quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Luxemburgo treina bola parada e acerta posicionamento da zaga do Fla

Bottinelli e Wanderley novamente não treinam e dificilmente poderão enfrentar o Resende, no domingo

As cobranças de falta e escanteio, o posicionamento da defesa, a saída de bola da defesa para o ataque e a recomposição da equipe quando perde a posse da bola foram os principais pontos de atenção do técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, no treino da tarde desta quinta-feira no Ninho do Urubu. A novidade é que com três zagueiros e sem um ala pela esquerda, já que Egídio ficou entre os reservas, Ronaldo Angelim é que fez as funções de ala.


Nos ensaios de bola parada, Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves se revezaram nos lançamentos altos para a área. Pelo treino, embora Felipe não tenha participado, a equipe para enfrentar o Resende, no domingo, deve ser formada por Felipe, Léo Moura, Jean, David e Ronaldo Angelim; Willians, Fernando, Thiago Neves, Ronaldinho e Marquinhos, e Deivid.

Renato vai ser poupado por ter dois cartões amarelos, e o treinador não quer correr risco de ficar sem o meia na semifinal por suspensão. O zagueiro Welinton e o volante Maldonado estão suspensos e também desfalcarão o Flamengo no domingo, em Macaé.

Já o meia argentino Bottinelli, que torceu o tornozelo direito, e o atacante Wanderley, que sente dores no joelho direito, novamente não participaram do treino e fizeram tratamento no departamento médico. Dos dois, somente Bottinelli fez um treino físico na terça durante esta semana, e ambos dificilmente terão condições de jogar. Como o time rubro-negro já está classificado para a semifinal da Taça Guanabara, o departamento médico não quer forçar o retorno de quem ainda sente algum tipo de dor.

Por: Richard Souza

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Depois de Ronaldinho, Flamengo tem projeto para contratar Marta

Coselho Fiscal vota se aprova criação de futebol feminino

Depois de contratar Ronaldinho, o Flamengo tem mais um plano ambicioso. Será votada nesta terça-feira pelo Conselho Fiscal a aprovação do futebol feminino, futebol de areia e futebol de sete. A intenção é montar times fortes e, futuramente, contratar a jogadora Marta, eleita cinco vezes melhor do mundo pela Fifa. O clube não gastaria um centavo, pois contaria com a ajuda de patrocinadores responsáveis por todos os gastos.

A ideia surgiu após o enorme sucesso de Ronaldinho em sua estreia. Alguns patrocinadores consultaram o Flamengo para estampar a camisa do futebol masculino, mas acabaram esbarrando no valor elevado após a chegada do craque. Não satisfeitas com a resposta negativa, as empresas fizeram um projeto para criar os três esportes e, de alguma forma, terem suas marcas estampadas na camisa do Flamengo.

A princípio, Marta só chegaria caso o Rubro-Negro conseguisse ficar entre os dois primeiros da Copa do Brasil, principal torneio do futebol feminino no país. A intenção das empresas é contratar boa parte do time do Santos, considerado o melhor do Brasil.

Já no futebol de sete, o Flamengo deve contratar o time inteiro da Portuguesa, que foi campeã nacional.

Por: Roberto Murad

Preparador do Fla sobre Ronaldinho: 'vai voar em pouquíssimo tempo'

Dois jogos, um gol, e uma mágica envolvendo o seu nome e a torcida do Flamengo. Assim começou a trajetória de Ronaldinho pelo clube da Gávea. O talento do camisa 10 segue impressionando os amantes do futebol-arte, mas algumas dificuldades ainda são encontradas em seu retorno ao Brasil. O forte calor e a dinâmica de jogo estão entre elas.

Mesmo com os obstáculos, a previsão sobre Ronaldinho, feita pelo preparador físico do Flamengo, Antônio Mello, é a mais otimista possível.

“Ele vai voar em pouquíssimo tempo. Está muito próximo do ideal, é muito forte e veloz. É um jogador inteligente demais. Hoje ele atua com menos contenção de bola, pensa mais rápido e amadureceu muito. O que falta é realmente a questão de readaptação ao futebol que se joga no Brasil e ao calor que está fazendo. Mas isso é um processo normal. Todos os atletas que voltam ao país após muitos anos na Europa sofrem com essa dificuldade”, afirmou Mello, ao UOL Esporte.

Se antes Ronaldinho tinha um trabalho separado dos outros jogadores. Agora, a “ralação” é realizada em conjunto com o grupo. Na reapresentação rubro-negra, nesta terça-feira, no CT Ninho do Urubu, musculação e corrida fracionada já estão na planilha.

“Esse condicionamento serve como alimento em uma semana sem jogos. O Ronaldinho já está mais do que incorporado ao elenco. Vamos efetivar essa questão física cada vez mais e esperar as próximas semanas que serão cheias de compromissos. É importante ressaltar que não existe mais nenhum trabalho específico para ele. É apenas questão de readaptação”, explicou.

Denominando-se um “preparador físico torcedor”, Antônio Mello se mostra encantado com as primeiras jogadas de Ronaldinho vestindo a camisa rubro-negra. O profissional faz a sua aposta sobre o auge físico do astro com a camisa rubro-negra.

“Isso vai acontecer no primeiro clássico que ele disputar. Isso faz muito bem ao Ronaldinho, a responsabilidade. É um jogador movido por essa solicitação. É o clímax que ele precisa. Sei que aposto nisso e sigo empolgado com as suas jogadas em campo. Vibro ali de pertinho em um lugar privilegiado para qualquer torcedor. Ele é esplêndido. Quando toca na bola você sabe que tem uma coisa nova para acontecer, uma jogada brilhante”, finalizou o preparador físico.

Por: Vinicius Castro

Julio Cesar festeja Ronaldinho no Flamengo e destaca vontade do meia

Julio Cesar está duplamente feliz com a presença de Ronaldinho Gaúcho no Flamengo. O lado torcedor comemora um craque da importância do meia-atacante vestindo a camisa 10 rubro-negra. O lado profissional de futebol destaca a vontade que o badalado reforço tem demonstrado neste início de trajetória na Gávea. Para ele, Ronaldinho na seleção é questão de tempo.

“Estou acompanhando tudo, já que é meu time de coração. Na estreia, vi o Ronaldinho com muita vontade, correndo bastante. E no segundo jogo ele já pôde fazer seu primeiro gol. Ele não precisa provar mais nada para ninguém, mas é só jogar o que sabe que voltará à seleção”, apostou o goleiro da Internazionale de Milão.

Ronaldinho, inclusive, esteve na convocação anterior de Mano Menezes e foi titular na derrota por 1 a 0 para a Argentina, em Doha, em novembro do ano passado. Desta vez, foi a vez de Julio Cesar retornar ao time nacional pela primeira vez desde a eliminação do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul.

Da Itália, o camisa 1 fez questão de ver todos os detalhes do complicado negócio que terminou com Ronaldinho Gaúcho no Flamengo. E festejou tanto como o restante da nação rubro-negra.

“Estou muito feliz com ele lá no Flamengo. Para a torcida é ainda mais legal, pois todos poderão vê-lo mais de perto”, argumentou Julio Cesar, titular da seleção brasileira no treino desta segunda-feira, no Centre Omnisports Dr. Jean Blot.

Foi a primeira atividade visando o amistoso contra a França, marcado para as 18h (de Brasília) desta quarta-feira, no Stade de France, nos arredores de Paris. O provável time titular será: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Elias, Hernanes e Renato Augusto; Robinho e Alexandre Pato.

Por: Alexandre Sinato

Vanderlei Luxemburgo elogia Negueba e valoriza a base do Flamengo

A vitória do Flamengo diante do Boavista, por 3 a 2, foi decidida pelo garoto Negueba. O mesmo jogador que marcou o tento do título do Rubro-Negro na Copa São Paulo de Futebol Junior, apareceu no segundo tempo e fez o gol da vitória do Rubro-Negro. Segundo Luxemburgo, a história pode se repetir mais vezes e com outras peças.

“Importante a entrada de jogadores como o Negueba, qe acabou fazendo o gol da vitória. Isso é só um incentivo para os outros jogadores mirarem ele e terem mais vontade de chagar nos profissionais. O Flamengo sempre foi um time formador”, disse.

Além de Negueba, mais três jogadores campeões da Copa São Paulo foram integrados ao time profissional. O goleiro Cesar, o lateral esquerdo Anderson, além de Luis Felipe, conhecido também como Muralha.

Depois da vitória neste domingo, em Macaé, Vanderlei Luxemburgo ganhou dois problemas para a última rodada da Taça Guanabara. Welinton e Maldonado receberam o terceiro cartão amarelo e estão suspensos da partida diante do Resende, no próximo domingo, às 17h (de Brasília).

Com o resultado, o Flamengo garantiu a primeira colocação antecipada no grupo A. Com 100% de aproveitamento, a equipe chegou aos 18 pontos no primeiro turno do Campeonato Estadual e poderá poupar alguns jogadores no confronto da sétima rodada do primeiro turno.

Por: UOL Esportes

Pendurado, Renato pode ser poupado por Luxa contra o Resende

Meia é o único que tem dois cartões amarelos e correria o risco de ser suspenso para as semifinais da Taça Guanabara

Invicto, com 100% de aproveitamento, classificado para as semifinais da Taça Guanabara por antecipação, primeiro lugar do Grupo A assegurado. Tudo isso pode fazer com que Vanderlei Luxemburgo mude o time do Flamengo para a última rodada classificatória. No próximo domingo, o time enfrenta o Resende, às 17h (de Brasília). O técnico terá uma semana inteira para trabalhar, sem jogos, e poderá definir a melhor formação com calma.

Duas ausências são certas: o volante Maldonado e o zagueiro Welinton receberam o terceiro cartão amarelo na vitória por 3 a 2 sobre o Boavista, neste domingo. Fernando e Jean são os substitutos prováveis.

Pendurado com dois cartões, o meia Renato pode ser poupado. Neste caso, Vander seria uma das opções para o lugar do camisa 11. Bottinelli, que se recupera de uma torção no tornozelo direito, também teria chances.

Segundo o regulamento do Campeonato Carioca, ao final dos jogos de cada turno (Taça Guanabara e Taça Rio) serão zerados os cartões amarelos, desde que não o terceiro, quando, obrigatoriamente, será cumprida a suspensão automática.

Jogadores do Fla com cartões amarelos:

Léo Moura
David
Renato (dois)
Thiago Neves
Ronaldinho Gaúcho
Deivid
Fernando

Por: Richard Souza

Malouda reforça desejo de encerrar a carreira no Brasil: ‘Sempre sonhei’

Nascido em Guiana, meia do Chelsea é casado com uma brasileira. Francês já havia citado Flamengo e Vasco como preferência em 2014

Às vésperas de enfrentar a Seleção Brasileira em amistoso na próxima segunda-feira, o meia Florent Malouda, de 30 anos, do Chelsea, reforçou o desejo de encerrar a carreira no Brasil. A incomum opção tem um motivo: família.

– Eu me sinto brasileiro. Minha esposa é brasileira, os meus filhos são meio brasileiros e meus sogros também são – disse ao "Le Parisien".

Nascido em Guiana, Malouda também destacou a proximidade deu seu país de origem com o Brasil.

– Guiana e Brasil são muito similares. Há uma mistura de culturas na Guiana com uma forte comunidade brasileira. Quando eu era pequeno sonhava em jogar no Brasil e por um clube brasileiro. Tendo crescido na Guiana, a França era muito longe e pensei que teria maiores chances de sucesso por lá – afirmou o ex-jogador do Lyon.

Em outubro de 2010, Malouda já havia citado Vasco e Flamengo como preferidos para o fim de carreira. A ideia é disputar a Copa do Mundo de 2014 e já se acomodar no Rio de Janeiro após a competição.

– Quero encerrar minha carreira lá. E será um desafio. Jogar na Inglaterra e no Brasil, dois países que vivem o futebol, seria ótimo – encerrou.

As histórias de astros europeus que dão declarações desse tipo, no entanto, são extensas e, geralmente, não têm final feliz. Seedorf, Davids e Bruno Alves são alguns que declararam o sonho de jogar no Flamengo. Thierry Henry também surpreendeu ao se dizer torcedor do Vasco.

Por: globoesporte.com

Fla vai comprar 50% dos direitos econômicos do goleiro César

Campeão da Copinha, jogador, de 19 anos, pertence ao Sendas

As atuações decisivas na vitoriosa campanha do Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Júnior, no mês passado, convenceram o departamento de futebol rubro-negro. Segundo o diretor Luiz Augusto Veloso, o clube vai adquirir 50% dos direitos econômicos do goleiro César nesta semana. Dos 11 titulares campeões da Copinha, apenas o camisa 1 pertence a outro time (Sendas). Ele está emprestado até o fim de 2011.

- O Flamengo vai exercer o direito de compra de metade dos direitos econômicos previsto em contrato. Existe, inclusive, o interesse de comprar um percentual maior, mas o Sendas não acha interessante no momento.

A negociação para a permanência de César no Fla é aparentemente simples. O Sendas cobra R$ 150 mil para ceder o percentual do jogador de 19 anos.

- A ideia é que ele passe a treinar com os profissionais, como quarto goleiro, e jogue com os juniores.

Atualmente, o grupo do Flamengo tem quatro jogadores para a posição: Felipe, Paulo Victor, Vinícius e Marcelo Lomba. Este último chegou a viajar a Campinas para acertar com a Ponte Preta, mas o negócio não evoluiu por conta de uma divergência financeira entre os clubes.

- O Lomba tem que jogar. Depois de ter terminado o ano jogando, nós achamos que será melhor para ele. Existem outras propostas e vamos analisar.

Por: Richard Souza

Negueba: ‘Um dia especial para mim’

Atacante lembra o gol da vitória por 3 a 2 sobre o Boavista, neste domingo

Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior e primeiro gol como profissional do Flamengo. Guilherme Negueba tem motivos de sobra para comemorar neste início de ano com o Rubro-Negro. Neste domingo, o garoto foi o destaque do time na vitória por 3 a 2 sobre Boavista, que assegurou o primeiro lugar do Grupo A da Taça Guanabara, com 18 pontos. Negueba vibrou muito com a chance de poder ajudar a equipe principal e, principalmente, pela chance de dividir o momento com Ronaldinho.

- Foi um sonho realizado. Pude ver o primeiro gol dele (Ronaldinho) com a camisa do Flamengo e, no mesmo jogo, ainda marquei meu primeiro gol no Campeonato (como profissional). Depois da partida, nós conversamos, ele me deu conselhos que vou guardar com muito carinho e me parabenizou pelo gol. Foi um dia especial para mim - disse, por meio de sua assessoria de imprensa.

Depois de servir a base do Flamengo, Negueba espera retomar o espaço na equipe de cima do Fla.

- Só tenho a agradecer ao professor Luxemburgo pela confiança e pela oportunidade. Devo isso a ele e vou trabalhar cada vez mais para aproveitar as chances e me firmar no grupo. Minha vida é este clube e estou realizando um sonho que, se depender de mim, vai durar por muitos anos.

O Flamengo ganhou a segunda-feira de folga. O time volta ao trabalho nesta terça, às 17h (de Brasília).

Por: Richard Souza

Ronaldinho elogia time e torcida: 'A conexão está cada vez melhor'

Craque destaca a sintonia entre o Fla e os torcedores rubro-negros neste início de temporada

Ronaldinho Gaúcho não deu chances para a pressão. Em seu segundo o jogo, o craque fez o primeiro gol com a camisa do Flamengo. De pênalti, sem chances para o goleiro, com sambadinha na comemoração. Neste domingo, o meia-atacante ajudou o Rubro-Negro a vencer o Boavista, por 3 a 2, e a assegurar a vaga nas semifinais da Taça Guanabara. Com seis vitórias em seis partidas, o Fla chega a 18 pontos e não perde mais o primeiro lugar do Grupo A.

Ronaldinho vê o grupo em evolução. Uma equipe que, para ele, tem muito mais que 11 jogadores. Após a partida em Macaé, no Norte Fluminense, o astro disse mais uma vez que tem se impressionado com o apoio da torcida.

- O time está embalando, a torcida também, e a conexão está cada vez melhor. Vamos trabalhar para que continue assim.

Assim como na estreia, Ronaldinho ficou em campo por todo o tempo. Desta vez, o cansaço ficou mais evidente, e o segundo tempo do jogador foi apenas discreto. Atuar durante o tempo inteiro faz parte do planejamento de Vanderlei Luxemburgo. O técnico quer que ele e Thiago Neves ganhem ritmo para os jogos decisivos do Carioca.

- O time não está no ideal, pois Ronaldinho e Thiago ainda estão se condicionando. Em alguns momentos fica vulnerável, mas faz parte do jogo de futebol – disse o treinador.

Nesta segunda-feira, os jogadores do Fla ganham folga e voltam aos treinos na tarde de terça, às 17h, no Ninho do Urubu.

Por: Richard Souza

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Luxa explica sugestões quanto a Negueba e a Luís Felipe

Técnico pediu para o primeiro mudar de posição e sugeriu que o segundo deixasse de usar o apelido Muralha

Na entrevista ao LANCENET!, Luxemburgo também falou sobre a opção de mudar a posição de Guilherme Negueba, promessa do Flamengo que chegou a fazer alguns jogos pelos profissionais em 2010, e sobre o pedido para que Muralha, outro jogador da base do Rubro-Negro, não usasse seu apelido.

- Eu assisti à Copa São Paulo. Eu quis adiantar o Negueba, conversando com o departamento amador, pois acho que ele pode jogar mais avançado. Eu o vejo como o Edilson, atacante, não como meia. É um direito que eu tenho. Um comentarista discordou de mim. Dali para a frente, todos passaram a discordar de mim. Mas nunca vieram ver um treinamento aqui! Um levantava a bola para o outro. Negueba fez todos os gols com atacante, pela esquerda, pela direita. Fui ver a final em São Paulo e o Negueba jogou no meio de campo. Errou quase todos os passes e falaram que ele estava bem! - disse Luxemburgo ao LANCENET!.

Muralha, "agora" Luís Felipe, já treinou entre os profissionais e assim como Negueba foi campeão da Copinha. Luís Felipe deixou de usar o apelido de Muralha após conselho de Luxa. O técnico explica por quê:

- Eu sugeri... eu entendo que o Muralha tem muita técnica para ser chamado de Muralha como jogador de meio de campo. Deixa muito pesado. Mas se quiser ser Muralha e pegar, estou me lixando. Mas se amanhã ele fizer um pênalti vai ser pejorativo. Aí o Luxemburgo quer mexer em tudo. Não. Foi só uma sugestão. E a mesma pessoa diz que o Luxemburgo quis que o Negueba fosse Guilherme. Pelo contrário. Eu sugeri que fosse Negueba.

Por: Nathan de Lima e Pedro Henrique Torre

Com Ronaldinho, Fla encara o Boavista pela classificação antecipada na Taça GB


Ronaldinho enntrará em campo pela segunda vez vestindo a camisa do Flamengo neste domingo, às 17h (de Brasília), no Estádio Cláudio Moacyr Azevedo, em Macaé. O time do técnico Vanderlei Luxemburgo enfrenta o Boavista com a possibilidade de garantir com uma rodada de antecedência a classificação para as semifinais da Taça Guanabara.

Em um Moacyrzão lotado, o Flamengo precisa apenas de um empate para avançar na competição. Desta forma, chegaria aos 16 pontos e não poderia mais ser alcançado pelo próprio Boavista, que somaria 11.

Para conquistar o objetivo, o técnico Vanderlei Luxemburgo conta com todo o talento de Ronaldinho, que atuará pela primeira vez fora do município do Rio de Janeiro. Ao lado do camisa 10, Thiago Neves também terá papel importante no duelo. Luxemburgo modificou a escalação da vitória na última rodada contra o Nova Iguaçu, no Engenhão.

O treinador sacou Vander da equipe e promoveu o retorno de Egídio à lateral-esquerda. Com isso, Renato Abreu volta ao meio campo. Para Thiago Neves, o Flamengo tem a oportunidade de conquistar a vaga antecipada e precisa lutar por isso.

"Nosso objetivo é conseguir a classificação o mais rápido possível, até para podermos trabalhar com tranquilidade para a semifinal. Conseguimos um bom resultado contra o Nova Iguaçu e tomara que no final de semana consigamos vencer e já carimbar esse passaporte", afirmou o camisa 7, seguido pelo otimismo de Willians.

“É um Flamengo novo. Estamos como em 2009, quando pegamos o Santos lá, vencemos e depois demos aquela arrancada até o título. Voltou o Flamengo de 2009. A união, aquela vontade a mais de entrar no campo e ajudar um ao outro. Se continuar desse jeito até o fim, temos bons frutos para colher pela frente”, afirmou o jogador.

Para o Boavista, encarar o Flamengo e, na sequência, encerrar a fase de grupos da Taça Guanabara jogando como visitante não chega a intimidar. Com boa campanha, o clube acumula três vitórias na Taça Guanabara, sendo uma delas contra o Vasco.

“Enquanto tivermos chances vamos atrás desta vaga na semifinal. Já demonstramos em campo que somos capazes de vencer qualquer equipe. Contra o Flamengo não será diferente. Vai ser difícil. Vamos enfrentar um grande time, que vai contar com toda a torcida a seu favor”, disse o atacante Frontini.

BOAVISTA x FLAMENGO

Data: 06/02/2011 (domingo)
Horário: 17h (Horário de Brasília)
Transmissão na TV: Rede Globo (RJ, ES, SE, AL, PB, RN, PI, MA, DF, PA, AM, RO, AC e AP), Rede Bandeirantes (RJ, ES, DF, BA, PE, RN, PB, MA, PA, AM, RO, RR, AP e AC) e PFC (informações divulgadas pelas emissoras)
Local: Estádio Cláudio Moacyr Azevedo, Macaé (RJ)
Árbitro: Carlos Eduardo Nunes Braga
Auxiliares: Francisco Pereira de Sousa e João Luiz Coelho de Albuquerque

Boavista
Thiago, Joílson, Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues; Julio César, Thiaguinho, Raphael Augusto e Tony; André Luis e Frontini.
Técnico: Alfredo Sampaio.

Flamengo
Felipe; Leonardo Moura, Welinton, David e Egídio; Maldonado, Willians, Renato Abreu, Thiago Neves e Ronaldinho; Deivid.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Por: UOL Esportes

Fla e Ronaldinho chegam a Macaé sob forte esquema de segurança

Craque viaja pela primeira vez com o time depois da estreia pelo Rubro-Negro. Poucos torcedores recebem a delegação

Os últimos dias da pré-temporada em Londrina, em meados de janeiro, serviram de ensaio para que o Flamengo se acostumasse com uma nova rotina. Na ocasião, a chegada de Ronaldinho Gaúcho ao interior paranaense atraiu centenas de torcedores à porta do hotel que serviu de concentração para os jogadores. Diariamente, foi preciso montar um esquema especial para a entrada e a saída do camisa 10.

Na tarde deste sábado, o craque fez a primeira a viagem com a delegação após sua estreia, na quarta-feira passada, contra o Nova Iguaçu. Até então, só havia voltado de Londrina. A chegada dos atletas a Macaé, no Norte Fluminense, teve segurança reforçada. Oito profissionais do clube viajaram (três deles chegaram antes à cidade). O avião fretado pousou no aeroporto às 15h30m (de Brasília). Os jogadores não passaram pelo saguão. Um ônibus esperava o grupo na pista para a saída por um portão lateral. Poucos rubro-negros foram ao local. Entretanto, tão logo a notícia sobre a chegada da equipe se espalhou, curiosos correram para vê-la.

Um animado Ronaldinho batucava no fundo do veículo. De óculos escuros e sua inseparável boina, acenou e sorriu para os fãs. Conduzido por batedores, uma viatura da polícia militar e dois carros da prefeitura, o veículo partiu para o hotel, na Praia dos Cavaleiros. Ao longo do percurso, que durou cerca de 30 minutos, passou pelo estádio Cláudio Moacyr, local da partida contra o Boavista, neste domingo, às 17h (de Brasília), pela sexta rodada do Grupo A da Taça Guanabara. Perto do Moacyrzão, ambulantes vendiam bandeiras e camisas do Flamengo.

Em carros e motos, alguns torcedores acompanharam o ônibus até a concentração. Cerca de 15 pessoas esperavam pelo time. De forma tranquila, jogadores e membros da comissão técnica desceram do ônibus. Ronaldinho foi o último e, como sempre, causou alvoroço. Funcionários e hóspedes aproveitaram para conseguir fotos e autógrafos. Uma torcedora se aproximou e pediu a Ronaldinho que posasse ao lado dela. O craque respondeu de forma positiva, mas a ordem da segurança era para que ele não parasse no saguão.

O técnico Vanderlei Luxemburgo relacionou 20 jogadores para a partida. O atacante Wanderley sente dores no joelho direito e foi poupado. O meia Darío Bottinelli, com uma torção no tornozelo direito, também não viajou. A novidade entre os relacionados é o atacante Negueba, campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano.

O Flamengo é o líder da sua chave, com 15 pontos. Em cinco partidas, foram cinco vitórias. Um empate com o Boavista assegura a classificação para as semifinais.

Veja os jogadores que estão em Macaé:


Goleiros: Felipe e Paulo Victor;
Zagueiros: David, Welinton, Ronaldo Angelim e Jean;
Laterais: Léo Moura, Egídio e Rodrigo Alvim;
Volantes: Willians, Maldonado e Fernando;
Meias: Thiago Neves, Marquinhos, Fierro, Renato e Vander;
Atacantes: Ronaldinho Gaúcho, Deivid e Negueba.

Por: Richard Souza

Ronaldinho Gaúcho se destaca em treino de cobranças de faltas

Sem muito êxito contra o camisa 10, Marcelo Lomba ouviu brincadeiras dos companheiros, que o apelidaram de Mau Mau, do BBB 11

O primeiro gol de Ronaldinho Gaúcho com a camisa do Flamengo não saiu no seu jogo de estreia, contra o Nova Iguaçu, no Engenhão, e a expectativa ficou para a partida deste domingo, contra o Boavista, em Macaé. E pelo bom aproveitamento nos treinos o feito pode vir em uma cobrança de pênalti ou até mesmo de falta.

Na manhã deste sábado, após o rachão realizado no Ninho do Urubu, a maior parte do elenco rubro-negro fez um longo treino de finalizações observado bem de perto pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Do outro lado do campo, Ronaldinho Gaúcho e Renato se aplicaram nas bolas paradas.

Nas cobranças de faltas próximas à linha da grande área, uma das especialidades de Ronaldinho Gaúcho, o craque chamou a atenção até dos companheiros. Nas primeiras sete tentativas, o camisa 10 aproveitou apenas duas cobranças. Mas em seguida iniciou uma sequência de bolas no ângulo da meta defendida por Marcelo Lomba, que se esticou ao máximo para evitar os gols.

- Voa nela, Lomba! Faltou só um braço! Vai, Mau Mau! – gritavam os jogadores rubro-negros, brincando com as vãs tentativas e com a semelhança do goleiro com Maurício, do BBB 11.

Nesta sequência final, de 11 cobranças Ronaldinho colocou oito longe do alcance de Lomba. Satisfeito com o aproveitamento, o camisa 10 deixou o gramado cantando com os demais jogadores e ainda acertou um chute violento de longa distância em uma lata de lixo posicionada na lateral do gramado.

Pouco antes Ronaldinho Gaúcho teve 80% de aproveitamento nas 20 cobranças de pênaltis contra Marcelo Lomba, que pegou duas, e Paulo Victor, que defendeu mais duas. As outras 16 bolas Ronaldinho Gaúcho mandou para as redes, variando bastante a forma como bateu.

Já Renato obteve 66,6% de aproveitamento da marca de pênalti. Foram 15 chutes, com dez gols, três defesas de Paulo Victor e duas bolas na trave. O atacante Deivid realizou seis cobranças e converteu apenas três, com 50% de aproveitamento.

Depois da sessão de penalidades, Renato e Thiago Neves treinaram cobranças de faltas de longa distância, Renato marcou quatro gols em 14 tentativas, enquanto o camisa 7 chutou 11 vezes e não marcou nenhum.

Com a bola posicionada mais próxima da linha da grande área, Thiago Neves melhorou o rendimento e fez dois gols em oito tentativas.

Por: João Paulo Garschagen