sábado, 18 de dezembro de 2010

Felipe a caminho do Fla: ‘Volto para tentar mudar a imagem ruim’

No retorno ao Brasil, goleiro quer tirar má impressão deixada por polêmicas no Timão. Ele diz que não entregou o jogo para o Rubro-Negro em 2009

A cláusula que prevê a rescisão de contrato em caso de problemas disciplinares é herança da saída traumática de Bruno do clube. Para Felipe, novo goleiro do Flamengo, serve de aviso. Uma exigência da presidente Patricia Amorim, que chegou a relutar sobre o acordo com o ex-jogador do Corinthians, que nos últimos quatro meses defendeu o Braga, de Portugal. A mandatária telefonou para o presidente corintiano, Andrés Sanches, e buscou informações sobre o atleta. Não ouviu boas referências do dirigente do Timão, já que ele e Felipe têm um histórico de desentendimentos. O técnico Vanderlei Luxemburgo apostou no reforço, e o Rubro-Negro o contratou por uma temporada.

- A cláusula é do clube, tem que ser feita. Mesmo se fosse só comigo, eu aceitaria. Tive meu problema com o Andrés, mas nunca tive problemas fora de campo. Ficaria surpreso se ele falasse coisa boa. Tivemos briga ao vivo, bate-boca público. Não foi só ele que o pessoal do Flamengo procurou. Devem ter ouvido outras pessoas. Foi por isso que me contrataram. Pude falar com o Vanderlei na minha vida uns três minutos, quando nos encontramos em alguns eventos. Nos falamos por telefone hoje (sexta-feira), é bom saber que ele confia em mim, no meu potencial, que bancou a minha contratação – disse Felipe, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

Após a última rodada do Campeonato Brasileiro deste ano, Andrés afirmou em entrevista à Rádio Bandeirantes, sem citar o nome de Felipe, que o goleiro havia entregado o jogo contra o Flamengo, na penúltima rodada do Brasileirão do ano passado. Resultado que prejudicou São Paulo e Palmeiras, rivais do Corinthians que disputavam o título.

- O meu Corinthians não fez isso (entregar o jogo). Quem fez foi o mau caráter do goleiro - afirmou.

Felipe reagiu e responsabilizou o dirigente pelo fato de o clube não ter conquistado um título sequer no ano do seu centenário. Naquela partida, decisiva para o Rubro-Negro na conquista do hexacampeonato, questionou-se a postura de Felipe na cobrança de um pênalti na derrota por 2 a 0 (assista ao vídeo ao lado).

- Ninguém é burro. O último clube que me contrataria seria o Flamengo. Prova de que não tem nada a ver. Como você vê que um jogador faz algo de errado e vai contratá-lo. Se fez errado lá, pode fazer aqui também. Não houve problema nenhum. O Andrés deveria ter dito isso depois do jogo ou no início do Campeonato Brasileiro, mas esperou o fim para falar - comentou.

As férias do novo camisa 1 do Fla serão em Vigo, na Espanha, com a esposa. Ele deve chegar ao Brasil no próximo dia 29 e vai passar o Ano Novo em Salvador com a família, que é repleta de rubro-negros. Se apresenta ao Flamengo no dia 3 de janeiro, data da volta dos jogadores ao trabalho. Felipe quer recomeçar, apagar a saída conturbada do Corinthians na metade desta temporada e retomar planos.

- É passar a borracha. Algumas coisas sempre vêm à tona. São coisas que acontecem. Mas é preciso ter paciência, cabeça fria. Posso estar voltando para uma das maiores equipes do país. Sinal de que meu trabalho está sendo reconhecido. Existem pessoas que confiam em mim, alguns não gostam, mas é assim com todo mundo. Bola para frente. É esquecer o que passou e esperar essa confirmação do Braga para ter certeza (ainda falta o anúncio dos portugueses sobre a liberação). Serão oito dias de folga apenas. Não vou ter férias, não tive férias no ano. Que 2011 seja de felicidade, de bons jogos, de oportunidade na Seleção Brasileira – afirmou.

Além de bons jogos, ele vê no Flamengo a chance de mostrar maturidade. Aos 26 anos, reconhece que em alguns momentos tem de aprender a ficar calado.

- Não sei se sou polêmico. Sou verdadeiro. Quando você foge das coisas normais do futebol, causa essa impressão. Algumas coisas não podem ser ditas porque criam polêmica. Sou tranquilo, firme naquilo que quero fazer, que eu acho certo. Sempre dei a cara para bater, não me escondi de nada - frisou.

Abaixo, o internauta confere outros trechos da entrevista.

Desafio de jogar no Flamengo

Pressão existe sempre. Vai ser mais ou menos como quando eu cheguei no Corinthians, em 2007. O Corinthians passava por uma situação em que nenhum goleiro conseguia se firmar. Sei que a pressão é grande, a responsabilidade. O pessoal não quer que erre. Quero primeiro esperar a confirmação do Braga, que deve ser dada nos próximos dias. Estou preparado. Quando cheguei no Corinthians, tinha 23 anos. Aprendi muito lá. Estou com 26, mais preparado.

Transferência para a Europa

Não sei se era o momento. Estava bem no Corinthians, mas tem que pensar em outras coisas. Minha situação com a diretoria não era das melhores. Ficou provado da forma como eu saí. Agora, tenho a chance de voltar. Aconteceu aquilo, tirei lições. Volto mais experiente, com a cabeça mais tranquila, não posso cometer os mesmos erros do passado. Mudar a imagem é complicado. Volto para tentar mudar a imagem ruim que alguns têm de mim.

Nota: durante a pausa para a Copa do Mundo da África do Sul, Felipe pediu para ser colocado à venda, o que causou desconforto no clube e um desentendimento com o presidente Andrés Sanches. O atleta passou a treinar afastado do restante do time. Em agosto, teve seu contrato com o Corinthians rescindido e se transferiu para o Braga.

Passagem pelo Braga

Passei pouco tempo na Europa, só quatro meses. Joguei 23 jogos. Tive a chance de jogar na Champions (Liga dos Campeões) contra grandes equipes. Mesmo neste curto espaço deu para aprender. São coisas que você passa, tem que aprender. Espero que isso me ajude no Flamengo. Tive uma contratura na coxa direta há dez dias. Foi noticiado que pedi para sair porque estava na reserva. O time fez 26 jogos e eu joguei 23. Foi por isso que fiquei fora. Não tem nada disso de estar na reserva. Apareceu essa oportunidade boa. Não estou saindo da Europa para voltar para qualquer lugar.

Fla de 2010

De longe eu acompanhei. Estava acompanhando mais o Corinthians e o Vitória, estava torcendo pelos dois, mas um não foi campeão e o outro foi rebaixado. Joguei com o Diogo, Jean, Léo Moura. São atletas de qualidade, não era para fazer a campanha que fez, mas felizmente terminou na Primeira Divisão. No início do ano, com a preparação, o grupo vai estar bem melhor para brigar por títulos.

Sonho vivo pela Seleção

É o objetivo para qualquer atleta de um clube ponta. Vai ter sempre alguém olhando. Jogando bem, a chance de ir para a Seleção é bem maior. Victor (Grêmio) e Jefferson (Botafogo), que têm sido convocados, atuam no país. Prova de que você não precisa estar fora.

Felipe foi revelado no Vitória. Passou por São Caetano, Portuguesa e Bragantino até chegar ao Corinthians. No Parque São Jorge, virou ídolo da torcida com a conquista dos títulos da Série B (2008), do Campeonato Paulista (2009) e da Copa do Brasil (2009).

Neste ano, o goleiro se viu envolvido em uma polêmica em Portugal ao ser acusado de agressão por sua esposa. Na ocasião, Letícia Carlos revelou também que Felipe não gostava de jogar na “Terrinha” e teria muita vontade de retornar ao Brasil, apesar de ser titular do Braga.

Por: Richard Souza

Nenhum comentário: