sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Fla e Flu voltam a se enfrentar para chegar ao título ou fugir da degola

Assim como no ano passado, equipes estão em lados opostos da tabela. Desta vez, porém, Tricolor briga no topo, e rubro-negros para não cair

A dupla Fla-Flu vai chegar ao clássico deste domingo, às 18h30m, no Engenhão, vivendo momentos distintos se comparado à temporada 2009. No ano passado, enquanto o Rubro-Negro brigava na ponta pelo título, que se consumou na última rodada após vitória sobre o Grêmio por 2 a 1 (reveja a partida no vídeo abaixo), os "guerreiros" do Tricolor salvaram a equipe do rebaixamento à Série B. Este ano, a história se inverteu. Se o time das Laranjeiras busca a conquista do Campeonato Brasileiro sob a batuta de Muricy Ramalho, a equipe da Gávea quer afastar o fantasma da Segunda Divisão.

Assim como o Flamengo, que só levantou o caneco na última rodada, o Fluminense também só se salvou da degola na 38ª rodada ao empatar por 1 a 1 com o Coritiba, no Couto Pereira. Naquela ocasião, os torcedores do time paranaense causaram uma grande confusão após o apito final e a queda do Coxa para a Série B.

No ano passado, após a vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, o Flamengo iniciou a arrancada para o título. Foram oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O Rubro-Negro venceu os principais adversário e ficou com o caneco. Será que em 2010, os tricolores vão repetir o mesmo feito? Na opinião do atacante Rodriguinho, apesar da troca de papéis na temporada atual, o clássico deste domingo não tem favorito.

- Jogador tem que estar com a cabeça boa, passamos por bons e maus momentos. Quando passar por esses momentos ruins tem que ter um alicerce que é a familia. Momento bom todo mundo vem e dá tapinha nas costas - disse Rodriguinho, que chegou às Laranjeiras após a disputa do Campeonato Paulista.

Autor do gol que salvou o Fluminense da degola em 2009, o apoiador Marquinho relembrou a arrancada da equipe no ano passado. Para o jogador, a pressão da atual temporada é melhor do que a vivida pelo grupo na temporada anterior.

- Tínhamos essa pressão ruim ano passado, e agora é uma pressão de certo modo boa. Temos que trabalhar pro lado bom. Ano passado demos uma arrancada bonita e tudo mais. Mais uma vez estamos tendo a prova de que podemos buscar os pontos que perdemos - disse o jogador.

Recém-chegado ao Flamengo, o atacante Deivid não participou da campanha do Brasileiro de 2009. Porém, o jogador sabe muito bem a postura que o grupo precisa ter para fugir das últimas colocações da competição. Na opinião do goleador, o Rubro-Negro tem tudo para fazer uma boa partida no clássico.

- Essa última vitória foi importante (diante do Grêmio Prudente), trouxe a confiança para um grande jogo, para chegarmos fortes no clássico. Sabemos que o Fluminense vive um momento difícil, perdeu dois jogos e se perderem para o nosso time vai ficar complicado para eles. Nós sabemos que temos um grupo forte, um grupo bom e com condições de buscar o resultado - analisou o atacante.

Um dos destaques da vitória do Flamengo sobre o Grêmio Prudente por 2 a 1, na última quarta-feira, no interior de São Paulo, o atacante Diego Maurício afirmou que o triunfo não fará diferença nenhuma no resultado final do clássico de domingo. Para ele, o Flamengo precisa encarar o rival com a mesma seriedade da partida diante dos paulistas.

- Não muda nada. Clássico é clássico, independentemente de você estar em último ou em primeiro. É um jogo diferente, os jogadores diferenciados mostram que podem decidir. Esperamos que o grupo faça o melhor dentro de campo para poder sair com a vitória.

Por: Diego Rodrigues, Márcio Iannacca e Richard
Souza

Nenhum comentário: