sábado, 18 de setembro de 2010

Após séria lesão, Maldonado se diz 100% e sonha com afirmação

Volante quer voltar a vestir a camisa do Chile após decepção de ficar fora da Copa e fala ainda sobre o momento do Flamengo


Altos e baixos, idas e vindas... Assim pode ser definida a passagem de Claudio Maldonado no Flamengo. O volante chileno, de 30 anos, ainda não conseguiu se firmar na equipe em 2010. O ano, aliás, até o momento, acumula mais frustrações que vitórias. O jogador, que participou da campanha do título brasileiro de 2009, acabou machucando o joelho esquerdo no amistoso do Chile contra a Eslováquia, em 11 de novembro do ano passado.

Foram longos quatro meses para se recuperar após cirurgia no local e voltar aos gramados. Mas, depois do problema físico, precisou fortalecer o músculo da perna, perdeu a Copa do Mundo e a vaga de titular no Flamengo. Mudança drástica para quem era absoluto no time no ano passado e tinha passagem quase garantida para a África do Sul. Na última quarta-feira, contra o Grêmio Prudente, entrou no lugar de Renato Abreu e ajudou o time a vencer por 2 a 1.

Com a perna já fortalecida após longo período inativo devido à lesão no joelho e de contrato renovado até 2012, o jogador bateu um papo de cerca de 30 minutos com o GLOBOESPORTE.COM. Ele falou da frustração de não ter sido convocado para o Mundial, a sua recuperação, os problemas do Flamengo e os planos para o futuro. No planejamento, o sonho de disputar a Copa América da Argentina em 2011.

GLOBOESPORTE.COM: Aquela lesão do ano passado foi o seu maior problema desde que chegou ao Flamengo?

Maldonado: - Acho que sim. Foi uma lesão complicada, que demora para chegar aos cem por cento e adquirir a massa muscular. Mas fiz todos os testes e estou com força para jogar, não me impede de nada mais.

Como ficou a sua cabeça? Mexeu com o sua parte psicológica?

- Antigamente eu sentia mais. Mas hoje é normal. Faz parte do nosso trabalho. Quando você se machuca e fica quase um ano sem poder jogar, é complicado. Mas hoje estou tranquilo, eu me conheço bem e sei que, quando estou cem por cento, posso render muito. Tudo é questão de trabalho. Aos poucos vai chegando sua hora de entrar no time e mostrar que está em condições.

Em quanto tempo estará 100%?

- Isso depende. De repente fico três, quatro jogos no banco e não consigo entrar, até porque acontece um resultado inesperado. Se fosse diferente, talvez pudesse entrar para poder jogar. Mas novamente estou pronto para entrar e, quem sabe, no próximo jogo eu possa entrar e jogar mais minutos.

Hoje, o que falta para ser titular?

- Eu acho que falta jogar mais. Já conversei com Silas. Ele disse que contava comigo e sabia de tudo que estava acontecendo, da lesão no joelho, o trabalho que eu fiz separado do grupo na intertemporada em Itu. Ele falou que aos poucos vai me colocando nos jogos para me recondicionar. Estou trabalhando forte e continuo fazendo o trabalho de fortalecimento muscular e treinando, o que faz bem para eu para poder voltar, quem sabe, ao time principal.

Você falou de recuperar a vaga de titular. Acabou sendo um ano difícil, em que você ficou fora também da Copa do Mundo. Como foi não participar do Mundial?

- Fiquei meio chateado quando o Bielsa (técnico da seleção chilena) me ligou e disse que eu não estava nem na lista dos 31 jogadores que iriam ser convocados inicialmente. Fiquei meio que abalado, chateado mesmo. Eu me sentia bem naquele momento. Ele poderia até ter me levado para ver se eu realmente estava bem. E depois poderia escolher. Foi duro. Quando você faz tudo com trabalho para estar presente e fica fora por uma lesão que aconteceu na própria seleção, é muito difícil entender.

Já no Brasil, o Kleberson, seu companheiro de clube, se lesionou na Seleção e foi convocado pelo Dunga. Acha que o Bielsa poderia ter feito o mesmo?

- Poderia. Ele poderia ter me levado para me testar, mas achou que outros jogadores estavam em melhor situação. Mas fica uma coisa meio chata de ter acontecido lá mesmo no meu país, pela minha seleção e você ficar fora de uma Copa do Mundo o deixa mais triste.

Guarda mágoas?

- Não. Ele (Bielsa) até me explicou as razões que tinha para me deixar fora e que para ele também doía muito me deixar fora. Mas ele achou que naquele momento tinha jogadores em melhores condições.

Tem condição de disputar mais uma Copa?

- Gostaria muito. Mas agora estou trabalhando para disputar outra Copa América. Seria minha terceira Copa América. E, primeiramente, vou trabalhar para isso, para jogar novamente no Flamengo e ser convocado.

Por falar em Flamengo, o que você acha que aconteceu do ano passado para este ano para o time estar nessa situação?

- É difícil explicar. Isso acontece muito no Brasil. Às vezes o time é campeão em um ano e no outro vai mal, sem explicação para o que acontece, sendo que o grupo é o mesmo. Mas é confiança. No dia a dia vai pegando confiança novamente. Acho que esse jogo contra o Prudente foi importante para sentirmos que, quando queremos, podemos.

Mas qual motivo para tanta mudança? Foi um erro de planejamento ou uma simples falta de sorte?

- Acho que tudo. Desde que começou o ano, no Carioca e na Libertadores, poderíamos ter nos planejado melhor. Tudo faz falta. Mudança de treinador também. Ficamos meio abalados com a saída do Andrade. Depois com Rogério tentamos dar o máximo, todo mundo tentando corresponder, mas infelizmente os resultados não chegaram. Aí veio o Silas e estamos na etapa de nos conhecer. São ideias novas para implantar para o time. Tem também os jogadores que chegaram, que vão passar por um período em que não vão estar na condição ideal no momento que o Flamengo está precisando...

Mas se o Andrade era importante, o que acha que houve com ele?

- Na verdade não entendemos muito. Somente no dia em que ele foi demitido a presidente Patrícia Amorim falou que ele não era mais treinador, até pelos resultados. Mas em nenhum momento entendemos o motivo da saída dele. E com certeza o grupo sentiu, porque era um cara que lutávamos com ele, corríamos para ele. Um cara que sempre passou muita confiança e humildade, sempre transparente. Por isso não entendemos, até porque ainda estávamos na Libertadores.

Isso atrapalhou o time?

- Em certo ponto atrapalhou. O time ficou abalado naquele momento.

Na época em que ele saiu, e logo após sua demissão, aconteceram muitos problemas extracampo, como nos casos de Adriano, Vagner Love e Bruno. Ele era um treinador que conversava muito com vocês, dava conselhos. Acha que a sua saída ajudou a agravar ainda mais os problemas?

- Pode ser. Acho que aconteceram muitas coisas. O problema do Bruno, do Adriano, do Vagner. Foi tudo em um curto espaço de tempo, e não conseguimos assimilar muito bem. Mas fomos em frente. Somos muito profissionais. Sabemos que temos um grupo muito forte, com a base do ano passado, que a qualquer momento pode reagir.

Ele administraria melhor que o Rogério Lourenço (ex-treinador) esses problemas?

- Não sei se melhor. É difícil falar, porque o Andrade passava muita tranquilidade, não era um cara de estourar, chegar e xingar alguém. Era um cara tranquilo, de levar mais na conversa. Mas acho que era mais a atitude dele que deixava os jogadores mais à vontade. Você chegava para ele, conversava e ele o entendia. Foi uma coisa muito legal, criamos uma amizade muito boa.

E esses problemas fora de campo. A situação do time hoje é reflexo de tudo aquilo que aconteceu?

- Acho que não. Hoje o time está melhor. Infelizmente estamos tentando, mas quando pega uma fase ruim que a bola não entra, é complicado. Temos que continuar trabalhando que uma hora vai sair. Quando o time começar a ganhar e mostrar a força, vai melhorar muito.

E já está melhorando? A maneira como aconteceu aquele vitória contra o Prudente, nos últimos minutos, deu uma injeção de ânimo para o time arrancar e brigar lá na frente?

- Acho que sim. Se o nosso time mostrar novamente a atitude do segundo tempo, que vai para cima tentando uma vez atrás da outra, com certeza temos uma chance boa de arrancar. O que não pode acontecer é como no primeiro tempo, quando você não sabe se o time vai ou fica naquele zero a zero e não acontece nada. Acho que nossa concentração vale muito mais. Nosso time ano passado era mais concentrado. E uma hora saia um gol, uma jogada. Acho que temos que voltar a jogar como no ano passado, com concentração máxima para não levar gol.

Dá para conseguir uma arrancada como no ano passado?

- Acho que sim. Dá para chegar pelo menos no G-4. E é isso que queremos. Nós nos afastamos muito dos primeiros colocados, mas brigar pelo G-4 temos condições.

Por: Diego Rodrigues

Deivid quer tirar proveito do nervosismo do Fluminense

Atacante acredita que rival está abalado para o clássico de domingo


Posição incômoda essa 14ª colocação. Afinal, como pode o atual campeão brasileiro lutar na parte debaixo da tabela? Com 26 pontos, o Flamengo está a cinco apenas da zona de rebaixamento e a 11 do G-4. Mas estaria o clube em crise? Que nada! Na Gávea a confiança está de volta após a vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio Prudente, fora de casa. Já o Fluminense...

