quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Grêmio e Flamengo fazem noite de reencontros no Olímpico

Tricolor duela pela primeira vez com Silas, seu ex-comandante. Flamengo revê Renato Gaúcho, ídolo e carrasco



Vai rolar aquele climão de reencontro, com tapinhas nas costas, apertos de mão, lembranças (boas e ruins) de um lado, reminiscências (boas e ruins) de outro. Mas, na prática, o que vale mesmo é a pontuação que Grêmio e Flamengo conseguirão tirar do jogo das 22h desta quarta-feira, no Olímpico, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida é das mais importantes para as duas equipes - seja para ainda sonhar com a Libertadores, seja para deixar de lado o desespero da ameaça de queda.

Será o primeiro jogo do Grêmio contra Silas desde que o treinador foi demitido do clube gaúcho, no início de agosto. O Flamengo estará mais uma vez frente a frente com Renato Gaúcho, figura decisiva, como jogador, no título brasileiro de 1987, mas carrasco em 1995, quando fez o famoso gol de barriga que deu o título estadual ao Fluminense. Para o clube gaúcho, nova vitória (fez 3 a 0 no Avaí na última rodada) representará a consolidação de um momento de crescimento. Para os cariocas, seis pontos à frente da zona de rebaixamento, um bom resultado é uma necessidade.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos. A TV Globo exibe ao vivo para os seguintes estados: RS (exceto Porto Alegre), RJ, SC, ES, BA, SE, AL, PB, RN, PI, AM, RO, RR, AC, AP, DF, além das cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora (MG), Coronel Fabriciano (MG), Montes Claros (MG), Balsas (MA), Santarém (PA), Recife e Santos. O jogo será apitado por Sandro Meira Ricci (DF), auxiliado por Ênio Ferreira de Carvalho (DF) e Kléber Lúcio Gil (DF).

Grêmio: O Grêmio deixou a zona de rebaixamento, conseguiu se afastar dela, se consolidou no grupo da Sul-Americana e agora começa a fortalecer o sonho de ir à Libertadores. Se vencer, pode ficar a seis pontos da área de classificação à principal competição do continente. O clube entende que vive bom momento. A vitória representaria a consolidação do time comandado por Renato Gaúcho.

Flamengo: A tal falada ascensão do Flamengo necessita de confirmação. O time venceu – no sufoco – o Prudente fora de casa e empatou por 3 a 3 com o Fluminense na última rodada. Mas a posição na tabela ainda é incômoda. O atual campeão está em 15º lugar, seis pontos à frente da zona de rebaixamento.

Grêmio: o Grêmio está estruturado na ideia do 4-4-2. E ganha solidez assim. A novidade contra o Flamengo é a presença de Ferdinando como volante, ao lado de Adílson. No ataque, André Lima se consolida como o substituto de Borges, lesionado. Ele já fez gol contra o Avaí. Escalação provável: Victor, Gabriel, Vilson, Rafael Marques e Fábio Santos; Ferdinando, Adílson, Souza e Douglas; Jonas e André Lima.

Flamengo: Novamente, Silas não terá Juan. O lateral fica fora pelo terceiro jogo consecutivo por causa de um problema no tornozelo esquerdo. Rodrigo Alvim será substituto. Outra mudança certa é a entrada de Correa no lugar de Willians, suspenso. O técnico Silas ensaia uma espécie de revezamento por causa da alta média de idade do elenco. Desta vez, o escolhido deve ser Ronaldo Angelim. Desta forma, David Braz e Jean formariam a zaga. Renato e Deivid marcaram na última rodada e estão confirmados. Escalação: Marcelo Lomba; Léo Moura, David Braz, Jean e Rodrigo Alvim; Toró, Correa, Kleberson e Renato; Diogo e Deivid.

Grêmio: o Grêmio não tem o volante Fábio Rochemback, suspenso. É a única modificação na comparação com a vitória de 3 a 0 sobre o Avaí. No ataque, Borges segue fora, substituído por André Lima, assim como o volante Willian Magrão, também lesionado.

Flamengo: Willians recebeu o terceiro cartão amarelo e Juan recupera-se de uma torção no tornozelo esquerdo.

Renato Gaúcho (técnico do Grêmio) - 'Sempre fui profissional vestindo a camisa do Flamengo, como fui em outros clubes. Se em 95 fui carrasco, também ajudei a dar três títulos ao Flamengo. Tenho certeza de que sou ídolo da torcida. Quando o profissional ganha títulos, se torna ídolo. Sinto-me feliz por ser ídolo dessa torcida muito gande no país todo. Mas hoje tenho que pensar no Grêmio, onde também gostam muito de mim. Tenho que fazer no Grêmio o que fiz quando fui jogador e treinador de outras equipes'.

Silas (técnico do Flamengo) - 'Não vou esperar ninguém do Grêmio vir me cumprimentar. Eu vou lá fazê-lo. Um por um. O trabalho foi feito e vitorioso. Não tem animosidade. É que muitas vezes para afirmar um trabalho a pessoa tenta desmerecer o anterior. Aqui a gente diz que a parte física é o problema, mas em momento algum falamos mal do Toninho Oliveira'.

* O retrospecto nos jogos entre Grêmio e Flamengo pelo Campeonato Brasileiro indica forte equilíbrio histórico. Foram 47 partidas, com 16 vitórias dos gaúchos, 15 triunfos dos cariocas e 16 empates. O Tricolor marcou 56 gols, contra 52 do Rubro-Negro.
* Faz oito anos, ou 14 jogos, que o Flamengo não vence uma partida de Campeonato
Brasileiro em Porto Alegre. A última vitória rubro-negra na capital gaúcha pelo Nacional foi na abertura da edição de 2002 da disputa, quando derrotou o Inter por 3 a 1 no Beira-Rio. Nas últimas 14 vezes em que atuou em Porto Alegre em Brasileirões, o Fla obteve cinco empates e
nove derrotas.
* Desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado em pontos corridos, Flamengo e Grêmio se enfrentaram 13 vezes, e jamais a equipe visitante venceu o jogo. E foram apenas três empates. As demais dez partidas entre as duas equipes terminaram com vitórias do time da casa.

O último duelo entre Grêmio e Flamengo foi em 29 de maio, no Maracanã, pelo primeiro turno do Brasileirão. A partida terminou com empate por 1 a 1. Petkovic colocou os cariocas na frente no primeiro tempo. O zagueiro Rodrigo, que agora está no Inter, empatou para o Tricolor, que na época era treinado por Silas, hoje o técnico justamente do Flamengo. Os cariocas, na época, eram comandados por Rogério Lourenço. As duas equipes mudaram muito. O Grêmio repetirá apenas dois titulares daquele jogo: Adílson e Jonas.

Por: globoesporte.com

Nenhum comentário: