terça-feira, 30 de novembro de 2010

Para 2011, Flamengo terá reformulação em quase todo o elenco

Patrícia Amorim pretende reformular grande parte do elenco do Flamengo para a próxima temporada

O elenco que fez o Flamengo passar boa parte do Campeonato Brasileiro próximo da zona de rebaixamento não deverá, pelo menos em sua maioria, emplacar 2011 na Gávea. O técnico Vanderlei Luxemburgo e os dirigentes evitam falar abertamente sobre o assunto, mas diversos nomes serão dispensados ou negociados e não atuarão mais pelo clube no próximo ano. A presidente Patrícia Amorim pediu a Luiz Augusto Veloso, que será o vice-presidente de futebol tão logo termine o Brasileiro, para comandar essa reformulação com Luxemburgo.

Alguns nomes que estão na Gávea há muito tempo deverão deixar o clube. O primeiro que já foi comunicado que não terá o contrato renovado é o lateral esquerdo Juan, com vínculo somente até 31 de dezembro. O jogador deu declarações há alguns meses admitindo que não tinha sido procurado para renovar e agora terá que procurar um novo destino. Juan está na Gávea desde 2006 e teve muitas conquistas pelo clube, como a Copa do Brasil daquele ano, o tricampeonato estadual entre 2007 e 2009 e o Brasileiro do ano passado.

Outro jogador há muito tempo na Gávea e que deve ser liberado é o zagueiro Ronaldo Angelim, autor do gol do título brasileiro de 2009. O jogador tem contrato até o fim de 2011, mas será procurado para rescindir compromisso e deverá retornar ao Fortaleza, clube que o revelou para o futebol do país e pela qual sempre demonstrou muito carinho.

Ídolo da torcida, o meia Petkovic também não deverá ficar. Tem contrato até o fim de 2011 e seu vínculo está ligado a um acordo na Justiça do Trabalho. O departamento jurídico procura uma maneira de rescindir o compromisso e continuar pagando as dívidas do passado sem que o sérvio seja funcionário. Vanderlei Luxemburgo considera que o atleta não se enquadra mais na realidade do Flamengo e não pretende contar com ele no próximo ano. A saída de Petkovic porém pode gerar problemas de popularidade aos seus dirigentes e até mesmo para Luxemburgo, já que os torcedores sempre gritam pelo nome do apoiador durante as partidas.

Outro veterano com os dias contatos é o volante Kléberson, com contrato até 2012, mas com salário considerado alto para o que o Flamengo pretende ter como base em 2011. Justamente por isso deverá ser envolvido em alguma negociação. O Tigres, do México, quer a sua contratação e o clube carioca pode usar o pentacampeão como moeda de troca para "repatriar" o meia Everton, sem muitas chances no time mexicano.

Além de Kléberson, outros atletas podem ser usados para fazer caixa. Caso do zagueiro Welinton, com propostas de clubes europeus, e o volante Willians, nos planos do Santos para a disputa da próxima Copa Libertadores.

A barca que vai sair da Gávea deverá incluir ainda o lateral esquerdo Rodrigo Alvim, que terá o contrato rescindido, o volante Correa, outro que terá o compromisso reduzido, o meia Marquinhos, que não correspondeu, e o atacante Diogo, que será devolvido ao Olympiakos, da Grécia.

O lateral direito Leonardo Moura tem contrato até o fim de 2011 e Vanderlei Luxemburgo tem interesse na sua permanência. O problema é que o jogador, assediado por Internacional e São Paulo, quer um aumento salarial, possibilidade descartada pela diretoria, que já estuda a sua negociação ou até mesmo uma troca por outro atleta.

Do atual elenco será mantidos com toda a certeza para 2011 o goleiro Marcelo Lomba; o zagueiro David; o volante Maldonado; o meia Renato Abreu; e os atacantes Deivid, Val Baiano e Diego Maurício. Além disso, Vanderlei Luxemburgo será orientado a valorizar as categorias de base, pois o dinheiro para investimentos é curto.

Sobre reforços, o meia uruguaio Diego Forlán teve a sua contratação descartada por Luxemburgo, enquanto que os dirigentes negaram qualquer interesse em "repatriar" o atacante Adriano, que está na Roma e negocia com o Corinthians. Nos próximos dias o treinador vai entregar a Luiz Augusto Veloso uma lista com nomes que gostaria que o Flamengo contratasse.

Vanderlei Luxemburgo deverá indicar nomes que tenham até 25 anos e que sejam de fácil negociação. A preferência é por atletas que não tenham contrato em vigor com seus últimos clubes. Um goleiro é prioridade, pois Lomba deverá voltar à condição de reserva em 2011.

Ainda com o atual elenco, o Flamengo se despede do Campeonato Brasileiro no próximo domingo, às 17h, quando visita o Santos na Vila Belmiro, em Santos, pela última rodada da competição. O time rubro-negro soma 43 pontos e ainda sonha com uma vaga na próxima Copa Sul-Americana. Para isso vai precisar derrotar os santistas e torcer por tropeços de Atlético-MG ou Avai, que visitam São Paulo e Atlético-PR, respectivamente. O elenco, que se reapresentou nesta terça-feira, volta a trabalhar nesta quarta-feira, em tempo integral.

Por: Gazeta Esportiva

Nenhum comentário: