quarta-feira, 29 de junho de 2011

Luxa se inspira no hexa para armar o Fla

Técnico prepara nova formação, bem semelhante à utlizada por Andrade no Brasileiro de 2009





Luxemburgo, técnico do Flamengo - Surpresa no Horizonte - (Foto: Paulo Sergio)

Luxemburgo reforçou a marcação no meio de campo (Foto: Paulo Sergio)



Eduardo Mendes
Roberto Murad

Publicada em 29/06/2011 às 07:05
Rio de Janeiro (RJ)


Se no começo do ano o técnico Vanderlei Luxemburgo se espelhou no Barcelona para montar o esquema e deixar Ronaldinho bem à vontade, desta vez ele está seguindo o mesmo caminho de Andrade ao armar o Flamengo que conquistou o hexacampeonato brasileiro, em 2009.


No treinamento da última terça, na Toca 2, em Belo Horizonte, o treinador sacou David e Wanderley para as entradas de Willians e Deivid em relação ao último jogo. O volante Luiz Antonio foi mantido para realizar a nova função do esquema, que futuramente será exercida por Aírton, assim como fez em 2009.



Luiz Antonio seria uma espécie de terceiro zagueiro, mas atuaria à frente da dupla de defensores e atrás dos volantes. Isso garante liberdade aos dois laterais e a participação de Thiago Neves e Ronaldinho apenas no campo de ataque, jogando ora como meias e em algumas situações como atacantes, bem semelhante ao que fizeram Petkovic e Zé Roberto.


A Deivid caberia a missão mais complicada, pois teria de jogar mais centralizado, lembrando a forma de atuar de Adriano em 2009. Muitas vezes, o Imperador jogou isolado no ataque, mas, mesmo assim, conseguiu ser o artilheiro da competição, com 19 gols.


Futuramente, dois jogadores seriam fundamentais neste esquema: Aírton (que entra na vaga de Luiz Antonio) e Renato. Os dois podem alternar a posição no decorrer das partidas, jogando mais recuados ou mais ofensivos, a pedido do treinador, permitindo variações mesmo com a bola rolando.


No último jogo, o Flamengo entrou em campo diante do Atlético-MG com três zagueiros. O time teve dificuldades na parte defensiva, mas Luxemburgo afirmou ao término da partida que gostou da formação, apesar de testar um novo esquema para este jogo.


Nenhum comentário: