terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fenômeno contra o time que amou: os duelos entre Ronaldo e Flamengo

Relembre as vezes em que o atacante do Corinthians enfrentou o Rubro-Negro. Nesta quarta-feira, no Engenhão, haverá um novo embate

Ronaldo e Flamengo. Uma relação que transbordou de tanto amor (ou por falta dele). Por mais de uma vez, o Fenômeno vestiu vermelho e preto, declarou-se torcedor do clube da Gávea e fez planos de defender o time nem que fosse para encerrar a carreira.



No entanto, o mais perto que conseguiu chegar disso foi em 2008, quando a relação entre o jogador e o clube se deteriorou a partir do momento em que ele acertou com o Corinthians, no fim daquele ano. Depois de treinar por três meses no Fla, o atacante saiu sem dar tchau e alegou “falta de uma proposta concreta do time do seu coração”. A partir daí, foi chamado de traidor pelos torcedores e manchou a imagem com muitos flamenguistas.

Nesse período no Corinthians, Ronaldo já manifestou seu carinho pelo Flamengo e, ao mesmo tempo, criou uma polêmica ao dizer que tinha dúvidas se o clube carioca realmente apresentava a maior torcida do país. Além disso, o craque corintiano mudou de ideia: vai parar de jogar com a camisa do Timão.

Nesta quarta-feira, haverá um novo embate. Flamengo e Corinthians se enfrentam pela 32ª rodada do Brasileirão, no Engenhão, às 22h (de Brasília). Os rubro-negros ainda não se livraram do risco de rebaixamento. Em 13º lugar, com 38 pontos, estão apenas quatro à frente do Z-4. Os paulistas vivem situação bem mais confortável. Em terceiro, com 53, querem o título.

O meia Renato não acredita que o atacante terá motivação extra ao enfrentar o Fla. No entanto, acredita que os torcedores não vão perder a chance de protestar novamente.

- Acho que para ele pesa mais o lado profissional. O Ronaldo já declarou que era flamenguista, se tratou no clube, foi tratado com muito carinho. Infelizmente não ficou, e a torcida achou que poderia ter ficado. É um jogador espetacular, mundialmente reconhecido, que já fez muito pela Seleção Brasileira, pelo nosso país. Acho que a torcida vai pegar no pé sempre - disse o meia Renato.

Diante deste reencontro, o GLOBOESPORTE.COM recorda os duelos entre Flamengo e Ronaldo. O início de carreira meteórico e as muitas temporadas de sucesso na Europa fizeram com que o Fenômeno enfrentasse o time do coração poucas vezes. Foram cinco ao todo. O retrospecto é amplamente favorável ao Rubro-Negro. Os cariocas venceram quatro e sorriram, inclusive, na única vez que perderam para o camisa 9.

Cruzeiro 1 x 2 Flamengo - 18 de setembro de 1993, no Mineirão – Brasileirão

Ronaldo ainda era Ronaldinho, não tinha recebido o apelido de Fenômeno, mas já chamava a atenção pelos muitos gols com a camisa celeste. O camisa 9 marcou para o Cruzeiro driblando o goleiro Adriano, mas o Flamengo conseguiu a virada com Rogério (hoje Lourenço) e Marcelinho.

Flamengo 2 x 1 Cruzeiro – 24 de outubro de 1993, no Maracanã – Brasileirão

Pouco tempo depois do primeiro confronto, Ronaldo e Flamengo se reencontraram, desta vez no Rio. O atacante não balançou a rede. O Rubro-Negro ganhou por 2 a 1, gols de Edu Lima e Casagrande. Toninho descontou para a Raposa. O curioso é que no primeiro gol carioca, Renato Gaúcho cobrou uma falta lateral muito mal, e o Fenômeno, na tentativa de ajudar a defesa, cabeceou para o meio da área. Edu Lima pegou o rebote e mandou no ângulo.

Corinthians 0 x 2 Flamengo – 29 de novembro de 2009, no Brinco de Ouro - Brasileirão

Dezesseis anos. Foi o tempo que Ronaldo demorou para enfrentar novamente o Flamengo. Durou pouco. Em Campinas-SP, em um lance aos 25 minutos do primeiro tempo, o atacante caiu sozinho na linha de fundo com uma lesão muscular e foi substituído. O Fla venceu com gols de Zé Roberto e Léo Moura, resultado fundamental para a conquista do título brasileiro.

Flamengo 1 x 0 Corinthians – 28 de abril de 2010, no Maracanã - Libertadores


Foi a primeira vez que Ronaldo enfrentou o Flamengo no Rio depois de decidir jogar no Corinthians. A recepção ao craque não foi boa. Na chegada do Timão ao estádio, onde as equipes se enfrentaram pelas oitavas de final da Libertadores, o atacante, com o rosto bem fechado, encarou os cerca de 50 torcedores que o xingavam na entrada. Balançando a cabeça, como se quisesse dizer que estava contrariado e confiante ao mesmo tempo, o Fenômeno em nenhum momento deixou de olhar nos olhos dos rubro-negros. Na descida do ônibus, ainda ouviu alguns gritos de “traveco, traveco”, em alusão ao episódio mais polêmico de sua carreira. Um grupo de seis travestis, contratados por um torcedor do Flamengo, esteve na porta do estádio mas não esperou pela chegada do craque. Em campo, o que se viu foi um Ronaldo apagado. Adriano, de pênalti, fez o gol da vitória carioca no jogo de ida.

Corinthians 2 x 1 Flamengo – 5 de maio de 2010, no Pacaembu - Libertadores


Curiosamente, o único triunfo de Ronaldo sobre o Flamengo teve sabor de derrota. No jogo de volta das oitavas de final da competição sul-americana, o Corinthians precisava vencer por diferença de dois gols para avançar. Depois de abrir 2 a 0 no primeiro tempo, com David (contra) e Ronaldo, de cabeça, o Timão viu Vagner Love fazer o gol da classificação do time da Gávea às quartas. Terminava ali o maior sonho do centenário corintiano. Novo nocaute do Fla sobre Ronaldo.

Flamengo x Corinthians - 27 de outubro de 2010, no Engenhão - Brasileirão


Em construção...

Por: Richard Souza e Eduardo Peixoto

Nenhum comentário: