domingo, 29 de maio de 2011

Flamengo enfrenta o Bahia em busca da segunda vitória

Depois de golear o Avaí por 4 a 0 na estreia no Campeonato Brasileiro, o Flamengo volta a campo pela competição neste domingo, quando visita o Bahia, às 16 horas (de Brasília), no Estádio Pituaçu, em Salvador (BA), pela segunda rodada. Ganhando, o Rubro-Negro permanece entre os líderes. Já o Tricolor da Boa Terra busca a reação após perder por 2 a 1 para o América-MG em seu retorno à elite do futebol nacional. A expectativa pelo primeiro jogo do Bahia em casa, após sete anos afastado da Primeira Divisão, é enorme, tanto que os ingressos para o duelo foram esgotados na venda antecipada.

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo, vem destacando para seus jogadores a importância de uma vitória para manter o embalo na competição. O treinador considera que os pontos feitos como visitante farão a diferença na reta final da competição.

"Partindo do princípio de que um time que pretende brigar pelo título terá sempre que fazer a lição de casa, acredito que os pontos conquistados fora de casa serão os determinantes para definir o campeão e as vagas na próxima Copa Libertadores. Justamente por isso que tenho reforçado a importância de buscarmos sempre a vitória no campo de nosso adversário", disse Vanderlei Luxemburgo.

Justamente pelo desejo de vitória é que os jogadores do Flamengo prometem uma postura ousada em Salvador.

"Nós vamos enfrentar um grande adversário e em seu campo, onde ele é muito forte. Se ficarmos recuados o tempo todo, vamos chamar o Bahia para o nosso campo e será muito complicado de sair para o jogo. Precisamos nos impor dentro de campo e isso só acontece quando se joga para frente, buscando marcar gols. Claro que vamos respeitar o nosso adversário, mas não ficaremos recuados", disse o meia Thiago Neves.

Apesar da postura ofensiva prometida pelos flamenguistas, os jogadores do time carioca sabem que a tendência é o Bahia começar o jogo pressionando.

"Existe a tendência de o Bahia partir para cima nos primeiros minutos do confronto, pois o estádio vai estar cheio e a torcida vai empurrar o time para frente. Cabe ao Flamengo ter inteligência para saber lidar com este tipo de situação, não se afobar e encontrar o momento certo para sair para o jogo e surpreender o adversário", explicou o meia Renato Abreu.

Para este jogo, o Flamengo continua sem poder contar com o lateral direito Leonardo Moura, vetado pelo departamento médico por conta de dores na coxa direita. Galhardo será o titular. O volante Willians, afastado do elenco após dar uma cotovelada em Negueba no treino de quarta-feira, foi reintegrado e será titular.

Pelo lado do Bahia, o técnico René Simões tem procurado trabalhar o aspecto psicológico de seus jogadores, que ficaram abalados após a derrota para o América. O treinador entende que os baianos têm boas chances de comemorar a primeira vitória na competição nacional já diante dos flamenguistas.

"Nós merecíamos uma melhor sorte contra o América, pois pelo que jogamos não era para termos saído de Minas Gerais sem pontuar. Porém não adianta ficar lamentando pelo que aconteceu, pois o jogo contra o Flamengo está logo aí e será uma bela oportunidade de conquistarmos a primeira vitória na competição. Vamos jogar em nossa casa, com o apoio de nossos torcedores e com um time que já deu demonstrações de forças ao longo desta temporada. Sinceramente estou muito confiante", afirmou o treinador do Bahia.

O Bahia está definido para este compromisso. Marcos ganhou a disputa com Gabriel e vai ocupar a lateral direita. O time não terá o goleiro Marcelo Lomba e o meia Camacho, emprestados pelo Flamengo e com uma cláusula contratual que os impede de enfrentarem o Rubro-Negro. Dessa maneira, Osmar assume o gol, enquanto que Hélder entra no meio-de-campo. Porém a principal esperança dos baianos está em um trio ofensivo que é muito conhecido no futebol brasileiro. O meia Lulinha, ex-Corinthians, vai municiar o ataque, composto por Jobson, com passagens polêmicas por Botafogo e Atlético-MG, e Souza, centroavante que fez história defendendo a camisa do próprio Flamengo.

FICHA TÉCNICA
BAHIA-BA X FLAMENGO-RJ

Local: Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)
Data: 29 de maio de 2011 (Domingo)
Horário: 16h(de Brasília)
Árbitro: Cleber Welington Abade (SP)
Assistentes: Emerson de Carvalho (SP) e Marcelo Van Gasse (SP)

BAHIA: Omar, Marcos, Thiego, Titi e Ávine; Fahel, Marcone, Hélder e Lulinha; Jobson e Souza
Técnico: René Simões

FLAMENGO: Felipe, Galhardo, Welinton, David e Egídio; Willians, Renato Abreu, Thiago Neves e Bottinelli; Ronaldinho Gaúcho e Wanderley
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Por: Gazeta Press

Nenhum comentário: