domingo, 24 de abril de 2011

Só passa um: Fla-Flu define quem enfrenta o Vasco na final da Taça Rio

Menos de dois meses depois de se enfrentarem na fase classificatória, tricolores ganham força e rubro-negros são vistos com desconfiança



Cobiça. Desejo imoderado de possuir. Fluminense e Flamengo querem muito. Eis um problema. Os rivais querem a mesma coisa, mas há apenas uma vaga na decisão da Taça Rio. Para os tricolores, é a ponte para manter-se na caminhada rumo ao título do Campeonato Carioca. Só que é nela que os rubro-negros, campeões da Taça Guanabara, enxergam o atalho para chegar ao troféu sem precisar de duas partidas finais. Neste domingo, a dupla joga no Engenhão, às 16h (Brasília), e definem quem vai ser o adversário do Vasco no dia 1º de maio.






Não faz muito tempo desde o último Fla-Flu. Há pouco mais de um mês, os times se enfrentaram em momentos bem diferentes. Laranjeiras em ebulição: na véspera do clássico, o presidente Peter Siemsen anunciou a demissão do então vice de futebol Alcides Antunes com a justificativa de que era necessário "antecipar a mudança política do futebol". Siemsen ainda assegurou que Muricy Ramalho, que criticara publicamente a estrutura do clube, só deixaria o Flu se quisesse. Ele deixou. No dia seguinte, após o empate sem gols, o treinador (hoje no Santos) anunciou oficialmente seu pedido de demissão. Justificativa: condições carentes de trabalho.



No Ninho do Urubu, o carnaval, muito bem aproveitado pelos jogadores, fora prolongado pelo bom momento. O Rubro-Negro liderava seu grupo na Taça Rio e, apesar de algumas dificuldades, aparentava evolução.

Pois a gangorra se mexeu. A última semana mudou o clima nos dois clubes. O milagreiro Fluminense, quase eliminado na Libertadores, comandado pelo técnico interino Enderson Moreira, conseguiu avançar na disputa continental com uma espetacular vitória sobre o Argentinos Juniors, fora de casa (4 a 2). Na volta ao Rio, recepção calorosa de cerca de mil pessoas no aeroporto.



- Não posso falar muito sobre a época do Muricy, pois não estava no clube. Mas a melhor sensação que tenho aqui é saber que temos um time que vai até a última gota de suor para buscar uma vitória - disse Enderson Moreira.



O Flamengo continua invicto na temporada (22 jogos), tem lugar garantido na final do Carioca e está nas oitavas de final da Copa do Brasil. E foi justamente a competição nacional que fez os rubro-negros torcerem o nariz. Na última quarta-feira, o time empatou por 1 a 1 com o modesto Horizonte-CE, no jogo de ida, em casa. Ronaldinho teve atuação discreta, a torcida chiou e começou a olhar o craque meio torto. Se ele não pode ser o mesmo dos bons tempos de Barcelona, os torcedores esperam que ele seja no mínimo decisivo.



- Quando ganha, o Flamengo é o melhor do mundo. Quando perde, é o pior. Sempre foi assim e respeitamos as opiniões das pessoas. Mas nenhum clube grande do Rio de Janeiro está melhor do que a gente. Estamos com uma vaga garantida na final, a 180 minutos de um título. Os outros ainda têm 360 minutos pela frente mais os acréscimos se quiserem ser campeões - afirmou Vanderlei Luxemburgo.



montagem Fluminense Flamengo comemoração (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)



Só um time vai comemorar no Fla-Flu deste domingo (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)


O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos. A TV Globo exibe para os estados do RJ, ES, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O canal PFC 2 também transmite. O árbitro do duelo será Péricles Bassols, auxiliado por Jackson Lourenço Massarra dos Santos e Wagner de Almeida Santos.



header o que esta em jogo


Fluminense: desde 2005 o Fluminense não disputa uma final de Campeonato Carioca. Por isso, a partida contra o Flamengo é encarada com extrema importância pelo Tricolor, que fracassou na Taça Guanabara de 2011 – foi eliminado pelo Boavista na semifinal, nos pênaltis.



Flamengo: a 180 minutos do título estadual, o Flamengo joga tudo no clássico. Campeões da Taça Guanabara, Vanderlei Luxemburgo e os jogadores não querem permitir que os dois jogos finais do Carioca ocorram. Para isso, precisam conquistar a Taça Rio. É preciso derrotar o Fluminense e superar o Vasco na decisão do segundo turno.



header as escalações 2


Fluminense: o técnico Enderson Moreira preferiu não confirmar a formação que enfrenta o Flamengo. Mas é provável que o técnico repita a escalação que venceu por 4 a 2 o Argentinos Juniors, na última quarta, pela Libertadores. Deco ainda se recupera de um edema na coxa direita e segue fora. O Fluminense deve ir a campo com a seguinte formação: Ricardo Berna, Mariano, Gum, Edinho e Julio César; Valencia, Diguinho, Marquinho e Conca; Rafael Moura e Fred.



Flamengo: a mutação continua. Luxemburgo mantém a rotina de trocas constantes na formação do time. Uma delas por obrigação. O volante Maldonado sofreu uma nova lesão no joelho esquerdo, será operado na terça-feira e só volta dentro de seis meses. Fernando assume a função ao lado de Willians. Rodrigo Alvim terá uma nova oportunidade na lateral esquerda. Sendo assim, Renato volta ao meio-campo e deixa de ser improvisado. Negueba, titular contra o Horizonte-CE, pela Copa do Brasil, volta ao banco. Wanderley está mantido no ataque. A escalação: Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Rodrigo Alvim; Willians, Fernando, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Wanderley.
.
header fique de olho 2



Fluminense: com a saída de Emerson, afastado por indisciplina, Rafael Moura ganhou nova oportunidade entre os titulares e deixou sua marca diante do Argentinos Juniors. Motivado para seguir ao lado de Fred, o He-Man é importante arma ofensiva do Tricolor, principalmente nas bolas aéreas.

Flamengo: Ronaldinho não falou com a imprensa depois do empate frustrante pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A torcida espera que ele fale com os pés. O craque não foi bem nas últimas partidas. Além do pênalti perdido contra o Macaé, teve desempenho discreto no jogo do meio de semana. Os rubro-negros chiaram com o camisa 10. Na última sexta-feira, ele ficou fora do coletivo por conta de uma torção no joelho esquerdo e teve de fazer fisioterapia. Neste sábado, participou normalmente do rachão e está escalado.



header o que eles disseram



Enderson Moreira, técnico do Fluminense: “A expectativa é de que possamos fazer um grande jogo, apesar de sabermos na qualidade do Flamengo. Por ser um jogo eliminatório, somente a vitória nos interessa para seguirmos na Taça Rio e continuarmos buscando o título estadual.”



Renato, meia do Flamengo: "É um jogo com 50% de responsabilidade para cada um. Um clássico é totalmente diferente de enfrentar uma equipe de menor expressão. São times acostumados a jogar finais. O clássico se define em detalhes, é como se fosse uma decisão. Não temos que falar muito. É o momento de jogar, procurar vencer e não oscilar."
header números e curiosidades



* Fluminense e Flamengo se enfrentaram 236 vezes pelo Campeonato Carioca, com 84 vitórias do Rubro-Negro, 78 empates e 74 vitórias do Tricolor.



* Há três anos o Flamengo não perde para o Fluminense, ou quatro jogos, pelo Campeonato Carioca. O último triunfo tricolor foi no dia 10 de fevereiro de 2008 (placar de 4 a 1). Desde então foram duas vitórias rubro-negras e dois empates.



* Desde que o Campeonato Carioca adotou o regulamento atual, há sete anos, o Fluminense chegou a cinco semifinais da Taça Rio, com uma vitória, dois empates e duas derrotas, sendo que duas vitórias nos pênaltis. Já o Flamengo esteve em quatro semifinais do segundo turno, com três vitórias e uma derrota. O único confronto direto aconteceu em 2009 – 1 a 0 para o Flamengo.



header último confronto v2










Flamengo e Fluminense se enfrentaram pela última vez no dia 13 de março, pela 3ª rodada da Taça Rio, no Engenhão. O placar foi de 0 a 0, mas a crise pendeu para o lado tricolor. Naquele domingo, o técnico Muricy Ramalho comunicou oficialmente o seu pedido de demissão, se queixando da falta de estrutura do clube. Em campo, os destaques foram os goleiros Felipe e Ricardo Berna, que garantiram o placar para rubro-negros e tricolores, respectivamente.



Por: globoesporte.com

Nenhum comentário: