quinta-feira, 28 de julho de 2011

Um jogo para a história

por Roberto Porto, especial para o ESPN.com.br


Assisti ao jogo Santos x Flamengo com a mais absoluta e irresoluta neutralidade. E quando vi o Santos colocar 3 a 0 no placar, em poucos minutos de partida, não pude deixar de relembrar o grande Santos de Pelé, Coutinho e companhia. Não por causa do adversário, porque o Flamengo vinha jogando bem e o resultado me pareceu até certo ponto injusto. Não preciso dizer que Santos x Flamengo foi um dos melhores jogos de todos os campeonatos brasileiros já realizados. E a vitória do Flamengo, por 5 a 4 me deixou perplexo. Confesso que jamais havia assistido a uma partida como a que foi disputada em Vila Belmiro – só mesmo, repito, na famosa Era Pelé.

Mas, cá entre nós, creio que o Santos brincou com a sorte. Primeiro, com a falha bisonha de seu goleiro ao não cortar o centro rasteiro que resultou no primeiro gol do Flamengo. Segundo, quando o placar já era de 3 a 2, quando Elano cobrou aquele pênalti ridículo, dando oportunidade ao goleiro rubro-negro de desmoralizar o adversário fazendo embaixadinhas. Se aquele chute de Elano entra, com 4 a 2 ainda no primeiro tempo, a história poderia ser outra – disse poderia, sem muita certeza.

O Santos ainda fez 4 a 3, mas o Flamengo – único invicto do Brasileiro – não tomou conhecimento da adversidade. Comandado por Ronaldinho Gaúcho, que finalmente justificou sua contratação, o Flamengo chegou a uma vitória espetacular. E se continuar assim, que se cuidem seus adversários de agora em diante. E me pergunto agora: o que será que Muricy Ramalho deve estar pensando agora? Fazer 3 a 0 e perder de 5 a 4? E Vanderlei Luxemburgo? Será que acha que seu Flamengo é rigorosamente imbatível? Não sei responder.

De qualquer maneira fiquei satisfeito porque acabara de assistir a Botafogo 2 x 1 Avaí, que mais parecia um jogo de sete erros. Que diferença...

Espero, honestamente, que outros jogos sejam tão sensacionais como foi o Santos x Flamengo, para o bem deste extenso Campeonato Brasileiro. Será um prêmio para os torcedores, que tanto se esforçam para acompanhar seus clubes.

Parabéns a Santos e Flamengo pelo espetáculo. Isso sim é futebol.

Nenhum comentário: