segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Reforçado por atletas estrangeiros, José Finkel 2010 promete equilíbrio

Além de Cesar Cielo, Flamengo terá a americana Jessica Hardy em seu elenco. Competição será realizada até domingo na piscina do Maria Lenk


Se até a temporada passada a hegemonia do Pinheiros na natação era vista como inabalável, este ano já não parece tão intocável assim. Com as recentes contratações dos clubes e ainda bons reforços estrangeiros para a competição, o Troféu José Finkel 2010 promete mais equilíbrio na disputa pelo pódio. O Flamengo, que nos últimos anos ficava apenas entre os dez melhores, surge como um dos fortes candidatos às três primeiras posições, graças ao luxuoso auxílio de Cesar Cielo e da americana recordista mundial Jessica Hardy. O campeonato nacional em piscina curta começa nesta segunda-feira e vai até domingo, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

- Agora é finalzinho de temporada. Está bem cansativo, mas a motivação do pessoal assistindo e a união do grupo vão ajudar bastante. Eu vou nadar o máximo que puder para marcar pontos para o Flamengo e ajudar na classificação – disse Cesar Cielo, que vai nadar seis provas (50m borboleta, 50m e 100 m livre, e os revezamentos 4x50m livre, 4x100m livre e 4x100m medley).

O Troféu José Finkel, que também será a última seletiva para o Mundial de Dubai, em dezembro, contará com a participação de 430 atletas de 43 agremiações de 13 estados brasileiros, além de alguns destaques estrangeiros. O Flamengo, que já conta com Cielo em seu elenco, contratou as americanas Jessica Hardy e Kimberly Vanderberg para a competição no Rio. Hardy, atual recordista mundial dos 50m peito e 4x100m medley em piscina curta e 100m peito em piscina longa, promete ser o grande nome feminino do evento.

- A gente está vendo pelo start list que todo mundo está trazendo estrangeiros fortes, todos de nível olímpico. E a gente está entrando na briga pelo terceiro lugar. Essa é a nossa intenção. Esperamos que a torcida rubro-negra compareça para que os atletas sintam o que é ser um atleta rubro-negro - disse o técnico do Flamengo, Marco Veiga.

O Botafogo também trouxe um reforço de peso para o Finkel. O clube alvinegro contará com o americano Randall Bal, um dos destaques do Pan Rio-2007 com duas medalhas de ouro. Admirador da cidade, Bal já está entrosado com o grupo.

- Aqui no Botafogo existe uma atmosfera única. A equipe é muito boa, os atletas são muito legais e todos me receberam muito bem. Há uma sinergia impressionante, e isso é importante para levar o clube ao nível mais alto de qualidade - afirmou.

Na quantidade de atletas, no entanto, o Pinheiros continua com larga vantagem. Em 2010, o clube paulista terá 68 nadadores, seguido pelo Minas Tênis com 46, Unisanta (41), Fluminense (37) e Flamengo (35). Com 12 títulos cada, Pinheiros e Flamengo aparecem empatados como os maiores ganhadores da história da competição.

Assim como o Troféu Maria Lenk, em maio, o José Finkel pela primeira vez adota o sistema de semifinais para as provas de 50m e 100 metros de todos os estilos. As eliminatórias serão disputadas sempre a partir das 18h; semifinais e finais serão a partir das 10h.

Por: Lydia Gismondi

Nenhum comentário: