sábado, 16 de julho de 2011

Perto de acerto com o Fla, Ariel fez 'intensivão' na passagem pelo Coxa

Atacante argentino teve de trabalhar fundamentos básicos no clube paranaense. Ele está na Espanha e deve ser emprestado por um ano



Por Richard Souza Rio de Janeiro




Ariel marca na vitória do Coritiba (Foto: Ag. Estado)


Após boa passagem pelo Coxa, Ariel pode ser o
comandante de ataque do Fla (Foto: Ag. Estado)

O site oficial do Racing Santander descreve Ariel Gerardo Nahuelpan Osten, de 23 anos, como um atacante de qualidade na bola aérea, excelente controle da perna esquerda e hábil na função de pivô. Perto de reforçar o Flamengo por empréstimo de uma temporada, o argentino teve uma passagem marcante pelo Coritiba, entre 2008 e 2010. Por lá, se destacou com o perfil aguerrido, foi semifinalista da Copa do Brasil de 2009 e conquistou o título paranaense do ano passado. Viveu altos e baixos e precisou trabalhar fundamentos básicos do futebol.

Por recomendação de Ivo Wortmann, técnico na época da chegada dele ao Brasil, o centroavante foi submetido a um intensivão. Exercitou passe, chute a gol, posicionamento, entre outros. Quando René Simões, atual treinador do Bahia, assumiu, as lições foram intensificadas. Diariamente, dois auxiliares supervisionavam o atleta, que pulara etapas no Nueva Chicago, equipe que o revelou na Argentina, aos 18 anos.

No Coxa, ele sentiu dificuldades na adaptação ao estilo de jogo mais técnico do futebol brasileiro. Com 1,87m e 87 kg, se destacou pelo alto, mas ficava sempre muito fixo na área, na segunda trave. Foi preciso ensiná-lo a se movimentar para atrair a marcação. O crescimento se deu muito por conta do empenho de Ariel. Ele reconhecia as deficiências e trabalhava duro para melhorar.

Os gols saíam aos poucos, mas o argentino cativava mesmo os torcedores pela dedicação. Em 85 partidas na equipe paranaense, fez 31 gols. A saída não foi amigável, e ele deixou o clube do Alto da Glória antes mesmo do término do contrato.

A chegada à Espanha, no Racing Santander, ocorreu em agosto de 2010. Na última temporada da Liga Espanhola, ele disputou 30 jogos, sendo 15 como titular, e fez três gols (dois de perna esquerda e um de cabeça). Foram dez assistências. No mês passado, Ariel fraturou o braço direito numa brincadeira com o filho. A retomada dos treinos está prevista para a segunda quinzena deste mês. O contrato com os espanhóis vai até 2014.


Ariel gol Racing Santander (Foto: Reuters)


Pelo Racing Santander, o gringo é tido como forte referência na área (Foto: Reuters)

Nenhum comentário: