sábado, 2 de outubro de 2010

Quatro partidas do Campeonato Brasileiro têm horários alterados

A CBF anunciou nesta sexta-feira quatro mudanças na tabela do Campeonato Brasileiro. E duas delas envolvem jogos do Internacional em casa, no Beira-Rio. A primeira será já pela 29ª rodada, por causa de partida alterada do Avaí. A outra é pela 33ª rodada, motivada pelo show de Paul McCartney no estádio colorado.

Inter x Atlético-MG, que seria em 9 de outubro, passou para o dia 10, às 18h30. Isso porque a partida Avaí x Flamengo, na Ressacada, em Florianópolis, no dia 10, teve o horário alterado: das 18h30 para as 16 horas. Assim, o time catarinense pode viajar antes ao Equador, onde enfrenta o Emelec pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

O outro jogo envolvendo o time gaúcho é Inter x Fluminense, que passou do dia 4 de novembro para o dia 3, às 19h30. Assim, os preparativos para o show de Paul McCartney, no dia 7, já podem começar antes. Como consequência, Atlético-PR x Palmeiras foi remarcado para o dia 4, às 21 horas, na Arena da Baixada, em Curitiba.

Por: ESPN

Bota e Fla se enfrentam em momentos diferentes

Clássico no Engenhão será decisivo para o futuro de ambos


Na Gávea, o clássico ficou em segundo plano devido às recentes crises no departamento de futebol. Já em General Severiano, o foco é manter vivo o sonho de Libertadores. Botafogo e Flamengo se enfrentam neste sábado às 18h30, no Engenhão, com transmissão em tempo real pelo LANCENET, sabendo que o resultado pode interferir no futuro dos dois rivais.

Treinador em alta, jogadores satisfeitos e boa campanha. Este é o Botafogo, que, mesmo sem estar em crise, vive momento delicado. Por isso, reunião de 45 minutos de Joel Santana com o elenco na sexta-feira. Entre os assuntos: Caio, a sequência de cinco rodadas sem vencer e a importância de um resultado positivo neste sábado para manter o clima tranquilo.

Se, na teoria, o Botafogo é favorito, na prática pode ser diferente, como em outros clássicos. Por isso, Joel quer tirar o primeiro turno como lição para não correr o risco de perder um jogo que considera decisivo para as pretensões alvinegras.

– Já trabalhei lá e sei que o Flamengo é capaz de sair de qualquer tipo de problema. Enfrentamos o adversário em situação parecida no primeiro turno, entramos relaxados e perdemos – disse Joel Santana, que não vê o Botafogo favorito pelo atual momento dos dois:

– É 50% para cada um. Eles tentam sair de perto da zona de rebaixamento e nós queremos chegar à Libertadores. Trabalharemos em cima disso.

Perto da zona de rebaixamento e com uma vitória nos últimos nove jogos, o Flamengo viu o pedido de demissão de seu maior ídolo e vive problemas internos no elenco. Silas, que criou mal-estar entre os jogadores ao criticar Jean publicamente, está ameaçado e pode não ficar no cargo mesmo em caso de vitória. A Gávea ferve e uma vitória pode amenizar os problemas. Já uma derrota...

Por: Lancepress

Projeto para o futebol pode acalmar situação no Flamengo

Integrante do conselhinho do vice Hélio Ferraz no primeiro semestre no Flamengo, Walter Oaquim diz que só um projeto mais consistente para o futebol acalmará os grupos influentes no Flamengo. Ele ainda comparou o momento moral do clube ao impacto negativo do Caso Bruno, há cerca de três meses atrás.

Por: De prima

Fora do Fla, Zico ainda pode colaborar com o clube em relação ao CT


Ao acordar neste sábado, a presidente Patrícia Amorim terá de pensar em inúmeras mudanças e situações para o futebol rubro-negro. Mesmo sendo dia de clássico contra o Botafogo, às 18h30, no Engenhão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, nenhum assunto consegue ter importância maior do que a saída de Zico do clube.

Enquanto um grupo de torcedores promete novo protesto em frente ao clube na parte da manhã, a mandatária rubro-negra terá uma série de reuniões visando novos rumos para o departamento de futebol.

Além da mudança no comando técnico e substituição dos dirigentes, outra preocupação é a utilização de Zico na campanha para a construção do CT Ninho do Urubu. Na última sexta-feira pela manhã, a última reunião da campanha “Abrace o CT” foi realizada e o projeto começará a ser vinculado dentro de aproximadamente 20 dias.

Zico era o garoto propaganda da ação de marketing e grande aposta da diretoria para vender todos os tijolos do centro de treinamento (aproximadamente R$ 250 cada um). Patrícia Amorim acredita que ainda possa contar com a ajuda do ídolo no projeto.

“Nossa pretensão ainda é usar o Zico na campanha do tijolinho no CT. Não sabemos se ele vai querer. Era um sonho dele e queremos que isso germine. Vamos realizar isso para o Flamengo. É a nossa vontade”, disse a presidente.

O departamento de marketing aposta que Zico aceitará o convite, mesmo após ter deixado o Flamengo. “Ele teve as razões dele dentro do clube, mas construir o CT sempre foi o seu sonho. É uma campanha para o torcedor. Tomara que ele aceite, pois seria de imensa valia para todos nós”, explicou o diretor executivo de marketing, Harrison Baptista.

Por: Vinicius Castro

Sem tempo para se reciclar, Luxemburgo pode pintar no Flamengo

Queda de Zico, aliada a eventual derrota no clássico podem, abrir caminho para o treinador, recentemente demitido pelo Atlético-MG



O caminho de volta ao Flamengo está ficando cada vez mais nítido para Vanderlei Luxemburgo. Após a saída de Zico da diretoria executiva do clube, a vaga de Silas no comando da equipe está ainda mais insegura. A queda do treinador pode ser sacramentada após o clássico contra o Botafogo, neste sábado, às 18h30m (de Brasília). Caso Luxemburgo seja realmente o substituto, os rubro-negros ganharão um técnico vitorioso, mas que não teve tempo de passar pela reciclagem que ele mesmo afirmou necessitar.

Luxemburgo chegaria ao Flamengo em um momento difícil. Além das turbulências fora de campo, o time carioca está na 15° colocação, apenas três pontos acima da zona de rebaixamento. O time não tem apresentado bom futebol e não vê uma vitória há quatro partidas. Dado este quadro, é possível dizer que Luxemburgo não mudaria muito de ares.

O treinador deixou o Atlético-MG há uma semana. Após nove meses no clube mineiro, viu seu projeto afundar e a equipe amargar 16 rodadas na zona de rebaixamento. Mesmo com o apoio do ‘amigo’ Alexandre Kalil, presidente do clube, a situação ficou insustentável com a goleada sofrida para o Fluminense por 5 a 1. Após a demissão, Vanderlei falou da necessidade de se reciclar.

