terça-feira, 24 de maio de 2011

Flamengo marca adeus de Petkovic para dia 5, contra o Corinthians




Sergio Barzaghi/Gazeta Press


Petkovic dará adeus à carreira de jogador profissional aos 38 anos, pelo Flamengo


Petkovic se despedirá oficialmente do Flamengo no próximo dia 5, quando o time enfrentará o Corinthians, no Engenhão, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O clube confirmou a reintegração do sérvio, afastado do elenco por Vanderlei Luxemburgo desde o ano passado, e prevê um amistoso na Europa em homenagem ao meia.


Herói do tricampeonato carioca em 2001, marcando o gol do título nos últimos minutos da final contra o Vasco, e maestro do time campeão brasileiro em 2009, Petkovic acertou seu adeus em conversa com o técnico. Luxemburgo havia deixado o camisa 10 treinando separado desde junho por não pretender utilizá-lo.


A presidente Patrícia Amorim sempre considerou o veterano de 38 anos como um problema a ser resolvido, já que tem contrato até o fim do ano. A solução foi encontrada quando Luxemburgo aceitou escalá-lo. "Não foi forçada. Tenho contrato até o fim do ano. [A aposentadoria] só foi antecipada. E quem resolveu foi o Luxemburgo", disse Petkovic ao Sportv.


O jogador se manteve treinando mesmo sem ter oportunidade de entrar em campo e deve ser reintegrado nos próximos dias . A ideia da diretoria é que ele entre em campo em junho em um amistoso na Sérvia contra o Estrela Vermelha, primeiro clube de sua carreira. Pet deve atuar um tempo com a camisa do Flamengo e outro com o da Estrela.


De acordo com o próprio atleta, ainda não está definido o que ele fará no restante de seu contrato. Patrícia Amorim chegou a cogitar seu aproveitamento como embaixador, uma nomeação simbólica similar à que Ronaldo tem no Corinthians desde quando decidiu se despedir da carreira profissional.


Petkovic afirma estar disposto a aceitar o que o Flamengo decidir, mas, quando não estiver mais vinculado ao clube, deve se tornar treinador. "Meus amigos, inclusive os que jogam e já jogaram bola, acham que tenho o perfil de técnico, por saber como se joga aqui, ter experiência na Europa. Eles me acham diferente e querem me convencer. Tenho que devolver o que o futebol me deu e parece que o que sei melhor é ensinar", falou o sérvio.


No próximo dia 26, está previsto o lançamento do documentário "O Gringo", que conta a história de Petkovic no Brasil, dando ênfase ao Flamengo. O meia atuou no Rubro-negro carioca entre 2000 e 2002 e desde 2009. No País, o sérvio atuou primeiro pelo Vitória, entre 1997 e 1999, Vasco, de 2002 a 2003 e em 2004, Fluminense, em 2005 e 2006, Goiás e Santos, em 2007, e Atlético-MG, em 2008.


Na Europa, além do Estrela Vermelha, entre 1991 e 1995, jogou na Espanha por Real Madrid, Sevilla e Racing Santander entre 1995 e 1997, e pelo italiano Venezia de 1999 a 2000. Na Ásia, defendeu o Shanghai Shenhua, da China, de 2003 a 2004, e o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, de 2004 a 2005.

Nenhum comentário: