quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Flamengo tem os números, não o placar

O Flamengo teve mais posse de bola, foi superior nas finalizações, nos desarmes, nos escanteios a favor e fez mais faltas, mas não conseguiu vencer o Corinthians, que se mantém travado fora de casa.

São apenas três vitórias como visitante, conquistadas contra Grêmio, Fluminense e Santos. As atuações no Pacaembu ainda sustentam o sonho de ser campeão, mas sem vitórias no campo adversário o título é improvável, a menos que um apagão generalizado se instale na concorrência.

Não custa lembrar: nos dois anos anteriores o campeão surgiu na reta final. Em 2008 o São Paulo conquistou 19 dos 21 pontos disputados nos últimos sete jogos, com apenas seis rodadas na liderança. Em 2009 o Flamengo faturou 16 dos 21, com incríveis duas rodadas na ponta em todo o campeonato.

O ponto alto do jogo foi tático. Luxemburgo escalou três atacantes, manteve sempre um deles sobre o lateral Alessandro, impedindo-o de subir para o meio-campo.

Com Juan e Renato também no setor esquerdo, a marcação não se ajustou, nem com a ajuda de Bruno César, pois havia apenas um Elias para deter os dois rubro-negros.

O Corinthians manteve a busca pelo equilíbrio, pela estabilidade e pelo posicionamento. Mas voltou a ser superado fisicamente no segundo tempo porque o Fla teve Marquinhos também sobre Alessandro, sempre com três atacantes bem definidos sobre a última linha corintiana.

Tite conseguiu equilibrar a marcação da equipe com Danilo e Paulinho nos lugares de Iarley e Bruno César, mas perdeu o contra-ataque.

Importante: Ronaldo marcou o gol corintiano e criou as jogadas mais agudas do time. Mesmo do jeito que está, o atacante se diferencia dos demais. Para quem não vence fora de casa, São Paulo, Vitória e Goiás são os próximos desafios como visitante.

Por: Paulo Calçade

Nenhum comentário: