terça-feira, 26 de abril de 2011

Ronaldinho faz fisioterapia e ainda reclama de dores no joelho esquerdo

Camisa 10 tem chances remotas de enfrentar o Vasco na final de domingo






Ronaldinho Gaúcho fez fisioterapia na manhã desta terça-feira e ainda reclama de dores no joelho esquerdo. O jogador realizou exercícios sem impacto na academia do clube, no Ninho do Urubu, e tem chances remotas de enfrentar o Vasco na final da Taça Rio, domingo, às 16h, no Engenhão. O camisa 10 já está fora da partida desta quarta-feira, contra o Horizonte, às 21h50m, na casa do adversário, pela Copa do Brasil. Com o astro ausente, o time desembarcou em Fortaleza sem muita festa (veja o vídeo).


Ronaldinho volta a trabalhar na tarde desta terça, também no CT. Nos dois próximos dias, o jogador fará exercícios na piscina pela manhã e irá ao Ninho do Urubu à tarde. Como o time ficará no Ceará até a noite de sexta, o reencontro com o elenco só acontecerá no sábado. Segundo José Luiz Runco, médico do Flamengo, o treino da véspera da final será decisivo para saber se o jogador enfrentará ou não o Vasco.


Ronaldinho se machucou na quarta-feira da semana passada, em uma disputa de bola no segundo tempo do empate em 1 a 1 com o Horizonte. Exame de imagem realizado na última segunda-feira apontou um edema no local.



Por: Richard Souza

Cirurgia de Maldonado é um sucesso, diz médico do Flamengo

Volante deve voltar ao clube na segunda-feira para iniciar o processo de recuperação pós-operatório

Tudo certo com Maldonado. O volante se submeteu a uma cirurgia no joelho esquerdo na manhã desta terça-feira, e o departamento médico do Flamengo considerou o procedimento um sucesso.

- A cirurgia foi tranquila e levou mais ou menos uma hora. Refizemos os ligamentos cruzados do joelho esquerdo dele e a alta será dada nesta quarta. Ele voltará ao trabalho na segunda, no Departamento Médico. Até lá, fica de repouso em casa - explicou o médico do Flamengo, José Luiz Runco, em entrevista ao site oficial do clube.

O médico reafirmou que a previsão de retorno do volante aos gramados é de seis meses. Antes da cirurgia, Maldonado revelou ao site oficial do clube que sua esposa chegou ao chorar ao saber do resultado do exame, que apontou a necessidade de uma nova cirurgia no mesmo local operado em 2009.

Por: globoesporte.com

segunda-feira, 25 de abril de 2011

De bom humor, Felipe provoca rival no Twitter: 'Florminense'

Goleiro do Flamengo fustiga Flu ao falar sobre lance com Rafael Moura e ironiza vascaínos: 'Se Fernando Prass é muralha, eu sou Paredão'



O goleiro Felipe, herói da classificação do Flamengo à decisão da Taça Rio contra o Vasco, comemorou a vitória nos pênaltis mostrando bom humor no Twitter. Ele ironizou o rival deste domingo, o Fluminense, e discutiu com torcedores tricolores e vascaínos no Twitter, durante a madrugada desta segunda-feira. Sobrou até para Fernando Prass, goleiro da equipe cruzmaltina.





Felipe se referiu ao time das Laranjeiras como "Florminense". A menção ocorreu em resposta a um internauta que disse a Felipe que ele deveria ter sido expulso no começo do jogo, quando fez uma falta em Rafael Moura e era o último homem da defesa. O árbitro Péricles Bassols marcou simulação do atacante do Flu. Ao internauta, Felipe lembrou que a arbitragem validou incorretamente depois o gol do próprio Rafael Moura, que estava impedido.



- Da mesma forma que foi impedimento o gol do florminense !!!! (sic) - escreveu Felipe.



Felipe, do Flamengo, ironiza o Fluminense no Twitter (Foto: Reprodução)



Felipe, do Flamengo, ironiza o Fluminense no Twitter em resposta a torcedor (Foto: Reprodução do Twitter)


O goleiro estava comemorando a classificação num bar com seu empresário, Marcelo Goldfarb, que chegou a postar uma foto de Felipe ao lado da avó, com o comentário "Já que o neto é atleta e não pode beber pra comemorar, deixa a cerveja com a vovó Zizinha! Kkkkk. (sic)"



Felipe, do Flamengo (Foto: Reprodução)



Felipe comemora a vitória em bar no Rio, em foto
tirada por seu empresário (Reprodução do Twitter)


Felipe passou mais de uma hora no Twitter interagindo com torcedores, mostrando bom humor, mas, às vezes, falando de forma ofensiva. A um vascaíno que o chamou de "viadinho", Felipe respondeu: "Viadinho é seu pai."



Outro torcedor do Vasco disse a Felipe que Fernando Prass seria melhor do que ele. A resposta foi em tom de ironia:



- Se ele é muralha, eu sou paredão.



Felipe ainda postou alguns gritos de torcida e se referiu ao Fla como "Mengão do meu coração". Em outra mensagem, acrescentou a hashtag "#MengaoSemFreio", que tem feito sucesso no Twitter:



- Ô meu mengão eu gosto de vc, quero cantar pro mundo inteiro a alegria de ser rubro negro !!!! #MengaoSemFreio



Felipe tem mais de 64 mil seguidores no Twitter. Por volta das 3h30, ele se mostrou surpreso com a repercussão de seus comentários e disse que cogita abandonar a ferramenta:



- Pô, não podemos fazer mais qualquer comentário que dá polêmica. Acho melhor excluir meu Twitter.



Felipe, do Flamengo, ironiza Fernando Prass (Foto: Reprodução)



Felipe ironiza Fernando Prass em resposta a torcedor vascaíno (Foto: Reprodução do Twitter)




Por: globoesporte.com

Luxa: ‘Ser flamenguista é muito bom’

Técnico vibra com vitória de superação do Flamengo na semifinal contra o Flu. Time está na decisão da Taça Rio e a 90 minutos do título







Vanderlei Luxemburgo extravasou após a vitória rubro-negra por 5 a 4 no Fla-Flu deste domingo. Logo que Diego Maurício converteu o último pênalti, que colocou o time na decisão da Taça Rio, o técnico invadiu o campo e festejou com os jogadores.

- Foi uma vitória com a cara do Flamengo. Ser técnico do Flamengo é legal e ser flamenguista é muito bom. Minha comemoração é porque tem uma coisa no Flamengo que é diferente. Costumo sair antes, deixar os jogadores comemorarem, mas não consigo ser só técnico no Flamengo. O Fluminense já tinha vencido o jogo por 80% da imprensa. Isso mexe com o emocional de qualquer pessoa.

O treinador dedicou boa parte da entrevista coletiva ao desabafo. Quando falou sobre o time, destacou a superação do grupo na ausência de jogadores experientes. A arbitragem de Péricles Bassols também foi lembrada

- Nós tivemos três perdas importantes. Maldonado, que vai fazer cirurgia na terça-feira (joelho esquerdo), o Ronaldinho (torção no joelho esquerdo) e o Léo Moura (pancada no joelho direito, no início do clássico). Tínhamos de superar as dificuldades e superamos. Quando começou a chover, até gostei. Com a presidente que nós temos, perder debaixo d’água é ruim (Patricia Amorim foi nadadora do clube). A primeira coisa é valorizar o Fluminense. Foi um adversário difícil, duro, vinha de vitória importante (pela Libertadores), trouxe motivação a mais para este jogo. Muitas pessoas carregaram o favoritismo para o Fluminense, mas num clássico não tem favorito. Sempre vai ser um jogo de superação. Pena que o gol deles tenha saído com setenta e poucos centímetros de impedimento. Mas erros pertencem ao ser humano.


Luxemburgo Bottinellil Fierro Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)


Fierro, Bottinelli e Luxemburgo comemoram vitória do Fla (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

Luxa não entrou em detalhes sobre a preparação para final contra o Vasco, domingo que vem. Quer que o grupo se concentre no Horizonte-CE, adversário da próxima quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

- Vai ser um jogo de decisão (contra o Vasco). Mas nós temos uma decisão muito importante na quarta-feira, que é de buscar a vaga contra o Horizonte. Vamos levar os caras para a concentração, deixar guardadinhos e pensar só no jogo de lá. É importante continuarmos na Copa do Brasil.

Horizonte e Flamengo jogam às 21h50m (de Brasília), no estádio Domingão, em Horizonte, distante cerca de 40 quilômetros de Fortaleza. O grupo se reapresenta na concentração às 14h45m desta segunda-feira, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Machucados, Ronaldinho e Léo Moura estão fora. O embarque para o Ceará será no fim da tarde. No jogo de ida, no Rio, empate por 1 a 1.



Por: Richard Souza

Fla em alerta: temporal em Horizonte prejudica gramado do Domingão

Apesar de boa drenagem, campo apresentou poças d'água e não estará em condições ideais para jogo de quarta contra o Flamengo pela Copa do Brasil


A classificação do Horizonte para a semifinal do Campeonato Cearense com a vitória por 3 a 1 sobre o Ferroviário neste domingo, no estádio Domingão, foi debaixo de forte e constante temporal, com vento, raios e muita água. A drenagem funcionou bem até o intervalo, mas no segundo tempo muitas poças se formaram no gramado, que ficou pesado, prejudicando o andamento do jogo. A partida de volta contra o Flamengo pelas oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quarta, às 21h50m (de Brasília), no mesmo local, não terá o campo nas condições ideais.



Horizonte x Ferroviário temporal (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)


Reservas do Horizonte fogem da chuva embaixo da proteção do banco de reservas
(Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)


Poucos antes de 16h, horário da partida decisiva entre Horizonte e Ferroviário, nuvens carregadas tomaram o céu da cidade do interior do Ceará. A chuva começou antes mesmo de a bola rolar e não parou um só minuto. Logo, virou temporal, com vento e raios. Antes disso, o campo, que tem sido palco de diversas partidas pelo Campeonato Cearense por causa do fechamento do Castelão, não apresentava maiores problemas.


As áreas dos goleiros ficaram bem prejudicadas. A água também formou poças no chão dos bancos de reservas. No entorno do gramado, muita lama. A região tem enfrentado chuvas no fim de tarde há semanas. Parte dos cerca de 200 torcedores que assistiram ao duelo entre Horizonte e Ferroviário se abrigaram debaixo das arquibancadas, que não possuem cobertura.


- A drenagem é boa, mas foi muita chuva – afirmou o presidente do Horizonte, Paulo Wagner.


Horizonte x Ferroviário temporal (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)


Jogadores do Horizonte, de amarelo, tiveram dificuldades por causa do temporal
(Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)


Por: Janir Junior

Ronaldinho não viaja e faz exame para saber gravidade do problema

Assim como Léo Moura, camisa 10 está fora do jogo contra o Horizonte-CE, quarta. Médicos vão tentar recuperá-los para enfrentar o Vasco







Vanderlei Luxemburgo não terá Ronaldinho Gaúcho na partida decisiva contra o Horizonte-CE, na próxima quarta-feira, no Ceará, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O camisa 10 não participou da vitória por 5 a 4 nos pênaltis sobre o Fluminense, neste domingo, pela semifinal da Taça Rio, por conta das dores no joelho esquerdo.

- O Ronaldo teve uma evolução boa na sexta, treinou dentro de uma certa normalidade no sábado, mas na revisão médica o joelho ainda incomodava. Fizemos alguns testes, tinha uma dor muito localizada, na lateral do joelho. Disse a ele que seria difícil desenvolver. Amanhã (segunda-feira) pela manhã, será submetido a um exame de imagem para saber o que pode estar comprometendo. Ele não viaja – explicou o médico do clube José Luiz Runco.

Ronaldinho se machucou justamente contra o Horizonte. Ainda assim, participou dos 90 minutos do empate por 1 a 1, no Rio (assista ao lance no vídeo acima). Os médicos vão tentar recuperá-lo para a final contra o Vasco, domingo que vem.

Quem também não enfrenta os cearenses é Léo Moura. O lateral recebeu uma pancada na parte interna do joelho direito aos sete minutos do Fla-Flu, numa dividida com Darío Conca. O camisa 2 tentou voltar, mas não suportou as dores.


- O Léo Moura ficou com uma dor na parte interna, no ligamento interno. Não é lesão, mas é uma dor chata. Não tem condições para a partida de quarta, mas vamos trabalhar para domingo. A situação é diferente da do Ronaldinho. Não é grave, mas é chato. Dói o joelho quando ele bate de chapa, com a parte interna do pé.

O Flamengo viaja para o Ceará no fim da tarde desta segunda-feira. O grupo se reapresenta na concentração, na Barra da Tijuca, às 14h45m. O terceiro desfalque do Flamengo para a partida decisiva será Maldonado, que rompeu o enxerto do joelho esquerdo e ficará até seis meses longe dos campos.


A tendência é que Galhardo atue na lateral direita na vaga de Léo Moura e Diego Maurício substitua Ronaldinho, assim como ocorreu no Fla-Flu deste domingo.


Por: Richard Souza

Felipe repete ritual e volta a ser decisivo numa disputa de pênaltis

Assim como na semi da Taça GB, goleiro do Fla defende duas cobranças. Rubro-Negro elimina Flu da Taça Rio e está a 90 minutos do título estadual






A mesma trave do Engenhão, o mesmo ritual. Na hora da concentração para as cobranças de pênalti, Felipe se isolou no meio-campo, agarrou o terço que o acompanha em todas as partidas e cobriu a cabeça com a toalha vermelha. Foi assim na semifinal da Taça Guanabara, contra o Botafogo, quando defendeu duas cobranças e classificou o time para a decisão. Foi assim neste domingo, contra o Fluminense. Em jogo, a vaga na final da Taça Rio contra o Vasco. Após o empate por 1 a 1 no tempo normal, o paredão rubro-negro, de novo, cresceu na frente dos adversários. Na vitória por 5 a 4, o camisa 1 defendeu as cobranças de Araújo e Tartá - Souza chutou por cima do travessão.

A cada batedor, Felipe colocava o terço dado pela mãe, dona Rita, dentro do gol. Só conseguiu fazer a primeira defesa no chute de Araújo, no canto direito, no quinto pênalti tricolor. Até então, havia saltado quatro vezes no lado oposto. Thiago Neves teve a chance de decidir, mas fracassou. Nas alternadas, Gum converteu a sexta cobrança do Flu, mas Felipe parou Tartá e recolocou o Flamengo em vantagem. Diego Maurício fez o gol da classificação.


A atuação decisiva de Felipe o mantém invicto no clube. São 23 jogos sem perder. O recorde histórico é de Jurandir, na década de 40, que ficou 24 jogos sem conhecer o sabor amargo de uma derrota.


Agora, o Rubro-Negro está a 90 minutos do título Carioca. Para isso, precisa vencer o Vasco, domingo que vem, no Engenhão, às 16h (de Brasília). Se a equipe de São Januário vencer, serão mais duas partidas para definir o campeão.

O Flamengo não terá tempo para comemorar. Nesta segunda-feira, a delegação embarca para Fortaleza. Na quarta, o time enfrenta o Horizonte-CE, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. No partida de ida, semana passada, empate por 1 a 1.



Por: Richard Souza

Fla reage, vence Flu nos pênaltis e fica a 90 minutos do título carioca

Rivais empatam em 1 a 1 no tempo normal, mas Rubro-Negro leva a melhor nas cobranças e enfrenta o Vasco na decisão do segundo turno







Nem Ronaldinho, nem Thiago Neves: mais uma vez o herói da classificação do Flamengo foi o goleiro Felipe. Após o empate por 1 a 1 no tempo normal (Rafael Moura marcou para o Tricolor, e Thiago Neves igualou), a semifinal da Taça Rio foi para os pênaltis. O goleiro rubro-negro pegou duas cobranças e foi decisivo na vitória do Rubro-Negro sobre o Fluminense por 5 a 4. O camisa 1 do Fla também pegou duas penalidades na semifinal da Taça Guanabara, contra o Botafogo - e a equipe depois venceu o Boavista na final. Com isso, a equipe da Gávea será campeã estadual por antecipação se superar o Vasco no próximo domingo, às 16h, no Engenhão.


Sem Ronaldinho, desfalque de última hora por lesão no joelho esquerdo, Léo Moura, que machucou o joelho direito logo no início da partida, e Maldonado, que vai operar o joelho esquerdo, o Flamengo mostrou força suficiente para buscar um empate que se mostrava distante após um primeiro tempo ruim. De quebra, o Rubro-Negro também assegurou sua hegemonia no Rio, já que mesmo que perca para o Vasco, continuará com 31 títulos estaduais contra 30 do Flu.


As duas equipes voltam a campo durante a semana, por competições diferentes. O Fluminense inicia o duelo das oitavas de final da Libertadores recebendo o Libertad, do Paraguai, no Engenhão, na quinta-feira. Um dia antes, o Flamengo enfrenta o Horizonte, no Ceará, no jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil.


Temporal, apagão e Flu em vantagem
Sob forte chuva, o clássico começou também com os nervos à flor da pele. O clima de tensão era evidente nos dois lados, mas era o Fluminense o time mais perigoso nos minutos iniciais. E foi Rafael Moura quem protagonizou o primeiro lance claro de gol. Depois de um erro de passe de Welinton, o atacante recebeu a bola frente a frente com Felipe, que saiu de carrinho para dividir fora da área. He-Man caiu após ser tocado por Felipe, e o árbitro Péricles Bassols interpretou como simulação. No entanto, o goleiro do Flamengo poderia ter sido expulso, caso fosse marcada uma falta. Mas quem levou o amarelo foi o jogador tricolor.


Minutos antes, o time rubro-negro perdeu um de seus principais jogadores. Após um choque com Conca, Léo Moura sentiu o joelho direito e não teve mais condições de seguir em campo. O lateral-direito já é desfalque na partida de volta contra o Horizonte-CE.


Quando o jogo começava a ganhar em emoção, os refletores do Engenhão se apagaram, causando uma paralisação de 11 minutos. Após o reinício, com a luz apenas parcialmente acesa, o goleiro Felipe reclamou de não enxergar direito. Assim, o árbitro Péricles Bassols parou o jogo por mais dez minutos, até que a iluminação fosse totalmente restabelecida.


Felipe defesa Flamengo (Foto: Agência Lance)


Felipe, mais uma vez, brilhou nas cobranças de pênaltis (Foto: Agência Lance)

Com o jogo a todo vapor, o Fluminense tomou as ações do ataque e não demorou para abrir o placar, num lance irregular. Após cobrança de falta na área, Gum subiu e ajeitou para Rafael Moura, que, em posição de impedimento, fez, de cabeça, 1 a 0 para o Tricolor, aos 22 minutos.


A desvantagem criou um clima de nervosismo nos jogadores do Flamengo, que passaram a cometer muitas faltas. O time tricolor respondia, e ao fim do primeiro tempo seis cartões amarelos foram distribuídos – três para cada lado.


Mas passado o susto, o Flamengo conseguiu se ajeitar em campo, apesar dos muitos erros de passe, e equilibrar o clássico. Em boa trama pelo meio, Thiago Neves achou Diego Maurício, que chutou de canhota. Ricardo Berna mandou para escanteio. O Fluminense falhava na criação no meio-campo, fazendo com que Fred e Rafael Moura fossem obrigados a recuar para buscar jogo. Quando o Tricolor chutava a gol, o Fla contava com as boas defesas de Felipe.


Flamengo empata no segundo tempo e leva decisão para os pênaltis
Diante da necessidade da vitória, Vanderlei Luxemburgo decidiu queimar suas duas substituições restantes no intervalo. O Flamengo voltou para o segundo tempo com Deivid e Bottinelli no lugar de Wanderley e Fernando, respectivamente.


O Fluminense foi o primeiro a criar chances no segundo tempo, obrigando Felipe a uma bela sequência de defesas, ainda nos minutos iniciais. Mas, sem objetividade, o Tricolor perdeu terreno para o Flamengo, que empatou aos 22 minutos. Willians lançou na área, e Thiago Neves subiu mais do que Valencia para, de cabeça, fazer 1 a 1.


Diego Mauricio gol Flamengo (Foto: Agência Lance)


Diego Mauricio decretou a vitória do Flamengo nas penalidades (Foto: Agência Lance)

Com a qualidade técnica em baixa nos dois lados, Fluminense e Flamengo tentaram, em vão, a vitória. Mas com poucas chances criadas, os 90 minutos terminaram em empate. Assim, a decisão do adversário do Vasco na final da Taça Rio aconteceria nos pênaltis.


Nas cobranças, o Flu abriu a série com Fred, que converteu. O Fla errou com Renato, que parou nas mãos de Berna. Souza, porém, chutou para a fora a chance de manter a vantagem, e Deivid igualou. Edinho e Conca marcaram para o time das Laranjeiras, assim como Galhardo e Bottinelli, estabelecendo o 3 a 3 no placar.


Felipe defendeu o chute de Araújo, e Thiago Neves ficou com a vitória aos seus pés. Mas o camisa 1 tricolor saltou e também pegou, levando a decisão para as cobranças alternadas. Gum fez, assim como David Braz. Porém, Felipe voltou a brilhar ao defender o tiro de Tartá - curiosamente, os três jogadores que saíram do banco do Flu erraram suas cobranças (Tartá, Araújo e Souza), enquanto os três do Fla converteram (Deivid, Galhardo e Bottinelli). Diego Maurício, que foi o substituto de Ronaldinho, não perdoou e selou a classificação do Fla com a vitória por 5 a 4.



Por: globoesporte.com

domingo, 24 de abril de 2011

Só passa um: Fla-Flu define quem enfrenta o Vasco na final da Taça Rio

Menos de dois meses depois de se enfrentarem na fase classificatória, tricolores ganham força e rubro-negros são vistos com desconfiança



Cobiça. Desejo imoderado de possuir. Fluminense e Flamengo querem muito. Eis um problema. Os rivais querem a mesma coisa, mas há apenas uma vaga na decisão da Taça Rio. Para os tricolores, é a ponte para manter-se na caminhada rumo ao título do Campeonato Carioca. Só que é nela que os rubro-negros, campeões da Taça Guanabara, enxergam o atalho para chegar ao troféu sem precisar de duas partidas finais. Neste domingo, a dupla joga no Engenhão, às 16h (Brasília), e definem quem vai ser o adversário do Vasco no dia 1º de maio.






Não faz muito tempo desde o último Fla-Flu. Há pouco mais de um mês, os times se enfrentaram em momentos bem diferentes. Laranjeiras em ebulição: na véspera do clássico, o presidente Peter Siemsen anunciou a demissão do então vice de futebol Alcides Antunes com a justificativa de que era necessário "antecipar a mudança política do futebol". Siemsen ainda assegurou que Muricy Ramalho, que criticara publicamente a estrutura do clube, só deixaria o Flu se quisesse. Ele deixou. No dia seguinte, após o empate sem gols, o treinador (hoje no Santos) anunciou oficialmente seu pedido de demissão. Justificativa: condições carentes de trabalho.



No Ninho do Urubu, o carnaval, muito bem aproveitado pelos jogadores, fora prolongado pelo bom momento. O Rubro-Negro liderava seu grupo na Taça Rio e, apesar de algumas dificuldades, aparentava evolução.

Pois a gangorra se mexeu. A última semana mudou o clima nos dois clubes. O milagreiro Fluminense, quase eliminado na Libertadores, comandado pelo técnico interino Enderson Moreira, conseguiu avançar na disputa continental com uma espetacular vitória sobre o Argentinos Juniors, fora de casa (4 a 2). Na volta ao Rio, recepção calorosa de cerca de mil pessoas no aeroporto.



- Não posso falar muito sobre a época do Muricy, pois não estava no clube. Mas a melhor sensação que tenho aqui é saber que temos um time que vai até a última gota de suor para buscar uma vitória - disse Enderson Moreira.



O Flamengo continua invicto na temporada (22 jogos), tem lugar garantido na final do Carioca e está nas oitavas de final da Copa do Brasil. E foi justamente a competição nacional que fez os rubro-negros torcerem o nariz. Na última quarta-feira, o time empatou por 1 a 1 com o modesto Horizonte-CE, no jogo de ida, em casa. Ronaldinho teve atuação discreta, a torcida chiou e começou a olhar o craque meio torto. Se ele não pode ser o mesmo dos bons tempos de Barcelona, os torcedores esperam que ele seja no mínimo decisivo.



- Quando ganha, o Flamengo é o melhor do mundo. Quando perde, é o pior. Sempre foi assim e respeitamos as opiniões das pessoas. Mas nenhum clube grande do Rio de Janeiro está melhor do que a gente. Estamos com uma vaga garantida na final, a 180 minutos de um título. Os outros ainda têm 360 minutos pela frente mais os acréscimos se quiserem ser campeões - afirmou Vanderlei Luxemburgo.



montagem Fluminense Flamengo comemoração (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)



Só um time vai comemorar no Fla-Flu deste domingo (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)


O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos. A TV Globo exibe para os estados do RJ, ES, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O canal PFC 2 também transmite. O árbitro do duelo será Péricles Bassols, auxiliado por Jackson Lourenço Massarra dos Santos e Wagner de Almeida Santos.



header o que esta em jogo


Fluminense: desde 2005 o Fluminense não disputa uma final de Campeonato Carioca. Por isso, a partida contra o Flamengo é encarada com extrema importância pelo Tricolor, que fracassou na Taça Guanabara de 2011 – foi eliminado pelo Boavista na semifinal, nos pênaltis.