- É o momento de fazer uma análise profunda e me reciclar mesmo. Ver o que houve, onde errei, porque isso não pode acontecer de novo. O clube (Atlético-MG) é estruturado, então não tinha razão para não irmos bem. Só não aceito que falem que o Luxemburgo está em decadência e acabou para o futebol. São 58 anos de idade e sei que posso resolver, disse durante a coletiva em que anunciou sua saída do clube mineiro.

Na passagem pelo Galo, Luxemburgo não reviveu seus tempos de glórias. Mesmo com um projeto envolvendo grandes contratações e promessas de títulos, os resultados não vieram. Apesar do título do Campeonato Mineiro, o time fracassou na Copa do Brasil e na série A.

Em 2010, o treinador fez sua pior campanha entre todos os 19 Brasileirões que disputou, inferior até ao ano de estreia do técnico – à frente do modesto Campo Grande. Durante todo este ano, Luxa comandou o alvinegro em 53 jogos, obtendo 22 vitórias, 12 empates e 19 derrotas.

Luxemburgo deixou a Atlético-MG no 18º lugar da série A, com a pior defesa do torneio - 45 gols sofridos. Em 24 jogos, conquistou 21 pontos, um aproveitamento de 29,1%. Caso assumisse o Flamengo hoje e repetisse, nas próximas 12 rodadas, o aproveitamento atleticano, o rubro-negro teria um destino indesejado: o rebaixamento. Se Luxemburgo mantivesse o rendimento, o Flamengo chegaria aos 39 pontos e garantiria a participação na segunda divisão em 2011.

Com menos de duas semanas de reciclagem, Luxemburgo pode voltar ao time carioca – clube que disse sonhar voltar a comandar (teve uma breve passagem em 1995). Basta saber se a torcida rubro-negra terá o comandante pentacampeão nacional ou o profissional que precisava rever os erros e teve pouco tempo para isso?

Por: globoesporte.com

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Vice pede demissão, e presidente do Flamengo convoca reunião

A saída do diretor executivo Zico, que pediu demissão na madrugada de quinta para sexta-feira, abriu uma crise na diretoria do Flamengo. Poucas horas depois da saída do Galinho, o vice-presidente de futebol, Vinicius França, também resolveu entregar o cargo, e está fora do Rubro-Negro.

Para definir como ficará a diretoria do clube sem Zico e França a presidenta do clube, Patrícia Amorim, convocou uma reunião na qual discutirá como será remontado o departamento de futebol.



Após este encontro, Patrícia já confirmou, por meio do site oficial do Flamengo, que fará um pronunciamento à imprensa às 17h30 desta sexta-feira, no qual comentará sobre os dois pedidos de demissão e também sobre os rumos que serão tomados pelo clube a partir de agora.

Crise dentro de campo

Dentro das quatro linhas o Flamengo também vive uma crise. Com 29 pontos no Campeonato Brasileiro, o clube esta apenas três à frente do Atlético-GO, primeiro integrante da zona do rebaixamento para a Série B.

Na ultima terça-feira, o Rubro-Negro empatou por 1 a 1 com o Goiás, fora de casa. Porém, uma discussão pública entre o técnico Silas e o zagueiro Jean sobre o gol contra anotado pelo segundo piorou ainda mais o clima na Gávea.

Para não se complicar ainda mais na competição, uma vitória sobre o Botafogo, no clássico do próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), no Engenhão, será fundamental para que o Flamengo consiga se distanciar da zona da degola.

Por: ESPN

Torcedores do Fla protestam contra saída de Zico em frente à Gávea


A saída de Zico do cargo de diretor executivo do Flamengo foi recebida com inconformismo pelos torcedores do clube. Na tarde desta sexta-feira, pouco mais de 100 rubro-negros organizaram um protesto a favor do dirigente em frente à sede do clube, na Gávea. Uma pessoa, por ter soltado uma bomba, acabou detida pela polícia.

O clima tenso fez com que a diretoria pedisse reforço policial e a segurança interna também foi intensificada. O alvo foi o presidente do Conselho Fiscal do Flamengo, Leonardo Ribeiro, conhecido como Capitão Léo, responsável pelas denúncias contra a gestão de Zico.

O dirigente foi ofendido com gritos como: “Capitão Léo, vai se f..., o meu Flamengo não precisa de você”, “Bandido, conselho de bandido”, “Vergonha, conselho sem vergonha”, “Ôooo, quero de volta o meu Flamengo vencedor”.

Alguns torcedores choraram e declararam amor ao eterno ídolo Zico. O hino do Flamengo também foi entoado diversas vezes durante o protesto. Como não poderia ser diferente, os pedidos para a permanência do ídolo foram imensos.

“É um absurdo o que fizeram com o Zico. Não pode continuar dessa forma. Estão destruindo a história e o presente do Flamengo. Queremos que ele volte e expulse essas pessoas daqui”, disse o torcedor Rodrigo Moraes, de 23 anos.

Assim como os torcedores, os jornalistas esperam do lado externo do clube a entrevista coletiva da presidente Patrícia Amorim sobre as novas diretrizes do futebol do Flamengo.

Por: Vinicius Castro

Ex-dirigentes, Marcos Braz e Kleber Leite pedem união no futebol do Fla


O momento delicado no futebol do Flamengo pode abrir um precedente para uma união necessária responsável por tirar o clube mais popular do país do abismo no qual se encontra.

Inclusive, dirigentes com representatividade no rubro-negro, pregaram a união de todos os poderes do clube em entrevista ao UOL Esporte, nesta sexta-feira.

O ex-vice de futebol Kleber Leite pediu apoio nas decisões da presidente Patrícia Amorim.

“É um momento de cortar vaidades e interesses políticos. Não adianta ficar falando muito. Quanto menos falarmos é melhor. Precisamos apoiar a presidente Patrícia Amorim e suas decisões. O Flamengo precisa se unir para sair deste momento delicadíssimo no qual se encontra. A situação é muito complicada”, disse Kleber.

Marcos Braz, vice de futebol campeão brasileiro tem a mesma ideia. “As coisas foram somando e culminaram nisso que estamos vendo. É um momento tenso e que precisamos ter serenidade para avaliar uma mudança. A presidente Patrícia Amorim precisa ter respaldo para tomar as decisões acertadas. Futebol é complicado, nem sempre dois mais dois são quatro”, afirmou.

Os dois ex-dirigentes afirmaram que nem sequer foram convidados para retornar ao clube e preferiram esperar os acontecimentos antes de falar diretamente sobre o assunto.

Por: Vinicius Castro

Zico chora ao se despedir do grupo

Ex-dirigente se emociona em conversa com os jogadores no Ninho do Urubu: 'Tenho certeza de que o time vai superar essa fase'



Enquanto cerca de 100 torcedores protestavam na porta da sede da Gávea, Zico chorava no Ninho do Urubu. O eterno ídolo e agora ex-dirigente do Flamengo esteve no CT do clube em Vargem Grande para se despedir dos jogadores. Depois de conversar bastante com o grupo, ficou emocionado e não conteve as lágrimas. Os jogadores ouviram calados.

- Conversei com a Patrícia e fui cumprimentar jogadores e funcionários do clube, que me apoiaram esse tempo todo. Meu neto acabou de nascer, a família é o mais importante. E ela foi atacada - disse Zico, que aposta em dias melhores para o clube. - Tenho certeza de que o time vai superar essa fase.

Zico passou quase todo o dia em casa e se irritou com o fato de que alguns jornalistas tentavam filmar o interior do seu apartamento. Saiu apenas para ir ao Ninho do Urubu, de onde foi para a Perinatal, na Barra da Tijuca. Chegou ao local por volta de 17h20m para ver o neto e estava com fisionomia abatida. Na recepção, posou para fotografias com famílias e foi muito cumprimentado.

Sobre o pedido de demissão, preferiu não comentar o assunto


- Ainda não sei quando vou falar sobre isso.

Por: globoesporte.com

Saída de Zico deve modificar futebol do Fla; torcida fará protesto na Gávea


A saída de Zico deve mudar a estrutura de comando no futebol do Flamengo. Sem o diretor executivo, cargo criado especialmente para o Galinho, a permanência do vice de futebol Vinícius França é considerada improvável nos bastidores.

Até a continuidade do trabalho de Silas, garantida na última quinta-feira por Zico, virou uma incógnita após a saída do ídolo. A expectativa é a de que a presidente Patrícia Amorim tome a frente da situação e instale urgentemente modificações no departamento de futebol.

A dirigente deve se pronunciar sobre o assunto no decorrer desta sexta-feira e explicar o rumo que tomará o combalido futebol rubro-negro em 2010. Por ora, o treino da equipe está marcado para às 15h, no CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Torcedores marcam protesto
Os rubro-negros não aceitaram a saída de Zico por pressões do Conselho Fiscal do clube. Incomodados com a situação, uma manifestação foi marcada para às 15h desta sexta-feira, em frente à sede da Gávea.

O protesto pedirá a permanência do ex-jogador como diretor executivo do clube, embora Zico tenha deixado clara a decisão de sair.

Com origem em sites de relacionamento, o evento foi idealizado pelo movimento "Com Zico Pelo Flamengo", que elegeu Leonardo Ribeiro, presidente do Conselho Fiscal, como o culpado pela mudança no clube. A segurança será reforçada na sede rubro-negra.

Enfrentando muitas resistências, Zico resolveu deixar o clube e confirmou sua decisão no início da madrugada desta sexta-feira, através de seu site oficial "Zico na Rede".

O principal motivo para o desligamento do clube foram as acusações do Conselho Fiscal em relação às negociações e suposto envolvimento dos seus filhos no futebol rubro-negro. Ultimamente, o ídolo andava calado e dificilmente conversava com a imprensa.

Por: Vinicius Castro

Apesar da ebulição, Renato dá aviso: 'Temos totais condições de vencer'

Meia pede união de todas as frentes para que o Fla inicie uma reação e consiga, já a partir do clássico com o Bota, melhorar sua classificação



A incerteza sobre o futuro de Silas, que não tem bons resultados e se envolveu em uma polêmica com o zagueiro Jean, monopoliza as conversas no Flamengo antes do confronto com o Botafogo, no próximo sábado, no Engenhão. Apesar do ambiente conturbado, o meia Renato acredita que o time pode mostrar seu poder de superação e fazer bonito no clássico.

Ele pediu que haja uma grande união entre jogadores, comissão técnica e torcedores para que o Fla tenha uma reação e consiga uma melhor classificação no Campeonato Brasileiro.

- Nós temos um time de qualidade, temos totais condições de vencer o clássico, apesar de o Botafogo ser um time forte. Temos que nos fechar, torcida, comissão e jogadores para sairmos desta situação. É bola para frente. Temos chance de chegar mais em cima na tabela - disse o meia.

Por: Eduardo Peixoto e Fred Huber

Saída de Zico enfraquece ainda mais Silas, e nome de Luxa segue forte

Treinador só foi mantido para o clássico por causa do diretor executivo. Jogadores reclamavam da guerra política



Foi Zico e mais ninguém quem segurou o técnico Silas no cargo para o clássico contra o Botafogo. Se dependesse da vontade dos demais integrantes da diretoria, o treinador estaria demitido pela soma de maus resultados e problemas internos. Sem o único que ainda o defendia no Flamengo, a situação é praticamente irreversível e caminha para a demissão no sábado. Na Gávea, circulou a informação de que Vanderlei Luxemburgo seria oficializado no cargo no dia seguinte.

Há também grande preocupação com o moral do grupo diante dos acontecimentos. Os jogadores não imaginavam que Zico cederia às pressões políticas. Mas também se mostraram incomodados com o clima pesado no clube.

- Essa guerra política é muito chata. Parece que o Flamengo nunca está em paz. Isso atrapalha um pouco - disse um jogador, durante a viagem a Goiânia.

A saída de Zico agrava a crise e cria um machucado difícil de cicatrizar. Mas a situação na tabela não permite negligência com o problema. O time está em 15º lugar e precisa reagir para escapar da ameaça de rebaixamento à Série B.

Por: Eduardo Peixoto

Zico anuncia em seu site que não é mais diretor executivo do Fla

Ídolo rubro-negro diz que não é possível fazer o que gostaria, e afirma que tem sido atacado injustamente dentro do clube


Zico, o maior ídolo do Flamengo, durou apenas quatro meses no cargo de diretor executivo do clube. No início da madrugada desta sexta-feira ele anunciou a sua saída em carta aberta publicada em seu site "Zico na Rede". Segundo Zico, ele tem sido atacado injustamente dentro do clube e diz que não seria possível agora fazer o que planejara.

O ídolo argumenta que as pressões que sofreu dentro do clube, especialmente do Conselho Fiscal, que é presidido por Leonardo Ribeiro, também conhecido como Capitão Léo, principalmente por envolver a sua família, foram cruciais para a sua saída. Ele afirma que há pessoas no Flamengo atuando como se fossem donas do clube e que tomará medidas judiciais contra elas.

O fato certamente agravará a crise no Flamengo, que só venceu um dos últimos 12 jogos e ocupa a 15ª colocação do Campeonato Brasileiro, bem próximo da zona de rebaixamento. No seu último dia de trabalho especulou-se que o técnico Silas seria demitido, mas Zico decidiu manter o treinador, apesar da forte insatisfação com o trabalho dele dentro e fora do clube.

Confira abaixo a íntegra da nota publicada por Zico em seu site:


"No dia em que aceitei o convite para ser diretor-executivo de futebol do Flamengo fiz questão de me manifestar através do meu site oficial, que sempre foi minha voz, meu canal de comunicação com as pessoas que me acompanham. E não poderia ser diferente agora que venho comunicar minha saída do clube.

"Considero nesse momento que não é possível fazer no Flamengo aquilo que eu gostaria. Percebo que a minha presença não tem sido favorável e, desde a minha chegada, vem causando o descontentamento de muitas pessoas. Não há condições para eu continuar.

"Estou sendo atacado injustamente, principalmente através de meus filhos, que em nenhum momento se envolveram em nada que estivesse em desacordo com os conceitos éticos e morais que aprendi com meu pai. Minha vida sempre foi calcada no trabalho, no respeito e no embate franco diante dos desafios. Não posso permitir que esse duelo covarde continue a acontecer usando a minha família, que vem se desgastando nas últimas semanas.

"Queria agradecer a Patrícia pela oportunidade de tentar fazer mudanças que considero importantes para o Flamengo, não apenas no futebol profissional. Meus planos seguiam pelas divisões de base, de onde eu vim, e vislumbravam a construção de um Centro de Treinamento - que sempre foi um sonho desde os tempos em que eu ainda jogava no clube. Espero que estas sementes não sejam desperdiçadas.

"Tomar uma decisão como essas não é fácil. Mas espero que todos entendam que não posso carregar comigo a desconfiança de um dos setores mais importantes do clube, o Conselho Fiscal. E não há condições de debater com essas pessoas que estão a serviço de sabe-se lá quem ou o que, dispostas a jogar sujo e minar o próprio clube.

"Quando aceitei o desafio de assumir o futebol do Flamengo, sabia das dificuldades e meu discurso era no sentido de uma atuação de consenso, unindo forças dentro do Flamengo. O objetivo era angariar o apoio de quem quisesse o bem do clube.

"Não travo batalhas de poder e dinheiro, jamais fiz em nenhum lugar por onde passei. Minha arma na guerra sempre foi o trabalho, a transparência e a lisura com as quais segui conduzindo cada negociação que fiz ao longo desse período como dirigente. Minha vida sempre foi aberta a quem quisesse pesquisar e, se não consegui levar o CFZ do Rio à Primeira Divisão do Rio, muita gente sabe que foi também por não me curvar aos desmandos de quem comandava o futebol carioca.

"Se eu cometi erros como diretor- e sou humano para isso – saibam que agi sempre no intuito de acertar e observando o que julgava melhor para o Flamengo. Em nenhum momento desonrei quem acredita em mim.

"Gostaria de agradecer ainda a cada funcionário do clube que me apoiou nesse período. Infelizmente não vai ser possível cumprimentar um a um, mas espero que todos se sintam abraçados por mim. E dizer aos jogadores, a quem eu também agradeço pelo apoio constante, que eu confio na capacidade deles de superar essa situação.

"Dediquei quase toda a minha carreira como jogador profissional ao Flamengo, centenário, histórico, de muitos ídolos e que me ajudou a ser quem eu sou hoje. Esse clube, onde me formei e me tornei um ídolo, precisa voltar a ser grande. O caminho da grandeza foi perdido não agora. Lamentavelmente é fruto de anos e anos de um sistema histórico incompatível com as coisas que eu acredito.

"Para mim, esta quinta-feira foi um dia especial porque nasceu meu neto Antonio, mas ao mesmo tempo morreu no meu coração esse Flamengo de hoje que está representado por essas pessoas, algumas delas que sequer conheço e atuam dentro do clube como se fossem os donos.

"Ao torcedor fica meu lamento e o maior agradecimento de todos. O que ouvi ao longo do tempo foi sempre apoio, incentivo, mensagens de força. Mas realmente, nesse momento sinto que a minha presença está prejudicando o clube. É preciso união e muita gente está mais preocupada em me tirar do cargo do que com o Flamengo. Portanto eu saio.

"Para encerrar, quem me conhece sabe que as acusações levianas envolvendo a minha família e o CFZ não vão ficar no esquecimento. Faço questão de ir atrás judicialmente de tudo o que foi dito dentro e fora do clube.

"Obrigado, Zico".

Por: globoesporte.com

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Luxemburgo aceitaria convite do Fla, diz assessor

Luta contra o rebaixamento não seria problemas para técnico assumir o comando do Rubro-Negro


O técnico Vanderlei Luxemburgo ainda não foi sondado pelo Flamengo, mas estaria disposto a assumir o Rubro-Negro caso Silas seja demitido. A informação é Luís Lombardi, assessor do treinador.

Segundo Lombardi, o técnico, que cogitou tirar um tempo para "reciclagem" após a demissão do Atlético-MG, não rejeitaria uma proposta da diretoria do clube da Gávea, mesmo com a equipe brigando na parte debaixo da tabela.

- Vanderlei é profissional e não vai rejeitar trabalho, seja agora ou mais à frente. A luta contra o rebaixamento também não é um empecilho para ele, até porque ele lutou muito com Atlético nessa faixa da tabela - comentou o assessor à Rádio Brasil.

Lombardi contou também que Luxemburgo foi sondado pelo São Paulo, ainda quando treinava o Galo. Com o Rubro-Negro, no entanto, não teria havido nenhum contato. O assessor lembrou que Luxa já admitiu várias vezes que deseja conquistar um título pelo Fla - o que não alcançou nas duas vezes que dirigiu o clube.

- Ele está aberto, porque a vida do profissional é estar sempre aberto a propostas. Ele recebeu consultas ainda no Atlético. O São Paulo procurou por ele. Mas por enquanto não tem nada definido. Ele já disse que um dia ainda vai ganhar um título pelo Flamengo - afirmou.

No treino desta quinta-feira, Silas, cuja demissão havia sido dada como certa na noite anterior, permaneceu à frente da equipe rubro-negra. O clima entre o técnico e o time ficou pesado após o empate com o Goiás, na terça, quando rebateu as críticas alegando que não era culpado pelos gols contra (em referência ao zagueiro Jean).

Por: Lancepress

Deivid: 'Os outros estão a 100km, eu, a 50'

Atacante do Flamengo reconhece ainda estar longe da forma ideal



Já foram oito jogos com a camisa do Flamengo, mas o atacante Deivid admite que está longe da forma ideal. O camisa 99, que estava no Fenerbahçe, da Turquia, reconhece que está sofrendo para se readaptar ao futebol brasileiro, o qual, segundo ele, está com um nível de exigência bem mais alto do que na época em que deixou o país.

- Estou sentindo muito, muito mesmo. O futebol brasileiro está muito rápido, dinâmico, e, se o jogador não acompanha, fica para trás mesmo. Enquanto os outros estão a 100km por hora, estou a 50, 60km - declarou o atacante, em entrevista ao canal ESPN Brasil.

Ainda de acordo com o jogador, que tem dois gols marcados pela equipe, o processo de adaptação ao seu posicionamento na equipe também tem criado dificuldades. deivid revela que no Fenerbahçe costumava jogar numa segunda linha de ataque, e não como centroavante, como vem fazendo no Rubro-Negro.

- Lá, eu jogava quase como um lateral, numa segunda linha de ataque. Voltei jogando como um atacante de área e estou sentindo, sim - explicou.

Por: Lancepress

Mesmo mantido no cargo, Silas vive clima ruim no Flamengo

Zico, Vinícius França e Silas conversaram bastante na manhã desta quinta-feira, no CT Ninho do Urubu


O meia Renato e o vice de futebol Vinícius França afinaram o discurso na manhã desta quinta-feira para garantir que os problemas envolvendo o técnico Silas e o elenco do Flamengo já foram superados. Entretanto, o impasse está longe de um desfecho.

Parte dos jogadores e dirigentes influentes da Gávea não entenderam a posição do diretor executivo Zico em manter o treinador no cargo. A demissão era dada como certa desde a noite da última quarta-feira, e surpreendentemente não ocorreu.

Durante o treinamento da manhã, jogadores com caras amarradas e até Silas parecia não acreditar que permanecia como treinador do Flamengo após a repercussão negativa que as suas declarações tiveram no grupo e torcedores rubro-negros.

A situação é tão desagradável, que os jogadores não têm nem a ideia de qual time Silas mandará a campo no clássico contra o Botafogo, sábado, às 18h30, no Engenhão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Não se sabe se o barrado Diogo, absolvido pelo STJD, retornará normalmente à equipe, como também se o zagueiro Jean, pivô da polêmica com Silas terá nova oportunidade com o treinador.

Se Silas não mudar a tradicional estrutura da equipe, o Flamengo deve ir a campo com: Marcelo Lomba; Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim (Saba); Maldonado, Willians, Kleberson (Correa) e Renato; Diogo e Deivid.

Por: Vinicius Castro

CURTINHAS: Após jogar no sub-23, Fernando volta a ser relacionado

Toró segue fora da equipe no clássico com o Botafogo; Absolvido no STJD, atacante Diogo está liberado para o clássico



Sem muitas chances na equipe principal do Flamengo, o volante Fernando pediu para jogar na equipe sub-23 para ganhar mais ritmo de jogo. A iniciativa foi bem vista pelo técnico Silas, que ficou contente com o desempenho do atleta diante do Palmeiras (após o 1 a 1 no tempo normal, o Rubro-Negro venceu por 3 a 1 nos pênaltis) e resolveu relacioná-lo para o clássico com o Botafogo, neste sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão.

- Fiquei muito feliz por voltar a ser relacionado. Isso é sinal de que meu esforço e dedicação nos treinos estão valendo. Estou com muita vontade de ajudar a equipe, seja jogando ou passando força para os companheiros. Mas lógico que prefiro e posso fazer mais pela equipe em campo. Jogar a sub-23 me fez readquirir ritmo de jogo e confiança. Se tiver uma oportunidade vou dar meu melhor - disse o volante.

Fora mais uma vez

Toró ainda não se recuperou de dores na coxa direita e está fora do clássico contra o Botafogo. Se Silas não mudar de ideia, Maldonado segue na equipe titular.

Liberado

Diogo foi julgado nesta quinta-feira por causa da expulsão na partida contra o São Paulo. Os auditores do STJD o absolveram de forma unânime. O atacante iniciou a última partida no banco de reservas.

Por: Eduardo Peixoto e Fred Huber

Irritado, Zico se reúne com Silas nesta quinta. Luxa já foi contatado

Diretor está decepcionado com atitudes do treinador, que pode ser demitido após encontro no CT do Flamengo pela manhã



Os resultados foram ruins, mas a má condução do elenco foi pior e praticamente irreversível para o futuro de Silas no Flamengo. O desabafo do zagueiro Jean na chegada ao Rio confirmou: o grupo não confia mais no treinador. Diante do panorama, a demissão deve ser oficializada na manhã desta quinta-feira, após uma reunião com o diretor-executivo, Zico. O dirigente quer evitar que o time fique sem comandante no clássico contra o Botafogo, sábado, no Engenhão, o nome está escolhido, e as negociações com Vanderlei Luxemburgo já começaram.

Em um primeiro momento houve impasse por causa das sete pessoas que integram a comissão técnica do ex-técnico do Atlético-MG. Zico propôs que venham no máximo três. Luxa, que deixou o Galo na penúltima colocação na tabela do Brasileirão, está no Rio de Janeiro, assim como o preparador físico com quem trabalha, Antônio Mello.

Silas está à frente do Fla por nove jogos, com uma vitória, cinco empates e três derrotas. Ele deixa o time em 15º lugar, com 29 pontos, e ameaçado pela zona de rebaixamento. Desde o início, teve problemas. Primeiro em campo. Apesar de mal na tabela, o Flamengo tinha a melhor defesa até a chegada dele. O novo esquema não deu certo, e o time sofreu 17 gols em sua gestão até o momento.

As mudanças táticas também não convenceram. Na última partida, contra o Goiás, Silas deixou Diogo no banco de reservas e escalou a equipe com quatro volantes. No jogo anterior, contra o Palmeiras, havia tirado Juan de campo aos 30 minutos do primeiro tempo para colocar Vitor Saba, que nunca participara de uma partida no time profissional.

O ápice do “filme queimado” com os atletas aconteceu após o empate por 1 a 1 no Serra Dourada. Ao dizer que a torcida não o xingou, o treinador acabou transferindo a responsabilidade para os jogadores dizendo que “não fez gol contra” e “não perdia gol”. O zagueiro Jean respondeu e disse que jamais passara por situação semelhante com qualquer outro treinador e considerou a postura de Silas “lamentável”.

Por: Clícia Oliveira e Eduardo Peixoto

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Kleberson afirma que Flamengo tem que melhorar taticamente

A derrota por 3 a 1 para o Palmeiras, dentro de casa, no último domingo, deixou o Flamengo em uma incômoda situação na tabela do Campeonato Brasileiro. Com a vitória do Atlético-GO sobre o Grêmio Prudente por 3 a 1, o rubro-negro carioca teve sua distância para a zona do rebaixamento reduzida a apenas dois pontos (28 a 26). Para o meia Kleberson, um melhor posicionamento dentro de campo será fundamental para que a equipe volte a reagir no torneio.

"Temos que nos organizar melhor taticamente. Vontade não está faltando. Todos estão muito motivados, sempre buscando o resultado e correndo bastante. Técnica os jogadores têm. O que falta mesmo é um pouco de atenção. Temos que nos disciplinar taticamente. Se isso acontecer, temos qualidade e vontade suficiente para vencermos qualquer adversário", garantiu.

Nesta terça-feira o Flamengo encara o Goiás no Estádio Serra Dourada, em confronto direto contra o rebaixamento, já que o clube goiano está apenas quatro pontos atrás do Rubro-Negro.

Para Kleberson, uma vitória será fundamental para a sequência na competição. "Vamos em busca da vitória, porque um resultado positivo pode dar uma grande levantada no nosso ânimo e nos pontos na tabela", concluiu.

Por: Gazeta Espotiva

Fla empresta Rômulo ao Atlético-GO

Volante deixa o clube da Gávea e reforça adversário que também briga para não ser rebaixado

O volante Rômulo vai defender um outro clube rubro-negro nas rodadas restantes do Campeonato Brasileiro. O Flamengo liberou o jogador para acertar com o Atlético-GO.

O detalhe é que Flamengo e Atlético-GO atualmente estão juntos na disputa contra o rebaixamento. Os cariocas ocupam a 16 ª colocação, com 28 pontos, enquanto os goianos estão em 17 º, com 26.

Rômulo é o quinto jogador que deixa o clube desde a chegada do Silas. Everton Silva (Ponte Preta), Vinícius Pacheco (Figueirense), Camacho (Goiás) e Lenon (Goiás) também saíram da Gávea recentemente.

Os dois últimos, inclusive, vivem uma situação parecida com a de Rômulo, já que o Goiás é o 18º, com 24 pontos, e também tenta fugir da degola.

Por: Eduardo Peixoto

Meu Jogo Inesquecível: o Fla que enfeitiça Mariana Ximenes

Na final do Carioca de 2008, Obina faz a atriz viver euforia. Flerte com clube começou na final do Brasileiro-92, quando Junior brilhou em dia de tragédia

Uma novela da vida real com direito a tragédia e euforia começou no dia 19 de julho de 1992. Era dia de decisão de Campeonato Brasileiro com Maracanã lotado. Antes do clássico Flamengo x Botafogo começar, uma parte do alambrado da arquibancada do lado rubro-negro despencou com muitos torcedores. Pânico total. Informações desencontradas falavam em vários mortos - na verdade, houve três. Em casa, no bairro de Ramos, subúrbio do Rio, uma família assistia, aflita, a tudo aquilo. O menino Cacá estava no estádio. A prima paulista Mariana, de passagem no Rio, tinha olhar fixo na televisão. Parecia procurar o garoto.

O lugar acabou isolado, e a partida começou. Aos 41 minutos do primeiro tempo, Junior bateu uma falta no ângulo. Gol. Ao mesmo tempo que o velho Maestro corria e saltava feito criança na comemoração, começava grande flerte da garota com nova paixão. O jogo terminou empatado por 2 a 2. O Fla, que vencera a primeira partida por 3 a 0, sagrou-se pentacampeão. O espetáculo contagiou e impressionou a menina de 11 anos. Cacá chegou em casa são e salvo. Todos pularam e se abraçaram juntos. Foi uma dupla euforia.



Os anos se passaram. A são-paulina Mariana Ximenes, mesmo de longe, passou a se interessar pelo Flamengo. Seguiu carreira de atriz e mudou-se para o Rio de Janeiro em 2000. Não demorou muito para o coração ser assumidamente vermelho e preto. As partidas no Maracanã, principalmente aos domingos, já faziam parte de seu programa. Uma merece capítulo especial. Em novo confronto contra o Botafogo, na decisão do Carioca de 2008, os olhos ora verdes, ora azuis que tanto hipnotizam hoje o personagem "Totó" - e os milhões de brasileiros que acompanham diante da TV a vilã Clara na novela "Passione" - estavam "enfeitiçados" pela festa rubro-negra, na vitória por 3 a 1. Ali, os heróis da história foram Obina e Diego Tardelli, autores dos gols.

- Ir ao Maracanã ver jogo do Flamengo é um espetáculo ritualístico que me enfeitiça. Quando chego ao estádio, é impactante a cena da entrada em campo. Aquela massa gritando, com as bandeiras, as músicas... E a garra do time, uma marca. O que mais me fascina é o conjunto de tudo isso. Fora aquela coisa de combinar com os amigos, o cachorro quente no estádio. É clássico ir pro bar também depois do jogo. Nessa final de 2008, foi tudo muito divertido. Um jogão, com gols de Obina e tudo. Adoro futebol, esporte. oo Flamengo é uma paixão. E ainda nasci no ano em que o clube foi campeão do mundo, em 1981 - afirmou, toda prosa, com o sorriso de "Chiara" que arranca suspiros de todo o Brasil.



Nesse dia, Mariana começou cedo o ritual para ver o Flamengo jogar. A trupe tinha uns 15 amigos. Bem antes do jogo, partiu uma "minicarreata".

- Fizemos aquele "esquenta" antes de irmos para o Maracanã na casa de uma amiga. Procuramos chegar cedo para pegar um bom lugar. Ficamos na cadeira especial, mas dividimos os grupos. Quando saía gol do Flamengo, mandávamos torpedo e tudo, era aquela gozação com os nossos amigos botafoguenses. Quando feita assim, de forma saudável, é indispensável, não pode faltar, faz parte da diversão - disse, às risadas, em entrevista no Projac após mais um dia de gravações da novela.

Diversão e catarse

Quem já foi ao estádio, olhou para o lado e a flagrou por acaso cantando uns "palavrõezinhos" - como ela mesma diz -, pode ter achado tudo um efeito da cerveja. Errou. Era mesmo Mariana Ximenes. A atriz por vezes se misturou na arquibancada para cantar todas as músicas possíveis e xingar o juiz, quando necessário. Futebol funciona para ela como a maior diversão e uma catarse. Na maior paz. Mas súbitas reações não tiram a atenção do espetáculo. Os belos olhos estão ali fixos em tudo o que está à sua volta. Da reação do jogador ao perder o gol feito à reclamação do treinador ou da torcida.

- Tudo bem que tem umas câmeras incríveis, que captam tudo, mas nada se compara a um jogo ao vivo no Maracanã. É diferente. Uma coisa mágica. A energia da arquibancada é sensacional.

Na final do Carioca de 2008 (veja os melhores momentos no vídeo ao lado), no dia 4 de maio de 2008, o enredo era animador. o Flamengo, treinado por Joel Santana, vivia euforia após bater o América do México por 4 a 2, fora de casa, pela Libertadores. Na primeira partida contra os alvinegros, o Rubro-Negro vencera por 1 a 0, gol de Obina. A vantagem não evitou que o Botafogo começasse melhor e abrisse o placar com Lucio Flavio, de falta, numa falha do goleiro Bruno. Veio o segundo tempo, e Joel pôs Obina e Diego Tardelli. Os dois decidiram. Obina empatou de cabeça logo aos 4. Aos 37, Tardelli virou a partida. E aos 47, Obina sacramentou a festa. Mariana foi para um bar.

- Comemoração de título é sempre especial. Mas gosto de grandes jogos, ver grandes jogadores. Adoro Seleção Brasileira. Na Copa de 2006, na Alemanha, estava na Tribuna de Honra perto do Jacques Chirac (então presidente da França) quando perdemos para eles por 1 a 0. O Zidane acabou com aquela partida. Fiquei muito irritada. Em Copa do Mundo, a mobilização pela Seleção é incrível. Em 2002, organizava café da manhã antes dos jogos, que eram muito cedo. Gostaria de ter visto o Garrincha jogar. Uma vez, encontrei o Pelé numa ponte aérea. Foi incrível. Ele me disse que é fã de novela. Nem o Zico eu pude ver direito, era muito pequena. Só pelos vídeos.

Camisa com autógrafo de Junior

Mariana não viu o Galinho de Quintino desfilar em campo seus gols e grandes jogadas. Mas recebeu de outro ídolo indiscutível, o Maestro Junior, o "empurrãozinho" para o flerte com o Flamengo naquela final do Brasileiro de 1992. A forma como o veterano conduziu o Flamengo ao penta brasileiro mexeu com a então torcedora do São Paulo - na época por influência do padrinho. O pai, o advogado e professor de direito José Nuzzi Neto, é palmeirense. A mãe, a fonoaudióloga cearense Fátima Ximenes, torce para o Fluminense. O irmão, Rafael, é tricolor paulista.


- Meu padrinho me levava para ver os jogos do São Paulo no Morumbi e no Pacaembu. Quando eu vinha ao Rio, ficava com os meus primos, que são Flamengo. Já via alguns jogos, prestava atenção... Aí, naquele dia, teve aquela história toda, o acidente na arquibancada, a preocupação com meu primo. Não tinha essa coisa de celular, como hoje. Foi horrível. Logo depois, o time reagiu em campo daquela forma... O gol do Junior, a comemoração, a festa nas arquibancadas e nas ruas, tudo foi marcante. Fiquei fascinada. Aí, vim morar no Rio anos depois e virei Flamengo mesmo. Mas tenho carinho imenso pelo São Paulo até hoje - afirmou Mariana, que recebeu do GLOBOESPORTE.COM uma camisa autografada pelo Maestro, hoje comentarista da TV Globo.

Mariana Ximenes, que esbanja simpatia, além da beleza para lá de conhecida, ficou tão surpresa e feliz com o presente de Junior que nem quis vestir a camisa. Vai virar troféu. Posou para as fotos com um modelo retrô, comprado em São Paulo, que usa para ir aos jogos. Sem saber da homenagem gravada em vídeo deixada pelo ídolo rubro-negro (assista no vídeo abaixo), mandou seu recado.

- Adorei, Junior. Vou guardar esta camisa com o maior carinho. Aquele seu gol e a sua alegria na final de 1992 contagiaram todos frente àquela desgraça que aconteceu. Sua postura foi sensacional - disse Mariana Ximenes, que naquele dia ainda viu Julio Cesar ampliar o placar para o Rubro-Negro no início do segundo tempo. Depois, Pichetti e Valdeir, de pênalti, empataram a partida para o Botafogo, mas a festa rubro-negra já rolava no Maracanã.

Este ano, por conta do forte ritmo de gravações de "Passione", a atriz nem pôde fazer um de seus programas favoritos, ainda que o time viva uma crise na temporada. Ex-armadora de basquete nos tempos de criança - é fã de Magic Paula e Hortência -, jogadora de capoeira, frequentadora de academia, amante dos esportes, sempre que pode, dá uma espiadinha na TV ou pergunta, no Projac mesmo, pelo resultado do jogo do Flamengo. Após a vibração com o hexa, confessa saudade do Império do Amor.

- O Adriano, Imperador, faz muita falta. E o Vagner Love é muito divertido.

Por: Márcio Mará

Semana decisiva pode definir futuro do técnico Silas no comando do Flamengo


Além da pressão iminente por vitórias, o técnico Silas mal chegou ao Flamengo e já começa a ter o seu trabalho questionado nos bastidores do clube. Tanto que a partida desta terça-feira, contra o Goiás, às 21h10, no estádio Serra Dourada, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, é tratada como a primeira de duas decisões que o treinador irá enfrentar nesta semana.

Embora que de forma velada, alguns jogadores não concordam com os métodos de trabalho do técnico. A substituição do lateral-esquerdo Juan ainda no 1º tempo da derrota para o Palmeiras expôs uma situação desagradável e que também incomodou os atletas. Inclusive, o assunto foi discutido na reunião de domingo pela manhã, na Gávea, e ainda era comentado no clube na última segunda-feira.

Como se não bastasse a “cobrança” dentro do elenco, Silas não conta com o apoio de conselheiros influentes no clube e que já planejam fazer pressão por sua saída caso o Flamengo colecione mais dois resultados negativos contra Goiás e Botafogo, adversário do próximo sábado.

Antes do embarque para Goiânia, o treinador procurou mostrar tranqüilidade apesar da situação desconfortável.

“A pressão em um time grande como o Flamengo existe quando se está ganhando ou perdendo. Quando se ganha é uma ansiedade um pouco diferente. Mas não temos de pensar nisso. O técnico tem de estar preparado para tudo e não pode perder a convicção. Disse para eles (jogadores) na reunião que deixamos a desejar na parte tática. Procuramos não inventar e fazer o simples. Não fizemos bem no primeiro tempo contra o Palmeiras e queremos acertar. Depois, se os resultados não acontecem, fica difícil para o cara sair na rua e viver a vida normalmente. A pressão é assim mesmo”, afirmou.

Na última segunda, Silas participou da reunião dos torcedores com os jogadores, e percebeu ainda mais o momento delicado que o clube atravessa. Apesar de ser amigo e ter o respaldo do diretor executivo Zico, o treinador conhece as artimanhas do futebol e tem a ciência de que nenhum trabalho resiste à ausência de resultados positivos. Ainda mais no Flamengo.

Por: Vinicius Castro

Líderes de torcida pedem e têm reunião com jogadores do Flamengo


Mesmo que de forma pacífica, a paciência dos torcedores do Flamengo com o time chegou ao fim. Após o treino desta segunda-feira, na Gávea, líderes e componentes de três torcidas organizadas do clube pediram e tiveram uma reunião com os jogadores no vestiário da Gávea.

O encontro durou 20 minutos e teve um momento à parte com a comissão técnica. Em 16º lugar, com 28 pontos, no Campeonato Brasileiro, os jogadores receberam força, mas escutaram que existem atletas sem vontade e que tremem quando vestem a camisa rubro-negra.

Segundo os torcedores, nenhum jogador fez qualquer tipo de pronunciamento durante a reunião. Alguns ficaram de cabeça baixa, enquanto outros olhavam atentamente para eles.

Após o encontro, os jogadores deixaram a Gávea com tranquilidade e seguiram para Goiânia, onde enfrentam o Goiás, terça-feira, às 21h10, pela 26ª rodada da competição.

O técnico Silas considerou normal a iniciativa antes da reunião.

“Desde que seja na base da conversa não existe problema algum. Pelo o que entendi, as conversas são sempre para melhorar, nunca para piorar. Até mesmo porque ninguém está de brincadeira, todo mundo sacrifica muita coisa para estar aqui. O Flamengo é desse jeito e a pressão existe”, afirmou.

Apesar de ter autorizado a visita, o diretor executivo Zico não participou do encontro.

Por: Vinicius Castro

Goiás e Fla: duelo de apertados pela zona de rebaixamento

Goianos vivem realidade há algum tempo, mas reagem. Atual campeão cai pelas tabelas e tem técnico ameaçado



O Serra Dourada será palco na noite desta terça-feira da reunião de duas torcidas agoniadas. Para o Goiás, a situação já esteve pior. A zona de rebaixamento é uma realidade em 19 das 25 rodadas do Brasileirão, mas a brecha que indica a saída aumentou desde a chegada do técnico Jorginho. O Flamengo vive situação inversa. O atual campeão ainda não ficou entre os quatro últimos, só que a sequência de uma vitória nos últimos 11 jogos o coloca cada vez mais perto da fronteira que não gostaria de cruzar. Nem a troca de comando, de Rogério Lourenço por Silas, colocou o time em outro rumo.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 21h10m (de Brasília), e o Premiere Futebol Clube exibe para todo o país pelo sistema pay-per-view.

A partida será arbitrada por Paulo César Oliveira (Fifa-SP) e os auxiliares serão Vicente Neto (SP) e Marcelo Van Gasse (SP).

Goiás: o time do técnico Jorginho tentará, em casa, confirmar aquilo que demonstrou no sábado, quando venceu o São Paulo por 3 a 0, no Morumbi: que se reencontrou e pode escapar do rebaixamento. Nesta terça, o Esmeraldino tenta voltar a vencer no Serra Dourada, após o tropeço no clássico diante do Atlético-GO. A equipe está na 18ª posição, com 24 pontos, a quatro do primeiro time fora do Z4, justamente o adversário desta noite.

Flamengo: não é exagero dizer que, após oito jogos e apenas uma vitória, o cargo de Silas está sob ameaça. O Rubro-Negro não tem padrão de jogo e a defesa, que já foi a melhor do campeonato, passou a sofrer em média dois gols por jogo. O reflexo está na classificação: 16º lugar, com 28 pontos e ameaça de rebaixamento.

Goiás: a equipe goiana deve ir a campo sem alterações no 3-5-2 que deu equilíbrio à defesa e ajudou a surpreender o Tricolor Paulista. O time deverá ter novidade no meio, onde Jonílson e Romerito disputam a vaga do suspenso Wellington Monteiro. Na zaga, Valmir Lucas volta ao time.

A equipe deverá ir a campo com: Harlei; Marcão, Rafael Tolói e Valmir Lucas; Wendel, Jonilson (Romerito), Amaral, Carlos Alberto e Junior; Rafael Moura e Felipe.

Flamengo: alegando que o time não é tão jovem como deveria, o técnico Silas não realizou qualquer treino tático antes da partida. Sabe-se, porém, que Maldonado entra na vaga de Toró. Há uma dúvida na zaga: liberado do último jogo para resolver um problema particular, Ronaldo Angelim está à disposição e disputa vaga com Jean.

Provável escalação: Marcelo Lomba; Léo Moura, Jean (Ronaldo Angelim), David Braz e Juan; Maldonado, Willians, Kleberson e Renato; Diogo e Deivid.

Rafael Moura (atacante do Goiás): ele marcou dois gols contra o São Paulo e comandou a vitória esmeraldina no Morumbi. Com seis gols marcados, o He-Man é a principal arma do ataque esmeraldino e motivo de preocupação para a zaga do Fla.

Diogo (atacante do Flamengo): Depois de oito jogos, o atacante ainda não desencantou. Mas ele está longe de se omitir. Dribla, marca, corre... Na derrota por 3 a 1 para o Palmeiras sofreu o pênalti convertido por Petkovic.

Harlei (goleiro do Goiás): "Estamos pensando jogo a jogo e enfrentar o Flamengo é a prioridade. Se pensássemos desde o início no número de pontos que precisamos conquistar para sair da zona de rebaixamento, não conseguiríamos nos concentrar para começar essa recuperação".

Silas (técnico do Flamengo): “Pensamos na reação jogo a jogo, aprendendo com os erros que cometemos. Não fizemos tudo errado. Tem coisas boas acontecendo. Nosso grupo tem muitos jogadores experientes e ninguém nem sonha com essa possibilidade (de rebaixamento). Por isso há a mobilização para o duelo contra o Goiás”.

Nas duas últimas visitas ao Serra Dourada, o Flamengo perdeu com gols no fim – 3 a 2 em 2009 e 2 a 1 em 2008. Ambos marcados por Iarley. Para azar dos goianos e sorte dos cariocas, o atacante mudou de clube.

No primeiro turno, as equipes se enfrentaram no Maracanã, na última rodada antes da paralisação para a Copa do Mundo. A partida foi a última do goleiro Bruno pelo Flamengo. Os mandantes até saíram na frente, com um gol de Toró e tiveram chances de ampliar. Porém, aos 40 e 42 minutos do segundo tempo, Hugo e Otacílio Neto viraram o placar com colaboração do camisa 1 rubro-negro.

Por: globoesporte.com

Maldonado volta ao time titular do Fla

Depois de um turno fora da equipe, volante entra na vaga de Toró na partida contra o Goiás

O problema médico de Toró, que reclamou de dores na coxa direita, abriu brecha para o retorno de Maldonado ao time do Flamengo. O chileno, que nem no banco ficou contra o Palmeiras, no último sábado, será titular na partida desta terça-feira contra o Goiás, no Serra Dourada.

- Maldonado é um jogador experiente, que vem progredindo. Ele precisava de ritmo de jogo e agora está pronto para participar da partida – disse Silas.

O chileno volta ao time titular depois de exatamente um turno. O último jogo dele desde o início foi na derrota por 2 a 1 para o Goiás, no Maracanã.

- Tenho que passar tranquilidade. No momento que a gente está precisamos conversar. Aos poucos vamos encaminhando o time para ficar em boa condição na tabela – disse o volante.

Depois de três dias fora para resolver um problema particular, Ronaldo Angelim retornou aos treinos nesta segunda. Ele está relacionado e disputa posição com Jean no time titular.

Na entrevista coletiva, Silas voltou a justificar a saída de Juan no primeiro tempo da partida contra o Palmeiras. Segundo ele, o jogador estava desobediente taticamente. O treinador discorda de que tal tipo de mudança “queime” o atleta.

- Foi tudo normal. Quando a gente faz uma substituição daquele jeito não é para expor. A ideia principal é o Flamengo. Taticamente, o Juan não estava bem. O que eu fizer para tentar a vitória será importante. Juan, assim como Léo Moura e outros, foram campeões, mas não têm lugar garantido – disse.

Em 16º lugar, com 28 pontos, o Flamengo enfrenta o Goiás nesta terça-feira, no Serra Dourada. A partida começa às 21h10m (de Brasília). Provável escalação: Marcelo Lomba; Léo Moura, David Braz, Ronaldo Angelim (Jean) e Juan; Maldonado, Willians, Kleberson e Renato; Deivid e Diogo.

Por: globoesporte.com