Adversário rubro-negro neste domingo, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor, líder da competição, vem de duas derrotas (Atlético-GO e Corinthians) e vive fase conturbada fora de campo. É torcida que vaia o time, jogador que critica o departamento médico... O momento é turbulento nas Laranjeiras. E a confiança aumenta do outro lado.

- Nós sabemos da nossa responsabilidade e da situação que estamos. Mas o Fluminense está meio abalado também pela derrota para o Corinthians. Vamos tentar tirar proveito do nervosismo deles – disse o atacante Deivid.

Porém, a visão do seu treinador é diferente. Silas acredita sim que o rival esteja pressionado, mas, pelo fato de estar na liderança, é uma pressão menor em relação à que vive o Flamengo.

- No futebol a pressão é o tempo todo em cima de todo mundo. Na Série C existe pressão, o Muricy sofre pressão, eu sofro. Em cima é para ser campeão, e embaixo é pior ainda.

Por: Diego Rodrigues

Vinícius Pacheco deve voltar para o Figueirense

Meia-atacante do Flamengo que teve passagem pelo Alvinegro em 2009 é aguardado no Scarpelli


O Figueirense deve apresentar na próxima segunda-feira o meia-atacante Vinícius Pacheco, do Flamengo. A diretoria alvinegra ainda não confirma a contratação, mas o jogador agrada o gerente de futebol Chico Lins e o técnico Márcio Goiano. Ele volta ao Orlando Scarpelli após uma passagem apagada pelo Alvinegro na Série B de 2009. FutebolSC.com

Vinícius Pacheco não estava sendo aproveitado pelo técnico Silas no time titular do Flamengo. Segundo informações da imprensa carioca, ele teria ficado insatisfeito ao ser cotado para defender o time sub-23 no Campeonato Brasileiro da categoria.

No início da temporada, Vinícius Pacheco se destacou ao assumir a vaga do sérvio Petkovic. Ele vai ser emprestado pela quinta vez. Já esteve no Paraná, no Ipatinga, no Belenenses (Portugal) e Figueirense.

Por: Redação FutebolSC.com

Lateral Everton Silva é emprestado para a Ponte Preta

Jogador perdeu espaço no Flamengo com a chegada de Rafael Galhardo e fica até o fim do ano no clube paulista

O Flamengo acertou o empréstimo do lateral-direito Everton Silva para a Ponte Preta até o fim do ano. O lateral tem contrato até 2014 com o Rubro-Negro carioca e foi cedido gratuitamente para defender a Macaca na Série B do Campeonato Brasileiro.

Everton Silva atuou pela última vez pelo Fla no empate (2 a 2) com o Vitória, pela 21ª rodada do Brasileirão, no dia 11, no lugar do suspenso Leonardo Moura. Mas como Rafael Galhardo foi promovido ao time profissional, o atleta perdeu espaço no elenco.

Apesar da negociação, Everton Silva participou normalmente do treino coletivo dos reservas contra o time sub-23 na tarde desta sexta-feira, na Gávea.

Por: Diego Rodrigues e Eduardo Peixoto

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Promotor pede autógrafo a Zico em audiência no Fórum de Jacarepaguá

Zico afirmou ter tido pouco contato com diretor executivo

Em seu depoimento no julgamento do processo contra o goleiro Bruno, nesta sexta, na 1ª Vara Criminal de Jacarepaguá, o diretor executivo do Flamengo, Zico, foi interpelado pelo promotor de Justiça Eduardo Paes, que fez um pedido inusitado. Paes pediu para Galinho dar um autógrafo.

Nos dez minutos em que esteve na audiência, Zico afirmou ter tido pouco contato com Bruno, acusado pelos crimes de sequestro e lesão corporal contra Eliza Samudio, ao lado do amigo Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão.

Isso porque o goleiro foi afastado do clube apenas dez dias depois de o Galinho ter assumido o cargo de dirigente. Nesse tempo, contou não ter notado nenhum tipo de comportamento fora do normal por parte do atleta. Além de Zico, a presidente do clube, Patricia Amorim e o lateral Léo Moura estiveram na audiência.

Por: Emerson Silva, do Mais Vencer

Padre vai ao Fla, abençoa jogadores e dá até entrevista na sala de imprensa


O treinamento do Flamengo desta sexta-feira estava quase no fim quando o Padre Benedito, da Igreja Santo Cristo dos Milagres, no Rio de Janeiro, adentrou o gramado da Gávea para realizar uma benção.

O sacerdote atuou na Paróquia de São Judas Tadeu, santo padroeiro do clube, por muitos anos e constantemente é convidado para visitar o clube, onde a prática já virou tradição quando o Rubro-Negro enfrenta um momento complicado no Campeonato Brasileiro.

Simpático, o Padre Benedito abençoou os jornalistas presentes e concedeu até entrevista coletiva na sala de imprensa do clube.

“Já faz parte da tradição. Toda vez que o clube está em uma situação delicada, apelamos para a benção do nosso apóstolo máximo São Judas Tadeu. O mais importante é que ele nunca falha”, afirmou.

Ao término da entrevista, o Padre Benedito abençoou o atacante Deivid na sala de imprensa e contou as palavras que disse aos jogadores no vestiário.

“Os jogadores me receberam muito bem e ficaram felizes com a benção. Eles me conhecem e já sou figurinha fácil aqui. Falei para terem fé, confiança, superação e muita amizade. Isso tudo é muito importante quando as coisas não estão dando certo. Não podem entrar em processo de desânimo, pois as coisas estão melhorando”, disse, acrescentando.

"Na semana passada, a viagem para Volta Redonda foi antecipada e abençoei a parte interna e administrativa. Mas percebemos que já deu resultado quando tivemos uma vitória milagrosa (sobre o Grêmio Prudente). Já pode se perceber que existe um outro clima, uma outra atmosfera. É a fé, a confiança em São Judas", finalizou.

Evangélico, o técnico Silas não se opôs a celebração no futebol rubro-negro nesta sexta-feira. “Nessas situações, manda quem pode, obedece quem tem juízo. Quase 100% dos clubes são católicos. Respeito e sou respeitado por isso. Foi avisado antes e acho que não tem problemaí. O respeito pelo direito do semelhante faz parte”, comentou.

Por: Vinicius Castro

Silas cogita escalar ataque 3D no clássico diante do Flu

Com Wilians de volta, treinador estuda ainda formar o time com três volantes

Fase ruim superada? O gol de Diego Maurício na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio Prudente, na quarta-feira, ao menos deixou a autoestima do ataque rubro-negro um pouco mais elevada. A prova que a confiança foi recuperada em parte é que o técnico Silas não descarta escalar contra o Fluminense, no domingo, o ataque 3D, com Diego Maurício, Deivid e Diogo.

No entanto, ainda há dúvidas sobre quem entrará em campo no jogo do Engenhão, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Silas admite que pode utilizar os três como titulares, mas prefere fazer um certo mistério.

- Tem chance de acontecer alguma mudança em nossa movimentação, mas tudo dentro do que eu achar que o Muricy está pensando. Ele está enfrentando problemas com o Deco, em busca da melhor forma física. Muitos estão assim. Vamos esperar e trabalhar uma ou duas formas para depois definirmos – disse o treinador.

A outra opção do técnico pode acontecer com mudanças no meio de campo. Willians está recuperado de uma lesão na coxa direita, que o deixou fora das últimas duas partidas (Vitória e Prudente), e está à disposição. Questionado se poderia escalar três volantes, Silas respondeu:

- É possível de todas as formas que já jogamos. O Corinthians jogou contra o Fluminense com três volantes e venceu (2 a 1, no Engenhão). Guarani também. Atlético-GO também..

Uma certeza é na lateral esquerda. Juan, que ainda não se recuperou de um problema no tornozelo direito, está vetado. Rodrigo Alvim deve permanecer na posição. O Flamengo é o 14º colocado do Brasileirão, com 26 pontos.

Por: Diego Rodrigues

Willians treina normalmente e está liberado para o clássico

Já o lateral-esquerdo Juan segue como dúvida para o Fla-Flu de domingo

Boa notícia para o técnico Silas. O volante Willians treinou normalmente nesta sexta-feira, na Gávea, e está liberado para o enfrentar o Fluminense, domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, pela 23ª rodada do Brasileiro. O jogador, que sofria com dores no músculo adutor da coxa direita, volta à equipe depois de dois jogos fora (Vitória e Grêmio Prudente).

O atleta participou de um treino coletivo entre os reservas e o time sub-23 do Flamengo. Os titulares realizaram um trabalho físico. A tendência é que Wilians entre na vaga de Kleberson.

Já Juan segue como dúvida. Com problemas no tornozelo direito, o lateral-esquerdo não tem presença confirmada para a partida.

Leonardo Moura, Rodrigo Alvim e Paulo Victor também ficaram fora do trabalho. Os jogadores prestaram depoimento no fórum de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, no processo que apura o sequestro de Eliza Samudio em outubro do ano passado..

O time reserva que participou do coletivo foi formado com Diego Lima, Galhardo, David, Lucas e Everton Silva; Willians, Maldonado, Fernando e Vinicius Pacheco; Val Baiano e Diego Maurício. Jogadores como Léo Medeiros e Borja atuam no time sub-23.

Por: Diego Rodrigues e Eduardo Peixoto

Artilheiro dos 200 gols na base do Flamengo vira ídolo na Noruega

Kayke é destaque na boa campanha do Tromso e lamenta falta de oportunidades no Rubro-Negro

Foram dez anos no Flamengo e mais de 200 gols catalogados. Todos nas divisões de base. Títulos, prêmios individuais e propostas generosas em euros após boa participação no Mundialito Interclubes sub-19, em 2007. Nada disso bastou para Kayke ter chance no time profissional do Flamengo. Foram três jogos, totalizando cerca de 45 minutos em campo.

A falta de oportunidades o fez arrumar as malas. Encontrou espaço para recomeçar no mercado escandinavo. Primeiro, acertou com o Hacken, da Suécia. Teve poucas chances e decidiu rumar para a vizinha Noruega. A aposta deu certo.

O atacante de 22 anos estreou há pouco tempo no Tromso, mas transformou-se em ídolo instantâneo. A boa campanha favorece. O time da pequena cidade, com cerca de 60 mil habitantes, está em terceiro no Campeonato Norueguês e luta por uma vaga na Liga Europa..

Na estreia dentro de casa, o camisa 30 fez dois belos gols em chutes de longe. O primeiro cobrando falta e o após driblar um zagueiro. Kayke virou referência. Capa de revistas, jornais e interesse de clubes da Holanda.

- Estou muito feliz, está tudo dando certo e surgiram coisas que nem eu esperava. Infelizmente, o Flamengo não me aproveitou, mas quem sabe um dia eu não volto? - disse.

O atacante é mais um para a estatística de atletas das divisões de base que deixam o clube sem gerar dividendos. Ele teve boas propostas após os cinco gols que fez no Mundialito da Malásia, mas os dirigentes recusaram-nas prometendo chances no time profissional. Nada feito e em 2009 Kayke deixou o Rubro-Negro gratuitamente.

- Não aconteceu isso só comigo. Com vários outros jogadores foi assim. Parece que o Flamengo não gosta de ganhar dinheiro e perde a maioria dos jogadores formados na base de graça - declarou o atacante do Tromso.

Por: Eduardo Peixoto

Fla e Flu voltam a se enfrentar para chegar ao título ou fugir da degola

Assim como no ano passado, equipes estão em lados opostos da tabela. Desta vez, porém, Tricolor briga no topo, e rubro-negros para não cair

A dupla Fla-Flu vai chegar ao clássico deste domingo, às 18h30m, no Engenhão, vivendo momentos distintos se comparado à temporada 2009. No ano passado, enquanto o Rubro-Negro brigava na ponta pelo título, que se consumou na última rodada após vitória sobre o Grêmio por 2 a 1 (reveja a partida no vídeo abaixo), os "guerreiros" do Tricolor salvaram a equipe do rebaixamento à Série B. Este ano, a história se inverteu. Se o time das Laranjeiras busca a conquista do Campeonato Brasileiro sob a batuta de Muricy Ramalho, a equipe da Gávea quer afastar o fantasma da Segunda Divisão.

Assim como o Flamengo, que só levantou o caneco na última rodada, o Fluminense também só se salvou da degola na 38ª rodada ao empatar por 1 a 1 com o Coritiba, no Couto Pereira. Naquela ocasião, os torcedores do time paranaense causaram uma grande confusão após o apito final e a queda do Coxa para a Série B.

No ano passado, após a vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, o Flamengo iniciou a arrancada para o título. Foram oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O Rubro-Negro venceu os principais adversário e ficou com o caneco. Será que em 2010, os tricolores vão repetir o mesmo feito? Na opinião do atacante Rodriguinho, apesar da troca de papéis na temporada atual, o clássico deste domingo não tem favorito.

- Jogador tem que estar com a cabeça boa, passamos por bons e maus momentos. Quando passar por esses momentos ruins tem que ter um alicerce que é a familia. Momento bom todo mundo vem e dá tapinha nas costas - disse Rodriguinho, que chegou às Laranjeiras após a disputa do Campeonato Paulista.

Autor do gol que salvou o Fluminense da degola em 2009, o apoiador Marquinho relembrou a arrancada da equipe no ano passado. Para o jogador, a pressão da atual temporada é melhor do que a vivida pelo grupo na temporada anterior.

- Tínhamos essa pressão ruim ano passado, e agora é uma pressão de certo modo boa. Temos que trabalhar pro lado bom. Ano passado demos uma arrancada bonita e tudo mais. Mais uma vez estamos tendo a prova de que podemos buscar os pontos que perdemos - disse o jogador.

Recém-chegado ao Flamengo, o atacante Deivid não participou da campanha do Brasileiro de 2009. Porém, o jogador sabe muito bem a postura que o grupo precisa ter para fugir das últimas colocações da competição. Na opinião do goleador, o Rubro-Negro tem tudo para fazer uma boa partida no clássico.

- Essa última vitória foi importante (diante do Grêmio Prudente), trouxe a confiança para um grande jogo, para chegarmos fortes no clássico. Sabemos que o Fluminense vive um momento difícil, perdeu dois jogos e se perderem para o nosso time vai ficar complicado para eles. Nós sabemos que temos um grupo forte, um grupo bom e com condições de buscar o resultado - analisou o atacante.

Um dos destaques da vitória do Flamengo sobre o Grêmio Prudente por 2 a 1, na última quarta-feira, no interior de São Paulo, o atacante Diego Maurício afirmou que o triunfo não fará diferença nenhuma no resultado final do clássico de domingo. Para ele, o Flamengo precisa encarar o rival com a mesma seriedade da partida diante dos paulistas.

- Não muda nada. Clássico é clássico, independentemente de você estar em último ou em primeiro. É um jogo diferente, os jogadores diferenciados mostram que podem decidir. Esperamos que o grupo faça o melhor dentro de campo para poder sair com a vitória.

Por: Diego Rodrigues, Márcio Iannacca e Richard
Souza

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Uma proposta tática para o Fla sem Petkovic e sem Renato. Você aprova?

Renato fora de forma, Petkovic incapaz de correr os 90 minutos. Esse tem sido o dilema de Silas no Flamengo, que enfim venceu um jogo ao virar para cima do Grêmio "Itinerante" em Presidente Prudente, e domingo terá pela frente o líder Fluminense.

O especialista em futebol argentino e em esquemas táticos Zanata 'La Bruja' Arnos* apresenta uma solução para o técnico Silas. Nela, os dois meias ficariam no banco de reservas. "Após a comprovada qualidade de passe que deu ao time a entrada do Maldonado, em minha sugestão Juan teria parceria do Toró pela esquerda para inibir os avanços do lateral Mariano", explica.

Ele continua: "Quando o Flamengo tiver de posse da bola, Maldonado teria liberdade para chegar à frente enquanto Juan guardaria posicionamento defensivo e Toró se colocaria mais no centro da cancha ocupando para cobrir o avanço do Maldonado".

"Pela direita Léo Moura teria mais liberdade de subir ao ataque e também chegar a frente em diagonal, fazendo a habitual parceria com Willians, invertendo posicionamento e com a cobertura do camisa 8 para as suas jogadas pela ponta".

"Como Renato Abreu e Pet estão rendendo pouco na armação e não reúnem condições físicas ideais para os 90 minutos, Diogo poderia atuar na ligação do meio com os atacantes, Diogo Maurício e Deivid. Com a aproximação de Maldonado da intermediária do Fluminense, Diogo poderia cair nas costas do Mariano ou fazer parceria com o chileno pelo meio da cancha".

Em tese uma boa proposta. Eu só inverteria os papéis de Deivid e Diego Maurício quando o Fluminense estiver com a bola. E você rubro-negro, o que acha?



* Zanata La Bruja Arnos, 43 anos, é professor de História, músico e idealizador do blog Bruxas & Leões de La Plata

Por: Mauro Cezar Pereira

Presidente do Barcelona declara amor pelo Flamengo: 'Eu sou Mengau!'

Em entrevista ao 'Esporte Espetacular', Sandro Rossel afirma ser 'torcedor doente' do Rubro-Negro. O dirigente viveu quatro anos no Rio de Janeiro


Bandeiras do Barcelona e da Cataluña, pôsteres de equipes marcantes da história do clube. Nenhuma surpresa tratando-se da sala do atual presidente do Barça, Sandro Rossel. Mas quando perguntado se torce para algum time fora da Espanha, uma resposta enfática:

- Eu sou torcedor doente. Sou "Mengau"!

O “Mengau” é uma versão com sotaque espanhol de "Mengão", apelido do Flamengo. O presidente do clube em que jogam Messi (atual melhor do mundo), Mascherano, Daniel Alves, David Villa e cia. é torcedor do atual campeão brasileiro. Isso mesmo, do time da Gávea.

O amor pelo Rubro-Negro tem explicação. Sandro Rossel morou no Rio de Janeiro por quatro anos, sua filha mais nova é brasileira e ele tem muita identificação com o país. Inclusive, Rossel até já desfilou no carnaval carioca.

Em entrevista exclusiva ao repórter Tino Marcos, Rossel falou muito mais sobre sua relação com o Brasil. A reportagem, que irá ao ar, domingo, no “Esporte Espetacular”, vai mostrar a potência Barcelona. O que o clube faz para criar craques como Messi, Xavi e Iniesta.

A equipe do EE ainda falou com o coordenador das categorias de base do clube e com o diretor de comunicação do Barça. O programa começa domingo, às 9h45m. Não perca!

Por: Thiago Asmar

Silas é liberado pelo STJD e poderá comandar o time no Fla-Flu

Suspenso por uma partida, técnico rubro-negro teve pena alterada para apenas uma advertência pelo Pleno do Tribunal

Depois de obter sua primeira vitória no Flamengo, o técnico Silas está liberado para comandar o time no clássico deste domingo, contra o Fluminense, no Engenhão. Nesta sexta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deferiu o pedido de revisão feito pelo clube da condenação do treinador a uma partida de suspensão. O comandante rubro-negro, que antes havia sido punido por uma expulsão quando ainda estava à frente do Grêmio, agora será somente advertido.

O jurídico do Flamengo alegou cerceamento de defesa. Como havia sido demitido do clube gaúcho 12 dias antes do primeiro julgamento, Silas não recebeu a notificação da audiência, e por isso, não compareceu nem mandou representantes.

O Flamengo já tinha conseguido efeito suspensivo para o treinador, que pôde ficar no banco de reservas na partida do Rubro-Negro contra o Cruzeiro, em Uberlândia, no dia 1º de setembro.

Silas foi punido por reclamação na partida entre Grêmio e Cruzeiro, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele foi denunciado por atitude antidesportiva (artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva) contra o árbitro Marcelo de Lima Henrique.

Por: globoesporte.com

Ex-zagueiro do Sporting-POR vai passar por testes na base do Fla

Matheus Bissi, de 19 anos, volta de Portugal e está no Rio de Janeiro para exames médicos

A diretoria do Flamengo vai concretizar ainda esta semana a contratação do zagueiro brasileiro Matheus Bissi, de 19 anos, ex-jogador do Sporting de Portugal. Segundo o diretor-executivo Zico, ele será integrado aos juniores do Rubro-Negro e deve fazer parte do grupo que vai disputar o Campeonato Brasileiro sub-23. A negociação tem sido tratada diretamente pelo Galinho, que diz ter boas referências do atleta.

- É verdade. Ele está para chegar, mas não tem nada a ver com o time profissional. Vai ficar na base e passar por avaliação da comissão técnica – afirmou, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

Matheus está no Rio e ainda será submetido a exames médicos. O jogador passou dois anos e meio em Portugal. No Sporting, era titular dos juniores. No Brasil, começou a carreira com 15 anos e defendeu Ponte Preta e XV de Piracicaba.

Por: Richard Souza

Desempenho físico ainda é motivo de preocupação no Flamengo

Apesar da vitória sobre o Grêmio Prudente, time teve dificuldades mesmo com um jogador a mais durante os últimos 45 minutos

O técnico Silas vê o Flamengo em evolução técnica. Nesta quarta-feira, o time conseguiu voltar a vencer depois de sete partidas, chegou a 26 pontos e está em 14º na tabela do Brasileiro, um pouco mais afastado do pelotão que briga para fugir do rebaixamento. Apesar da vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Grêmio Prudente, ficou claro que o Rubro-Negro ainda sofre com o condicionamento físico ruim. Mesmo com um jogador a mais durante todo o segundo tempo, a equipe sentiu o ritmo.

- Ainda vamos sofrer um pouquinho com isso. Mas não somos os únicos. Só os times que conseguiram manter o elenco desde o início do ano estão melhores. Nós não estamos deixando de lutar por causa disso. Quando saímos na frente, vamos bem no toque de bola. Se sairmos atrás, fica difícil – alertou.

O próximo jogo é contra o Fluminense, neste domingo, no Engenhão. O time enfrenta o líder do campeonato, às 18h30m.

- Estamos progredindo. Tudo está sendo feito da forma correta. A vitória chegou, foi premiado um jogador que tem trabalhado muito, que é o Toró (autor do gol da virada). A sorte começou a sorrir para nós porque estamos trabalhando muito – comentou.

Para buscar o resultado contra o Prudente no segundo tempo, Silas voltou a escalar Pet e Renato juntos, algo que decidiu evitar a partir das avaliações da preparação física. Os meias sentem o desgaste e não conseguem jogar por 90 minutos em nível máximo.

- Funcionou com a superioridade numérica. Talvez com números iguais fosse mais complicado – explicou.

A delegação rubro-negra deixa Presidente Prudente na tarde desta quinta-feira e tem previsão de chegada ao Rio no início da noite. Os jogadores voltam aos treinos na tarde de sexta.

Willians e Juan têm chances de jogar o Fla-Flu


O Flamengo teve duas ausências contra o Prudente. Machucados, Willians e Juan não viajaram com a delegação. O volante ficou fora por conta das dores na coxa direita. Por sua vez, o lateral-esquerdo torceu o tornozelo direito contra o Vitória. Segundo o médico Marcelo Soares, o retorno de Willians no Fla-Flu é provável. No caso de Juan, ainda é preciso reavaliá-lo, mas a participação no clássico não está descartada.

Por: Richard Souza

Contrato de Marquinhos é reativado pela CBF, e meia está liberado para jogar

Após discussão com o Vitória, atleta tem treinado com a equipe sub-23 do Fla e deve disputar o Brasileiro da categoria


O contrato de Marquinhos com o Flamengo foi reativado pela CBF. A informação consta no Boletim Informativo Diário (BID) da entidade. Logo que chegou à Gávea, o meia se viu no centro de uma polêmica entre o clube carioca e o Vitória, e teve de voltar à Bahia. Como a pendência jurídica foi resolvida, o jogador acabou reincorporado ao elenco do Fla no início deste mês. No entanto, faltava a confirmação oficial para que voltasse a ser relacionado.

Ainda não se sabe se o técnico Silas vai requisitar o jogador para partidas do Brasileirão. Ele tem treinado com a equipe sub-23 para a disputa do Nacional da categoria. A primeira partida do clube pelo torneio será no próximo domingo, contra o Fluminense, no estádio Los Larios, em Xerém.

O problema

A diretoria do Vitória dizia que Marquinhos havia sido emprestado ao Palmeiras, em um acordo válido até 31 de julho deste ano. E que, diante do desinteresse do clube paulista em permanecer com o jogador, ele deveria retornar ao Rubro-Negro baiano, com o qual tem contrato até 2011. O atacante obteve uma liminar na Justiça para fechar o acordo com o Flamengo até o fim da próxima temporada.

Por: globoesporte.com

Ataque desencanta, Toró brilha, e Fla derrota o Prudente de virada

Com um gol aos 49 minutos do segundo tempo, Rubro-Negro encerra jejum de vitórias e se afasta do Z-4. Paulistas estão na lanterna

O Maracanã ainda não havia sido fechado para obras quando um atacante do Flamengo marcara pela última vez no Brasileirão. Foi em 21 de julho, no empate por 1 a 1 com o Avaí. Diego Maurício foi o autor do gol que virou artigo de luxo na Gávea. Nesta quarta-feira, contra o Grêmio Prudente, no Prudentão, pela 22ª rodada, coube ao garoto encerrar o jejum que tanto atormentava os homens de frente. Curiosamente, diante do mesmo adversário contra o qual estreou no time profissional, no primeiro turno, sofrendo pênalti e tudo. Mas houve quem brilhasse mais. Houve um gol mais importante. Toró. Volante, destruidor de jogadas. Foi dele o gol aos 49 do segundo tempo, gol de uma vitória de virada do Rubro-Negro: 2 a 1. Com um jogador a mais durante toda a etapa final, o time de Silas penou, sentiu os efeitos do condicionamento físico ruim, mas ganhou na raça. A série de sete jogos sem vitória chega ao fim, e os três pontos conquistados jogam o time para 14ª posição, com 26 pontos.

O Prudente foi guerreiro, teve chances de ampliar o resultado, não aproveitou e acabou castigado. Sentiu a vitória nas mãos até os 40 minutos do segundo tempo. Não conseguiu segurar e permanece na lanterna, com 17 pontos. Não vence há sete longas rodadas.


O time do interior paulista volta a jogar no próximo sábado, contra o Corinthians, no Pacaembu, às 18h30m. No domingo, o Flamengo encara o Fluminense no Engenhão, no mesmo horário.

Pimenta nos olhos do Fla


Olhar para as arquibancadas do Prudentão e ver maioria rubro-negra deve ter incomodado os jogadores do Grêmio Prudente. Antes dos cinco minutos de jogo, o time de Marcelo Rospide testou o goleiro Marcelo Lomba. Em chutes de longe, Bruno Ribeiro e Adriano Pimenta assustaram. Foi uma espécie de aviso, uma tentativa de marcar território.

Um confronto equilibrado, de muitos erros de passe, disputa física intensa e busca pelo gol sem criatividade. É o efeito da ameaça de rebaixamento. Paulistas e cariocas vivem dias desconfortáveis no Brasileirão. Falta de vitórias, crise, incertezas. O Prudente foi mais incisivo no princípio, só que escolheu a via errada. Concentrou seu jogo pelo meio, onde sempre foi mais difícil.

Renato se esforça para ajudar o Flamengo. Como ele disse na véspera, se não dá na técnica, vai na raça. É mais difícil quando o corpo teima em não acompanhar o raciocínio. Os três anos que passou nos Emirados Árabes, num regime de treinos bem menos intenso que o brasileiro, pesam contra o meia rubro-negro. Mesmo distante da plenitude física, ele conseguiu criar a melhor oportunidade da equipe no primeiro tempo. Aos 24 minutos, cruzou da ponta esquerda, Deivid cabeceou para o chão, e a bola carimbou o travessão. Renato também tentou na bola parada e num chute de muito longe, mas sem sucesso.

Deivid e Diogo passaram a maior parte do tempo fora da área. Saíram para buscar jogo, queriam dar opções. A partir dos 30 minutos, o Rubro-Negro teve mais volume, encurtou espaços, dominou. O ritmo do Prudente caiu muito. Fabiano Gadelha sumido, Hugo pouco acionado. Até que Cleidson avançou pela esquerda e cruzou. O pequenino Adriano Pimenta subiu livre e abriu o placar numa bonita cabeçada. Na comemoração, ele levantou a camisa. Como já tinha cartão amarelo, recebeu vermelho do árbitro Ricardo Marques Ribeiro. Enquanto os adversários reclamavam, os comandados de Silas debatiam, desolados, a falha defensiva.

Virada na raça


O fato de ter um jogador a mais fez Silas tornar o time mais ofensivo. O técnico tirou o volante Correa e lançou Petkovic na armação. O sérvio entrou em campo cheio de gás. Trocou algumas palavras com Renato, cerrou os punhos e pediu vibração. Olhou para Devid e bateu palmas. Orientou o posicionamento de Diogo e deu dura na zaga por ter feito falta na entrada da área. Na cobrança, Bruno Ribeiro acertou a trave de Lomba, aos dois minutos.

O Flamengo sentiu falta de Léo Moura. O lateral-direito apoiou pouco, não conseguiu ser perigoso. Na esquerda, Rodrigo Alvim errou os cruzamentos sempre que avançou, sem muita mobilidade. Com um homem a menos, o Prudente ficou fechadinho no campo de defesa e tentou explorar contra-ataques. Por pouco não fez o segundo. Cleidson cruzou da esquerda, Hugo apareceu livre para finalizar, mas mandou sobre o gol de Lomba, aos nove minutos.

Se toda a disposição de Pet se transformasse em bom futebol, o Flamengo ganharia muito. O camisa 10 até se esforçou, mas foi pouco produtivo. De tanta vontade, chegou a atrapalhar uma cabeçada de Deivid. Jogou de zagueiro e tirou a bola do companheiro. O ritmo de Renato desabou, e Kleberson só apareceu pouco antes de sair. Aos 19, Alvim cruzou da esquerda, e o volante cabeceou bonito. O bom goleiro Giovanni defendeu. O Penta, que fez dois gols contra o Vitória, ficou devendo e foi substituído por Silas.

Rospide também mudou. Tirou o lateral-esquerdo Cleidson e colocou mais um volante. João Vítor entrou para formar um paredão com Rodrigo Mancha, Marcelo Oliveira e Roberto. Na frente, Henrique Dias entrou na vaga de Hugo, que andava paradão, para dar velocidade nos contra-ataques. Em um deles, quase saiu o segundo gol. Gadelha avançou pela direita, passou sem problemas por Angelim e cruzou. Henrique Dias passou pela bola, João Vítor apareceu para completar de carrinho, mas foi travado, aos 28.

Mais uma vez ficou evidente que o Flamengo é um time que se arrasta em campo, que sofre com o desequilíbrio físico. Cansado, Renato deu lugar a Maldonado. A derrota parecia inevitável, mas o time não desistiu. Aos 40, Diego Maurício recebeu do chileno, encarou a marcação de Diego e bateu de bico para empatar e espantar a seca dos atacantes. Já era lucro. Mas aos 49, após escanteio da direita, a bola sobrou para Toró na entrada da área. O chute no cantinho esquerdo de Giovanni lavou a alma rubro-negra e garantiu a vitória que a equipe tanto perseguia.

Por: Richard Souza

Flamengo assina contrato para utilizar o Engenhão até 2012

Depois do Fluminense, clube rubro-negro chega a acordo com o Botafogo para mandar jogos no estádio durante recesso do Maracanã


Depois do Fluminense, o Flamengo assinou nesta quarta-feira um contrato para utilizar o Engenhão como sua casa durante o fechamento do Maracanã para obras. O acordo selado com o Botafogo prevê a utilização do local até o fim de 2012, marcando, assim, definitivamente o João Havelange como a principal casa do futebol carioca durante o recesso do Maior do Mundo.

O entendimento entre Botafogo e Flamengo será nos mesmos moldes do acordo feito com o Fluminense. O clube rubro-negro terá participação nos lucros das rendas de estacionamento e praça de alimentação. Além disso, poderá inserir peças publicitárias nos telões do Engenhão.

Neste domingo, o Flamengo enfrenta o Fluminense como mandante no Engenhão. O estádio também será palco do duelo contra o Palmeiras, no dia 25. No entanto, estas duas definições foram confirmadas antes do contrato assinado que confirma a fidelização ao estádio do Botafogo.

Por: Gustavo Rotstein

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fla tem esboço de escalação para estreia no Brasileiro sub-23

Partida será no próximo domingo, no estádio Los Larios, contra o Flu

Enquanto o time principal tenta escapar da ameaça de rebaixamento em Presidente Prudente, o time sub-23 do Flamengo prepara-se para a estreia no Campeonato Brasileiro da categoria. A primeira partida pelo torneio será no próximo domingo, contra o Fluminense, no estádio Los Larios, em Xerém.

O técnico Renato Trindade comandou alguns treinos na Gávea e tem a escalação preferida com: Vinícius, Everton Silva, Welinton, Henrique e Vitor Saba; Rômulo, Lenon, Pecka e Camacho; Marquinhos e Borja.

A comissão técnica teve alguns problemas para formar o elenco. Michael, por exemplo, preferiu não disputar a competição. O lateral-esquerdo Jorbison está machucado e será substituído por Saba.

O Rubro-Negro está no grupo 2 ao lado de Santos, Botafogo, Atlético-MG e Corinthians. Os confrontos da primeira fase são contra as equipes da chave 1, que tem Fluminense, Palmeiras, Inter, Vasco e Avaí. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais.

O Fla-Flu deste domingo seria preliminar do duelo pelo Brasileirão, mas por causa da preocupação com o gramado do Engenhão houve a mudança para o estádio do Tigres do Brasil.

Confira abaixo os jogos do Flamengo na competição:


19/09 - Flamengo x Fluminense
25/09 - Flamengo x Palmeiras
02/10 - Internacional x Flamengo
07/10 - Flamengo x Vasco
10/10 - Avaí x Flamengo
31/10 - semifinal – Primeiro do Grupo A x Segundo do Grupo A
31/10 - semifinal – Primeiro do Grupo B x Segundo do Grupo B
07/11 - Final

Por: Eduardo Peixoto

Quase cinco meses depois, Rodrigo Alvim volta a ser titular

Lateral-esquerdo vai substituir Juan, que está machucado, contra o Grêmio Prudente, nesta quarta-feira


O técnico Silas não vai poder contar com o lateral-esquerdo Juan na partida contra Grêmio Prudente, nesta quarta-feira, no Prudentão. Ele torceu o tornozelo direito nos minutos finais do jogo contra o Vitória, sábado passado. Será substituído por Rodrigo Alvim. Sem jogar desde o dia 18 de abril, ele terá de superar a falta de ritmo e de entrosamento.

- Estou bem, tenho trabalhado forte. Na semana passada, tivemos treinamentos em período integral. Faz algum tempo que eu não jogo, mas a vontade de ajudar os companheiros é maior. Vamos ter de conversar bastante para conseguirmos entrosamento. Nunca joguei com o Renato, com o Diogo, o Deivid. Mas a experiência vai ajudar – disse.

Alvim fez nove partidas com a camisa do Flamengo. A última foi contra o Botafogo, na final do Campeonato Carioca deste ano.

- Estou preparado e vou me concentrar no jogo para fazer o meu melhor. Não tenho como controlar o desgaste durante a partida, mas vou entrar com tudo. Estamos vendo a tabela, o Brasileiro é difícil e temos de encarar o jogo como uma final. Estamos na casa do adversário e ele vai nos atacar – comentou.

Por: Richard Souza

Renato volta ao time titular do Flamengo

Meia treina na equipe principal e deve ser confirmado por Silas


Barrado do jogo contra o Vitória, no último sábado, para fazer um trabalho de recondicionamento físico, o meia Renato foi relacionado para a partida desta quarta-feira, contra o Grêmio Prudente, e deverá ser titular. O apoiador integrou a equipe principal do Flamengo que fez treino tático na tarde desta terça-feira, no clube São Fernando, em Presidente Prudente.

- Trabalhei a parte física esse dias que fiquei fora e estou preparado para ajudar. Quero ajudar o Flamengo a sair de campo com a vitória - disse Renato, após o treino.

Mais uma vez, o técnico Silas dispensou um treino coletivo, optando por trabalhar a parte tática com o grupo. Na lateral esquerda, Rodrigo Alvim é o escolhido para substituir Juan, lesionado. Kleberson, que teve grande atuação contra o time baiano, também treinou entre os titulares e deve ser confirmado.

Em separado do grupo, o meia Petkovic faz um trabalho de finalizações e deve ficar como opção no banco de reservas para o confronto. O Abelha e o Rubro-Negro se enfrentam às 22h desta quarta-feira, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Por: Lancepress

Silas encerra polêmica com Pet: ‘Importante evitar qualquer racha’

Concentrado em recuperar o time no Brasileiro, técnico diz que mal-estar com o sérvio foi resolvido. Rubro-Negro pega o Prudente nesta quarta


No jogo contra o Vitória, sábado passado, Petkovic reclamou ao ser substituído e recebeu uma reprimenda indireta de Silas no vestiário. Na última segunda-feira, o técnico e o diretor-executivo Zico conversaram com o grupo por 20 minutos. Em determinado momento, Pet pediu a palavra e pediu desculpas pelo episódio. Nesta terça-feira, o treinador colocou uma pedra sobre o assunto e negou que o sérvio tenha reclamado da alteração.

- Quando ele viu o Galhardo, achou que o Galhardo não entraria no lugar dele. Não estava errado o raciocínio. Conversamos e o importante agora é unir o grupo e evitar qualquer tipo de racha – disse.

Silas ainda não divulgou a escalação da equipe que vai enfrentar o Grêmio Prudente, nesta quarta-feira, pela 22ª rodada. No último treino, deu a entender que Renato pode voltar a ser titular. Sendo assim, o camisa 10 voltaria para o banco. Segundo o treinador, não se trata de nenhum tipo de punição.

- Qualquer interesse pessoal, individual, meu ou dos jogadores, não pode superar os interesses do Flamengo. Jamais. Mesmo se ele tivesse faltado com respeito comigo, eu jamais faria qualquer coisa para prejudicar o Flamengo. Se houver a mudança, é para o bem do time. É um ídolo que temos no Flamengo, que precisamos preservar. Se jogar dez, 20 ou 30 minutos, queremos ele bem e feliz – disse.

Provável escalação: Marcelo Lomba, Léo Moura, Jean, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim; Correa, Toró, Kleberson e Renato; Diogo e Deivid

Desconfortáveis, Prudente e Fla tentam sair do aperto da crise

Paulistas e cariocas estão ameaçados pelo rebaixamento. Duelo ocorre nesta quarta-feira, no Prudentão, às 22h

O que está em jogo é a fuga do rebaixamento, mas ainda assim o confronto virou decisão. Nesta quarta-feira, Grêmio Prudente e Flamengo tentam ficar em condição menos desconfortável na tabela. Em Presidente Prudente, paulistas e cariocas se enfrentam no Prudentão, às 22h (de Brasília), pela 22ª rodada. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.

Os donos da casa vivem dias piores e mesmo que consigam uma vitória é certo que não deixarão o Z-4. O Rubro-Negro se vê num beco sem saída. Se não vencer, é bem provável que termine a rodada entre os quatro piores colocados.

Grêmio Prudente: Marcelo Rospide terá um árduo trabalho pela frente e, desta vez, diante de um público que não esperará nada além da vitória em casa na comemoração do aniversário de Presidente Prudente. A cidade completou 93 anos nesta terça-feira e os jogadores prometeram fazer uma homenagem à cidade que recebeu o time há menos de nove meses. O Prudente não vence em casa há quase dois meses (desde 18 de julho) – foram quatro derrotas e dois empates nos últimos confrontos em seu estádio – e está já há quatro na zona do rebaixamento, na vice-lanterna, com 17 pontos.

Flamengo: o Flamengo coleciona fracassos nas últimas rodadas. O time não vence há sete jogos e, pela primeira vez, pode entrar na zona de rebaixamento. Está em 16º na tabela, com 23 pontos, dois a mais que o Atlético-MG e três à frente do Atlético-GO. Caso perca para o Prudente, e o Atlético-MG derrote o Atlético-PR em Curitiba ou o Atlético-GO vença o Santos em São Paulo, o atual campeão brasileiro ficará entre os quatro últimos. Na última partida, o meia Petkovic reclamou por ter sido substituído e gerou um mal-estar com o treinador. Nesta segunda-feira, Silas e o diretor-executivo Zico se reuniram com o grupo para encerrar a polêmica. Pet pediu desculpas.

Grêmio Prudente: Rospide não deverá mexer no time, a não ser que o lateral Paulo César e o zagueiro Leonardo, ambos sentindo desconforto muscular, não tenham condições de jogo. Caso não possam entrar em campo, João Vítor pode ser improvisado na lateral, ou Bruno Ribeiro pode ter uma chance de entrar na posição, enquanto Fabio Boaventura é a opção para a zaga.
A equipe deverá entrar em campo com: Giovanni, Paulo César (João Vítor), Anderson Luís, Leonardo (Fabio Boaventura) e Diego Giaretta; Rodrigo Mancha, João Vítor, Marcelo Oliveira e Adriano Pimenta; Eduardo Ramos e Henrique Dias.

Flamengo: o meia Renato ficou fora da partida contra o Vitória, no sábado passado, para fazer um trabalho de recondicionamento físico. Depois de dois dias de trabalhos à parte, volta a ser relacionado e tem chances de ser titular nesta quarta-feira. Petkovic ficaria no banco de reservas. Silas deu atenção especial ao posicionamento defensivo no último treino. Ele não poderá escalar o volante Willians e o lateral-esquerdo Juan, machucados. A formação provável: Marcelo Lomba, Léo Moura, Jean, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim; Correa, Toró, Kleberson e Renato; Diogo e Deivid. O treinador, no entanto, preferiu não confirmar o esquema 4-4-2. Existe a possibilidade de usar a formação com três zagueiros. David entraria no lugar de um jogador do meio-campo.

Eduardo Ramos (meia do Grêmio Prudente) – “A falta de sorte também tem nos atrapalhado, mas precisamos ter um pouco mais de tranquilidade no momento das conclusões”.

Renato (meia do Flamengo) – "Nem chegamos a pensar em zona de rebaixamento. Temos um time de qualidade. O Campeonato Brasileiro é muito nivelado, são muitos times técnicos, bons. O primeiro, Fluminense, perdeu para um dos últimos colocados (Atlético-GO). É um campeonato competitivo, e Flamengo tem condições de virar".

* Esta é a quarta vez que Flamengo e Grêmio Prudente se enfrentam. Ano passado, ainda como Grêmio Barueri, o time paulista empatou por 1 a 1 com o Flamengo, no Maracanã. No returno, em Barueri, o Rubro-Negro defendia uma invencibilidade de dez jogos, mas foi derrotado por 2 a 0.
* Nos dois jogos do Brasileirão 2009, Val Baiano era o atacante do Barueri e marcou contra o Fla. Um gol no Rio e outro no interior paulista.
* Atualmente, Val defende o Flamengo e ainda não conseguiu desencantar. Chegou ao clube nesta temporada e não fez um gol sequer.

Era tempo de Vagner Love no Flamengo, e o Maracanã ainda estava aberto. No dia 23 de maio, o Rubro-Negro conquistava a primeira vitória na competição. Em um jogo cujos problemas do ano se repetiram, o campeão brasileiro sofreu, mas venceu o Grêmio Prudente por 3 a 1. O público foi muito reduzido: 7.747 pessoas, sendo apenas 3.978 pagantes. Love, duas vezes de pênalti, e Juan fizeram os gols do Fla. Wanderley marcou para os visitantes. Os técnicos eram outros. Rogério Lourenço comandava o Flamengo, enquanto Toninho Cecílio conduzia o Prudente.

Por: Richard Souza e globoesporte.com

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jogadores não aproveitados por Silas disputarão o Brasileiro sub-23 pelo Fla

Michael é um dos cotados para defender o sub-23


Trabalhando na redução do elenco para o restante da temporada, a comissão técnica do Flamengo já definiu que os jogadores não aproveitados na equipe profissional disputarão o Campeonato Brasileiro sub-23, que começa nesta quarta-feira e tem a final marcada para o dia 7 de novembro.

Como o regulamento da competição permite escalar um goleiro e mais três jogadores acima de 23 anos, a alternativa foi bem vista pelo técnico Silas, e comunicada aos atletas na última segunda-feira, na Gávea.

Rodrigo Alvim, Rômulo, Fernando, Léo Medeiros, Michael, Vinícius Pacheco e Cristian Borja estão cotados para reforçar a equipe.

Entretanto, a participação na competição não foi bem vista por parte dos jogadores. Alguns consideram humilhante "descer" de categoria para poder atuar pelo Flamengo. Tanto que cogitam pedir para não participarem da competição e, se for o caso, seguirem treinando em separado na Gávea.

Em meio ao processo, uma lista de atletas que não fazem parte dos planos está em fase final de confecção. Para alguns, a ideia é tentar negociar uma transferência. Entretanto, em meio à disputa do Campeonato Brasileiro, o mais viável seria entrar em acordo para uma rescisão, processo que não agrada os dirigentes rubro-negros.

Flamengo estreia contra o Fluminense

Organizado pela Traffic, o Campeonato Brasileiro sub-23 contará com a participação de dez equipes. Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Palmeiras, Santos, Corinthians, Internacional, Atlético-MG e Avaí.

No Grupo A, estão Fluminense, Vasco , Palmeiras , Internacional e Avaí. Flamengo , Botafogo , Atlético-MG, Corinthians e Santos fazem parte do Grupo B. Na primeira fase, as equipes do A enfrentam as do B em jogo único. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais, que serão disputadas novamente em jogo único, assim como a decisão do dia 7 de novembro.

O Flamengo estreia no próximo domingo contra o Fluminense, às 15h30, no Engenhão. A partida será a preliminar do clássico entre as duas equipes marcado para às 18h30.

Por: Vinicius Castro

Deivid Carioca ou David Braz? Nomes geram debate em viagem

Atacante e zagueiro brincam sobre quem será rebatizado. Flamengo está em Presidente Prudente e joga nesta quarta-feira

Desde que o atacante Deivid chegou ao Flamengo, criou-se uma “polêmica”, já que o zagueiro David fazia parte do grupo rubro-negro. Apesar de serem escritos de forma diferente, os nomes têm a mesma pronúncia. O defensor passou a ser chamado de David Braz, mas não aprovou a ideia de acrescentar o sobrenome. Sugeriu, então, que o camisa 99 incorporasse o Carioca. Deivid é do Rio, cresceu em Marechal Hermes.

Nesta segunda-feira, durante a viagem da delegação para Presidente Prudente, no interior de São Paulo, a dupla debateu a questão com bom humor.



- Ele é o David Braz, porque eu estou há mais tempo no futebol – brincou o atacante.

O zagueiro retrucou. Como chegou primeiro, se vê no direito de escolher.

- Não, você tem de ser chamado de Deivid Carioca, fica melhor – disse, observado pelo goleiro Marcelo Lomba e pelo atacante Diogo.

Por: Richard Souza

Fla chega a Presidente Prudente e recebe o carinho dos torcedores

Delegação desembarcou na cidade pouco depois das 23h. Nesta quarta-feira, time enfrenta o Grêmio Prudente, pelo Brasileirão


A equipe do Flamengo está em Presidente Prudente. Nesta segunda-feira, a delegação deixou o Rio de Janeiro às 20h, fez conexão em São Paulo e depois seguiu para a cidade da partida contra o Grêmio Prudente. Nesta quarta, às 22h, os times se enfrentam pela 22ª rodada do Brasileirão. No tempo em que ficaram na capital paulista, os atletas foram muito assediados pelo público, distribuíram autógrafos e atenderam aos pedidos para fotos.

A chegada ao destino ocorreu por volta das 23h. Alguns torcedores rubro-negros foram ao aeroporto para ver os jogadores. Os atletas passaram rapidamente pelo saguão, mas a maioria parou para atender os fãs. De lá, partiram direto para o hotel, no Centro.

O Flamengo está em 16º na tabela, com 23 pontos, apenas dois à frente da zona de rebaixamento. O time do técnico Silas não vence há sete rodadas e está sob pressão, especialmente o ataque. Os homens de frente não marcam desde 21 de julho.

- Esperamos fazer um bom jogo, que as oportunidades apareçam e que possamos fazer os gols. Sabemos a situação que estamos enfrentando, da pressão que está havendo, mas o grupo está tranquilo – disse o atacante Deivid.

O grupo treina na tarde desta terça, às 15h30m, no Clube São Fernando.



Por: Richard Souza

Com Silas, Kleberson espera recuperar espaço no time rubro-negro

Contra o Vitória, jogador fez dois gols e evitou a derrota em Volta Redonda

Kleberson ressurgiu no Flamengo. No último sábado, o volante fez os gols do time no empate por 2 a 2 com o Vitória, em Volta Redonda, e evitou a derrota rubro-negra. Por muito pouco não fez o terceiro. Aos 47 do segundo tempo, um chute de fora da área ficou no travessão. A boa atuação representa uma dose extra de confiança para o jogador que andava encostado na Gávea.

Com a chegada do técnico Silas, o camisa 15 volta a ter uma chance. Ele é um dos mais queridos do grupo e tem o apelido de Penta. Resultado da conquista da Copa do Mundo de 2002 com a Seleção Brasileira. É muito respeitado pelos companheiros e jamais desrespeitou os treinadores por conta da reserva. Depois que voltou do Mundial África do Sul, ficou em segundo plano e se machucou. Contra o Vitória, chamou a responsabilidade e foi o destaque de um time que anda em crise.

- Devo muito ao Silas. Quando comecei a carreira, ele estava terminando e me deu todos os conselhos – disse, lembrando que os dois trabalharam juntos no Atlético-PR.

De ânimo renovado, o Penta espera que a retomada da boa fase seja duradoura.

- Jogador algum fica satisfeito com a reserva. Mas a melhor forma de voltar a jogar é trabalhar e se dedicar. Fiz isso esperando o momento. Felizmente pude ajudar com dois gols – afirmou.

O Flamengo é apenas o 16º colocado no Brasileiro, com 23 pontos, apenas dois à frente da zona de rebaixamento. Nesta quarta-feira, o Rubro-Negro enfrenta o Grêmio Prudente, em Presidente Prudente, às 22h (de Brasília).

Por: Eduardo Peixoto e Richard Souza

Renato viaja com o Fla para a partida contra o Grêmio Prudente

Meia estava afastado do grupo rubro-negro para aprimorar a parte física



O meia Renato está confirmado na delegação do Flamengo para o jogo contra o Grêmio Prudente, quarta-feira, às 22h, em São Paulo. Afastado do grupo para aprimorar a forma física, o jogador não enfrentou o Vitória no último sábado - empate por 2 a 2, em Volta Redonda. A comissão técnica rubro-negra não confirma se Renato será titular. Mas a tendência é que Pet volte ao banco para a entrada do meia. Kleberson, autor de dois gols no sábado, também espera uma chance.

A delegação viaja para São Paulo na noite desta segunda-feira. Pela manhã, os jogadores que enfrentaram o Vitória fizeram apenas um treino leve na piscina do clube, na Gávea. O dia também foi de lavagem de roupa suja, com uma reunião na qual Petkovic pediu desculpas por ter feito cara feia ao ser substituído por Rafael Galhardo no sábado.

O Flamengo não vence há sete jogos e ocupa a 16ª posição. Uma derrota no interior de São Paulo pode levar o atual campeão à zona de rebaixamento.

Por: Eduardo Peixoto

Diogo aprende com expulsão e volta ao Fla para desencantar

Atacante reconhece que mereceu cartão vermelho e usa posicionamento em campo como atenuante para falta de gols

Diogo aprendeu que ansiedade demais atrapalha. Depois de cumprir suspensão na última rodada, o atacante volta ao Flamengo consciente de que errou ao ser expulso contra o São Paulo e prejudicou a equipe.

- Acho que mereci o cartão, apesar de o juiz ser um pouco rigoroso. Como não tenho muito cacoete de marcar cheguei atrasado e fiz uma falta dura no Richarlyson. Depois teve o lance do pênalti (simulado) – relembrou.

Aos 23 anos, o jogador foi contratado ao lado de Deivid como solução para os problemas ofensivos do Rubro-Negro. Quatro partidas depois, ainda não desencantou.

- Ansiedade tem, mas a gente está conversando e precisa de tranquilidade. Não adianta afobar porque as coisas vão se acertar – disse o camisa 43.

O posicionamento também não ajuda. Silas o instruiu a atuar recuado para auxiliar na armação de jogadas.

- Ele pediu para eu vir buscar a bola no meio porque jogamos com três volantes e fica um pouco sobrecarregado para o Renato ou para o Pet. Mas estou recuando muito e fico longe do gol. Quando chego na frente não tenho tanta força para finalizar – declarou.

Por: Eduardo Peixoto

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Juan e Willians são vetados no Fla para jogo com Prudente

Jogadores não participaram do treino desta segunda


A semana começa com mais notícias ruins para a torcida do Flamengo. Depois do empate em casa com o Vitória, no último sábado, o clube confirmou que o lateral-esquerdo Juan e o volante Willians estão fora da partida contra o Grêmio Prudente, quarta-feira, no Prudentão.

Juan machucou o tornozelo direito no sábado e sequer treinou com o restante do grupo na manhã desta segunda-feira, na Gávea. Já Willians segue com problema na coxa direita que o tirou do jogo contra oVitória.

Enquanto isso, os jogadores que atuaram durante os 90 minutos no Raolino de Oliveira fizeram trabalho na academia. Os outros atletas, entre eles o meia Petkovic e o volante Kleberson, participaram do treino técnico sob os olhares do técnico Silas.

O treinador rubro-negro, aliás, promoveu a tradicional reunião com o grupo antes do treinamento, ao lado do diretor executivo Zico.

O Flamengo é o 16º colocado do Campeonato Brasileiro, com 23 pontos.

Por: Lancepress

Zico, Silas e Pet falam na reapresentação do Flamengo

Mau momento do time, que não vence há sete partidas, é tema de reuniões

Treino no campo para uns, piscina para outros. Depois do empate por 2 a 2 com o Vitória, sábado, o Flamengo se reapresentou na manhã desta segunda-feira, na Gávea. O dia começou com uma reunião do diretor-executivo Zico e o técnico Silas. Posteriormente, a dupla conversou por cerca de 20 minutos com todo o grupo. Em determinado momento, Petkovic pediu a palavra. Na última partida, o sérvio reclamou ao ser substituído e recebeu uma reprimenda indireta do treinador no vestiário.

Enquanto o grupo que participou da partida no sábado seguiu para a piscina, os demais realizaram trabalhos físicos e técnicos na Gávea. Renato estava entre eles, mas a participação do meia na viagem para Presidente Prudente ainda é incerta.

O Flamengo não vence há sete jogos e ocupa a 16ª posição. Uma derrota no interior de São Paulo pode levar o atual campeão à zona de rebaixamento.

Por: Eduardo Peixoto

Silas promete mudanças e jogadores não aproveitados podem deixar o Fla

Mudanças são necessárias e não podem mais esperar. Em situação delicada no Campeonato Brasileiro, flertando com a zona do rebaixamento e precisando emplacar uma sequência de vitórias, o Flamengo deve enxugar o grupo nas próximas semanas. A ideia partiu do técnico Silas, que não pretende contar com atletas chateados no elenco.

“Temos a ideia para trabalhar essa situação. Estamos fazendo um trabalho de avaliação para saber quem vai ficar no grupo, e quem vamos liberar para deixar o clube. Mas vamos fazer de uma forma digna para os atletas. Temos quase 40 jogadores no elenco e temos de deixar muitos de fora dos jogos. Eles acabam ficando tristes, e isso não é uma coisa ideal. Estamos conversando internamente sobre o assunto e tentando resolver essa situação”, revelou.

O treinador fez questão de defender o seu trabalho em relação ao fato de o Flamengo pouco ter treinado taticamente desde a sua chegada.

“Vamos fazer trabalhos táticos. Ainda não tivemos tempo pelo calendário. Temos pouco tempo e estamos em um momento inverso. Temos o Renato trabalhando a forma física. Deivid e Val Baiano também não chegaram em condições ideais”, disse.

Por fim, Silas deixou escapar que embora alguns torcedores mantenham a esperança na conquista do título brasileiro, a realidade é bastante diferente para o Rubro-Negro. “Ser campeão vai ser difícil, mas vamos atrás da Sul-Americana e Libertadores”, finalizou.

Juan será reavaliado pelo departamento médico
De folga neste domingo, o elenco rubro-negro se reapresenta na manhã desta segunda-feira, na Gávea. Na ocasião, o lateral-esquerdo Juan será reavaliado pelo departamento médico. Ele sofreu uma pancada forte no tornozelo direito durante o empate com o Vitória, em Volta Redonda, e deixou o estádio de muletas.

O jogador é dúvida para enfrentar o Grêmio Prudente, quarta-feira, no Prudentão. Já o volante Willians deve ter condições de retornar à equipe titular do Flamengo.

Por: Uol esportes

Revolta de Petkovic provoca mal-estar no vestiário do Fla

Silas evita discussão direta, mas demonstra insatisfação com mau comportamento do sérvio na partida contra o Vitória

Quando Flamengo e Vitória empatavam por 0 a 0 (a partida terminou 2 a 2), em Volta Redonda, Silas decidiu trocar Petkovic por Galhardo. Apesar dos 20 anos a mais de experiência, o sérvio teve comportamento de iniciante. Primeiro, ao ver o número 10 na placa do quarto árbitro, questionou: "Eu?". Diante da certeza de que fora o escolhido, deixou o campo visivelmente irritado e sem cumprimentar o jovem companheiro.

A atitude teve retaliação no vestiário. Além dos olhares de reprovação de diversos jogadores, Petkovic teve de conviver com as indiretas de Silas. O treinador afirmou em alto e bom som que não toleraria a insubordinação. O sérvio, que completou 38 anos na sexta-feira, deixou o Estádio da Cidadania isolado, sem dialogar com os companheiros.

Na entrevista coletiva, o técnico do Flamengo foi mais brando, contudo, não menos direto.

- O Petkovic tem 38 anos e às vezes é melhor que não jogue por 90 minutos. Mas quem decide o quanto e quando um jogador deve estar em campo sou eu - declarou Silas.

A postura arredia do camisa 10 não é novidade. No início deste ano, ao ser substituído por Andrade, ele abandonou o Fla-Flu no intervalo e desobedeceu às ordens do então vice de futebol Marcos Braz. Na época, Pet recebeu o apoio da torcida e retornou ao time titular em maio.

De contrato renovado até o fim de 2011 e sem repetir as grandes atuações da campanha do título brasileiro de 2009, o sérvio perdeu a posição na equipe recentemente, mas a má forma física de Renato o conduziu ao time.

Por: Eduardo Peixoto

Kleberson evita vexame no fim, e Fla empata por 2 a 2 com o Vitória

Atual campeão brasileiro chega a sete jogos sem vencer. Time baiano também está mal na tabela do Brasileirão

Dois times rubro-negros que, juntos, não venciam há 11 jogos. Diante de tantas fraquezas e poucas virtudes, Flamengo e Vitória conseguiram, pelo menos, emoção e empataram por 2 a 2 na noite deste sábado, em Volta Redonda. Mas para a tabela do Campeonato Brasileiro o resultado foi desastroso para ambos. O atual campeão chega a sete jogos sem vencer, pula para 23 pontos e segue em 16º, 'flertando' com a zona de rebaixamento. Um ponto e uma posição acima está o Leão.

Os dois gols do time da casa foram de Kleberson, o que prolongou o jejum dos atacantes para 1.100 minutos. Junior e Schwenck fizeram para os baianos.

No dia seguinte ao aniversário de 38 anos, Petkovic ganhou carinho da torcida, mas respondeu com uma péssima atuação e falta de educação. Ao ser substituído por Galhardo, saiu reclamando, mesmo após não ter acertado quase nada que tentou durante o jogo. Insatisfeita com mais um resultado decepcionante, a torcida do Flamengo deixou o Raulino de Oliveira aos gritos de “time sem vergonha”. Comemoração? Só com a derrota do Fluminense para o Atlético-GO por 2 a 1, em Goiânia. Ainda sem treinador, o Vitória foi comandado por seu ex e agora interino Ricardo Silva e esteve perto da vitória por duas vezes, com gols de Júnior e Schwenck. Mas as falhas defensivas impediram o triunfo.



A adesão à causa Flamengo não foi grande em Volta Redonda. A redondeza do estádio transformou-se em palanque eleitoral para distribuição de material de campanha de incontáveis candidatos. Mas faltava público. Os quase quatro mil pagantes contaminaram-se desde o início com o ranço do Maracanã. Na escalação dada pelo placar eletrônico, vaias para Val Baiano e euforia com o nome de Petkovic. Apesar de ídolo, o sérvio está tão mal quanto os companheiros na fraca campanha no Brasileiro.

O aspecto de “final” também chegou à diretoria. A presidente Patrícia Amorim participou da preleção no hotel e incentivou o grupo. Com três zagueiros e Val Baiano ao lado de Deivid no ataque, o Flamengo forçou as jogadas pelo lado direito, com boa participação de Correa.

Pressionado pelo mau momento, os primeiros dois toques de Val foram constrangedores. Mão na bola e domínio de tornozelo. A situação do Vitória não era tranquila. O meio-campo com o experiente Ramon, também de 38 anos, e o espevitado Elkeson sofreu até encaixar a primeira troca de passes produtiva.

O azar, ou coisa parecida, de Val Baiano persistiu. Correa fez bom cruzamento da direita, a zaga falhou, mas o camisa 9 não conseguiu esticar a perna e abrir o placar. Deivid não estava em caminho muito diferente. Bola para ele na entrada da área e... chute quase fora do estádio. O camisa 9 do Vitória teve pontaria melhor, aos 27 minutos. Júnior tabelou com Elkeson, bateu rasteiro e só não comemorou porque Marcelo Lomba se esticou e defendeu em dois tempos.

Foi a senha para a impaciente torcida do Fla começar a pedir raça. E pressão atualmente rima com desatenção. Afoitos, os jogadores passaram a precipitar ainda mais os passes e trocar o posicionamento. O Vitória se aproveitou. Aos 37, Ramon dominou da entrada da área e chutou no canto. Lomba espalmou. No rebote, Junior recebeu livre, mas o goleiro salvou com mais uma excelente defesa.

Os visitantes tiveram outras duas chances antes do fim do primeiro tempo e deixaram o gramado lamentando o empate. Já o Flamengo... bom, novamente sem fazer gol, o time recebeu vaias da torcida e deixou o campo procurando explicações para mais uma atuação lamentável.

Fim de jogo repleto de gols


No intervalo, Ronaldo Angelim pediu para sair, e o esquema com três zagueiros virou pó. Entrou Kleberson. A torcida não gostou e chamou Silas de “burro”. Não adiantou. Aos quatro minutos, Júnior só não marcou porque a perna esquerda de Marcelo Lomba salvou.

A insatisfação era tão grande que até o jovem Galhardo, de 18 anos, virou solução e teve o nome pedido pela torcida. No lance seguinte, por acaso, Everton Silva cruzou, Kleberson desviou e o zagueiro Anderson quase fez contra. O Vitória também não parecia muito disposto a tirar o zero do placar e acompanhou os minutos passarem tranquilamente. Do outro lado, Petkovic não gostou quando a placa subiu com seu número.



- Eu? – disse, antes de sair lentamente e sem cumprimentar Galhardo.

O que era ruim para o Flamengo ficou pior. Bem pior. Após cobrança de falta lateral, aos 25, Junior aproveitou indecisão da zaga e de Marcelo Lomba e desviou para as redes. O caos só não foi maior porque Elkeson perdeu chance pouco depois.

Os reservas deram um alento. Aos 33, Diego Maurício fez ótima jogada na esquerda, cruzou rasteiro, e Kleberson tocou à esquerda de Viáfara para empatar. A comemoração parecia final de Copa do Mundo. Silas socou o ar em direção à torcida e recebeu um abraço apertado do autor do gol.

Mas a bagunça persistiu, e o Vitória se aproveitou. Aos 38, Schwenck acertou um chute lindo de sem-pulo de fora da área, no canto direito de Marcelo Lomba. Porém, de novo nem deu tempo de comemorar. Um minuto depois, Galhardo entrou na área, foi derrubado, mas a bola sobrou para Val Baiano sem goleiro. Era a chance de o atacante pôr fim ao jejum. Ele errou, acertou a trave. Sorte que Kleberson, bem posicionado, aproveitou o rebote e fez 2 a 2.

Kleberson quase transformou-se em herói ao acertar uma linda finalização no travessão, aos 45. Ficou no quase, e os dois times saíram de campo lamentando mais dois pontos perdidos.

Por: Eduardo Peixoto