terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Para acalmar torcida, Flamengo inicia busca por reforços

Com prováveis perdas para a próxima temporada, elenco precisa de reposição

As comunidades de torcedores do Flamengo em sites de relacionamento servem de termômetro sobre o temor da torcida em relação à formação do time para a próxima temporada. Depois de escapar por pouco de um rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, as perspectivas para a próxima temporada parecem ainda sombrias. A saída de jogadores que fizeram história com a camisa do clube e as poucas opções de reposição, aliadas à falta de dinheiro para se investir em contratações de impacto têm deixado os torcedores muito preocupados.

Até o momento já deixaram o clube o volante Toró, que não teve o contrato renovado no fim de outubro, e o lateral esquerdo Juan, que não foi procurado para a renovação e anunciou sua saída. O lateral direito Leonardo Moura e o volante Willians, nos planos de Santos, Internacional e Atlético-MG, parecem cada vez mais distantes. O primeiro quer um reajuste salarial, algo que não lhe será oferecido. Já o volante, não conta com a simpatia do técnico Vanderlei Luxemburgo, que deu o aval para os dirigentes usarem o atleta como "moeda de troca".

O zagueiro Ronaldo Angelim deverá ter o contrato rescindido. Especula-se até mesmo que ele já esteja apalavrado com o Fortaleza, clube que o revelou para o futebol brasileiro e para onde o defensor prometeu retornar para encerrar carreira. O volante Kléberson, outro com contrato em vigor e fora dos planos, deverá ser usado em alguma negociação. O jogador tem proposta do futebol mexicano, mais precisamente do Tigres, e time rubro-negro pode trocá-lo pelo meia Everton, campeão brasileiro em 2009.

Ídolo da torcida, o meia Petkovic será procurado para ter o contrato rescindido. Isso só não foi feito ainda porque parte dos salários do atleta é composta do pagamento de dívidas antigas do clube com ele. O departamento jurídico do Flamengo estuda uma maneira de acabar com o vínculo, mas continuar honrado o que é devido. Já o atacante Diogo deverá ser devolvido ao Olympiacos, da Grécia. O Flamengo não pagou parte do empréstimo e deverá entrar em acordo com os gregos para a devolução do atleta. Com propostas de fora do Brasil, o zagueiro Welinton deverá ser negociado para fazer caixa.

Do atual elenco, com a permanência certa na Gávea para 2011 estão apenas os goleiros Marcelo Lomba e Paulo Víctor; o lateral direito Rafael Galhardo; o zagueiro David Braz; o volante Maldonado; o meia Renato Abreu; e os atacantes Deivid, Val Baiano e Diego Maurício. Pouco para quem pretende ter o plantel fechado para o dia 3 de janeiro, data da reapresentação dos jogadores.

"Nós não poderíamos negociar antes por conta da situação no Campeonato Brasileiro e por isso deixamos para depois. Mas a torcida pode ter certeza de que teremos um time competitivo no próximo ano", prometeu Luiz Augusto Veloso, vice-presidente de futebol do Flamengo.

O clube apresentou uma proposta oficial ao Sport pelos direitos federativos do atacante Ciro, também nos planos do Fluminense após se destacar na Série B do Campeonato Brasileiro. Como o clube pernambucano está disposto a aceitar a troca por atletas do Flamengo, as chances aumentam. O mesmo acontece em relação ao lateral esquerdo Márcio Azevedo, com contrato em vigor com o Atlético-PR. O clube do Paraná aceita liberá-lo em troca de Kléberson.

Em relação a reforços de maior peso, o nome de Adriano foi praticamente descartado após a diretoria da Roma, dona dos direitos federativos do atleta, ter descartado qualquer possibilidade de liberá-lo em janeiro. Além disso, o Flamengo contaria com a concorrência pesada do Corinthians, que largou na frente nas negociações ao acertar as bases salariais com o atleta. Já o meia Thiago Neves, do Al Hilal, da Arábia Saudita, sequer inicou conversações com Veloso, uma vez que só pretende tratar de questões salariais após conseguir a liberação dos dirigentes do clube árabe, com quem tem mais três anos de contrato. O Fluminense também está de olho no jogador.

Por: Gazeta Esportiva

Nenhum comentário: