segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Felipe estreia, pega pênalti, e Fla empata sem gols com o Londrina

Nos primeiros 45 minutos como jogador rubro-negro, goleiro é decisivo. Luxemburgo usa quase todos os atletas no primeiro teste do ano

O Flamengo começa 2011 com a esperança de apagar a má impressão deixada pela temporada passada (sem títulos, repleta de polêmicas e frustrações) e um novo candidato a ídolo. Neste domingo, pela primeira vez o Rubro-Negro entrou em campo sem o escudo da CBF que identifica o campeão brasileiro no peito. Pela primeira vez, Felipe vestiu a camisa 1 do clube e foi decisivo. Contra o Londrina, em amistoso no estádio do Café, ele defendeu um pênalti no primeiro tempo. No fim, um fraco empate sem gols.



Vanderlei Luxemburgo apresentou um esboço da formação que deve estrear no Campeonato Carioca dentro de dez dias, contra o Volta Redonda, no Engenhão. Para evitar o desgaste e ao mesmo tempo dar ritmo a todo o grupo, o técnico usou duas formações em cada tempo. O meia Vander e o atacante Wanderley também estrearam e foram bem. Na etapa final, os garotos formaram a base da equipe. Os meias Darío Bottinelli e Marquinhos e o volante Maldonado foram poupados.

Antes da partida, Ronaldinho Gaúcho foi lembrado. O craque, que está perto de um acerto com o Fla, teve o nome gritado pela torcida paranaense. O locutor do estádio esbravejou: "Ronaldinho Gaúcho é nosso!". É o que a maior torcida do Brasil espera. A camisa 10, número guardado para o meia-atacante, foi usada por Deivid. Fora de forma, ele pouco produziu enquanto esteve em campo.

O Flamengo volta a jogar no próximo domingo, último dia da preparação fora do Rio. O adversário será o América-MG, às 16h, no mesmo local.

Bem-vindo, Felipe!

Um time em câmera lenta, de movimentos ainda longe do ideal, sem entrosamento. Culpa daquela fase em que o corpo não acompanha o raciocínio. Normal para início de temporada. Foram apenas cinco dias de treinos desde a volta das férias. E só um coletivo. Isso serve para explicar o início ruim do Flamengo no amistoso. Muitos erros de passe, saída de bola lenta, sintonia quase zero. O time demorou 15 minutos para encaixar uma jogada. A primeira tabela rubro-negra em 2011 começou com Fernando, passou por Renato e chegou a Wanderley. O atacante fez o pivô e acionou Vander na direita da área. O chute do meia de 20 anos parou no goleiro Renato.

Na metade do primeiro tempo, o árbitro Everaldo Lambert dos Reis interrompeu a partida para que os jogadores se hidratassem por conta do calor. O técnico Vanderlei Luxemburgo, sem terno e gravata, aproveitou para corrigir posicionamento e pedir mais marcação.

Foi uma tarde de estreias. Além do esforçado Wanderley e do habilidoso Vander, Felipe vestiu pela primeira vez a camisa 1 do Flamengo. O número reapareceu depois de pouco mais de sete meses. Não era usado desde a derrota para o Goiás, por 2 a 1, no Maracanã, em 5 junho do ano passado, data da última partida de Bruno pelo clube. Depois que o goleiro foi preso, Marcelo Lomba tornou-se titular, mas manteve o 29.

Apesar do carinho que tem recebido da torcida rubro-negra, Felipe sabe que será cobrado. Para começar bem, correspondeu na primeira vez em que foi exigido. Aos 22, Welinton derrubou Willian na área e o árbitro marcou pênalti. O próprio Willian cobrou, mas parou no goleiro. A bola ainda tocou na trave antes de sair. Os rubro-negros foram à loucura no estádio do Café. Felipe repetia uma das especialidades de Bruno.

Melhor em campo, o Flamengo se organizou, passou a trocar passes. A bola parada também foi boa opção. Em cobrança de escanteio, Renato achou David na área. O zagueiro subiu livre e cabeceou. Renato fez bonita defesa, aos 34. Dez minutos mais tarde, em jogada parecida, Silvio cabeceou, e Willians salvou o Fla sobre a linha. Nesta, Felipe estava batido.

Garotada em campo


Luxa cumpriu com o planejado e mudou praticamente todo o time no segundo tempo. Dos que começaram a partida, foram mantidos apenas Willians, Vander e Wanderley, até os 20 minutos. Com exceção dos zagueiros Jean e Ronaldo Angelim, do lateral-esquerdo Rodrigo Alvim e do meia Fierro, a equipe foi formada por garotos que se revezam entre os jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior e a preparação com o grupo principal. No gol, Paulo Victor substituiu Felipe e começa a temporada como segundo goleiro. Marcelo Lomba será emprestado.

O Rubro-Negro tornou-se mais veloz, mas pecou nas conclusões. A melhor delas começou com Angelim. O zagueiro cruzou da esquerda para Willians, que cabeceou com estilo. Renato novamente fez grande defesa, aos 12. Aos poucos, o ritmo do amistoso caiu, e as chances de gol se tornaram cada vez mais raras. Uma nova pausa foi feita pelo árbitro.

O chute de Willian, aos 30, foi o primeiro do Londrina no segundo tempo. O Tubarão se entusiasmou e partiu ao ataque. Acreditou que poderia vencer em casa. Aos 40, o goleiro Paulo Victor fez boa defesa em dois tempos e evitou a derrota. Apesar do desempenho fraco do Flamengo no primeiro teste do ano, os estreantes deixaram boa impressão.

Por: Richard Souza

Nenhum comentário: