terça-feira, 29 de março de 2011

Luxemburgo está cada vez mais sem clima na Gávea

O protesto da torcida do Flamengo durante o empate por 3 a 3 com o Madureira, na tarde de domingo, escolheu um alvo. O técnico Vanderlei Luxemburgo passou a ser hostilizado quando o Tricolor suburbano abriu 3 a 1 no marcador e os torcedores começaram a gritar o nome do atacante Adriano, que na sexta-feira passada acertou a sua transferência para o Corinthians. O Imperador deu várias declarações dizendo que gostaria de retornar ao Rubro-negro, onde sagrou-se campeão brasileiro em 2009. Mas Luxa acabou afastando qualquer possibilidade de acerto, dizendo que o atleta não se encaixava no perfil do elenco. Começava ali uma crise que pode culminar, nas próximas semanas, com a saída de Vanderlei do comando do Flamengo.

Vanderlei Luxemburgo não foi o único a vetar o nome de Adriano. A própria presidente Patrícia Amorim não queria ver o Imperador na Gávea, uma vez que sofreu com os atos de indisciplina do atacante em seu primeiro ano de mandato. Porém, diante das câmeras de televisão, a dirigente evitava cravar um não definitivo para a volta do artilheiro, pois sabia que a torcida era, em boa parte, favorável ao reforço.


O cenário deixou Vanderlei Luxemburgo, o único a vetar publicamente Adriano, isolado e se sentindo desprestigiado pela presidência. Há duas semanas, o treinador confidenciou a jornalistas que poderia rescindir contrato caso Adriano fosse anunciado como jogador do Flamengo.


Nesse meio tempo, Joel Santana pediu demissão do Botafogo e ficou livre no mercado para negociar. O treinador é o nome preferido de Patrícia Amorim, que no ano passado, pouco depois da demissão de Andrade, chegou a apresentar uma proposta para o então treinador botafoguense, que optou por permanecer em General Severiano.


Na entrevista coletiva que concedeu após o jogo, Vanderlei Luxemburgo deu sinais do desgaste com a torcida e disse não reconhecer os protestos pela volta de Adriano, que, para ele, partiram de poucos.


"É uma meia dúzia que fica enchendo o saco. Sou flamenguista tanto quanto eles, também sei o que é esse clube. Só queria lembrar a eles que o Flamengo é o único clube carioca que já está classificado para a decisão do Estadual. Parece que a gente está brigando contra o rebaixamento", disse Vanderlei, que insinuou que os torcedores receberam dinheiro para pedir a volta de Adriano.


Favorável a Luxemburgo aparece a invencibilidade do Flamengo na temporada e o fato de o time ter conquistado o título da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, o que lhe rendeu a classificação antecipada para a final do Estadual. Além disso, na Copa do Brasil, a classificação na primeira e na segunda fase veio de forma incontestável, sem a necessidade do duelo de volta.


Mas, na Taça Rio, a situação não é tão boa. Após o empate por 3 a 3 com o Madureira, o Flamengo ficou na quarta posição do Grupo A, mais longe da zona de classificação para as semifinais. Ganhar o Estadual sem a necessidade de uma final é um sonho da torcida para se vingar do Botafogo, que conseguiu o feito no ano passado e tem sido o principal rival do Rubro-negro no estado nos últimos anos. Vanderlei Luxemburgo, porém, ainda não entregou os pontos no segundo turno do Carioca.


"Já não dependemos da gente, mas estamos dentro da competição. Só espero que o torcedor entenda que toda essa confusão que estão armando não é necessária", finalizou Vanderlei Luxemburgo.


O elenco do Flamengo ganhou folga nesta segunda-feira e a reapresentação está marcada para a tarde desta terça-feira, no Ninho do Urubu, onde começam os preparativos para o duelo do próximo sábado, às 18h30(de Brasília), diante do Duque de Caxias, no Engenhão, pela sexta rodada da Taça Rio. Para este jogo, Vanderlei Luxemburgo terá os reforços do volante Willians e do meia Renato Abreu, que cumpriram suspensão contra o Madureira, além do apoiador Fierro, que está servindo à seleção chilena em amistosos internacionais. O time para o duelo do próximo sábado, porém, só começa a ser definido nos últimos treinos desta semana.



Por: Gazeta Press

Nenhum comentário: