domingo, 19 de setembro de 2010

Flamengo e Fluminense duelam para ver quem manda na nova casa

Time rubro-negro tenta consolidar reação após sofrida vitória. Tricolor busca retomar liderança perdida. Jogo será no Engenhão, às 18h30m

O Botafogo é o dono da casa, mas alugou o domicílio para Flamengo e Fluminense, que ficaram sem Maracanã até o fim de 2012. Neste domingo, os dois novos habitantes fazem o primeiro clássico da história do Engenhão sem a presença do Alvinegro. O duelo começa às 18h30m (de Brasília), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O confronto servirá para mostrar quem se sente mais à vontade na nova moradia. Os números favorecem ao Fla. Em oito jogos no estádio, o time venceu sete e empatou um. O Tricolor tem aproveitamento bem inferior: 47,7% dos pontos em 12 partidas. São quatro vitórias, cinco empates e três derrotas – a última delas na quarta-feira, no duelo de líderes contra o Corinthians.



O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos. O Premiere Futebol Clube transmite pelo sistema pay-per-view para todo o Brasil. O clássico será arbitrado por Gutemberg de Paula (RJ), auxiliado por Dilbert Pedrosa (Fifa-RJ) e Ricardo Almeida (RJ)

Flamengo: o jejum de sete jogos sem triunfos chegou ao fim na última rodada. A sofrida vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio Prudente, entretanto, não escondeu o mau rendimento do time. A defesa, mais uma vez, falhou nas bolas aéreas e o sistema ofensivo só funcionou com a entrada de Diego Maurício, no segundo tempo. Mesmo assim, o sucesso no clássico significa uma nova vida ao 14º lugar (26 pontos).

Fluminense: o time perdeu a liderança por causa da vitória do Corinthians sobre o Prudente, na noite de sábado. Era de se esperar, afinal, o Tricolor venceu apenas uma das últimas oito partidas, perdeu os dois últimos duelos e estacionou nos 41 pontos. Fred não joga desde julho e, para piorar a situação, o clube ainda perdeu o goleiro Fernando Henrique, que dificilmente voltará a atuar no Brasileirão. A torcida não lidou bem com a queda de rendimento e despejou vaias sobre a estrela Deco.

Flamengo: O mistério domina o time escolhido por Silas. Certa é a volta de Willians ao meio-campo, provavelmente na vaga de Correa. Durante a semana, o treinador cogitou a escalação do ataque 3D, com Diego Maurício, Diogo e Deivid. Mas a tendência é a manutenção do esquema com dois atacantes e Renato sendo o apoiador. Petkovic continuaria no banco de reservas. Provável escalação: Marcelo Lomba; Léo Moura, Jean, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim; Toró, Kleberson (Correa), Willians e Renato; Diogo e Deivid.

Fluminense: Os problemas médicos e a suspensão de Valencia atrapalham, mas Muricy Ramalho tem um retorno no clássico deste domingo. Recuperado de um problema na virilha, o volante Diogo volta à equipe. O treinador não concedeu entrevista nos dias que antecederam a partida e não revelou qual formação utilizará no jogo. A expectativa é que o Tricolor entre em campo com três zagueiros e Washington isolado novamente no ataque. Provável escalação: Rafael, Leandro Euzébio, André Luis e Gum; Mariano, Fernando Bob, Diogo, Deco (Marquinho), Conca e Júlio César; Washington.

Flamengo: o lateral-esquerdo Juan não recuperou-se de uma torção no tornozelo esquerdo e continua fora da equipe. Rodrigo Alvim o substitui.

Fluminense: há uma lista extensa de desfalques, a maioria por problemas musculares. Fred e Diguinho são problemas frequentes e nas últimas partidas ganharam a companhia de Emerson. O Sheik, aliás, só deve ter condição de voltar ao time no dia 29 de setembro, contra o Avaí. O goleiro Fernando Henrique fraturou o dedo médio da mão esquerda e dificilmente terá condições de voltar a atuar neste Brasileiro. O apoiador Deco, sentindo dores musculares, é dúvida..

Flamengo: em quatro jogos, Deivid ainda não desencantou com a camisa do Flamengo. Contratado como substituto de peso para o Império do Amor, o atacante demonstrou durante a semana vontade que está na hora de desencantar. No treino de sexta, contou até com a bênção do padre Benedito.

Fluminense: aos 35 anos, Washington é o artilheiro do Campeonato Brasileiro, com dez gols. O jogador iniciou a competição defendendo o São Paulo, onde marcou duas vezes, e em seguida se transferiu para o Tricolor carioca, onde fez oito. Essa é a segunda passagem do atacante pela equipe das Laranjeiras. No clube, ele já disputou 69 jogos e balançou a rede em 45 oportunidades.

Deivid (atacante do Flamengo) - 'Estou em busca de meu primeiro gol com a camisa do Flamengo e seria maravilhoso se isso acontece justamente em um Fla-Flu. Na hora que sair o primeiro vou embalar'

Washington (atacante do Fluminense) - ‘A artilharia pela liderança? Claro que eu trocaria. Desde que eu comecei como artilheiro, eu disse que trocaria todos os meus gols pela liderança, pelo título. O meu objetivo esse ano é ser campeão’.

* A distância de 15 pontos entre Fluminense e Flamengo na tabela não foi construída nos últimos seis jogos. Neste período, a dupla tem o mesmo (péssimo) aproveitamento: 27,7% (uma vitória, dois empates e três derrotas).

* O último Fla-Flu fora do Maracanã ocorreu no dia 21 de setembro de 2005. Naquela ocasião, o clássico foi disputado no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pelo Campeonato Brasileiro. O confronto terminou empatado, com gols de Tuta para o Tricolor, e Renato e Diego Souza para o Rubro-Negro. Curiosamente, Petkovic e Toró, atualmente na Gávea, defendiam o time das Laranjeiras.

No primeiro turno, dia 26 de maio, o Fluminense dominou amplamente o adversário e abriu 2 a 0, com Rodriguinho e Conca. Ainda curtindo a ressaca da eliminação na Taça Libertadores e da saída de Adriano, o Flamengo não se encontrou e só descontou com um gol de falta de Bruno, nos acréscimos. O jogo aconteceu no Maracanã, hoje fechado para obras que visam à Copa do Mundo de 2014.

Por: globoesporte.com

Nenhum comentário: