sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Espaço à vontade, ruas estreitas e violência aguardam estádio do Fla

Conheça o local, que será oferecido pelo prefeito de Duque de Caixias, ao Rubro-Negro

Plano, extenso, com mato baixo e margeado por um rio poluído. Eis o terreno que será oferecido ao Flamengo pelo prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito. Espaço é o que não falta. Seja para a construção da arena, como para lojas e estacionamento, como propõe o político.

Mas o entorno do terreno, atualmente abandonado, não é dos mais propícios a um estádio de futebol. Apesar da proximidade com grandes vias do Rio de Janeiro (Avenida Presidente Kennedy, Linha Vermelha e Washington Luís), o local é rodeado por ruas estreitas – semelhantes às do Engenhão – e precisará de um programa urbanístico para receber torcedores.

A violência das favelas próximas também é problemática. Segundo moradores, os tiroteios são constantes. O bairro Parque de Duque de Caxias é basicamente residencial, mas nas ruas próximas ao terreno há pelo menos uma dezena de lojas que vendem automóveis usados. À noite a área é deserta.

Dono de uma oficina próxima ao possível estádio, Thiago Silva está preocupado com o volume de pessoas que poderiam circular antes e depois das partidas do Flamengo. Mesmo assim, ele comemorou a possibilidade da construção do estádio.

- Não sei como isso vai ficar em dias de jogos. As ruas são estreitas e acho que é preciso mudar alguma coisa nessa estrutura. Mas, como flamenguista e dono de um estabelecimento perto do terreno, estou torcendo para que essa obra aconteça – disse.

Há algumas opções de acesso ao futuro estádio. De trem, os torcedores terão que descer na estação de Caxias e andar cerca de 1km pela Avenida Brigadeiro Lins e Silva, que é paralela ao terreno. Segundo o Google Maps, para chegar de carro da Avenida Presidente Vargas, no Centro, o trajeto duraria 29 minutos. Da Avenida das Américas, na Barra, o serviço de mapas aponta aproximadamente 42 minutos, pela Linha Amarela. Todos os trajetos são calculados sem engarrafamentos. Além disso, muitas linhas de ônibus que vêm do Rio de Janeiro passam pela Rodovia Washington Luiz, a duas quadras do local.



Marcos Falcão, de 40 anos, comemora o fato de ter a possibilidade de ver seu time de coração atuar tão perto de casa. Além da comodidade e a valorização dos imóveis, ele acha que a segurança vai aumentar.

- Seria maravilho ver o meu Mengão aqui perto de casa. Torço para que isso aconteça, pois será benéfico para as pessoas que moram aqui. A região vai ser valorizada e teremos um melhor policiamento aqui – afirmou.

O prefeito de Duque de Caxias, Zito, irá oferecer o terreno ao o Flamengo nesta sexta-feira, em uma reunião com a presidente do clube, Patricia Amorim.



Por: Felippe Costa

Nenhum comentário: