sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mirrado e habilidoso, ala Selé vira o novo xodó da torcida do Flamengo

Oriundo da base do clube, jogador, que hoje trabalha no Aeroporto, conta que teve pouco sucesso no futebol por causa do seu físico extremamente franzino



Por Flávio Dilascio Direto de Macaé, RJ




selé showbol flamengo (Foto: Divulgação)


Selé (o primeiro à esquerda) comemora o título
carioca. (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)

Com seus 1,62m de altura e 59kg, Luiz Cláudio Servete de Souza, o Selé, vem roubando a cena nas partidas de showbol do Flamengo. Reserva da equipe bicampeã carioca, ele se tornou o mais novo xodó da torcda rubro-negra, que se diverte a cada jogada do pequenino ala-esquerdo, que poucas chances teve no futebol profissional do clube. Aos 40 anos de idade, ele explica a ligação com o Flamengo e o motivo de não ter tido uma carreira mais próspera no futebol.


- Cheguei ao Flamengo em 1984 e subi para os profissionais em 1990. Não tive muito espaço, pois o time contava com o Piá e com o Dida na lateral-esquerda. Fiz apenas cinco partidas pelo Flamengo, em 1991. Foi em uma excursão de início de ano em Santa Catarina e o técnico era o Vanderlei Luxemburgo - lembra Selé, um dos destaques do Fla no Carioca de showbol.


Com o não aproveitamento no clube que o revelou, Selé começou a peregrinar por diversos times do país. Em 1992, transferiu-se para o Campinense (PB), sua primeira parada no Nordeste brasileiro. Passou também por Moto Clube (MA), Treze (PB), Paysandu (PA), até voltar para o Rio para atuar na Portuguesa, Serrano, Iate Clube e CFZ.


- Não tive muito sucesso e fama na minha carreira por conta do meu físico. Infelizmente, o futebol requer muito o uso da força e os técnicos selecionam os jogadores com base no porte físico. Por volta dos meus 20 anos, fiz um trabalho para ganhar massa muscular, mas não obtive muitos resultados. Acho que é porque naquela época não existiam tantos recursos de preparação física e nutrição como há hoje - lamenta Selé, que, entre idas e vindas, ainda teve mais duas breves passagens pelo Flamengo, novamente sem ser aproveitado.


Da Gávea, porém, ficaram os amigos. Ex-companheiro de Djalminha, Marquinhos, Emerson e Junior Baiano, o jogador recebeu, em 2010, o convite para integrar a equipe rubro-negra de showbol. Bicampeão carioca, campeão brasileiro e do Torneio Rio-São Paulo, ele vem colhendo os frutos do entrosamento com os antigos companheiros.


- O grande trunfo do nosso time é o entrosamento e a união do grupo. Jogamos juntos desde que éramos moleques e nos conhecemos e nos respeitamos muito. Só de um olhar para o outro já sabemos o que tem que fazer em quadra. Essa é a receita do sucesso.


selé showbol flamengo (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)


Com o seu físico mirrado, Selé virou o novo xodó dos torcedores do Fla (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)

Nenhum comentário: