidas com a camisa rubro-negra. Ora vestindo a 10, com a qual marcou os gols de falta do título do tricampeonato carioca e da Copa dos Campeões, ambos em 2001. Ora a 43, com a qual comandou ao lado do agora corintiano Adriano o hexa brasileiro. Petkovic se despediu da torcida em jogo com muita emoção e, como mesmo disse, à vera. O Corinthians, que não tinha nada a ver com isso, bem que tentou estragar a festa, regada a mosaico e volta olímpica no intervalo no Engenhão. Empolgado, o sérvio teve boa atuação e saiu sob os gritos de "fica!". Mas não viu o Flamengo vencer. O time ficou no empate por 1 a 1 com o rival paulista, que até então tinha 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro.


Willian e Renato Abreu, de falta, marcaram os gols, no primeiro tempo. Com o resultado, o Corinthians, que foi superior na etapa inicial, vai para sete pontos e ocupa a liderança provisória - espera o desfecho da rodada na próxima quarta-feira. O Flamengo, que vencera na estreia e empatara com o Bahia, chega a cinco pontos. Na quarta rodada, o Fla vai à Arena da Baixada encarar o Atlético-PR, no domingo. No mesmo dia, o Corinthians receberá o Fluminense no Pacaembu.


despedida petkovic (Foto: André Durão/Globoesporte.com)


Em grande estilo, Pet se despede com boa atuação e empolga a torcida (Foto: André Durão/Globoesporte.com)

Timão assusta


O mosaico feito pela torcida rubro-negra com as cores da Sérvia, que depois se transformava na bandeira do Flamengo, certamente fez o meia sérvio fazer uma viagem no tempo e se lembrar quando, com nove anos, em Madjanpek, brincava de bater bafo-bafo para conseguir a figurinha do ídolo Zico para preencher o álbum da Copa do Mundo de 1982. Agora, estava ali, no mesmo clube em que o Galinho eternizou a camisa 10, despedindo-se dos campos.


Ronaldinho Gaúcho, o novo astro, deu a ele a braçadeira de capitão. Os jogadores entraram todos com o nome do sérvio às costas, em mais uma homenagem. Mas o Corinthians não queria saber de festa para o sérvio. Por pouco não botou água no chope logo na saída. Aos 40 segundos, Willian, de fora da área, fez Felipe bater roupa. No rebote, Liedson, ex-Flamengo, obrigou o ex-goleiro corintiano a fazer grande defesa.


flamengo x corinthians willian (Foto: Alexandre Cassiano/O Globo)


Willian se antecipa à zaga e abre placar para Timão
(Foto: Alexandre Cassiano/O Globo)

Estava clara, ali, que a intenção do técnico Tite era se aproveitar do cllima festivo da despedida de Pet. Com três atacantes, forçava o jogo explorando a velocidade. Principalmente do camisa 9 e de Jorge Henrique, de volta à equipe, que se aproveitou de falha de marcação da zaga rubro-negra e perdeu a segunda chance de gol em menos de cinco minutos.


Era questão de tempo para o Timão abrir o placar. Ralf e Paulinho bloqueavam as jogadas ofensivas do Flamengo e alugavam o meio-campo com a boa quantidade de desarmes. Danilo virava bem o jogo pelas laterais. Pelo lado direito, Weldinho deixava sua marca na despedida de Pet: levou vantagem sobre Egídio na arrancada e centrou na medida para Willian, mais rápido do que David Braz, tocar sem defesa: 1 a 0 Timão, aos 18 minutos.


Boas jogadas de Pet


O autor do gol, por sinal, era um dos que apresentavam futebol rápido e insinuante. A zaga do Flamengo voltava a mostrar as velhas falhas individuais e de colocação. De volta à equipe, Léo Moura, sem ritmo, estava lento nos avanços. Egídio, que no começo apoiava bem, sentiu o baque das vaias após a jogada do gol corintiano. As melhores jogadas saíam dos pés de Ronaldinho, aberto pela esquerda mas pouco acionado, e Petkovic.


O sérvio, que bateu bem quatro escanteios, chegou a tabelar algumas vezes com R10 e fez três belíssimas jogadas:na primeira, entrou driblando na entrada da área; na segunda, deu drible desconcertante em Ralf na intermediária rubro-negra; e, por último, voltou a ser o belo garçom como em 2001 e 2009, quando rolou a bola para Wanderley. O atacante chegou uma fração de segundo depois do goleiro Julio Cesar, que saiu muito bem para cortar o lance.


Faltava, para Pet, dar adeus aos gramados sem ver o time derrotado, ainda que parcialmente. Foi aí que o sérvio ganhou um presente. Ronaldinho caiu na meia direita após dividida com Fábio Santos. O árbitro Héber Roberto Lopes interpretou como falta. O camisa 43 se colocou para bater, a torcida pediu, mas foi Renato Abreu quem cobrou - dessa vez colocado, à la Pet, e meteu no ângulo esquerdo, sem defesa, aos 39.


O Corinthians merecia vencer nos primeiros 45 minutos, mas Pet também merecia aquela vibração. Foi o primeiro a correr em direção a Renato para abraçá-lo, como que agradecendo o gol, e despediu-se com um empate nos primeiros 45 minutos e sob os gritos de "fica!" dos rubro-negros na volta olímpica. Ao passar em frente à torcida corintiana, o sérvio foi alvo de garrafas que, todavia, não o acertaram.


Ronaldinho cresce


flamengo x corinthians ronaldinho gaúcho (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)


Marcado, Ronaldinho tenta levar o Flamengo
ao ataque (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)

Após as homenagens, com direito a placa da presidente do clube, Patrícia Amorim, Pet saía emocionado de campo. Na volta do intervalo, Renato Abreu explicava que deixara o camisa 43 à vontade para bater a falta, mas o próprio homenageado preferiu que o volante fizesse a cobrança. E já com Negueba no lugar do sérvio na segunda etapa, o Flamengo abriu mais o jogo pelas laterais.


O Corinthians continuou ofensivo. Resumo: as duas equipes tiveram chances de abrir o placar logo no início em bolas aéreas. Renato Abreu e Liedson pararam nas boas intervenções dos goleiros. A equipe paulista sofreu uma desvantagem: numa dividida com Felipe, Liedson se contundiu e pediu substituição. Tite lançou Edenilson. O time caiu um pouco de rendimento, mas ainda levava perigo com Willian.


Luxemburgo trocou Wanderley, apagadíssimo, por Diego Maurício, que pouco depois recebeu passe açucarado de Ronaldinho Gaúcho, mas, fominha, não devolveu e desperdiçou a chance. R10, que crescia na partida pela direita, reclamou, e por pouco não desempatou a partida ao girar sobre o marcador pelo meio e bater na trave.


Tite mexeu na armação corintiana: trocou Danilo, exausto, por Morais, para tentar tirar o time do sufoco. Depois, tirou Jorge Henrique, cansado, para promover a estreia de Emerson, o Sheik. O Fla até pressionava, mas esbarrava na fraca atuação de Negueba, que errava todas as jogadas individuais. Na tentativa de melhorar o avanço pelo lado esquerdo, Vanderlei Luxemburgo pôs o estreante Júnior César no lugar de Egídio, que acabou saindo aplaudido.


Visivelmente cansado, o Corinthians tentava segurar uma pressão rubro-negra que também não se traduzia em oportunidades de gol. Mas, no finalzinho, foi Leandro Castán que se aproveitou da fragilidade da zaga rubro-negra pelo alto para quase marcar de cabeça o gol da vitória - Felipe salvou à queima-roupa. O Flamengo tentava o gol no fim, mas, exceto o incansável Willians, as pernas não obedeciam mais. O empate estava de bom tamanho.