Flamengo: a 180 minutos do título estadual, o Flamengo joga tudo no clássico. Campeões da Taça Guanabara, Vanderlei Luxemburgo e os jogadores não querem permitir que os dois jogos finais do Carioca ocorram. Para isso, precisam conquistar a Taça Rio. É preciso derrotar o Fluminense e superar o Vasco na decisão do segundo turno.



header as escalações 2


Fluminense: o técnico Enderson Moreira preferiu não confirmar a formação que enfrenta o Flamengo. Mas é provável que o técnico repita a escalação que venceu por 4 a 2 o Argentinos Juniors, na última quarta, pela Libertadores. Deco ainda se recupera de um edema na coxa direita e segue fora. O Fluminense deve ir a campo com a seguinte formação: Ricardo Berna, Mariano, Gum, Edinho e Julio César; Valencia, Diguinho, Marquinho e Conca; Rafael Moura e Fred.



Flamengo: a mutação continua. Luxemburgo mantém a rotina de trocas constantes na formação do time. Uma delas por obrigação. O volante Maldonado sofreu uma nova lesão no joelho esquerdo, será operado na terça-feira e só volta dentro de seis meses. Fernando assume a função ao lado de Willians. Rodrigo Alvim terá uma nova oportunidade na lateral esquerda. Sendo assim, Renato volta ao meio-campo e deixa de ser improvisado. Negueba, titular contra o Horizonte-CE, pela Copa do Brasil, volta ao banco. Wanderley está mantido no ataque. A escalação: Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Rodrigo Alvim; Willians, Fernando, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Wanderley.
.
header fique de olho 2



Fluminense: com a saída de Emerson, afastado por indisciplina, Rafael Moura ganhou nova oportunidade entre os titulares e deixou sua marca diante do Argentinos Juniors. Motivado para seguir ao lado de Fred, o He-Man é importante arma ofensiva do Tricolor, principalmente nas bolas aéreas.

Flamengo: Ronaldinho não falou com a imprensa depois do empate frustrante pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A torcida espera que ele fale com os pés. O craque não foi bem nas últimas partidas. Além do pênalti perdido contra o Macaé, teve desempenho discreto no jogo do meio de semana. Os rubro-negros chiaram com o camisa 10. Na última sexta-feira, ele ficou fora do coletivo por conta de uma torção no joelho esquerdo e teve de fazer fisioterapia. Neste sábado, participou normalmente do rachão e está escalado.



header o que eles disseram



Enderson Moreira, técnico do Fluminense: “A expectativa é de que possamos fazer um grande jogo, apesar de sabermos na qualidade do Flamengo. Por ser um jogo eliminatório, somente a vitória nos interessa para seguirmos na Taça Rio e continuarmos buscando o título estadual.”



Renato, meia do Flamengo: "É um jogo com 50% de responsabilidade para cada um. Um clássico é totalmente diferente de enfrentar uma equipe de menor expressão. São times acostumados a jogar finais. O clássico se define em detalhes, é como se fosse uma decisão. Não temos que falar muito. É o momento de jogar, procurar vencer e não oscilar."
header números e curiosidades



* Fluminense e Flamengo se enfrentaram 236 vezes pelo Campeonato Carioca, com 84 vitórias do Rubro-Negro, 78 empates e 74 vitórias do Tricolor.



* Há três anos o Flamengo não perde para o Fluminense, ou quatro jogos, pelo Campeonato Carioca. O último triunfo tricolor foi no dia 10 de fevereiro de 2008 (placar de 4 a 1). Desde então foram duas vitórias rubro-negras e dois empates.



* Desde que o Campeonato Carioca adotou o regulamento atual, há sete anos, o Fluminense chegou a cinco semifinais da Taça Rio, com uma vitória, dois empates e duas derrotas, sendo que duas vitórias nos pênaltis. Já o Flamengo esteve em quatro semifinais do segundo turno, com três vitórias e uma derrota. O único confronto direto aconteceu em 2009 – 1 a 0 para o Flamengo.



header último confronto v2










Flamengo e Fluminense se enfrentaram pela última vez no dia 13 de março, pela 3ª rodada da Taça Rio, no Engenhão. O placar foi de 0 a 0, mas a crise pendeu para o lado tricolor. Naquele domingo, o técnico Muricy Ramalho comunicou oficialmente o seu pedido de demissão, se queixando da falta de estrutura do clube. Em campo, os destaques foram os goleiros Felipe e Ricardo Berna, que garantiram o placar para rubro-negros e tricolores, respectivamente.



Por: globoesporte.com