segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

No estilo Ronaldinho, Bottinelli dá vitória ao Fla sobre o América-MG

Observado pelo craque, argentino faz o gol do triunfo rubro-negro sobre o Coelho, em Londrina, em bela cobrança de falta: 2 a 1

Os rubro-negros de Londrina queriam ver Ronaldinho. E viram, mas só no banco de reservas. O craque provavelmente estreará apenas no início de fevereiro. Sem problemas. A tarde deste domingo se mostrou promissora para os rubro-negros. Tudo por causa de Darío Bottinelli. Se não é um Ronaldinho, o meia argentino apresentou ao menos um bom cartão de visitas ao decidir a partida com uma bela cobrança de falta. Gol no melhor estilo do craque gaúcho e vitória por 2 a 1 sobre o América-MG, no estádio do Café. O time do técnico Vanderlei Luxemburgo encerra a pré-temporada no interior paranaense com um empate (contra o Londrina) e uma vitória.

Mas, apesar do triunfo, ficou claro que o time carioca ainda precisa acertar muita coisa. A primeira, aliás, é corrigir o posicionamento da defesa nas cobranças de córner. Mais uma vez, assim como no Brasileirão passado, o Fla levou um gol de escanteio. O miolo da zaga, com Welinton e David também se mostrou irregular, enquanto Egídio vai ter que mostrar mais presença na lateral esquerda, antes ocupada por Juan. Já o América-MG jogou com aplicação, mas parece ter cansado no segundo tempo.

A delegação do Fla retorna ao Rio na tarde desta segunda-feira. A estreia no Campeonato Carioca será no Engenhão, contra o Volta Redonda, na quarta, às 22h (de Brasília). O América-MG estreia no Campeonato Mineiro apenas no dia 29, às 17h, no estádio do Melão, em Varginha.

Fla joga melhor, mas Coelho dá trabalho

Flashes, lentes e microfones apontados para o banco de reservas do Flamengo. Todos os olhos para Ronaldinho Gaúcho. Mesmo sem jogar, o craque foi a atração maior do amistoso entre cariocas e mineiros. Antes de a bola rolar, ouviu os rubro-negros gritarem com orgulho: “Ronaldinho é nosso!”. O jogo só poderia começar depois de tudo isso. Foi uma espécie de ritual de boas-vindas para o astro.

A visita ao estádio do Café não era novidade. Em 2000, Ronaldinho disputou e venceu o Pré-Olímpico com a Seleção Brasileira. Na época, tinha apenas 20 anos. É a mesma idade de Vander. Foi o meia quem mais empolgou os torcedores no início da partida com pedaladas e avanços em velocidade. Tão rápido que o Rubro-Negro abriu o placar aos três minutos. O garoto recebeu passe de Fierro pelo lado direito da área do Coelho e bateu na saída do goleiro França. Primeiro gol do Flamengo no ano, primeiro da revelação do Bahia pelo novo clube.

Vanderlei Luxemburgo decidiu testar uma nova formação tática. O 4-4-2 utilizado no empate sem gols com o Londrina, há uma semana, deu lugar ao 4-2-3-1. O técnico sacou Wanderley do ataque e promoveu a entrada de Fierro. Desta forma, o chileno, Renato e Vander se alternavam ao lado de Deivid na frente. A tendência é que seja assim com Thiago Neves, Bottinelli e Ronaldinho.

Foi pela esquerda que o Fla tentou ampliar. Sempre com Egídio e Renato. Entretanto, foram os mineiros que acertaram. Marcos Rocha cobrou escanteio da direita, e o zagueiro Gabriel, ex-Fluminense, subiu para empatar de cabeça, aos 16. Primeiro gol sofrido pela equipe de Luxa na temporada. Não demorou para que a torcida pedisse por Ronaldinho. Aos 32 minutos, o estádio mandou o recado a Luxemburgo em uníssono. Mas o craque só terá condições de jogo dentro de dez dias.

De volta à elite em 2011, a equipe do técnico Mauro Fernandes optou pelos contra-ataques. O veterano atacante Fábio Júnior tentou chamar a responsabilidade e deu trabalho. No Rubro-Negro, Willians, Renato e Vander eram os mais participativos. Léo Moura e Fierro também começaram a incomodar pela direta. Foi um primeiro tempo veloz, apesar do forte calor. Já Deivid continua devendo. O atacante ainda parece fora de forma e em alguns momentos não consegue acompanhar o ritmo. O outro David, o zagueiro, perdeu chance incrível, aos 40. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou limpa na pequena área, mas o chute parou no travessão.

Sem Ronaldinho, mas com Bottinelli

Na volta do intervalo, o que se viu foi um Flamengo ainda mais disposto. Sob o comando de Renato, o melhor em campo, a equipe fez pressão e por pouco não marcou o segundo. Aos oito, Renato recebeu de Egídio na entrada da área e bateu duas vezes. A bola desviou na zaga. Luxemburgo esperou 15 minutos para mudar e decidiu promover a estreia do argentino Darío Bottinelli, que substituiu Léo Moura. Fierro foi deslocado para a lateral direita. Deivid deu lugar a Wanderley.

Bottinelli entrou e demonstrou raça, arriscou dois chutes sem direção e errou alguns passes. Wanderley teve boa chance, aos 20, mas falhou. Renato cobrou falta com força, o goleiro França deu rebote, mas o atacante não conseguiu dominar.

O técnico Mauro Fernandes, que havia feito três mudanças no intervalo, resolveu trocar quase todo o time. Luxa seguiu o mesmo caminho. Por falta de um lateral-direito, só Fierro continuou. O amistoso virou treino e o nível caiu. Chances de gol foram raras. Um empate se desenhava, mas Bottinelli se encarregou de mudar essa história. Aos 38, o garoto Romário, de 16 anos, arrancou pela direita e foi derrubado. O argentino bateu com capricho e deixou o arqueiro França sem reação. A bola fez uma curva por fora da barreira e morreu no ângulo. Gol no melhor estilo Ronaldinho. O ex-jogador do Milan levantou-se para aplaudir. No fim da partida, foi ao centro do campo saudar os torcedores.

Por: Richard Souza e Thiago Fernandes

Nenhum comentário: