quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Confira as novidades no 'Novo Maracanã'

Com obras, gratuidades serão realocadas. Leia mais


O primeiro jogo após o fechamento do anel inferior do Maracanã será quinta-feira. Com 35 mil lugares a menos, Flamengo, Fluminense, Ferj e Suderj se reuniram na segunda-feira passada para definir como realocar os torcedores que normalmente ocupam este espaço.

As gratuidades, por lei dadas a crianças menores de 12 anos e idosos maiores de 65 anos, terão carga total de 4.500 ingressos, e estes torcedores ficarão espalhados pela arquibancada (ver quadro ao lado).

Para os deficientes físicos, a Suderj reservou o sexto andar do estádio. O esquema para estes torcedores a partir de agora será especial, pela acessibilidade restrita que o estádio tem sem a parte inferior. Os deficientes físicos entrarão pelo portão 18 e o acesso será pelos elevadores da Torre de Vidro. Os acompanhantes terão que comprar ingressos de arquibancada, e serão instaladas catracas na torre para eles.



A torcida visitante (quinta, será a do Atlético-MG), entrará pela Uerj e ficará no setor verde B.

– Faremos um cordão de isolamento na área, usando policiais e barreiras físicas também. Serão 320 homens destacados para este jogo e acredito que não teremos problemas – afirma o major Malheiros, comandante do Gepe.

Na segunda-feira, operários começaram a retirada das cadeiras azuis. A intenção é que a obra seja concluída em 50 dias, quando a Suderj, a Secretaria de Obras e a Odebrecht se reunirão para avaliar o fechamento do estádio.

Gratuidades não serão padronizadas

Os torcedores que têm direito à gratuidade poderão ganhar uma dor de cabeça pela frente: os locais que ficarão disponíveis para eles mudarão a cada jogo.

Amanhã, por exemplo, não haverá gratuidade para as arquibancadas brancas. Somente as verdes e amarelas serão usadas para este fim.

No domingo, quando o Fluminense receberá o São Paulo, o esquema será invertido: as gratuidades serão exclusivas para as brancas.

– O Fluminense decidiu que a gratuidade sempre será na branca. As facções organizadas costumam ocupar as verdes e amarelas e preferimos não deixar as crianças e os idosos misturados com elas, pois, eventualmente, eles teriam de assistir ao jogo em pé. São 11 mil lugares disponíveis, acredito que não haverá problemas para os acompanhantes das crianças ou idosos ocuparem o mesmo lugar. Porém, como a reserva é de 4500 gratuidades, aconselhamos que as pessoas cheguem cedo – explicou Carlos Henrique Corrêa, superintendente-geral do Flu.

O acesso para as cadeiras azuis estará fechado. Assim, os torcedores entrarão pelo Bellini ou Uerj para ocuparem seus locais de gratuidade. A Ferj informou que, no ingresso da gratuidade, a arquibancada estará especificada.

Bate Bola Claudeci Silva, coordenador de arrecadação do Flamengo


Os clubes ficaram satisfeitos com estas mudanças? Não tinha jeito, tentamos manter o anel inferior aberto, mas não foi possível. É difícil acomodar os torcedores na parte de cima, sobretudo os deficientes físicos, que normalmente têm problema de locomoção e nos preocupamos com a segurança deles.
A proximidade de outra torcida não é temerária? Acho que não. Antes da reforma do Pan, as torcidas que vinham de fora do Rio ficavam naquele mesmo setor. Só depois quemudamos a cultura e os colocamos na parte de baixo. A polícia está acostumada a este esquema também.

Por: Lancepress

Nenhum comentário: