domingo, 8 de maio de 2011

Mensagem de Renato aos rubro-negros: ‘Continuem acreditando’

Meia reconhece a situação difícil do Flamengo na Copa do Brasil, mas mantém discurso confiante antes do jogo contra o Ceará


Renato Abreu no treino do Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)


Renato no treino do Flamengo
(Foto: Maurício Val / VIPCOMM)

Renato encerrou sua entrevista coletiva no fim da tarde deste sábado com uma mensagem endereçada aos rubro-negros. O meia do Flamengo olhou nos olhos de cada jornalista na sala de imprensa e mandou o recado.


- É importante dizer aos torcedores que continuem acreditando. Tivemos uma sequência boa de jogos, foram alguns altos e baixos na competição (Campeonato Carioca), mas vale lembrar que o Flamengo era o único time invicto (25 jogos em 2011) do Rio até a derrota para o Ceará (quinta-feira passada). Dependemos muito do torcedor. Sabemos que muitos vão entender a mensagem. Quando tiraram a camisa 12 do Diego (ex-goleiro reserva do clube, que hoje joga no Ceará) e passaram para os torcedores, foi para mostrar que eles fazem a diferença. Este é o momento. Não é o mais difícil da história do clube, mas é o momento que o torcedor tem de saber que o apoio dele é fundamental para revertermos o resultado.


A camisa 12 rubro-negra foi aposentada em 2007 em homenagem à torcida.


A derrota por 2 a 1 para o Ceará, no Engenhão, complicou a vida do Flamengo na Copa do Brasil. Para ir às semifinais, o time de Vanderlei Luxemburgo terá de vencer por dois gols de diferença ou por um, desde que a partir de 3 a 2. Se devolver o placar do Rio, leva a decisão aos pênaltis.


Depois de um dia de folga, o grupo voltou ao trabalho neste sábado. Divididos em dois grupos, os jogadores se exercitaram na academia e correram no campo principal do CT, inclusive Léo Moura, que se recupera de uma lesão no joelho direito. A atividade durou cerca de 50 minutos.


Renato assegura que a perda da invencibilidade em nada vai abalar a equipe, reconhece que a tarefa será árdua, mas mantém a confiança elevada.


- Sabíamos que uma hora a derrota aconteceria. Jogar em casa na Copa do Brasil e tomar gol já é difícil. Se perder, pior ainda. O Ceará jogou mais na defensiva, mas conseguiu o objetivo. Nossa equipe não conseguiu jogar o melhor futebol. Acho que, como comentei no vestiário, no túnel, esse jogo foi o primeiro tempo da partida. Sabemos que temos um segundo tempo de 90 minutos, vamos tentar uma grande vitória. Sabemos que é complicado, temos de fazer 2 a 0, sem levar gol, mas a equipe está preparada. Houve um desgaste grande, foram duas semanas decisivas até conseguir a conquista do título (estadual). É trabalhar, descansar bastante, analisar o que fizemos de ruim e tentar corrigir.


O Flamengo volta a treinar na manhã deste domingo. A viagem para Fortaleza será na tarde de segunda-feira. A partida de volta contra o Vozão está marcada para o estádio Presidente Vargas, às 21h50m (de Brasília), na quarta. O classificado vai enfrentar muito provavelmente o Coritiba, que goleou o Palmeiras por 6 a 0 no jogo de ida, no Paraná.



Por Richard Souza Rio de Janeiro

Nenhum comentário: